SalaGeo

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sabedoria Chinesa !



Olá pessoal, olá turmas de segunda séries , olá turma 2007 !!


Neste mês de agosto o mundo acompanhou o grande evento esportivo que foram as Olimpíadas de Pequim ou como preferem os chines Beijing .O salageo , como não poderia deixar de ser, também acompanhou o evento e vários posts foram publicados: Agenda com a programação dos dias; curiosidadaes sobre a china no Você sabia? ; artigos críticos sociais postados pelo Marcos e ainda teve o Desafio da China em 3 edições .


Aproveitando o momento e seguindo o planejamento curricular da segunda série que tem como tema base O Mundo em transformação, fomos estudar a China . Esta nação como dito por Deng XiouPing nos anos 70 " Um país e dois sistemas " guarda ainda muitos mistérios e muitas mazelas mas que muito tem a ensinar ao resto do mundo. Acompanhando o evento e apreciando esta cidade milenar, muitas lições podemos levar para nossas vidas . Esta foi exatamente a pergunta de número 7 do teste China , feita para os alunos da turma 2007 nesta quinta-feira. Não cabe julgar nesta questão 0 certo ou o errado , apenas aprender com quem aprendeu observando com olhos bem atentos o que se passou .

Confira aí algumas das lições que a China e Beijing deixou nas mentes dos nossos jovens alunos :" "Aprendi que implantar um pensamento diferente e ter a atitude de mudar, como fez DengXiouping , faz a grande diferença na china de hoje..... sem o que não seria possivel a realização deste evento "

" Logo na abertura fiquei impressionada com o sincronismo dos artistas.... e a promessa de superar os E.U .A no quadro de medalhas.... na base do grande esforço de todos a china alcançou o que parecia impossível."

" ....apesar de tudo que passaram na época de Mao- Tse -Tung , o povo chinês é um povo feliz e convidativo ao contrário do que muitos pensavam".

" que a china não é um país tão desenvolvido nen tão perfeito como pensávamos "

" aprendi a não confiar demais nas aparencias e saber sempre o quê realmente acontece "

" os atletas não tem opção de escolha na modalidade feitas pelos treinadores .... assim a china conseguiu ser a numero 1 no ranking de medalhas ..."

" ... aprendi que toda aquela beleza era passageira , não era real.... Não mostraram a realidade do país!."

" aprendi que a china quer mostrar que é um pais desenvolvido e pode dominar politicamente o mundo...."

" um país extremamente simpático, carismático e amigo e que sem dúvida a união faz a força "

" que a china , apesar de ter seu potencial é um país que também enfrenta problemas..."


É isto aí ! Não dava para colocar todas as respostas mas essas já dão uma boa idéia do que aprendeu esta galerinha ! Resumindo :A china é hoje uma grande economia crescente mas com sérios problemas a enfrentar . Conta como aliado o esforço, a disciplina e a união de toda uma população .


E para terminar aí vai listado os alunos que se destacaram tirando a nota máxima no teste:


Parabéns :Altair, Denis, Mônica , Arthur e Diolem

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Voceê-Sabia?!!!A muralha da China é visível do espaço?


A muralha da China é visível do espaço?

A afirmação de que a Muralha da China seja a única obra feita pelo homem capaz de ser vista a olho nu do espaço, aprendida por muitas pessoas até mesmo nas próprias escolas, é falsa. Quando Yang Liwei se tornou o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra em 2004, declarou que a muralha não era visível, para a surpresa e decepção de muitos chineses.

Posteriormente, a NASA (Agência Aero-Espacial Americana) reconheceu publica e oficialmente o que Liwei havia dito: A muralha não era visível sem a ajuda de aparelhos. O que eles pensavam ser a obra era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas.

Para se ter uma idéia, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), não somente a Grande Muralha, mas outras grandes obras, como as Pirâmides do Egito, por exemplo, podem ser vistas a vários quilômetros de altitude dependendo das condições atmosféricas, da localização do observador e da sua capacidade de interpretação das estruturas vistas da órbita terrestre

terça-feira, 26 de agosto de 2008



Iniciamos + uma terça com nosso ultimo post antes da prova, na Reta final da preparação para Enem 2008!!!
Faltando pouco menos de uma semana para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Estamos postando dicas para se obter um melhor preparo na prova de domingo, muitos procuram começar a se dedicar ao estudo somente nessa semana.
calma! nem tudo esta perdido , pois ainda há tempo para estudar e reforçar o conhecimento.



  • O que dá para estudar na última semana antes do Enem 2008?
Um dos erros mais comuns dos estudantes é pensar no Enem como se fosse uma prova de vestibular. Num processo seletivo, estudante precisa demonstrar seu conhecimento das disciplinas do ensino médio. Já no Enem, a prioridade é avaliar a capacidade para resolver problemas. Em vez da matéria, o que vale são as competências e habilidades dos candidatos.
"Conhecer as habilidades pedidas no Enem é essencial para ir bem" afirma Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, que ministra aulas gratuitas de preparação para o exame.
"Se o aluno conhece a estrutura da prova, consegue focar mais os estudos", completa. Portanto, estudar por provas anteriores também pode ajudar a ir bem na prova. Segundo Prado, no exame costuma haver uma concentração maior de questões que envolvem os assuntos de energia e meio ambiente.
O professor ressalta ainda que se deve observar principalmente a competência de número 5 (http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/08/22/ult1811u232.jhtm), ligada a preocupações éticas e sociais: "no Enem o posicionamento ético e solidário vêm primeiro. Se esses princípios não forem respeitados na redação, por exemplo, o aluno pode até zerar", conta, lembrando que nos vestibulares a lógica e a razão são priorizadas.




  • Dá para estudar seguindo as matérias do ensino médio?
Segundo Prado, apenas algumas das habilidades podem ser estudadas por conteúdo: a de número 9 (compreender a água e sua importância), a 14 (conhecer as formas geométricas), a 15 (utilizar noções de probabilidade) e a 17 (entender processos e implicações da produção de energia).
O professor Éder Melgar, do cursinho Intergraus, em São Paulo destaca alguns temas de atualidades que podem cair na prova: "apesar de não ser uma prova de atualidades, temas como a independência do Kosovo, o biodiesel, as eleições americanas, a questão da Ossétia e a inflação do preço dos alimentos têm chance de ser abordados".
A professora Florides acredita que revisar alguns pontos da gramática também pode ser útil: ortografia; vocabulário e semântica;colocação pronominal; vírgulas e pontuação; concordância verbal e nominal.



  • Descanso e boa alimentação.
É importante se preparar, mas isso não pode significar desgaste físico. O professor Pedro Araújo, coordenador de vestibular do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, que obteve o primeiro lugar no ranking do Enem, aconselha: "evite exageros na véspera. Tente dormir cedo e faça alimentação leve e saudável. É importante manter a calma e ter a consciência do dever cumprido", diz.

Fonte:Uol Educação



E isso pessoal!
Esperamos q todos tenham um bom desempenho, e desejamos uma boa prova a todos!
até a próxima terça!
Grande Abraço
Andrade's

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Lixo



O Ambiente em alerta




Todos colocamos o lixo para fora pelo menos três vezes por semana,porque para a maioria o lixeiro leva o lixo e pronto , nos livramos dele .Será que é isso mesmo que acontece ?O verdadeiro problema é o destino final do lixo que não é reciclado acaba parando nos chamados lixões e isso traz alguns problemas para a população que vive próximo a esses lugares como:Um fedor insuportável,ratos que geram doenças e etc....
Bom mas se você quer mudar isso aqui aí vai algumas dicas para tentar evitar que isso aconteça :

1-Separe o lixo em vidro ,plástico ,papel,metais e produtos inorgânicos.
2-Ponha o lixo separado de maneira que tudo que for possível seja reciclado.
3-Procure se informar se aonde você mora há coleta seletiva

domingo, 24 de agosto de 2008

Política Com A Nossa Cara! -24/08!

A cidade do Rio de Janeiro está em pleno momento de campanha para as eleições municipais, onde 12 candidatos disputam a sucessão do prefeito César Maia (DEM) e centenas concorrem às 51 vagas da Câmara dos Vereadores.
No dia 5 de outubro mais de 4 milhões de cariocas irão às urnas, e os jovens de 16 a 24 anos compõem uma parcela decisiva deste eleitorado. “A juventude deve estar sempre ativa, se não efetivarmos nossa participação, não teremos nossos direitos garantidos.” –Disse Victor Emmanuel, 17 anos, estudante-gremista da 2003, em entrevista ao Salageo.
Esta semana já começou a campanha na televisão, entre 13h e 13h30 e também entre 20h30 e 21h. No rádio, escute com ouvidos críticos o que está sendo dito entre 7h e 7h30, e entre meio-dia e 12h30, no horário da propaganda eleitoral gratuita.
A pesquisa Datafolha, sobre a disputa pela Prefeitura do Rio, divulgada neste sábado (23) aponta empate técnico entre três candidatos: Eduardo Paes (PMDB), Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Crivella (PRB).

-Crivella -20%
-Paes -17%
-Jandira 15%
-Fernando Gabeira (PV) -8%
-Solange Amaral (DEM) -7%
-Chico Alencar (PSOL) -4%
-Alessandro Molon (PT) -4%
-Paulo Ramos (PDT) -1%
-Demais candidatos: Vinícius Cordeiro (PTdoB), Eduardo Serra (PCB), Filipe Pereira (PSC) e Antônio Carlos (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto
.

Obs.: Margem de erro de 3% para mais ou para menos.


“A administração de César Maia não é voltada para a área social, existe descaso com a saúde, educação e transportes. Estou em indecisão entre Paes e Gabeira.”- Declarou Gilmar Silva, de 23 anos, da turma 3001.
Na próxima edição do Política Com A Nossa Cara! conheceremos melhor os perfis, trajetórias políticas e propostas dos quatro candidatos à prefeito que não atingiram 1% dos votos nesta pesquisa do Datafolha.

Para se guardar no fundo do peito....

