SalaGeo

segunda-feira, 9 de março de 2009

Caracterização do espaço brasileirol -Respostas Comentadas

Esta é uma nova secção que vai rolar aqui no salageo . Após a correção, em todas as turmas, de questões discursivas proposta ou pequenas pesquisas, o Salageo publica um post com a síntese do que se comentou em classe.





Brasil -É o quinto país mais extenso no mundo em área . Possui um enorme litoral de 7367n km . Está localizado no centro-leste do continente sul-americano e faz fronteiras com quase todos os demais paises deste continente.




Estas eram as informações presentes nas questões 1, 2 e 4 do primeiro exercício da terceira série . Em todas elas, era pedido que se avaliassem os prós e os contras destas características .


Veja o que surgiu....

A grandeza de nosso território, possibilita a existência e exploração de uma variedade de recursos vivos ( plantas e animais) e não vivos ( solos, minerais e minérios ) , além de ter espaço para abrigar uma grande população. O nosso extenso litoral favorece o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo e lazer, dos transportes e do ao comércio marítimo e ainda possibilita a existência de uma grande biodiversidade. Todos estes fatos reunidos podem reverter de forma positiva em desenvolvimento econômico se explorados de forma adequada respeitando o meio ambiente. O fato de fazer limites com muitos outros países do continente além dos aspectos positivos ligados ao comercio exterior , fortalece os laços políticos e o intercambio cultural entre essas nações vizinhos.


Mas nem tudo são flores ..... ao lado desta série de questões positivas surgem implicações desfavoráveis como : Necessidade de grandes investimentos em todos os setores da economia e da sociedade para que haja pleno desenvolvimento e se promova bem estar à população. Há dificuldades ainda em administrar, fiscalizar( fronteiras, impactos ambientais, contrabando, entrada ilegal de pessoas , etc...) e integrar um pais de tão grande prpoporção . Ao mesmo tempo que esse gigantismo lhe confere respeito, desperta, muitas vezes, a cobiça internacioal.


As fotos a seguir ilustram os pontos extremos norte do litoral brasileiro ( rio Oiapoc ) na divisa do Amapá com a Guiana Francesa ) e o ponto extremo sul a ponta do Arroio Chuí na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário