SalaGeo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Dança

Para todos que Não assistiram a apresentação no dia do Evento...Ai vai uma pequena amostra do que foi a dança da Thayná(3002) e do Felipe.




Abraço a todos e Boas festas!
Andrade's

domingo, 21 de dezembro de 2008

Fotos do Derik

Estas são algumas fotos tiradas na formatura pelo aluno Derik . Aquele aluno exemplar da 3002 , amigo de todos, sempre de bom astral , participante fiel do salageo, inclusive vencendo alguns desafios deste blog e que aparece no post anterior sobre a formatura recebendo medalha de aluno nota dez.
Vamos todos sentir muitas saudades suas !!! Valeu Derik!




































Se você quer ver as suas fotos publicadas aqui , é só colocar no orkut e avisar que o salageo retira ou mande para o email da professora cristina disponivel aí no perfil, ok?

Cidade da Música /Barra da Tijuca

Quem não conhece esta obra polêmica?


Pertinho do colégio , passagem obrigatória de quem em seu caminho de volta à casa passa pelo terminal Alvorada . Durante vários meses deste ano atrapalhou o trânsito da região , desviando e bloqueando pistas e causando grandes engarrafamentos nas horas de pico. Grande, majestoso e...polêmico !

" Seis anos , 3000 operários, 518 milhões de reais e uma comissão de inquérito ( CPI) ... "

Previsto para ser inaugurado em 2004 e com um orçamento seis vezes menor ainda não está pronto mas vai ser inaugurado nesses dias . O projeto é do famoso arquiteto francês Christian de Portzamparc e segue a influência modernista com grandes vãos e linhas sinuosas .

"O ponto alto é o piso a dez metros do chão , como se fosse uma varanda sobre pilotis.Sua altura permite aos visitantes uma visão panorâmica das cadeias de montanhas e do mar da Barra da Tijuca."

O complexo tem capacidade para até 1800 pessoas , com espaços de cinemas, midiatecas, restaurantes e é claro salas de musicas, sala de concêrtos sinfônicos incluindo camarins , sala de ensaios e sala de musica de câmara .



E você , o que acha desta obra? É a favor ou contra sua construção ?
De certo, esta obra já lhe encomodou ou lhe ( des) agradou aos olhos . Dê sua opinião, respondendo aí mesmo nos comentários .



Se você desejar ler o artigo completo publicado na revista Veja Rio desta semana , vá no link Veja aí nas indicações à esquerda , busque a opção Veja Rio e depois o artigo Polêmica / Cara e Majestosa .

sábado, 20 de dezembro de 2008

Em posse do canudo !!!

Você foi a festa de formatura da terceira série ??

Não foi ! Perdeu!!

A cerimônia começou, como sempre, um pouco atrasada mas valeu a pena esperar . Foi alegre, descontraída , muita zoeira e muita emoção também. Muita gente falou . Professores, diretores, alunos. Teve homenagem também para o Menudo e a Dina da cantina. O Max da 3001 falou série e sincero, a Thamara da 3002 zoou todo muito lembrando passagens engraçadas acontecidas no colégio, as meninas da 3006 dividiram as palavras com muita emoção , a Luana e a a karla falaram em nome das turmas 3005 e 3003 respectivamente e o Marcos da 3004 deu um show , mostrando como leva jeito para lidar e falar com o público . A professora kátia de História foi a paraninfa das turmas da manhã e falou bonito e emocionante sem aquela formalidade de discurso escrito com antecedência .
Foto acima , alunos da turma 3002

A todos que participaram da festa ... Parabéns !!

Fica a seguir algumas imagens mas, estamos no aguardo de outras que todos vocês poderão mandar para serem publicadas . É só linkar e enviar para o orkut de algum dos autores do salageo pedindo para publicar .

A entrada da galera no tapete vermeho . Com a palavra as meninas da 3006



Derik, um dos que recebeu medalha de aluno nota dez .A galera zoando a direita
A equipe de professores e a turma 3004 a direita




Amanhã publicaremos mais fotos !!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Formatura da terceira série !!