Formandos de 2006 , Turma 3301 ! Uma das tantas ótimas turmas que conviveram e habitaram o espaço de nosso querido colégio . Bons meninos.... e meninas também! Gente alegre, moleca, cheia de vida e sempre unida.... O tempo de colégio termina e a vida leva cada um pro seu caminho..... Não é possível mais vê-los pelos corredores ou pelo pátio do colégio mas quem sabe ,com sorte, encontrá-los na praia , no shopping , nos prédios das universidades ou pelas esquinas da vida, todos. Todos??
Menino de ouro! Inteligente, estudioso, dedicado, educadíiiissimo. Guardava sempre um beijo carinhoso para seu professor ao final das atividades do dia , igual menino de primeiros anos de escola . E eu guardava com carinho, o carinho daquele menino já um rapazinho. De todos os sorrisos, o mais bonito, franco e alvo a clarear seu rosto bem moreninho.
Hoje ele completaria 20 anos .... apenas 20 anos.... por que tão cedo. ??
George .......Saudades eternas!!!

Quem desejar saber mais informações deste menino maravilhoso vá na sua pagina do orkut .*.GeOrgE lImA.* .

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Resultado do desafio da China /2007


Finalmente Fábio Felício , depois de duas bolas na trave você conseguiu ganhar o ponto extra respondendo corretamente as questões do desafio da China .
Vamos as respostas ....
O Império do Centro ou China como preferem, já havia atingido um bom desenvolvimento científico e tecnológico enquanto a Europa ainda se encontrava mergulhada no atraso científico da idade média, também conhecida como Idade das Trevas . Conheciam as técnicas de fabricação de papel e do uso da imprensa ; inventaram a bússola e construíam navios comerciais de longo curso ( a caravela no entanto é uma invenção portuguesa ); desenvolveram e utilizavam a pólvora e inventaram o macarrão misturando farinha de trigo e ovos . Alguns séculos depois foram dominados e explorados pelas civilizações ocidentais . Os Ingleses colonizam a região de Hong-Kong e os portugueses estabelecem um entreposto comercial em Macau. O isolamento geográfico durante muitos séculos e gerações fez surgir uma etnia ( para muitos considerados como raça) homogênea em características antropológicas denominado Han .Você já ouviu falar de um premiado filme do famoso cineasta Akira Kurosaua , Han?
Os vales férteis dos rios amarelos ( Hoang-Ho) e azul ( Yang-Tse-kiang) garantiam a produção de cereais que alimentavam uma enorme população já no século XXIII de 12 milhões de pessoas.
Um dos períodos mais negros da história da china ( fato suprido propositadamente na cerimônia de abertura das olimpíadas de Beijing quando contam orgulhosamente a história da china ) acontece na década de 60/70 durante o que ficou conhecido como Revolução Cultural . O grande líder socialista Mao-Tse-Tung , persegue e reprime qualquer idéia ou indivíduo que pudesse ameaçar as ideologias contidas no Livro vermelho .
Bem, o desafio da china termina por aqui , quase junto ao fim das olimpíadas . Outros desafios , no entanto ,podem pintar a qualquer momento . Portanto....

Desafio da China / 2007



Alô pessoal da turma 2007 !!!

Este desafio foi feito exclusivamente para vocês .
Como combinado, você que participou da aula de hoje sobre a China, agora vai tentar responder em primeiro lugar aí nos comentários as curiosidades comentadas em sala. Apenas uma letra em cada questão está correta . Então, vamos lá???
1)” A flor do meio “ou o” Império do meio “( China) era uma região que abrigava , um Império muito rico e desenvolvido situado milenarmente no sudeste asiático. Dentre os conhecimentos e tecnologias desenvolvidas aí e levadas ,provavelmente por Marco Polo, para a Europa temos :
A) imprensa e a bússola B) papel e caravelas c) bússola e caravelas

2) Durante o período da expansão marítima comercial ( séc. XXV e XXVI ) várias metrópoles européias dominaram e exploraram regiões no litoral chinês . A colônia que pertencia a Portugal e que por isso, ainda hoje guarda a língua e a cultura portuguesa na região , era :
A) Taiwan B) Hong-Kong C) Macau

3) Durante a aula de hoje , a seguinte questão foi levantada: Por que chinês é tudo igual?? ou melhor , por que eles são tão parecidos entre si??
Como foi explicado em sala, a resposta está no isolamento milenar desta região resultando daí a composição atual da população chinesa que hoje é composta de 92% da etnia.....
A) Aino B) Han C) Sino

4) Um solo aluvial de cor amarela denominado Löess, de grande fertilidade para uso agrícola aparece em toda região da planície do rio:
A) Sikiang B) Yang-tse kiang C) Hoang-ho

5) A Revolução cultural perseguiu pessoas ,impôs à força as ideologias de Mão- Tse-Tung expressas no Livro Vermelho e isolou o país em escala internacional. Isto aconteceu nas décadas de :
A) 60 e 70 B) 50 e 60 C) 70 e 80

Bem, isto é apenas uma brincadeira e apenas um aluno leva o prêmio do ponto extra portanto,quem já sabe as respostas , corra para responder.

Não se esqueçam, no entanto, que na próxima aula teremos um teste , aí sim, valendo 2 pontos para todos os alunos com tema na China . Onde estudar??? No capítulo China: um país e dois Sistemas do livro adotado em classe.

