SalaGeo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Crônica Visual do Rio

" Ao trocar uma bicicleta usada por uma máquina fotográfica, Augusto Malta não imaginava que ocuparia para sempre um lugar valioso na história do Rio. Fotógrafo oficial da prefeitura por 33 anos, o alagoano de Mata Grande é considerado o primeiro cronista visual da cidade. Registrou de tudo um pouco: alterações urbanísticas, momentos históricos, imagens cotidianas, paisagens deslumbrantes, cenas familiares e os mais variados tipos cariocas. O livro "
Augusto Malta e o Rio de Janeiro - 1903-1936", de George Ermakoff "esta sendo lançado para o deleite dos amantes da historia urbana do Rio de janeiro .
O salageo publica a seguir algumas fotos dele... mas se você tem curiosidade sobre o assunto é só ir ao google imagens e pesquisar Augusto Malta fotos
Cortiços no centro da cidade antes da abertura da Avenida Central / atual Rio Branco
Avenida Central /atual Rio Branco/ na época da inauguração 1904/6
Avenida Atlântica em 1926 já com o Copacabana Palace pronto.
Se você tem curiosidade sobre o assunto é só ir ao google imagens e pesquisar Augusto Malta fotos

terça-feira, 26 de maio de 2009

Terça Poética (15)


LUZES

Só um punhado de estrelas
não me basta.

Quero vê-las, todas.
Acordem e vejam junto a mim! Essas luzes
vêm do céu.

Uma única lâmpada acesa
não afastará o abismo. Acordem e vejam!
Sombras batem à porta.

Acendam todas as luzes, agora!
E vejam!
A fadiga, o descanso,
a sorte, tudo faz parte de um emaranhado
de estrelas.

Respirem, e sintam:
-Essa vida tem gosto, tem cheiro,
tem formas, tem idéias
( e luzes).


(Viviane de Sales)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Nordeste semi-árido

Aproveitando o assunto em estudo, no momento, nas turmas de terceiras séries/ Climas do Brasil e Massas de Ar/ o Salageo coloca em evidência aqui neste espaço , a região mais sofrida e problemática do Brasil : A Região do Semi-árido Nordestino.
Neste primeiro post serão reunidas informações para responder a pergunta mais freqüente dos alunos em sala de aula: Por quê, ao contrário das demais regiões do pais de climas úmidos, o interior do Nordeste tem clima Semi-árido ?
O Sertão Nordestino, também conhecido como “Polígono das Secas “, compreende hoje uma área de 969.589,4 Km2 delimitada geograficamente pelo Ministério da Integração Nacional que utiliza como critério três variáveis: precipitação pluviométrica média anual inferior a 800 mm; índice de aridez de até 0,5 e risco de seca maior que 60%. O que caracteriza a aridez desta região não é tanto , o baixo volume de chuvas / entre 500 e 800mm/ mas a irregularidade das precipitações, sendo imprevisível a ocorrência de chuvas sucessivas, em pequenos intervalos. Mas por que isto acontece?
No geral , podemos dizer que as principais causas da seca do nordeste são naturais pois a região está localizada numa área em que recebe pouca influência das massas de ar úmidas que atuam sobre o país.Vejamos como cada uma delas se comporta sobre a região: A Massa Tropical Atlântica, que atua, sobretudo no litoral, é impedida pelo Planalto da Borborema de avançar para o interior e produzir chuvas abundantes no sertão. A Massa Equatorial Continental, originada na Amazônia não se movimenta muito mas pode alcançar ocasionalmente o semi-árido, em sua porção oeste, de novembro a janeiro. A Massa Polar Atlântica, vinda do Sul do país, durante o inverno, pode produzir chuvas abundantes no litoral Nordestino mas pouco expressivas no interior dos estados. As maiores chances de chuvas acontecem no final do verão e outono quando as massas Equatoriais úmidas do atlântico penetram pela região, reflexo direto da movimentação da Zona de Convergência Intertropical.
Segundo Ab’Sáber (2003), no semi-árido predominam temperaturas entre 25 e 29 ºC, o que faz com que o Sertão se assemelhe a semi-desertos nublados, entretanto, logo após as primeiras chuvas, árvores e arbustos de folhas miúdas e múltiplos espinhos protetores entremeados por cactáceas reverdecem. Segundo o referido autor, isso decorre da existência de água na superfície dos solos em combinação com a forte luminosidade da região, fato que restaura a funcionalidade da fotossíntese. Abaixo :duas cidades na Paraíba / Piancó a esquerda no período da seca e Monte Horeb a direita , no período das chuvas .









" o Polígono das Secas é uma das regiões semi-áridas mais povoadas entre todas as terras secas existentes nos trópicos ou entre os trópicos, visto que nessas outras áreas a população se concentra em alguns oásis e no semi-árido é distribuída ao longo de todo o território” Observação do geógrafo francês Jean Dresch, quando esteve na década de 1970 . Na verdade hoje esta região inclui 1.133 municípios e uma população em torno de 21 milhões de pessoas.