Amanhã ( dia 19/12) tem formatura !!!



Local : colégio Vicente jannuzzi as 19 horas
Vai lá !!!

Acompanhe aqui mesmo no salageo, a reportagem completa do evento. O que rolou, fotos e muito mais ....

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Grafitando...

Você gosta de Grafite? Sabe como surgiu?




"Grafite ou Graffiti do italiano graffiti, plural de graffito, "marca ou inscrição feita em um muro". É o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Imperio Romano . Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção , atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais mais especificamente, da street art ou da arte urbana , em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação , que é bem mais controverso. A partir do movimento contracultural contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e muitas outras formas de protestos ."

Olha a tribo do jannuzzi com as camisetas do Projeto grafitadas com muito bom gosto !!!



Edvaldo, Debora e Charles da 3003 estão de Parabéns !!! Reforçando o objetivo cultural do Projeto" levaram nas costas " uma expressão artistica , tìpica das áreas urbanas contemporâneas.



Nesta última foto os amigos mostram suas caras !!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Lixo Eletrônico

O Ambiente em Alerta



Assunto da semana /Lixo Eletrônico
Quem não tem um celular, uma televisão, um computador e ate mesmo um computador que não funciona?

Bom, o termo dado para esses produtos é chamado de lixo eletrônico que não pode ser confundido com spam.




Estes produtos deixados em lixões produzem um certo risco pra o meio ambiente, porque possuem em sua composição metais pesados atualmente tóxicos tais como: Mercúrio, Cadmo e Chumbo em contato com o solo estes produtos podem contaminar lençóis freáticos e se forem queimados poluem o ar.Eles causam doenças em catadores que vivem da venda de material coletado no lixo.




Por outro lado se esse material for propriamente levado a lugares que sabem tratar esse tipo de lixo a maioria das peças podem ser recicladas a reciclagem desse material inclui principalmente geladeiras ,filmes fotográficos e para serem reciclados eles são separados em :vidros ,plásticos e metais .Esses materiais são reaproveitados como matérias - primas em outros processos.

O que fazer com seu lixo eletrônico ?



Os consumidores de eletrônicos devem dar um destino adequado a seus aparelhos obsoletos. Basicamente, quando ainda estão funcionando eles podem ser doados ou vendidos. E, no caso de não funcionarem mais, também é possível devolvê-los a alguns fabricantes para que eles façam a reciclagem adequada.




Algumas proposta para diminuir a quantidade de lixo eletrônico :

A eliminação dos componentes tóxicos dos eletroeletrônicos.

Alertar a população sobre o consumismo excessivo.

Se você também é como nós, preocupado com a questão ambiental clique no link a seguir que muita coisa bacana você poderá descobrir

http://www.greenpeace.org.br/


Mas , se você curte desenho animado feito também para adultos inteligentes não pode deixar de assistir Wall-E, a história de um robozinho que discute a questão ambiental do que fazer com o lixo eletrônico

Maquete da turma 3004

Agora é a vez da Salageo apresentar a maquete queo grupo de Água e Esgoto da turma 3004 preparou para apresentar na feira . Mostra duas áreas distintas de rede de água e esgoto. Uma área nobre com serviço completo e uma área de ocupação irregular ( favela) sem este serviço e com o esgoto indo diretamenta para a lagoa próxima . Show de bola, não?

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

SalaGeo no Futura

Como já devem saber, o Sala Geo foi mostrado numa reportagem do canal Futura sobre Blogs, nesta quinta-feira. Nós do Sala Geo sabemos que nem todos puderam assistir ou tem acesso ao canal.
Como somos todos muito legais (e também adoramos uma auto-propaganda), confiram a abaixo a reportagem completa, exibida no jornal Futura deste quinta-feira:


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fala Garota !!