Fui , mas volto a qualquer momento com o resultado do desafio .....

você - sabia



















Ola pessoal!!! Sou Eldo continuo com você- sabia?!!!Hoje vamos saber da onde vem aquelas palavrinhas tecnológicas que invadem a nossa vida, você sabia da onde vem a palavra google , o que significa Bluetooth ou aquelas dua
s letrinhas da HP?Não? Então

vamos desvendar essa curiosidade.

















Google-

O nome Google foi escolhido

devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.

A expressão googol surg

i

u de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emi

tiu u

m som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.

Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empres a passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page



disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome



HP-

undada em 1939 por Bill Hewlett e Dave Packard, dois estudantes da Stanford University, que haviam se tornado amigos em um acampamento de 2 semanas no Colorado em 1934. Bill continuou os estudos em Stanford e no MIT, enquanto Dave começou a trabalhar na GE. Morando em Palo Alto – Califórnia, fizeram um investimento inicial de 538 dólares para montar numa garagem seu primeiro produto que foi um oscilador de áudio, um instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes. Um de seus primeiros clientes foi a Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores para desenvolver e testar o som para o filme de animação "Fantasia", de 1940.



Bluetooth-

O nome Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand - em inglês Harold Bluetooth (traduzido como dente azul, embora em dinamarquês signifique de tez escura). Blåtand é conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Da mesma forma, o protocolo procura unir diferentes tecnologias, como telefones móveis e computadores.

O logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas (Hagall) e (Berkanan) correspondentes às letras H e B no alfabeto latino











segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Energia eólica brasileira

O Ambiente em Alerta



Energia eólica brasileira

É uma raridade ou apenas pouco divulgada e investida?
A energia dos ventos é uma abundante fonte de energias renováveis, limpas e disponíveis em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de energia elétrica, em nível de produção, teve o seu início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica, os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.

No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos eólicos tenha sido feito tradicionalmente com a utilização de cata-ventos multipás para bombeamento d’água, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos de território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado.

Grande atenção tem sido dirigida para o estado do Ceará por ele ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial eólico através de medidas de vento com modernos anemógrafos computadorizados. Porém não foi apenas na costa do nordeste que áreas de grande potencial eólico foram identificadas. Em Minas Gerais, por exemplo, uma central eólica está em funcionamento, desde 1994, em um local (afastado mais 1000 km da costa) com excelentes condições de vento.


A capacidade instalada no Brasil é de 20,3 mW, com turbinas eólicas de médios e grandes portes conectadas à rede eletrica. Além disso, existem dezenas de turbinas eólicas de pequeno porte funcionando em locais isolados da rede convencional para aplicações diversas – bombeamento carregando baterias, telecomunicações e eletrificação rural.


Então energia eólica é algo que se deve estudar e investir cada vez mais é uma ótima fonte de energia sem maiores danos a natureza, e de custo baixo, embora que a maior dificuldade seja instalar fontes eólicas em locais de que os ventos aconteçam constantemente.

Max Rodrigo da Silva

domingo, 17 de agosto de 2008

Política com a nossa cara!

Olá galera! Semana passada as aulas voltaram pra valer! Agora eu e Ramon da 3006 somos, com a professora Cristina, administradores deste blog. Que responsa! Ehehehehehehe...
Bom, agora no 2º semestre, minha missão específica aqui será postar sobre as atividades do Grêmio Estudantil e cobrir as eleições municipais 2008.
Missões tranqüilas e agradáveis! Pra começar, peço desculpas por não ter postado no domingo passado. Ok? Sabe como é a vida desses militantes boêmios em pleno Rio de Janeiro, né?
Mas a verdadeira razão para a minha postagem não ter saído, é que ainda não tinha definido minha linha de abordagem.
Optei pela criação de uma seção que mostre a participação da juventude carioca na política com enfoque na galera da Revolução Vicentina 2008, gestão de reconstrução do Grêmio do CE Vicente Jannuzzi eleita em novembro de 2007 por 89% dos votos.
Política com a nossa cara!, é o nome que pensei para esta seção que sairá sempre aos domingos (com possíveis exceções, confesso!) aqui no Sala Geo.

Saudações!

sábado, 16 de agosto de 2008

Desafio da china


Parabéns a aluna Rosi da 2002 que levou os pontos do primeiro desafio da china . confira as respostas corretas :
1) Letra C / Milenarmente os chineses se denominavam como o imperio do centro ou ao pé da letra Flor do meio.
2) em extensão com 9.597.000 km2/3) A revolução de Mao Tsetung aconteceu em 1949 /4) 1,3 milhões de habitantes 5) Beijing significa a capital do Norte
Veja agora o segundo desafio da china :
1)Podemos dizer que a face capitalista da china pode ser traduzido por :
A) Mao Tsetung B) ZEEs C) Projeto Grande Salto para Frente

2) O crescimento econômico chinês assusta o mundo pelo seu ritmo acelerado . De acordo com o ranking dos 10 maiores PIBs mundiais do ano 2000 a china se quer aparecia listada . Passados pouco mais de 7 anos hoje ela ocupa :
A ) 3º lugar B) 2º lugar C) 1º lugar

3) Região colonizada pelos britânicos e devolvida a china em 1997 :
A) Tibete B) Taiwan C) Hong Kong

4) O ingresso da china na OMC (organização Mundial do Comércio) foi apenas em :
A) 2001 B) 2002 C) 2004

5) As regiões produtoras de petróleo da china encontram-se:
A) nas planícies orientais B) planalto do Tibete C) Desertos de Sin-Kiang e Gobi
Dica : A maioria das questões deste desafio você encontra a resposta no capítulo 47 China:um país ,dois sistemas , no livro texto adotado.
Boa sorte a todos !