Qual seria então, o impacto da ação de tão grande população sobre um ecossistema tão frágil?
Participe deixando seu comentário crítico logo aí abaixo nos comentários e aguarde o próximo post sobre a região ainda esta semana.....

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Crescimento de gigogas na lagoa das Taxas




A Lagoinha das Taxas, parte integrante do parque municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, está com proliferação descontrolada de gigogas. O problema acontece já que o local é utilizado como vaso sanitário da região, onde tanto o valão das Taxas, como o sistema de águas pluviais, despejam esgoto sem tratamento em suas águas.

Infelizmente, a gestora da unidade de conservação, a secretaria municipal de meio ambiente, não tem tomado qualquer iniciativa para o controle da situação e a lagoa está se transformando num pasto de gigogas.

O lançamento de milhares de metros cúbicos de esgoto sem tratamento na Lagoa de Jacarepaguá produz as condições ideais para a proliferação descontroladas de cianobactérias potencialmente hepatotóxicas, que escorrem para a praia da Barra da Tijuca.

quarta-feira, 20 de maio de 2009



Mais uma Quarta e estamos aqui com o DICAS DE VESTIBUBAR ANDRADE"S pra deixá-los bem informados sobre o vestibular. Hoje é o último dia para a adesão das universidades que utilizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição total ou parcial ao vestibular.

Inscrições para o exame estão previstas para começar em 15 de junho.



Os estudantes que quiserem disputar uma vaga em uma dessas instituições deverão participar da edição 2009. As inscrições para o exame estão previstas para começar em 15 de junho.



O Ministério da Educação apresentou quatro possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará em cada curso.

Veja a posição das universidade federais do Rio de Janeiro:

Universidade Federal Fluminense (UFF) O Enem será usado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da 2ª fase de alunos das redes públicas.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Adotará o Enem como fase única já em 2009 e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescente já em 2009.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Adotará o Enem como 1ª fase

As provas do Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro. O exame será composto de uma redação e de 200 questões de múltipla escolha de quatro disciplinas (linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e humanas). A matriz da prova já está disponível para consulta no site do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br).

fonte: Zero Hora e G1

Um grande abraço e até a próxima semana!



domingo, 17 de maio de 2009

O Preço do Progresso

Vejam este exelente trabalho de pesquisa e edição feito pelo aluno Bruno Duarte que mostra as transformações da paisagem natural do Rio de janeiro sofridas com o processo de crescimento urbano .

sábado, 16 de maio de 2009

Consequências da crise no Brasil


Alô pessoal que vai fazer vestibular ! Alô pessoal em geral interessado em entender um pouco desta crise econômica que amedronta o mundo. A seguir trechos de um artigo publicado num portal para administradores com a analise do economista Gilberto Brandão Marcon.
"Tentar entender as conseqüências da crise internacional em torno do Brasil implica fazer uma dupla avaliação, onde se poderia dividir a questão em frente interna e frente externa....O ponto inicial é definir o foco emissor da crise...estamos importando compulsoriamente a crise atual.A onda fez estágio na economia norte- americana antes de se por em movimento pelas praias de todo mundo. Eis a atual situação do motor econômico do planeta( E.U.A.). Vai mal, precisa de enormes reparos, e enquanto o conserto não produz resultado o mundo se realimenta com esta crise....
Por aqui a crise aportou no último trimestre de 2008; (1)desde então, a partir de dados do CAGED, o mercado formal desde novembro último perdeu 797,5 mil empregos, para um total de 30 milhões de brasileiros com carteira assinada. Tais dados encontram eco em outros do IBGE que apontam que houve acréscimo de 20,6% no contingente de desempregados de dezembro a janeiro, com a taxa de desemprego saltando de 6,8% para 8,4% da população, de modo que a população desempregada passou de 1,6 para 1,9 milhões (em seis áreas metropolitanas pesquisadas)....(2)dados do IBGE referentes à produção que informou que a economia brasileira teve, no quarto trimestre de 2008 em relação ao terceiro, uma queda no PIB de 3,6%, que se trata do maior recuo da série histórica iniciada em 1996..e sua influência sobre o saldo da Balança Comercial.(3)Contribuiu de modo direto em torno de tais indicadores a retração do crédito para o mercado interno brasileiro, que por seu lado decorreu da crise de confiança que se proliferou a partir de intensificação do fator aversão ao risco que se proliferou retendo, assim, recursos antes disponíveis para crédito, tornando os fornecedores de crédito mais exigentes em relação às condições de empréstimo para os tomadores, tais como a diminuição do prazo almejando reduzir risco. Outra decorrência foi um aumento da taxa de juros por conta da escassez inerente não à falta de recursos, mas ao aumento da aversão ao risco de emprestá-lo. Seja como for, inibiu um dos principais fatores que contribui para o recente crescimento econômico, a expansão do crédito...(4)Por fim, há que se avaliar que no mundo globalizado ligado pela rede mundial as informações têm um fluxo muito rápido, e a crise tende a se refletir cada vez com maior rapidez. Entretanto, cabe destacar o papel crescente da intervenção do gestor público, e a retomada da concepção da importância da atuação do Estado na economia. O fato é que se hoje não temos uma repetição de 1929 é porque houve uma profunda evolução teórica e prática na atuação da gestão pública, pois esta tem sido e haverá de ser o fator diferenciador na redução dos efeitos deletérios da atual crise, assim como será o possível catalisador que conduzirá a economia na direção de nova onda expansiva. "

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dando sinal de vida!


E aí Jannuzzi! Como andam as coisas? Farei visita matutina em breve. Bem, nesse momento, estou numa lan house perto de casa com 36 centavos de tempo. Escrevo para dar sinal de vida, não tenho postado porque meu PC morreu. Faz quase três semanas.
Não há previsão de ressuscitamento ou substituição. Pode ser ainda esta semana. Pode ser daqui a dois meses. Informo ainda que enquanto isso a seção Terça Poética está em recesso.

Beijos, abraços, saudações revolucionárias!


Viviane de Sales

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Petrobrás descobre petróleo abaixo de nossos pés!



"Em coletiva realizada após a reunião do Conselho Nacional de Política Energética, no Rio de Janeiro, a ministra Dilma Rousseff afirmou que a área denominada Tupi, localizada na bacia de Santos, pode modificar o atual perfil energético do Brasil. A Petrobras divulgou nesta quinta os testes que confirmam o potencial energético no local.

“Com esta descoberta, nós deixaremos de ser um país médio que estava conseguindo auto-suficiência para nos transformar em um país de proporções exportadoras, como os países árabes, a Venezuela e outros”, afirmou a ministra.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que com a nova descoberta o Brasil deve subir do 24º lugar no ranking de maiores reservas do mundo para a 8ª ou 9ª colocação, com o acréscimo de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo à produção atual (que é de 14,4 bilhões).

A Petrobras, por sua vez, passaria do atual quinto lugar para o terceiro lugar em termos de tamanho de reservas entre as companhias petroleiras listadas em bolsa de valores em todo o mundo.


Dilma Rousseff afirma que apenas no primeiro poço descoberto há 40% de todas as reservas de petróleo e gás encontradas até hoje no país. Segundo estudos preliminares, outros poços devem se estender também pelas bacias do Espírito Santo e de Campos.


Questionado sobre os custos para a exploração desse ‘novo’ petróleo, classificado como leve, sem enxofre e com boa quantidade de gás, o presidente da Petrobras não soube precisar as cifras, mas disse que o investimento em tecnologia será grande.


Segundo Guilherme Estrela, diretor de exploração e produção da Petrobras, a exploração no Espírito Santo pode começar antes, já em 2009, pois a infra-estrutura necessária nas novas reservas é semelhante à já utilizada no local. “No Espírito Santo temos tecnologia avançada de extração e isso facilitará o início da operação”, explicou.

Em Santos, a expectativa é a de “fazer um piloto de 100 mil barris por dia, além do aproveitamento do gás, o mais breve possível, talvez em 2010 ou 2011.”

Exploração Como as reservas estão localizados em grandes profundidades, o procedimento da Petrobras deve ser revisto para explorar a área. “O tratamento deve ser diferente do dado às reservas menores que hoje exploram áreas rasas”, afirmou Dilma Rousseff, “a área deve exigir alterações que ainda não sabemos quais são. Modificamos nosso paradigma geológico”.

Ainda segundo a ministra, agora estudos devem começar a ser feitos no intuito de orientar a conduta do governo daqui pra frente, para “avaliar qual é a melhor forma de contemplar o interesse nacional”.

Rodada de negociação e investimentos A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realiza rodadas de negociação para licitar áreas para exploração de petróleo. Devido aos dados apresentados pela Petrobras hoje que apontam esta “nova e significativa província petrolífera no Brasil”, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu retirar 41 blocos de exploração (onde estão as novas áreas) da nona rodada de negociação. “Precisamos de cautela diante da infomação [sobre o campo de Tupi]“, afirmou.


A Petrobras é operadora da área com 65% do capital, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10%. O óleo encontrado no local é considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil.


Segundo a Agência Petrobras de Notícias, a empresa investiu US$ 1 bilhão nos últimos dois anos para perfurar, a 250 km da costa, 15 poços que atingiram as camadas pré-sal -camadas de rochas mais profundas. Destes, oito foram testados e avaliados, e produzem óleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado."


Reportagem publicada em março de 2008

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Aterro do Flamengo e outros....

A cidade do Rio de Janeiro talvez seja uma das cidades que mais sofreu transformações na topografia de seu sítio atravé de Aterros e desmontes sucessivos .
A aluna Lídia da turma 3001 fez esta pesquisa e o resultado você confere agora .
Por falta de espaço foram anexadas apenas fotos do último exemplo Aterro do Flamengo.

A idéia de aterrar parte da orla marítima do Rio tem mais de duzentos anos. Entre 1779 e 1783 foi feito o aterro na praia e na infecta lagoa do Boqueirão, com material do Morro das Mangueiras, para construção do Passeio Público.
No século XIX a própria Câmara Municipal autorizou vários aterros na orla, principalmente em Botafogo, para os moradores aumentarem os terrenos de suas casas.
Em 1890, o engenheiro Sabino E. Pessoa propôs arrasar o Morro de Santo Antonio e aterrar a orla marítima do trecho Glória-Calabouço, formando um platô com 570 metros de largura, maior que o atual aterro, para construir um luxuoso bairro residencial. No início do século XX, Pereira Passos e Paulo de Frontin aterraram o trecho da Praça Santa Luzia até Botafogo, conseguindo um leito urbanizável de largura uniforme de 40 metros, onde foram traçadas as duas pistas da Av. Beira-Mar.
Nos anos 20 arrasou-se o Morro do Castelo para aterrar da Ponta do Calabouço ao Saco da Glória (as sobras de terra deram para fazer um aterro nas bordas do Pão de Açúcar e se criar o bairro da Urca). O atual Aterro do Flamengo foi iniciado em 1948 sob a supervisão de Reidy (que, entre outras coisas, frustrou a tentativa de se erguer a nova Catedral em vez do MAM). Com o início do desmonte do Morro de Santo Antonio em 1954 as obras se aceleraram.
Finalmente, com a eleição de Lacerda e tendo à frente D. Lota de Macedo Soares, o Aterro do Flamengo se transformou no que hoje conhecemos. Foto acima: Aterro em obras

















Foto esquerda : Região da orla flamengo no início dpo seculo XX , antes do aterro .
Foto direita : O mesmo lugar hoje.


Começando + Um post, com tudo que rola por dentro do mundo do Vestibular!



Questões do novo Enem podem ter pesos diferentes

Proposta deve ser discutida em reunião de reitores e MEC.Prova pode ter mais de uma versão para garantir segurança da aplicação.


As questões de múltipla escolha do novo modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão ter pesos diferentes conforme o nível de dificuldade dos testes.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a questão deve ser debatida na próxima quarta-feira (13) em encontro do comitê de governança do Enem, composto por reitores de universidades federais e pelo MEC.


Se a proposta for aprovada, a nota do Enem não seria mais a soma dos testes acertados. As questões receberiam um tratamento estatístico e os testes teriam pesos diferentes.O novo Enem terá 200 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão aplicadas em dois dias, em 3 e 4 de outubro deste ano. Entre as áreas abordadas estão linguagens (50 testes e redação), ciências humanas (50 testes), ciências da natureza (50 testes) e matemática (50 testes).


Da reunião, que contará com a participação do ministro Fernando Haddad, espera-se que saia um desenho da prova, com as linhas do que se cobrará do aluno. Mais tarde, devem ser formadas comissões técnicas para discutir o conteúdo em si.Para garantir a segurança na aplicação do exame, o comitê também deve debater a possibilidade de o Enem possuir mais de uma versão. As versões teriam enunciados diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. Isso seria possível a partir do uso do chamado teste de resposta ao item.


Fonte: G1


MEC vai publicar simulado do novo Enem na internet


Os estudantes poderão conferir um simulado do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na internet dentro de "15 dias ou um mês", estimou Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pela prova). O simulado terá cerca de 50 questões "no novo Enem, serão 200 perguntas.


Criado para substituir o vestibular nas universidades federais, o novo Enem acontecerá em 3 e 4 de outubro e deve ser feito por até 5 milhões de alunos.

O MEC estendeu para o dia 20 de maio o prazo para as federais responderem se vão aderir ao uso do Enem como teste de seleção.

Fonte: Folha Online
Vamos Aguardar o simulado, pra termos noção de como a prova vai ser realmente...
Tenham todos uma otima semana e Fiquem Ligados nas Datas de envio de documentação de isenção para as Faculdades!
Abço
;D

Rio Geografico Musical

Olha aí pessoal mais um grupo da turma 2002 com sua musica escolhida : Garota de Ipanema , uma obra prima de Tom jobim e Vinicius de Moraes. o grupo composto de vandick, Camila , Igor e Kristal selecionou um vídeo no youtube e o restante da turma comentou sobre a letra e a música . Vejam o resultado disto feito e editado em apenas uma hora lá na sala de informática do colégio.


Grupo:Bianca, Luciana, Francisco, Fabiana

O Autor,estava triste e sozinho, ela tinha uma beleza que não era só dele,mas de todos que a viam, que também passava sozinha.
ele estava se sentindo sozinho e queria estar com ela...
Ela representava a beleza da mulher carioca...
Ele tinha por ela uma paixão platônica...
Nos anos 70 Ipanema era o point de encontro da geração, "O Auge"..

