SalaGeo

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Faltam poucos dias para o reinício das aulas , mas ainda há tempo para curtir um passeio legal . E não precisa ir longe , não. Pra você que mora no Rio mas que nunca foi lá, pra você que já foi mas quer retornar..... Não há lugar melhor para curtir a natureza, o silêncio, ver os passáros , namorar ou o que mais você imaginar . Estamos falando do Jardim Botânico ! A seguir algumas informações sobre este lugar esplendoroso ....
" Fundado em 1808 por Dom João VI, o Jardim Botânico tem sua história diretamente ligada à chegada da Família Real no Rio de Janeiro, fugida das tropas de Napoleão Bonaparte. O jardim começou a nascer depois da construção da Fábrica de Pólvora no local onde funcionava o engenho da família Rodrigo de Freitas. Nos arredores da fábrica, ele plantou um jardim para aclimatar as especiarias vindas do Oriente, pelo que viria a chamar-se Real Horto e, depois, Jardim Botânico.

"Ele nasceu no entorno de uma fábrica de pólvora, abrigou chineses que por lá fumaram ópio e, graças ao insucesso de uma plantação de chá, tornou-se uma das mais belas áreas verdes da Zona Sul. "
"O Chafariz das Musas foi trazido em 1895, idealizado por Herbert W. Hogg, da cidade de Derby, na Inglaterra, no final do século XIX. Feito de ferro fundido e tem várias alegorias. Entre elas quatro figuras que representam a poesia, a música, a ciência e a arte. "
Dizem que D. João criou o Jardim Botânico como uma espécie de EMBRAPA de hoje para adaptar plantas ( no caso o chá) bebida que ele muito apreciava. A verdade, no entanto, segundo historiadores é que D. João queria assumir o monopólio do chá, já que nesta época a Inglaterra estava impedida de exportar. Então em 1811 , D. João mandou trazer 300 chineses ao Rio para trabalhar nos terrenos, mas a plantação não deu certo. Daí existir alí próximo um local conhecido como Vista chinesa pois era o lugar onde os chineses gostavam de fazer pic-nic e apreciar a paisagem da cidade.
Outra curiosidade é quanto as palmeiras lá presentes . São todas filhas da Palmeira Mater (mãe) plantada por D. joão em 1809 e que foi fulminada por um raio em 1972 . No local hoje existe uma substituta , filha desta primeira . Embora este lugar tenha comemorado 200 anos no ano passado , suas portas só foram abertas ao público , há pouco mais de 80 anos , nos anos 20 do século 19.

Hoje o jardim Botânico abriga um enorme e valioso bioma tropical além de um belíssimo orquidário . Passeio imperdível !!!

O que você está esperando ?? Convide uma ótima companhia e divirtam-se!!!

Um comentário:

  1. oi.
    eu sou luiza da turma 2005 e nao sei postar e outro lugar por issu estou deixando aqui , adorei o blog egostaria de participar.

    e gosataria de saber se poderia falar sobre dança se vc tever orkut mea add : luizahariana@gmail.com

    ResponderExcluir