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Desafio da China




Você é aluno das turmas 2002 ou 2007 ?
Quer fazer um “negócio da china” ?
Então responda corretamente e em primeiro lugar aí nos comentários, este quiz sobre a China.

1) O nome oficial da China Zhonghua Renmin Gongheguo significa para os chineses :
A) País do grande dragão B) Terra do oriente c) A flor do centro

2) É sabido que a China é um dos maiores países do mundo em extensão territorial . Qual é esta posição?
A ) 1ª em extensão B) 2º em extensão C) 3º em extensão

3) Embora a China apresente a maior expansão de economia capitalista da atualidade ainda é oficialmente um país socialista . Quando foi implantado o socialismo na China ?
A) 1945 B) 1964 C) 1949

4) A China , hoje ,é o país mais populoso do mundo .Qual é este numero ?
A) 1,0 bilhões B) 1,5 Bilhões c) 1,3 bilhões

5) A capital Pequim ou Beijjing está localizada em que posição do país ?
A) Norte B) sudeste C) Leste

Fácil? Precisa pesquisar alguma resposta? Então não perca tempo e garanta logo seu ponto extra para este bimestre.
obs: Ao responder, indique para cada questão a letra escolhida . Não esqueça de deixar indicado também seu nome e sua turma .

terça-feira, 12 de agosto de 2008


A pressão sobre os atletas chineses

Quandio a Vila Olímpica de Pequim foi aberta oficialmente com a chegada triunfal da delegação chinesa, a primeira a ocupar seus respectivos apartamentos no condomínio de 42 prédios e nove mil quartos que servirá de moradia para 16 mil atletas e equipes técnicas de todos os países envolvidos nos Jogos, fiquei impressionado com o assédio da imprensa e as zilhões de fotos que os caras foram obrigados a tirar.
Vestidos de paletó vermelho e amarelo num canícula feroz, os pobres serviram de fundo para cerimônias cheia de simbolismos patrióticos, como uma cerimônia de hasteamento oficial da bandeira
chinesa com direito a atletas com lágrimas nos olhos em transmissões ao vivo pela TV.
As estrelas do time chinês — o astro do basquete Yao Ming, o recordista dos 110 metros, Liu Xiang, o premiado ginasta Yang Wei — estavam todas lá, respondendo a incessantes perguntas de repórteres chineses sobre suas expectativas de subir ao pódio e " trazer a honra para a Pátria-mãe". Apesar das brincadeiras, um indisfarçável ar de nervosismo tomava conta da delegação chinesa, a maior da História
esportiva do país. A razão de tanta apreensão podia ser explicada dias antes, quando o presidente da China, Hu Jintao, visitou um dos centros de treinamentos dos atletas chinesas (guardados sob forte segurança) e afirmou:
— Toda a população do país aguarda uma esplêndida e impecável Olimpíada — disse ele aos atletas, para completar: — E os chineses esperam ansiosamente que o time chinês alcance bons resultados nestes Jogos.
tirado do site da globo

Fala aew Galera!
Como Foi anunciado pela Professora Cristina, o Sala Geo está de cara nova e com novas Colunas , dentre elas encontra-se o DICAS DE VESTIBULAR ANDRADE’S , onde nós (Patrik e Julio ) estamos responsáveis pela postagem de dicas, curiosidades, datas , resultados etc dos principais vestibulares do Rio. Então não fique fora dessa pois toda Terça é dia de VESTIBULAR aqui no Sala Geo!



Durante o Ano de Estudos


Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares.
Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade.
Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.
Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao Vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores.
Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares.
Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova.
Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.
Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho.
Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.
Procure fazer o ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares.
Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares.
Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões.

Dias Antes da Prova


Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros.
Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.
Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade.
Faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova.
Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.

No dia e no momento da Prova

Procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.
Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Não coma coisas que você não tenha por hábito comer para evitar problemas digestivo no momento da prova.
Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água).
Procure fazer a prova com calma e concentração.
Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.
Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.
Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.
Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.
Grande Abraço e Boa sorte Andrade's!

suapesquisa.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

SalaGeo de caras Novas !

