SalaGeo

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Segundo desafio Pé na Estrada


Esta é pra você que está acompanhando o Pé na Estrada e perdeu o primeiro desafio . Responda aí nos comentários qualquer uma das perguntas propostas e ganhe pontos no terceiro bimestre .
1)Por que alemães e italianos se interessaram em imigrar para nosso país a partir da Independência do Brasil ?
2) Que cidades compreendem a Região das Hortênsias na Serra gaúcha ?
3) Por que o Lago Negro de Gramado tem este nome?
Se você já sabe as respostas, corra para responder nos comentários . Se você não sabe respondê-las , não precisa ir ao google é só ler os post já publicados logo aí abaixo
Fui...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Desafio Pé na Estrada

Você que acompanha o mochilão Pé na Estrada....
Responda em primeiro lugar aí nos comentários a pergunta feita e ganhe pontos no terceiro bimestre .


Em que serra se localiza as vilas de maromba, Maringá e Visconde de mauá ??

Além da resposta você deve indicar nome e turma para receber o prêmio

terça-feira, 22 de julho de 2008

Eduardo e Monica

Quem se lembra da famosa música do Legião Urbana Eduardo e Monica???
Então vejam que legal estes quadrinhos publicados num blog educacional !
Clique sobre a imagem para ampliar e divirta-se

Adeus a vila da Maromba




última noite em Maromba . Dizem que "quem quer dormir fica em Marigá Quem não quer sobe pra Maromba". E nós fomos conferir !!


Bares lotados , muita conversa , muito violão e muito "belisco "!! O pessoal mais “paz e amor”, que curte reggae e agito, se concentrava lá, na praça, em frente à igreja. A noite estava bem fria ( ficamos aguardando a geada que não aconteceu) e muitos não se atreveram a botar o nariz de fora. Ficaram mesmo em frente a lareira comendo founde e descançando para o vôo de hoje à noite . Temos que voltar ao Rio ou se preferirem ir até São Paulo ( estamos aproximadamente entre uma e outra cidade) para voarmos em direção ao norte ( Fernando de Noronha) ou ao Sul ( serra gaúcha). Parece que que a galera já se decidiu mas, vamos aguardar até o último minuto de votação no aeroporte para o embarque.


Fica aqui esta imagem que pela lógica deveria ter sido colocada ao chegarmos . Fica como convite para que possamos voltar muitas outras vezes .
Então arrumem suas mochilas e vamos por o .... Pé na Estrada

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Fazer 18 anos...


Esta é uma pequena homenagem do Salageo a um dos autores, nocaso autora, talvez a mais atuante ,que hoje completa maioridade . Quanta responsabilida e quanta satisfação !!
Em vez de bolo e velinhas gostaríamos de te presentear com este objeto/símbolo aí ao lado . Não estou falando do direito de voto pois sei que você já deve tê-lo desde os 16 anos como faculta a lei . Que esta urna seja sua companheira e aliada por toda sua vida seja como eleitora ou quem sabe, e talvez mais provavél como candidata. Não negue não vale a pena ! deixe apenas o tempo passar.... ele dirá....
Em nome d e todos os autores do salageo : Professora Cristina, Adilson e Max da 3001, Patrick da 3002, Vitor e Júlio da 3004,
Jessy da 3005, Ramon da 3006, Eldo e Lenon da 2002 , Edson da 2007 e todos os dermais alunos, professores, funcionários e amigos do Vicente jannuzzi
PARABÉNS VIVIANE !!!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Enquete mochilão Pé na Estrada



Está aberta a votação para a proxima parada do mochilão Pé na Estrada . Atendendo a pedidos as opções são :
1- Serra Gaúcha - Vamos visitar as cidades de colonização alemã ( Gramado , Canela e Novo Hamburgo ) e Italianas ( Garibalde, Bento Gonçalves e Caxias do Sul) e com um pouco de sorte, nesta época do ano, quem sabe pegamos uma nevezinha !!!
2- Ilha de Fernando de Noronha ( sem maiores comentários)
Onde votar ??? Aí no fim da página nas Enquetes . Corra pois a votação não dura muito tempo .

Está para sair o resultado da recuperação . Já estou na correção das últimas provas e a qualquer hora retorno com a listagem dos repescados he! he!
Atenção turma 3001 _ Projeto Entre o Mar e as montanhas . Alguns alunos não cumpriram o prazo da entrega das entrevistas às familias da região . A tabulação dos resultados vai ser feita logo no início de agosto , portanto vocês tem exatos 19 dias para fazê-lo. Os alunos que já entregaram o material receberam 10 ( Dez) no bimestre ( Projetos) . Os demais estão com a nota em aberto.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Projeto Entre o Mar e as Montanhas - 3003



Bem, pessoal da turma 3003 parece que desencontros nos deixaram com pendentes no ar !