Grupo : Gisele Pains , Jessica Fernades e Jéssica Leocadio
A música garota de ipanema foi um simbulo dos anos 70 e até hoje é muito famosa , por contar a historia da beleza de uma menina que não representa só a musa ,a garota de ipanema e sim a musa de todas as praias.
Só que ela foi escolhida para ser homenageada em uma praia bem frequentada que é a praia de IPANEMA.

Grupo: Andrey de Oliveira , Ramon Tito, André

Garota de Ipanema é Um das mais conhecidas cancões de Bossa Nova e Mpb , foi composta em 1962 por Tom Jobim.
Na História da música barsileira é uma das poucas músicas em versão inglês
cantada originalmente pelo seus compositores a fazer sucesso no exterior.

sábado, 9 de maio de 2009

Metrópoles e Megacidades

Dois novos linkes nos sites de pesquisas!!

Você que gostaria de saber mais sobre Metrópoles Mundiais e megacidades o Jornal estadão publicou umas reportagens especiais sobre as maiores Megacidades de Hoje como : Nova york, Tóquio, cidade do méxico, São paulo e muitas outras .
http://www.estadao.com.br/megacidades/index.shtm

Você também poderá brincar com o mouse descobrindo quanto de população cada uma destas Metrópoles possui nas três dadtas apresentadas . Entre no link abaixo e divirta-se http://www.estadao.com.br/megacidades/info_cidadesmundo.shtm

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Derivados do Petróleo

Gás liquefeito de petróleo(GLP)Consiste de uma mistura composta por butano e propano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.
GasolinaÉ um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil, consiste de uma mistura de hidrocarbonetos de c5 a c9. A gasolina é obtida por destilação e outros processos na refinaria. Com o propósito de baratear ou aumentar a octanagem da gasolina, são adicionados proutos não devivados do petróleo como o metanol e o etanol. No Brasil, o teor de álcool na gasolina é especificado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).
QueroseneO querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido pela destilação fracionada do petróleo cru. O querosene é largamente utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, e é ainda usado como solvente. Tem como característica a produção de queima isenta de odor e fumaça.
Óleo dieselÉ um combustível empregado em motores a diesel. Sua característica primordial é a viscosidade, considerando que, através desta propriedade é garantida a lubrificação.
ParafinasÉ um produto comercial de aplicação ampla, é usado como impermeabilizante de papel, explosivo, revestimento de pneus, e é misturado ao chocolate com o objetivo de dar consistência ao mesmo.
AsfaltoÉ obtido do resíduo das destilações do petróleo. Tem grande utilidade na pavimentação de e sua forma oxidada é utilizada como revestimento impermeabilizante.
Pesquisa : aluna Jaqueline Lopes Turma 3008

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O trem bala e a copa do mundo




O que uma coisa tem a ver com a outra?




Tudo, pois este é um projeto previsto para ficar pronto para copa do mundo de 2014 que acontecerá no Brasil . O trem bala vai ligar as duas maiores Metrópoles brasileiras Rio e São Paulo e a idéia é que ele absorva grande parte do fluxo de passageiros que hoje circula pela região viajando de ônibus ou de avião . A concorrência internacional para construção dos trilhos, túneis e viadutos do Trem de Alta Velocidade (TAV) deverá ser aberta nos próximos meses mas já tem pelo menos seis grupos estrangeiros se preparando para participar desta que pode ser a maior concorrência federal da década. O contrato, cujo valor é estimado em US$ 11 bilhões, pode dar grande impulso à indústria da construção civil e ao setor de transportes no país. Já está com o Ministério dos Transportes a primeira parte do estudo técnico preparado pela consultoria inglesa Halcrow que apontou que os 403 quilômetros entre o Rio e a Estação da Luz, no centro de São Paulo, devem ser vencidos em duas horas pelo TAV. A viagem poderia durar menos, mas o governo quis no trajeto oito estações obrigatórias. A velocidade média do trem deverá ser de 360 km/h. Já se especula até o valor da passagem, cerca de R$ 120 - maior do que cobram os ônibus e praticamente igual à da ponte aérea. A diferença é que em relação ao ônibus o trem é muito mais rápido e, quanto aos aviões, há economia de tempo no trajeto entre a casa e o aeroporto, o que acaba por tornar a viagem mais ágil. Quando entrar em operação, o TAV deverá transportar perto de 22 mil pessoas por dia, ou de 8 milhões a 10 milhões de passageiros por ano.