Ei ,você aí ....
.... que já não nos visita há alguns dias .
E você aí , que está sempre dando as caras aqui no salageo . Ficou surpreso com a mudança da foto do grupo aí de cima ?
Pois é . Mudanças exigem mudanças . Nossa equipe agora está maior e com muitas novidades.
Nosso grupo agora é composto de 14 pessoas ( o G-14 como diz o Max) e cada um tem uma função e uma postagem específica em dia estabelecido . Se você também quiser colaborar nas postagens veja aí quem é quem e quem recebe o que.
Sentado atrás da esquerda para direita : Max/ 3001 ,Edson /2007, Victor ( com jeito de galã) 3004, Professora cristina e Adilson 3001( muito sério este menino).
Na frente e no mesmo sentido:Júlio/3004, Patrik/3002,Marcella /3002, Viviane /3001 Eldo/2002 e Ramon 3006. Neste dia não estavam presentes: Jessy e Marcos Maya /3005 e Lenon /2002
A Salageo agora tem uma programação de postagem semanal mais ou menos fixa. Anote aí ...
Max e Adilson são os nossos homens verdes ( de idéias e de fato) . São os defensores da natureza . Lanterna Verde e Hulk estarão todas as terças-feiras publicando alguma coisa em defesa do meio ambiente.
Patrick e Júlio vão dar as dicas do vestibular : datas de inscrições ,provas , o que estudar e muito mais... Aguardem . O primeiro post sai ainda no início desta semana .
Edson e Marcella estão acompanhando as Olimpíadas de Pequim e portanto os posts podem sair a qualquer hora .
Marcos No momento seus posts estão voltados para China. Uma análise crítica e socio-econômica do país segundo a ótica do evento que está sediando .
Viviane posta de tudo um pouco mas, tem uma quedinha pelos assuntos e a militância política .
Victor entra sempre as sextas-feiras com Agenda cultural . Dicas do que fazer no fim de semana.
Eldo vai postar sobre curiosidades e estamos ainda decidindo qual o dia de seus posts .
Jessy vai acompanhar o projeto Entre o mar eas montanhas
Lenom é responsável pelas postagem de asssuntos direcionados para o pessoal da segunda série
E o Ramom?? Bem este está preparando uma seção que eu tenho certeza que vocês vão adoooorar mas eu não posso falar nada por agora .
Bem , agora que você já está a par das novidades é só entrar e conferir a programação diariamente

E os conteúdos de estudos ??? continuem visitando o Estude Aqui, os Sites de Pesquisas e agora também os cadernos de estudos com os modelos de exercícios e as tarefas de cada turma.
E depois de estudar??? vai lá no Jogue Aqui para dar uma relaxada.

sábado, 9 de agosto de 2008

Agenda Cultural


Eae galera nossa Agenda Cultural estará sempre se atualizando para que maior proveito de todos nossos leitores, vamos postar tds os horários dos jogos para que o leitor possa encontrar cada jogo sem ter que esperar jogo por jogo..! Victor

Horário* - Disputa / Jogo - Esporte - Fase

06:30 (19:30) - CCE por equipes - Adestramento /Hipismo Equipes - Eliminatórias
06:30 (19:30) - CCE Individual - Adestramento /Hipismo Misto - Eliminatórias
08:30 (21:30) - China x Espanha /Hóquei na grama Feminino - Primeira fase
09:00 (22:00) - Croácia x Espanha /Handebol Masculino - Primeira fase
09:00 (22:00) - Walsh/May (EUA) x Teru Saiki/Kusuhara (JAP)