Está aí como prometido no último dia de aulas , o roteiro das perguntas formatadas pela Naira Saturno e que eu havia esquecido de levar.

Espero que nesse período de recesso alguns alunos possam adiantar a tarefa das entrevistas aos estabelecimentos comerciais da região.

Não esqueçam de levar o documento de apresentação fornecido pela escola e a caderneta escolar . Se possível fotografem o estabelecimento visitado, ok?

Tema Economia
Ambientes a serem Pesquisados:

Shoppings, Quiosques de praia, Camelôs, Supermercados, Indústrias, Farmácias, Lan house, Restaurantes, Padarias e Jornaleiros

Perguntas para o Gerente:

Quantas pessoas trabalham no estabelecimento?
Os funcionários são registrados?
Os funcionários possuem um salário fixo ou uma comissão?
A quantos anos de funcionamento tem esta empresa?
Qual a carga horária dos funcionários?
Você esta a quanto tempo gerenciando este estabelecimento?

Perguntas para os funcionários:

Qual o grau de escolaridade?
Qual a carga horária?
Gosta de seu emprego?
O ambiente de trabalho é saudável?
Quem são os seus clientes?
Tem mais de um emprego?
Atende em media quantos clientes por dia?
Mora perto do emprego?
A quantos anos esta neste emprego?

Questões relacionadas ao meio ambiente:
Adaptar de acordo com o estabelecimento :Exemplos:
Quiosques : Você tem o costume de pegar os lixos jogados na areia da praia pelo seu consumidor?
Lojas de roupas: Suas roupas são feitas de produtos ecológicos (tecidos orgânicos, corantes inofensivos e técnicas que protegem o meio ambiente)?

Bom Trabalho!!


Bela foto acima, né? Barra da Tijuca ao noitecer . Observe a malha urbana entre as Lagoas de Jacarepaguá ( a frente mais a direita ) e a de Marapendi ( mais ao fundo e a esquerda ). A linha mais iluminada entre as duas é a Avenida das Américas . Realmente um belo espaço Entre o Mar e as Montanhas
Continuem acompanhando o mochilão Pé na Estrada . Depois do banho de cachoeira o que vamos fazer???
Mais um colaborador chegando . Bem-vindo Adilson da 3001 !!! Aguardamos seu post .

domingo, 13 de julho de 2008

Com o pé na estrada...

Já que a previsão do tempo não preve chuva para os próximos dias, que tal conhecermos algumas das cachoeiras da região da Vila da Maromba? Ah, vamos! Nem que esteja um pouco frio!


Vamos começar, então, pela Cachoeira do Escorrega que, como o nome já diz, tem um ótimo escorrega natural!
Então vamos nessa!!

Arrume as coisas, passe o protetor solar, e vamos pra caminhada a caminho da cachoeira ao longo do Rio Preto! Ah, não se preocupe com a caminhada. Se alguém se cansar, é só se refrescar numa das piscinas naturais que encontraremos no caminho.

sábado, 12 de julho de 2008

Você sabia que o Brasil emprestava energia à Argentina??


Publico aqui como combinado, uma pesquisa tarefa de complemento de nota do bimestre da Vanessa Paulino Turma 3001. A proposta foi buscar uma notícia recente na rede, dentro do assunto em estudo - Produção de Energia no Brasil_ e comentá-la . O resultado você confere a seguir :


"A Argentina antecipou a devolução da energia elétrica recebida pelo país do Brasil desde maio. Pelo acordo firmado entre os dois países, a Argentina receberia de hidrelétricas brasileiras cerca de 1.000 MW/médios entre maio e agosto e devolveria a energia entre setembro e novembro.
Com a melhoria da crise do setor elétrico, porém, o país resolveu antecipar a devolução e está enviando desde ontem 1.000 MW/médios ao Brasil, segundo o Ministério de Minas e Energia.
De acordo com a assessoria do órgão, porém, essa devolução pode ser interrompida e o Brasil poderá até mesmo voltar a enviar energia caso a Argentina precise, desde que dentro dos prazos estipulados. "

LORENNA RODRIGUESda Folha Online, em Brasília

Comentário da Vanessa

O Brasil socorreu a Argentina em diferentes ocasiões no inverno do ano passado e em maio deste ano, pois o país enfretava escassez energética e teve inclusive que determinar cortes durante este período. O Brasil se comprometeu a enviar energia ao país vizinho até agosto, durante o período de baixas temperaturas e maior consumo.
Em maio, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que o acordo então assinado entre os presidentes Lula e Cristina ( presidenta da Argentina)previa fornecimento inicial de 800 MW (megawatts) podendo chegar a 1.500 MW.
Lobão afirmou ainda, naquela época, que a Argentina se comprometia em pagar metade da energia fornecida e devolver o restante sem data marcada. Os preços não foram revelados naquela ocasião. Mas, segundo especialistas, a Argentina estaria pagando preço de mercado.
Vanessa Paulino (turma 3001)
Parabéns !