O salageo conversou hoje, com a nossa Musa campeã Maria Angélica Gomes , uma bela mineirinha de 19 anos, moradora de Vargem Pequena muito comunicativa e organizada mas um pouco ansiosa e perfeccionista como ela mesma se definiu. No momento está prestando vestibular para Pedagogia e Letras e encarou com simpatia a idéia de retorno ao Jannuzzi num futuro próximo, para integrar o quadro de funcionários, como professora de Literatura , sua maior paixão. Fã incondicional de Machado de Assis aconselha a todos que não deixem de assistir a minissérie Capitu que a rede Globo vem exibindo em sua programação esta semana. A seguir trechos da entrevista com esta menina que mostrou ter bem mais do que uma carinha bonita e um nome angelical...
Salageo : Você é do tipo estudiosa? Tira boas notas? Qual sua melhor e sua pior matéria ?
Angélica :“ Me considero estudiosa pra caramba , levo tudo muito a sério. Não tenho nenhuma nota que supera as outras, procuro fazer uma média sempre. Minhas preferidas são Geografia e Literatura . Odeio Química e Física !”
Salageo : Você sempre estudou em escolas públicas ? Qual a sua avaliação ?
Ang “ Sempre ! O que pude observar de deficiência foi na organização , porque os professores foram ótimos . “
Salageo :Fale sobre sua participação no Projeto Entre o mar e as Montanhas.
Ang “ Adorei ter participado da apresentação dos trabalhos na sala de vídeo . Foi uma ótima experiência onde tive de me preparar para demonstrar conhecimento em público.”
Salageo :O que você achou do Projeto como um todo?
Ang : “ Foi uma interação muito legal entre os alunos, o trabalho em grupo , além de nos fornecer conhecimentos sobre o entorno de nosso colégio , que são os bairros onde vivemos “
Salageo : Pelo que você pode perceber pelos trabalhos apresentados , qual o maior problema desta região? Qual o lado mais positivo desta região?
Angélica “ Maior problema desta região é a falta de saneamento básico e o mais positivo é o baixo índice de violência. “
Salageo: Você tirou alguma lição ou aprendizado que vai levar para sua vida com a participação neste Projeto?
Angélica : “ Sim. A experiência obtida de como desenvolver um trabalho em grupo.
Salageo : Agora vamos falar um pouco de você como pessoa . O que gosta de fazer nas horas vagas ?
Angélica :“Leitura e Praia “
Salageo :Você é religiosa?
Ang “Acredito em Deus mas, não freqüento muito igreja.”
Salageo :Você se considera uma pessoa politizada?
Ang “Me considero uma social-democrata e acompanho eleições para me manter informada”.
Salageo :Tem algum medo na vida ?
Ang “De morrer sem ter atingido meus objetivos “
Salageo :Agora uma pergunta que a galera toda quer saber. Você tem namorado?
Ang “Sou casada, moro com meu marido ! “ ( estamos ouvindo um haaaa da galera !!)
Para finalizar , gostaríamos que você deixasse uma mensagem para os leitores do salageo .
Angélica “ Poucas são as coisas por si próprias impossíveis . O que frequentemente nos falta não são os meios para obtê-las e sim uma constância “.

Bem , é isto aí pessoal . A entrevista aqui no salageo ainda não acabou. Você pode deixar sua pergunta para esta gata aí mesmo nos comentários , que a nossa Musa vai responder com maior satisfação, ok?

domingo, 7 de dezembro de 2008

Musa do Projeto Entre o mar e as montanhas !


Encerrou ontem, a enquete mais disputada aqui presente no salageo . Foram ao todo quase 1700 votos assim distribuídos :
Em primeiro lugar ficou a Angélica da 3002 com 1104 votos ou 69%; Em segundo lugar a Rachel da 3004 com 315 votos ou 19% e em terceiro lugar Rafaela da 3006 com 167 votos ou 9% do total . Parabéns as campeãs que irão receber a premiação no dia 19 de dezembro durante a formatura da terceira série ( onde as três são também formandas) .
Parabéns também as demais concorrentes indicadas, pelos demais alunos do colégio, que compunham ao todo um grupo de dez meninas . Aguardem que o salageo publica ainda esta semana uma entrevista com a nossa vitoriosa Angelica revelando o segredo do seu sucesso, gostos e paixões , sonhos e projetos futuros.