Vôlei de Praia Feminino - Primeira fase
09:00 (22:00) - Pistola de ar 10 m /Tiro Feminino - Eliminatórias
09:00 (22:00) - Fossa Olímpica /Tiro Masculino - Eliminatórias
09:00 (22:00) - Rússia x Irã /Basquete Masculino - Primeira fase
09:30 (22:30) - Espanha x Canadá /Pólo Aquático Masculino - Primeira fase
10:00 (23:00) - Tiro com Arco Equipes (F) - Oitavas-de-final
10:00 (23:00) - Espada Individual /Esgrima Masculino - Primeira fase
10:00 (23:00) - Xu/Wu (CHN) x Gosch/Horst (AUT) Vôlei de Praia Masculino - Primeira fase
10:00 (23:00) - Fase de classificação - Grupo 1 /Ginástica artística Feminino - Eliminatórias
10:00 (23:00) - 400 m medley /Natação Masculino - Final
10:00 (23:00) - Duplas /Badminton Feminino - Eliminatórias
10:00 (23:00) - Simples /Badminton Feminino - Segunda rodada
10:00 (23:00) - Simples /Badminton Masculino - Eliminatórias
10:00 (23:00) - Até 56 kg - Segundo Grupo /Levantamento Masculino - Final
10:00 (23:00) - Sérvia X Rússia/Vôlei Masculino - Primeira fase
10:10 (23:10) - 100 m borboleta /Natação Feminino - Semifinal
10:21 (23:21) - 400 m livre /Natação Masculino - Final
10:30 (23:30) - Simples /Tênis Masculino - Primeira rodada
10:30 (23:30) - Japão x Nova Zelândia /Hóquei na grama Feminino - Primeira fase
10:30 (23:30) - Simples /Tênis Feminino - Primeira rodada
10:30 (23:30) - Duplas /Tênis Masculino - Primeira rodada
10:30 (23:30) - Duplas /Tênis Feminino - Primeira rodada
10:39 (23:39) - 400 m medley/Natação Feminino - Final
10:45 (23:45) - Rússia x Islândia /Handebol Masculino - Primeira fase
10:50 (23:50) - Hungria x Montenegro /Pólo Aquático Masculino - Primeira fase
10:50 (23:50) - Tiro com Arco Equipes (F) - Quartas-de-final
10:58 (23:58) - 100 m peito /Natação Masculino - Semifinal
11:15 (00:15) - Alemanha x Angola /Basquete Masculino - Primeira fase
11:18 (00:18) - Revezamento 4 x 100 m livre /Natação Feminino - Final
11:30 (00:30) - Espada Individual /Esgrima Masculino - Segunda fase
12:00 (01:00) - Até 52 kg /Judô Feminino - Eliminatórias
12:00 (01:00) - Talita/Renata (BRA) x Candelas/Garcia (MEX)
Vôlei de Praia Feminino - Primeira fase
12:00 (01:00) - Pistola de ar 10 m /Tiro Feminino - Final
12:00 (01:00) - Itália X Japão /Vôlei Masculino - Primeira fase
12:00 (01:00) - Até 66 kg Judô Masculino - Eliminatórias
12:10 (01:10) - Sérvia x Alemanha /Pólo Aquático Masculino - Primeira fase
12:30 (01:30) - Até 53 kg - Segundo Grupo /Levantamento Feminino - Final
12:30 (01:30) - EUA X Venezuela /Vôlei Masculino - Primeira fase
13:00 (02:00) - 49er - Regata 1 Vela Misto - Eliminatórias
13:00 (02:00) - Márcio/Fábio Luiz (BRA) x Lione/Amore (ITA)
Vôlei de Praia Masculino - Primeira fase
13:00 (02:00) - Finn - Regata 3 /Vela Masculino - Eliminatórias
13:00 (02:00) - Yngling - Regata 3 /Vela Feminino - Eliminatórias
13:00 (02:00) - 49er - Regata 2 Vela Misto - Eliminatórias
13:00 (02:00) - Finn - Regata 4 Vela Masculino - Eliminatórias
13:00 (02:00) - Yngling - Regata 4 Vela Feminino - Eliminatórias
13:00 (02:00) - 49er - Regata 3 Vela Misto - Eliminatórias
13:30 (02:30) - Fase de classificação - Grupo 2
Ginástica artística Feminino - Eliminatórias
13:30 (02:30) - Esgrima Masculino - Oitavas-de-final
13:30 (02:30) - Até 64kg /Boxe Masculino - Primeira fase
14:00 (03:00) - Austrália x Grécia/Pólo Aquático Masculino - Primeira fase
14:00 (03:00) - França x Brasil /Handebol Masculino - Primeira fase
14:00 (03:00) - Hakedal/Torlen (NOR) x Grasset/Peraza (CUB)
Vôlei de Praia Feminino - Primeira fase
14:00 (03:00) - Estrada /Ciclismo Feminino - Final
14:30 (03:30) - Brasil x Egito /Vôlei Masculino - Primeira fase
14:30 (03:30) - Espada Individual /Esgrima Masculino - Quartas-de-final
14:30 (03:30) - Trampolim de 3 m sincronizado
Saltos ornamentais Feminino - Final
14:30 (03:30) - Espanha x Grécia /Basquete Masculino - Primeira fase
14:50 (03:50) - Skiff duplo leve /Remo Feminino - Eliminatórias
15:00 (04:00) - Fossa Olímpica /Tiro Masculino - Final
15:01 (04:01) - Até 69kg Boxe Masculino - Primeira fase
15:20 (04:20) - Skiff duplo leve /Remo Masculino - Eliminatórias
15:20 (04:20) - Croácia x Itália /Pólo Aquático Masculino - Primeira fase
15:30 (04:30) - Até 53 kg - Primeiro Grupo /Levantamento Feminino - Final
15:45 (04:45) - Alemanha x Coréia do Sul /Handebol Masculino - Primeira fase
16:00 (05:00) - Quatro sem leve /Remo Masculino - Eliminatórias
16:00 (05:00) - Tiro com Arco Equipes (F) - Semifinal
16:30 (05:30) - Skiff quádruplo/Remo Feminino - Eliminatórias
16:40 (05:40) - EUA x China/Pólo Aquático Masculino - Primeira fase
16:45 (05:45) - Lituânia x Argentina /Basquete Masculino - Primeira fase
16:50 (05:50) - Skiff quádruplo /Remo Masculino - Eliminatórias
16:55 (05:55) - Disputa do 3º lugar/Tiro com Arco Equipes (F) - Disputa do 3º lugar
17:00 (06:00) - Argentina x Austrália /Futebol Masculino - Segunda rodada
17:00 (06:00) - Simples /Tênis Masculino - Primeira rodada
17:00 (06:00) - Simples /Tênis Feminino - Primeira rodada
17:00 (06:00) - Duplas/Tênis Masculino - Primeira rodada
17:00 (06:00) - Duplas/Tênis Feminino - Primeira rodada
17:00 (06:00) - Nigéria x Japão/Futebol Masculino - Segunda rodada
17:00 (06:00) - Nova Zelândia x Brasil /Futebol Masculino - Segunda rodada
17:00 (06:00) - Fase de classificação - Grupo 3 /Ginástica artística Feminino - Eliminatórias
17:00 (06:00) - Camarões x Honduras /Futebol Masculino - Segunda rodada
17:20 (06:20) - Oito sem /Remo Feminino - Eliminatórias
17:25 (06:25) - Final /Tiro com Arco Equipes (F) - Final