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fusos horários Brasil












Aí você que está se preparando para o vestibular, que é curioso ou gosta de estar a par das novidades ...


Se liga nessa notícia geogáfica : A partir do mês de junho/08 o país passou a ter apenas três diferentes fusos horários dentro do território brasileiro.Veja nos mapas aí ao lado como ficou a nova divisão!

Vá até seu livro e veja o mapa publicado no capitulo Caracterização do Espaço Brasileiro sobre o assunto. O que mudou? Que consequências (humanas, econômicas ,políticas....) essa mudança pode trazer ? Responda corretamente as perguntas ( aí mesmo nos comentários ) e acumule pontos para o próximo bimestre !

terça-feira, 8 de julho de 2008

Pé na Estrada de mochila nas costas ...

últimos momentos para escolher o roteiro de viagem. Você já fez sua opção?


Amanhã provavelmente já vamos botar o Pé na Estrada

Opção 1 :Vila da Maromba na serra da Mantiqueira

Opção 2: Trindade perto de Paraty
Deixe sua opção aí nos comentários


Está pra sair também os resultados das provas do segundo Bi !

Quais alunos vão levar os destaques ? Que turma vai levar o trofeu de quê?
Quem ficou de recuperação ? Aguarde .....

Ultima informação : O logo do blog foi uma criação da designer Cindy Shaw , uma talentosa recém-formada da UFRJ . Parabéns pra ela né, gente?!

segunda-feira, 7 de julho de 2008



Olá galera! A SEEDUC (Secretaria de Educação do RJ) publicou hoje uma matéria sobre nosso blog! Vejam neste link a matéria, escrita por Mônica Marzano: http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tippo=categ&idcategoria=447&idItem=2832&idsecao=13
Outra coisa! O logotipo do blog está um arraso, concordam? Agradecemos aí publicamente os meninos que se envolveram na correria do logo, especialmente o Dim (ex-3001) e o Subtil (ex-Grêmio).
O logotipo, inspirado numa idéia da Cristina, é de uma recém-formada designer da UFRJ, não é isso?

Estamos numa segunda-feira pós-Provão, um período quase-férias. Esperando os resultados das provas... Imagina só, últimas férias do Jannuzzi chegando aí... Que melancólico! Mas só começam de verdade no dia 17, onde por absoluta coincidência completo maioridade. Viva! A partir daí, poderei colocar o Pé na Estrada sem pedir autorização a ninguém. Ha-ha!
Na minha opinião devíamos ir pra Vila da Maromba! (E faço campanha mesmo, não é 3001?). Bares, cachoeira, violão, cultura hippie e muito mais! Vamos para lá, gente!
Saudações gremistas!
Até breve!

domingo, 6 de julho de 2008

Mochilão Pé na Estrada









Você chegou no lugar certo de reunião da galera do mochilão Pé na Estrada!



Tudo pronto? mochila estufada , um bom par de tenis nos pés ,casaco, biquine ou calção, escova de dentes , " alguns trocados pra dar garantia " ( como dizia cazuza) e é logico muita disposição.

Pra onde vamos??




Opção: 1


Vila da Maromba /Situada a 1200 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira próximo a Visconde de Maua .Caracteríza-se por um turismo místico onde ainda podemos encontrar indícios da vida alternativa que prega a ideologia hippie dos anos 70. A Vila da Maromba é freqüentada por jovens em sua grande maioria, que procuram por despojamento e liberdade nos diversos barzinhos que circulam a praça.
Que tal um banho na Cachoeira do Escorrega ?

clique na imagem para vê-la ampliada .



Opção:2

Trindade / Paraty /Rj
Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, esta belíssima Vila de Pescadores tem acesso pela Rodovia Rio-Santos na
altura do km 268 e está localizada a 30 km de Paraty.Trindade foi, nos tempos coloniais, um porto para os piratas que atacavam os navios de Paraty. As histórias dos moradores locais ainda falam em tesouros perdidos e baús cheios de ouro.

Bem , agora que você já conhece as opções disponíveis faça sua escolha aí mesmo nos comentários .
Chame também sua galera para participar mas ,não se demore pois já estamos com o....
... Pé na Estrada

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pé na Estrada





Ei você aí que acabou de entrar de férias !

Que não quer ou não pode viajar !

Que está com a grana curta !

Que está por aí de " bobera " !

Que gosta de navegar na internet !


Seus problemas acabaram !



Vem aí o mochilão Pé na Estrada


Saída no Domingo 6 de julho .
Local ? Aqui mesmo neste blog
Pra onde vamos ? Você escolhe o roteiro

Então prepare a sua mochila e venha escolher o roteiro alternativo .
A que horas é o encontro no Domingo ?? A hora que você chegar!!