O salageo agradece a todos que acompanharam atentamente esta disputa e espera que outra enquete tão empolgante venha logo por aí .
Fiquem agora com mais algumas fotos das campeãs entre seus colegas mostrando assim porque são tão populares . Na primeira foto a campeã ( com a blusa do projeto) entre as amigas da turma 3002. Na segunda foto Rachel no meio da galera e na terceira foto Rafaela ( a primeira da esquerda embaixo) unida a sua turma 3006 no dia do evento.



Atenção : mudança na data da programação do jornal Futura

A reportagem do Salageo irá ao ar na quinta-feira 11/12 as 12 horas com reprise as 17 horas .
Veja como acessar o canal Futura no post aí embaixo.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Resultado Recuperação 2ª série !

Para o pessoal da segunda série , turmas 2002 e 2007 aí vai o resultado....


Alunos aprovados na prova de recuperação :
Turma 2002 Fernanda Duarte , Jeniffer , Jéssica Silveira e Miguel de Souza
Turma 2007 Ana camila, Leandro lima , Lívia, Rafael magalhães e Raylane
Os alunos que fizeram prova e não apresentam o nome na lista de aprovados deverão aguardar o resultado do conselho de classe, quando cada caso será analisado em particular .
O resultado da prova de recuperação da terceira série sairá aqui no salageo amanhã .


Atenção !!!
Anote o dia e hora em que o salageo vai aparecer no canal Futura
Quinta-feira 11/12 as 12: oo horas e reprise as 17 horas
Jornal canal Futura
Canal 32 da Net e no canal 08 da Sky. Na DirecTV, assista pelo canal 163.
Se você tem antena parabólica, sintonize na polarização vertical 20.
Não percam !!!

Barra Urbanização

Vejam o trabalho do grupo da barra turma 3002 , ficou pronto e está show!!!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Canal Futura


O salageo, hoje recebeu a equipe de gravação do jornal do Canal Futura. Mais de uma hora de gravação que deverá ser editado em poucos minutos . Todos os autores presentes puderam explicar com tranquilidade sua participação e visão sobre a importância deste trabalho. Achamos que vai ficar muito boa a reportagem que ainda não sabemos quando irá ao ar . De qualquer forma estamos muito satisfeitos com o carinho e reconhecimento que este nosso trabalho tem recebido de todos , usuários, alunos, amigos , professores, a Secretária de Educação que nos indicou ao canal Futura, enfim a todos, nosso Muito Obrigado . Esperamos que todos continuem acessando e participando desde nosso espaço , fazendo comentários, indicando sugestões ou até mesmo críticas. Tudo será bem vindo! Aí vão algumas fotos tiradas durante a gravação. A equipe do Futura coordenada pelo Roberto ( o reporter) foi Dez !!


O Jornal do canal Futura ( Net 32) vai ao ar todos os dias as 12:00 com reprise as 17 Horas .


Fiquem de olho a partir de amanhã !!! Se conseguirmos saber com antecêdencia o dia avisaremos .


Política Com a Nossa Cara! -02/12!


Olá galera! Desculpem meu desaparecimento nos últimos tempos no
Sala Geo, andei às voltas com o vestibular, a militância e a boemia... (como disse a Cristina) Hehe!
Bom, Eduardo Paes prefeito eleito do Rio de Janeiro, e aqui no nosso Colégio também irão acontecer eleições: as de diretoria do Grêmio para 2009!
São duas chapas concorrentes, REVOLUÇÃO VICENTINA e REALIZAR! O dia da eleição, definido em Assembléia Geral, será na próxima quinta-feira no dia 4 de dezembro.
Hoje aconteceu o primeiro debate, no turno da manhã às 10h, mediado pela professora Kátia de História.

DIA 4 DE DEZEMBRO: ELEIÇÃO PARA A DIRETORIA 2009 DO GRÊMIO ESTUDANTIL!

Desculpe a intromissão de colocar esta foto tirada momentos depois do fim do debate ( a câmera não chegou a tempo, né?) . Integrantes da diretoria do grêmio da chapa Revolução Vicentina( a esquerda) com seus candidatos a sucessão ( os três da direita).
Boa Sorte !