Em São Paulo, a proposta é ter paradas na Estação Luz (onde já confluem o Metrô e linhas de trem que vão para a região metropolitana), provavelmente no Campo de Marte, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A parada final deve ser no centro da última cidade. No Rio, estão previstas estações no Aeroporto Internacional Tom Jobim, uma na Leopoldina ou Central do Brasil e outra na região sul do Estado, numa cidade ainda a ser escolhida entre as cidades de Resende, Volta Redonda e Barra Mansa.
O governo decidiu sugerir no edital de concessão do trem expresso a construção de estações opcionais, que poderão ser ativadas em períodos específicos. Uma delas é a de Aparecida, no interior paulista, que funcionaria em datas como o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). A ideia é defendida pela Igreja Católica, mas a decisão de construir a estação será do empreendedor.
O projeto é complexo, apesar de considerado viável. Há previsão de que grandes batalhas terão de ser travadas com o Ministério do Meio Ambiente até a concessão das licenças ambientais. Só para se ter uma ideia, dos 530 km de trilhos, perto de 130 serão em túneis e viadutos.


Então só nos resta esperar que o Trem Bala fique pronto a tempo para que a galera do Rio possa se deslocar com facilidade para assistir a cerimônia de abertura que se realizará em São Paulo e que os os torcedores paulistanos cheguem rapidamente para ver a grande final prevista para o Maracanã no Rio de Janeiro

Metrópoles Mundiais

Se liga aí pessoal da segunda série !! Super manero este material disponbilizado pelo jornal Estadão sobre as grandes Metrópoles . Entre no linke logo abixo desta ilustração e você vai acessar este material. Escolha e clique no ano que quer pesquisar( 1995, 2007 2025) e depois passe o mouse sobre a cidade que desejar e divirta-se !

SalaGeo no canal Futura

Em comemoração aos 20 anos da web , o canal Futura está fazendo uma série de reportagens sobre o uso deste instrumento na educação . O salageo foi um dos alvos desta reportagem onde são apresentados vários colégios e situações. O nosso é o último da sequência do vídeo . Assista a reportagem completa logo aí embaixo e deixe sua avaliação aí nos comentários .

Wushu-Kung-Fu


Kung Fu é um sistema de luta desenvolvido na china. Seus estilos surgiram das observações dos animais e através de outras metodologias, mas, no entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. . Cogita-se que o primeiro estilo de Wushu chegou à China através da Mongólia, conhecido comoShuai-Jiao, uma arte marcial desenvolvida pelo imperador amarelo há mais de quatro mil anos.A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria delas passa de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.

Os mestres tinham a mania de ser sempre muito rígidos, e tratar seus "discipulos" com muita crueldade, mas isso foi a base para se fazer um bom guerreiro. A Hierarquia e a disciplina muito bem organizados refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental.Os mestres tinham a mania de ser sempre muito rígidos, e tratar seus "discipulos" com muita crueldade, mas isso foi a base para se fazer um bom guerreiro. A Hierarquia e a disciplina muito bem organizados refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental.

Os primeiros registros fiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Tii, o terceiro dos Três Imperadores de Outono (embora alguns o considerem o primeiro imperador da China) usava espadas de cobre para o combate.

Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o período Chou, uma espécie de luta romana chamada jiaoli foi listada como um esporte militar juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens. O período de 770-481 a.C. foi chamado de Era da Primavera e do Outono. Durante esta época, o Kung Fu foi chamado de ch'uan yung, e a arte começou a florescer.

O período dos estados guerreiros (480-221 a.C.) produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importância do Kung Fu na construção de um forte exército. Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), "Exercícios de luta romana e ataque fortalecem o físico do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung Fu em luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era chi chi wu (os mesmos caracteres que os usados para o ju jutsu japonês).

As dinastias Ch'in (221-206 a.C.) e Han (206 a.C. - 220 d.C.) presenciaram o crescimento de artes marciais como o shoubo (luta romana) e o shuai-jiao, uma contenda na qual os participantes se defrontam com chifres de boi nas cabeças. O Kung Fu passou a se chamar chi ch'iao. Várias novas armas foram incorporadas à arte, e o taoísmo(Filosofia Tao) começou a influenciar a filosofia de luta. Na dinastia jin (265-439 d.C.) e nas dinastias do Norte e do Sul (420-581 d.C.), um famoso médico e filósofo taoísta, integrou o Kung Fu com chi kung (execícios respiratórios, também chamados qigong). Suas teorias de poder interior e exterior ainda são respeitadas até hoje.

Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu antecessor Hua T'o, que, durante o período dos três Reinos (220-265 d.C.), criou um método de movimento e respiração chamado wu chien shi. Este incluía a imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de um sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de Hua T'o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento de exercícios de Kung Fu.

O seguinte grande desenvolvimento da história do Kung Fu também veio durante as dinastias do Norte e do Sul: a chegada de Bodhidharma .


O Termo "Kung Fu"
Kung Fu que tem a acepção de é uma palavra chinesa em forma coloquial que pode significar "Tempo e habilidade" ou "Trabalho Duro", adquiridos através de esforço e Competência na luta corporal.

Objetivos e Benefícios

Além da habilidade em combate e ganho de saúde o wushu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilibrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios.

