SalaGeo

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Plantão Virtual !




Ei você, que chegou do Jannuzzi e já encarou hoje duas provas , sendo uma de matemática , é hora de começar a pensar nas provas de amanhã , quarta-feira . Nem sabe o que vai cair ??? Bem, Quimica é com a Nárgila ou Maria de Lourdes mas quanto a Geo posso quebrar seu galho . Anote aí :


Segunda Série : Socialismo , Guerra fria e Mundo pós guerra fria ( globalização) . Dicas : Se detenha nos conceitos básicos , principios e relações entre os dois sistemas econômicos antagônicos . As características presentes no mundo globalizado também são importantes ( transnacionais, blocos econômicos, biotecnologia, desemprego, mundialização da cultura, pobres x ricos, etc...). Não esqueça do vocabulário técnico relacionado a esses assuntos. Por onde estudar? Os três capitulos citados acima e os roteiros- resumos no caderno. O slide Globalização no Estude aqui pode dar uma luz... Então vai lá !

Terceira série : Clima , Ecossistemas e Hidrografia e produção de energia no Brasil
Qual a melhor maneira de estudar?? clima exercício feito em dupla naquela folha dupla , olhando sempre os mapas de clima e massas de ar no livro .Ecossistemas _ Abra o slide de Ecossistemas aí ao lado e acompanhe com as fichas- resumos feitas no caderno ou no livro.

Hidrografia e Produção de Energia. Série de exercícios feitos nestas últimas aulas com base no capitulo do livro . Uma espiadinha nos slides Hidrografia e Hidrelétricas ajuda também .
Importante Estarei de plantão hoje ( sorte de vocês pois terça é o dia que não trabalho) neste blog.
Deixe sua dúvida ou pergunta aí nos comentários que de tempos em tempos passo para conferir .

Bom estudo !
Ah ! as provas serão discursivas portanto não adianta embromar . Colar ?? Em prova discursiva logo se sabe quando é cola !

Tô por aí ...
E não esqueçam de votar na melhor apresentação de slide aí, no fim da página .
A disputa esta acirrada entre as turmas 3004, 3006 e 3001/3002.
Seu voto pode fazer diferença!!!... vai lá !

sábado, 28 de junho de 2008

Recursos Energéticos do Brasil


Confira aí o trabalho feito pelos alunos das turmas 3001 e 3002.
Está imperdível ! São 32 slides, assinados individualmente , onde se pode passear ,apreciando as diferentes fontes e formas de produzir energia no Brasil .
Foi um trabalho voluntário agraciado com pontos na média do segundo Bimestre .Parabéns a todos os participantes .
Este trabalho encerra a série de trabalhos deste bimestre .

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Como você adquire conhecimentos geográficos?

Lembra desta enquete???


Pois é , parece que o pessoal anda meio antiquado quanto a forma de aprender pois optaram pelas respostas mais tradicionais . Estudando em livros escolares( 20) e ouvindo meus professores(19) .Parece até coisa do tempo da minha vó . Agradeço a parte que me cabe mas devo dizer: "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que acredita nossa vã ( professora) filosofia" E os livros também ...
Ainda bem que um bom número de alunos utiliza a rede de internet para buscar informações . Fica com mais cara de aluno plugado neste mundo globalizado.
Fiquei pasma com o número reduzido de alunos que informaram adquirir conhecimento indo ao cinema. Será que este povo não vai ao cinema??? Filme na TV também vale!!
Talvez este povo imagina que filmes do tipo X-man ou até mesmo um desenho infantil não pode ensinar Geo.
Se liga aí o galera. A Geo está em tudo deste planeta ou não seria Geo ( compreensão do mundo em que vive ) . Ou será que vocês são todos ETs que vivem em Marte?
Falando em filme fica aí umas dicas para esse tempo de férias :


Wall-E É desenho sim e dos bons !! Ficção científica -No futuro a humanidade terá produzido tanto lixo que embarca numa meganave deixando robôs para limpar a sugeira. Séculos depois , o único ainda em funcionamento , é claro , é nosso heroi Wall-E. Uma baratinha ( não horripilante) vai lhe fazer compahia ...
A culpa é do Fidel - uma história muito bem humorada sobre ainfluência das idéias socialistas numa família burguesa francesa /Estação barra point 1
Estômago Que tal um bom filme brasileiro ??? Ótimo roteiro e interpretações .
Então pessoal o negócio é o seguinte : Olhos e ouvidos atentos pois a todos os momentos estão pintando ensinamentos !
Aqui para quem gosta de provérbios ( palavrinha ridícula) :
Quando o aluno está pronto, o mestre aparece !


domingo, 22 de junho de 2008

Hidreletricas Brasil


Atenção pessoal!
Já está disponivel aí ao lado no Estude Aqui! esta beleza de trabalho produzido pela turma 3006
O pessoal caprichou e o resultado final você já pode conferir. Se desejar faça o download em seu comput. Infelizmente não tinha espaço para colocar os integrantes dos grupos dentro dos slides , portanto indico a seguir que grupo fez o quê.
Paulo afonso Georgia, Gleice e Wallace
Xingó Ana Paula,Robson,Renan, Kelly
Boa Esperança Liz,Milena,Rosekelly e Natanael
Balbina Danilo cadê o nome do restante do grupo???
Itaipu Drielle,Gabriele, Akysadayane e Washington
Itumbiara Ana Paula Santos,Cristine, Khatya e Gabriela
Complexo Urubupungá Ramon, Angela,Júlia e Marina
Tucuruí Rafael,Roberto, Fabio e Marcello
Furnas Dayane freitas, Tatiane,Caio, Fabiana,Rafaela e Taiane
Sobradinho Elisangela,Patrícia,Pedro,Márcia, Carina e Bruna O grupo apresenta um pequeno trabalho em separado ( tb disponível aí ao lado) com texto e audição da musica de Sá e guarabiara
Parabéns a todos os grupos ! Gostaria de dar um alô especial aos grupos de Furnas e Boa Esperança que pegaram pesquisas difícies ( não há muitos dados disponíveis) e cavaram raridades. Fica aqui uma indicação de site imperdível garimpado pelo grupo de Boa Esperança ,mas que serve à todos que quiserem saber um pouco de hidrelétricas no Brasil

terça-feira, 3 de junho de 2008

Você gosta de Surrealismo?

Que tal estas obras do artista Robgonsalves ???

























Deixe um comentário analisando os trabalhos sob o ponto de vista crítico humano-geográfico e você poderá ganhar pontos ainda neste bimestre .
Obs: Em surrealismo não existe uma lógica na interpretação da obra, portanto crie sua lógica de análise !