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Para Marcos ...

" Dê a cezar o que é de Cezar ".... Dê a Marcos o que é de Marcos !

O que foi deixado de registrar ( pergunte por quê aos seus amigos, ursos por sinal) no papel, foi flagrado pelas lentes de uma digital ! Está salvo e aprovado ! Aí vai a prova" do crime ".... e de boné como vc falou !

Resultado da segunda série !

Atenção 2002 e 2007 . Olha o resultado aí gente !

Alunos Destaques

2002 - Nota 10 Jéssica silva , karina , Thaíssa e Felipe da Conceição ; (9,5)Nathan e (9) Eldo e Jonatas .


2007- Altair (9) . Que tristeza !


Comentando a prova do quarto bimestre....


A prova do quarto bimestre teve um carater muito especial para essas turmas . A maior parte das questões eram de respostas individuais e pessoais . Na primeira questão o aluno deveria responder uma ficha montando o perfil urbano da sua Metrópole pesquisada. Veja uma das respostas, feita pelo aluno Dennis Andrade da turma 2007

a)Nome da Metrópole pesquisada Londres
b)Localização ( país e continente) Inglaterra, Europa
c)Indique três funções urbanas desta cidade Financeira, turística e administrativa
d)Classifique-a em Metrópole Global, Metrópole Nacional ou Regional Global
Apresente uma característica que a distingue das demais cidades.É uma das cidades de forte poder na bolsa de valores
A seguir vai a foto de um dos cartazes sobre metrópoles feitos por esta turma



Uma outra questão também exigia respostas particulares....A discussão da questão ambiental nas grandes cidades é de fundamental importância pois nestes locais, os problemas comuns a todos os espaços ,encontram-se potencializados em consequência da grande concentração populacional. Na nossa cidade não poderia ser diferente e o Rio de janeiro vem sofrendo dezenas de graves impactos ambientais .
a) Como morador desta cidade , indique os três problemas ambientais mais graves ao seu ponto de vista.

Respostas mais indicadas: desmatamento, poluição do ar , acumulo de lixo e saneamento básico.

b) Se você fosse convidado a fazer parte da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo novo Prefeito eleito recentemente , qual problema ambiental teria sua prioridade? Que medidas você proporia para serem tomadas a fim de diminuir ou acabar com este problema ambiental ?

Veja algumas respostas :
"Iria aumentar as equipes da COMLURB para que os lixos fossem recolhidos diariamente e procuraria deixar os rios limpos , assim como toda a cidade ." Evandro

" tentaria acabar com lixos jogados em rios e ruas, pois quando chove provoca enchentes . espalharia mais lixeirase placas falando sobre a importância de não se jogar lixo por aí " Jessica cardoso

" sensibilizar forças políticas ( legislativo ) para acrescentar leis com foco na separação e reciclagem de lixo " Larissa

"daria mais atenção aos rios ....conscientizar as pessoas que moram ao longo desses rios a não poluirem . Faria depois a limpeza e drenagem tentando acabar com este problema " Leonardo

" Desmatamento: acabando com o desmatamento ilegal de nossas matas, ajudaria muito ao aquecimento global " Eric

A maior parte das propostas se referiam a lixo e saneamento básico ....

É, parece que todos os problemas começam com EDUCAÇÃO ( ou melhor falta de ) !!!


Agora vamos falar da lista de recuperação . Veja se se nome está aí!

2002 -Fernanda Duarte, Ingrid, Jeniffer,Jessica Brito, Jessica silveira , Michel Alves, Miguel de Sousa , Rafael Ferreira , Tatiane,Tiego e Angelica

2007 Ana camila , Diego Matoso, Eric ,Evandro,Jessica Rodrigues, Leandro , Livia Azevedo,Rafael magalhães e Raylane


A prova de recuperação será aplicada dia 4/12 , quinta-feira as 8 horas .

A materia é a mesma da prova anterior . Urbanização , os dois capitulos já indicados anteriormente

A prova anterior e o gabarito já se encontram disponíveis aqui no salgeo nos Cadernos de Estudo