Estilos brasileiros
*chuang fa ou ch´uan-shu o poder do punho(kempo em japones em E.U.A kenpo karate chines de Ed Parker)
* Tai Lau Chuan
* Chi Tao Ki
* Li Tchuó Pa Kung-Fu ou Estilo Gola das 8 Forças Penetrantes
* Lop Kuen Do ou caminho do punho controlado
* Xiao Tao Chuan
MAI-TSUN-CHUAN-PHAI (Estilo do Punho Escondido)
* p´hay ho chao ou tecnica do tigre branco

Equipe Lion Team De Kung-fu Wshu

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Iniciamos + um Post Da nossa coluna semanal, os informando sobre Tudo que acontece por dentro do mundo do Vestibular!
Pessoal que esta querendo isenção da prova da 1° fase da UFF... melhor prestar atenção na noticia a seguir...

Inscrições para isenção de taxa da UFF começam nesta terça
A UFF (Universidade Federal Fluminense) começa a receber nesta terça-feira (5) as inscrições para isenção ou redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular 2010.




Podem solicitar o benefício candidatos que já tenham concluído o ensino médio ou que irão concluir até dezembro de 2009, que comprovem insuficiência de recursos financeiros mediante critérios estabelecidos pela universidade.
Para efetuar a solicitação, o interessado deve comparecer, com o documento de identidade, a um dos postos indicados no edital e adquirir o material da solicitação, que custa R$ 1.
Para efetuar a inscrição, os requerentes deverão enviar envelope de postagem pelos Correios até o dia 27 de maio ou entregá-lo no Posto de Solicitação (UFF - Campus do Gragoatá - Bloco C/térreo - São Domingos - Niterói), nos dias 27 e 28 de maio, das 9h às 16h. O comprovante de entrega do material deverá ser guardado pelo requerente.A divulgação da lista dos beneficiados será feita em 6 de agosto. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones da Coseac 0/xx/21/2629-2805 ou 0/xx/21/2629-2806.

Falando em UFF...
UFF irá utilizar o novo Enem nas duas fases do vestibular 2010
A UFF (Universidade Federal Fluminense) aprovou na última quarta-feira (29) o modelo a ser adotado no vestibular 2010: no exame, o novo Enem deverá ser usado nas duas etapas do processo seletivo.


Na primeira fase, que continua sendo eliminatória, o Enem valerá metade da nota.Nessa fase, os candidatos farão provas com questões pertinentes à grande área de conhecimento a que pertence o curso escolhido, sendo que as questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa serão comuns a todas as áreas.




A segunda etapa continuará com provas discursivas, abordando questões específicas da área de escolha do candidato.
O conteúdo deverá se aproximar ao máximo do programa de base do novo Enem.

Os estudantes da rede pública estadual e municipal que passarem para a segunda fase terão, além do bônus de 10%, concedidos desde 2008, mais 5% sobre a nota final, caso tenham alcançado rendimento acima de 70% no novo Enem.Para ser habilitado na segunda fase, o candidato deverá obter um número de acertos igual ou superior à média aritmética da prova e do novo Enem, respeitado o limite máximo de oito e o mínimo de três vezes o número de vagas oferecido pelos cursos. Além disso, professores da rede pública terão reserva de 20% das vagas em cursos de licenciatura.

Fonte: Uol Vestibular
E pra Terminar tem novidades sobre a UERJ também
Prorrogação das Inscrições para o 1º Exame de Qualificação

Procedimentos de inscrição - até 10/05/2009Último dia para pagamento da taxa - 11/05/2009(Para pagamento após o dia 07/05, somente imprimir o boleto a partir do dia 02/05.)

Imprimir o Boleto no site http://www.vestibular.uerj.br/
Fiquem Ligados nas Datas!
Abço pessoal
Até semana que vem.