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

China

China usa os jogos de Pequim para mostrar sua nova cara

A China vai mostrar a sua nova cara ao mundo exatamente às oito horas da noite desta sexta-feira (9h da manhã em Brasília), quando dará início à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. A competição esportiva marca a entrada definitiva do país em uma nova era. Impulsionada por uma economia que cresce cerca de 10% ao ano, a China se deu ao luxo de gastar mais de US$ 40 bilhões no seu projeto olímpico, construindo estádios magníficos, estradas, linhas de metrô, obras de saneamento básico e o maior aeroporto do mundo. "Eu conheço a China há algum tempo, e certamente algumas pessoas que viessem para cá dez anos atrás diriam que a China não tinha condições de organizar uma Olimpíada. Você chega na China hoje e percebe a mudança econômica, a mudança na cidade, na infra-estrutura", disse o presidente Lula, que nesta quinta-feira visitou a delegação brasileira na Vila Olímpica de Pequim. As instalações esportivas realmente impressionam. O Ninho de Pássaro, local das cerimônias de abertura e encerramento, além das provas de atletismo e da final do futebol, e o Cubo D'Água, palco da natação, do nado sincronizado e dos saltos ornamentais, estão entre os mais belos estádios e ginásios do mundo. Mas a nova China ainda não se livrou dos problemas da antiga China. O ar de Pequim segue irrespirável, apesar de o rodízio de carros ter sido ampliado e boa parte das fábricas ao redor da cidade terem fechado as portas nos últimos dias. Uma névoa densa cobre a cidade e ameaça a saúde dos atletas. Até mesmo a maratona, uma das provas mais importantes do programa olímpico, pode ter sua data alterada por causa da poluição. Algumas práticas também não foram abolidas. A mania dos chineses de cuspir no chão diminuiu, mas ainda é possível encontrar exemplos pela cidade, principalmente em viagens de táxi mais afastadas do centro. A censura também se faz presente. Apesar do protesto do Comitê Olímpico Internacional (COI), alguns sites continuam proibidos no centro de imprensa dos Jogos. Manifestações contrárias ao regime chinês, principalmente a favor do Tibete, geram a expulsão do país. Nesta quarta, quatro estrangeiros foram mandados de volta para casa após estenderem perto do Ninho de Pássaro uma faixa pedindo a independência do Tibete. A questão do Tibete, aliás, continua causando problemas à China. Foi por causa da região que a tocha olímpica foi atacada em seu trajeto até Pequim. Em Paris, a chama sagrada dos Jogos chegou a ser apagada por um manifestante. Na esfera esportiva, a esperança local é terminar pela primeira vez na liderança do quadro de medalhas. Em Atenas-2004, a China ficou perto de alcançar o feito, terminando na segunda colocação, com apenas três medalhas de ouro a menos que os Estados Unidos. Agora, até mesmo os norte-americanos reconhecem que devem perder a supremacia para os chineses. Sinal de uma nova era que se aproxima. A China vai mostrar a sua nova cara ao mundo exatamente às oito horas da noite desta sexta-feira (9h da manhã em Brasília), quando dará início à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. A competição esportiva marca a entrada definitiva do país em uma nova era.
Tirado do site da uol

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Uma Olimpíada muito Especial


Fala galera! Meu nome e Edson e estou cobrindo junto com a Marcella as noticias sobre as olimpíadas de Pequim ,sempre que for possivel eu e ela estaremos publicando alguma coisa sobre as olimpíadas ,por isso não deixem de acompanhar .

""A 29* edição dos jogos olimpícos, que começa no próximo dia 8 em Pequim, será especial para o Brasil. Além de levar a maior delegação de sua história (serão mais de 270 esportistas em 31 modalidades), o pais segue para a China com expectativa também inédita: nunca os brasileiros tiveram tantas chances de ouro nos jogos. O aumento dos investimentos nos esportes olimpícos, resultado de lei sancionada em 2001, explica em parte, a situação , mais dinheiro significa melhores condições de treinamento e maior intercâmbio com o exterior, entre outros fatores propícios a evolução dos atletas."" veja edição: 2071

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Lanterna Verde e Hulk


Olá pessoal eu sou Max, o representante da turma 3001,mas podem me chamar de Lanterna Verde. Eu e meu amigo Adílson que será representado pelo Hulk, somos os responsáveis pelo espaço verde que fala sobre o meio ambiente, intitulado como "O ambiente em alerta" . Agora também me junto ao G-14 ( é o grupo de alunos e professora) que se apresentam à professora
Cristina para que juntos trabalhem com o intuito de manter em atividade a SalaGeo. Nossa seção sairá as segundas- feiras.
Um abraço à todos, curtam, se divirtam e... estudem, pois nossa principal meta é reformular as matérias escolares com interatividade para que com mais motivação estudemos.