domingo, 3 de maio de 2009

Aquecimento Global - Opinião de Aziz Ab´Sáber

Desde que o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) divulgou seu terceiro relatório, as discussões sobre o aquecimento global pegam fogo. Alguns cientistas afirmaram que o painel da ONU foi cauteloso demais - futuro do planeta pode ser ainda mais sombrio. Outros discordam dessas conclusões e advogam contra o exagero e o alarmismo. Neste time joga o geógrafo brasileiro Aziz Ab’Sáber. Hoje o salageo reproduz alguns trechos da entrevista desde famoso geógrafo publicada na revista National geográfica em 2007
Formado em geografia pela USP em 1944, especialista em geomorfologia e considerado um dos mais importantes ambientalistas do pais, o professor Aziz conhece como poucos a paisagem natural do Brasil e suas relações com o clima. Hoje com 83 anos, tem cerca de 300 artigos publicados, escreveu oito livros, deu aulas em várias universidades e, entre outros cargos na academia, foi presidente executivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Mesmo aposentado, todas as noites comparece ao Instituto de Estudos Avançados da USP onde é professor honorário, e vibra como um pesquisador iniciante ao mostrar mapas e imagens do Nordeste feitas por satélite. ( É também, o autor da segunda classificação do relevo brasileiro que estamos estudando no momento, né pessoal da terceira série!!!)
Por que o senhor afirma que o aquecimento global não destruirá a Amazônia nem a mata Atlântica?
Houve muito alarmismo nessa questão. Embora algumas afirmações tenham sido feitas por bons cientistas, muitas conclusões foram divulgadas de forma equivocada. Logo me irritou a afirmação de que a Amazônia desaparecerá e o cerrado tomara conta de tudo. Como há décadas estudo o problema das flutuações climáticas e o jogo do posicionamento parcial dos grandes domínios geográficos brasileiros, senti-me ofendido culturalmente. Não havia ciência na afirmação.
Em nosso litoral existe a chamada corrente tropical sul- brasileira. É uma corrente de águas quentes que desce desde o Nordeste oriental até o sudeste de Santa Catarina. Uma das consequencias do aquecimento global é que essa corrente ficará mais larga, ocupará uma área mais afastada da costa e irá avançar mais para o sul do Brasil sobre a corrente friaque vem da Argentina . Portanto, essa corrente quente levará mais calor para as regiões localizadas entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul e esta massa de água quente que chegará, provocará uma maior evaporação e aumentará a umidade causando mais chuvas . Portanto, não se pode dizer que a mata Atlântica será atingida pelo aquecimento global , pelo contrário, a tendência é que tanto a mata Atlântica como a Amazônia cresçam, e não que sejam reduzidas. Isso já aconteceu a antigamente, num período entre 6 mil e 5 mil anos atrás chamado de optimínum climático. Naquela época também houve um aquecimento do planeta, mas foi natural, e não causado pelo acúmulo dos gases na atmosfera, como hoje.

O que houve naquela época?

Entre 20 mil e 12 mil anos atrás, o planeta passou por um periodo de glaciação. Devido ao congelamento de águas marinhas nos polos Norte e Sul, o nivel dos oceanos era cerca de 90 metros mais baixo do que o registrado hoje. Depois disso, por volta de 11 mil anos atrás, houve um período de transição entre um clima frio e um mais ameno e ocorreu um ligeiro aquecimento da Terra. O frio intenso deu lugar a um clima miais tropical, como ocorria antes da glaciação. Com isso, as grandes manchas de floresta, que haviam ficado distantes umas das outras naquele clima frio e seco, cresceram e se emendaram. A esse processo, que aconteceui principalmente da costa brasileira, eu dei o nome de retropicalização.

E o que aconteceu depois?

O planeta cointinuou a esquentar, embora houvesse variações de temperatura para cima ou para baixo. Com isso, boa parte do gelo que estava concentrado nas regiões polares se derreteu. O auge desse aquecimento se deu entre 5 mil e 6 mil atrás, no optimum climático.
O aquecimento foi tal que o nível dos oceanos se elevou cerca de 2,90 metros acima do registrado hoje. O optimum e uma fase da história climática do mundo que vários cientistas e o próprio IPCC não consideraram. Como naquele periódo nem a mata Atlântica nem a Amazónia desapareceram do mapa, não é certo dizer que até 2100 a Amazónia vai virar cerrado.
O senhor tem alguma outra divergência em relação ao que foi divulgado sobre o aquecimento global?
Sim. Uma coisa é o aquecimento global, outra é sua continuidade ou não ao longo dos anos. Os cientistas dizem que vai ser sempre assim. O planeta ficará cada vez mais quente. Com isso, o calor provocará mais derretimento de geleiras, o que aumentará ainda mais o nivel do mar. E assim sucessivamente. Esse raciocínio é muito simplista. Não temos como saber nos próximos anos como o mar vai subir. Portanto, também não temos como avaliar quanto ele irá se elevar daqui a 100 ou 200 anos. Nesse periodo os continentes podem até abaixar mais e as águas do mar, inundar zonas costeiras bem maiores. Ou o contrário. Eles podem subir, como ocorreu depois do Plioceno. E com isso o mar irá recuar drasticamente.

O que o senhor sugere, diante do problema atual?
Primeiro, é preciso reduzir a emissão de gases particulados na atmosfera para mitigar o efeito estufa. Que fique bem claro que eu não discuto o aquecimento global. Depois, devem-se acompanhar os fatos ao longo de um certo espaço de tempo para avaliar todas as variações. A seguir, é fundamental um bom planejamento para evitar maiores conseqüências sobre as regiões costeiras, que serão as áreas mais atingidas. O extremo sul do Brasil, por exemplo, vai ser pouco afetado, já que, com a suspensao das águas, deve acontecer o que ocorreu durante o optimum climático. A corrente maritima quente irá descer mais para o sul, levando maior umidade e, conseqüentemente, mais chuva para o interior do território.


Bem, este é um ponto de vista de alguém que sabe o que esta falando mas , você não precisa aceitá-lo ou repeti-lo integralmente . Quer emitir seu parecer sobre o assunto ? A discussão está aberta aí em baixo nos comentários ....