SalaGeo

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Evolução e ocupação Urbana /Rio de janeiro

Link: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/EOUrbana/



Começando nosso ultimo Post antes do Enem! éee ta chegando... é nesse final de semana!
Já viu onde vai fazer a prova???
então é bom correr logo pois Já está no site do MEC (www.enem.inep.gov.br)

Enem 2009: candidatos sem cartão de confirmação podem fazer prova apenas com RG

Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 que não tiverem recebido o cartão de confirmação de inscrição pelos Correios poderão fazer a prova apenas apresentando o RG, desde que compareçam ao local de prova definido pelos organizadores do exame. A informação foi dada pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Reynaldo Fernandes, nesta terça-feira (29), em entrevista à rádio CBN.

O presidente pede aos estudantes que consultem o local de prova pelo endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/. No site é possível imprimir o cartão de confirmação de inscrição e o questionário sócio-econômico. Para aqueles que não puderem imprimi-los, há a opção de apresentar apenas o RG.

Candidatos poderão pedir mudança de local

Estudantes que tiverem sido alocados para escolas muito distantes de suas residências ou para outras cidades poderão pedir mudança de local de prova ao Inep. O pedido pode ser feito pelo faleconosco@inep.gov.br.

No e-mail, o candidato deve informar seu nome, número de inscrição, número de CPF e nome da mãe. É necessário também relatar o problema com o local de prova definido pela instituição.

De acordo com o MEC, até as 16h desta segunda (28), 400 casos de estudantes com local de prova em municípios diferentes foram encaminhados ao serviço de atendimento do Enem, entre os mais de 4 milhões de participantes. O número de casos de estudantes que fariam o exame em locações muito distantes, segundo a instituição, ocorreu somente em São Paulo, e havia atingido 200 pessoas até ontem.

Dia do Exame

O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

•3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.

•4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

Cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

O que levar

Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Durante a realização da prova não será admitida consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

Os participantes devem evitar também o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas, por critérios de segurança.

Gabarito

Apenas depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando o caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas e a folha de redação (no segundo dia).

Os gabaritos, as provas dos dois dias do Enem 2009 e as regra para que o participante identifique o respectivo modelo de prova estarão disponíveis na internet no domingo, dia 4 de outubro, às 19h, depois do término do exame em todo o território nacional.

Enem no vestibular

O inscrito no Enem terá ainda o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.

Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

Mais informações

O Enem 2009 será aplicado em 10.385 escolas diferentes com, ao todo, 113.857 salas de prova. Outras informações podem ser obtidas no site do Inep; pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161), das 8h às 20h; ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br, das 8h às 20h, inclusive nos dois dias de prova.

Fonte: Uol Vestibular

Desejamos a todos uma otima Prova nesse fim de semana! e levem documentos,de preferencia com foto.

assim que sair divulgamos o Gabarito das provas aqui.

Grande Abraço!

sábado, 26 de setembro de 2009

Hidrovias no Brasil

Hoje, a navegação fluvial no Brasil está numa posição inferior em relação aos outros sistemas de transportes. É o sistema de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a vários fatores. Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navegação. É o caso dos rios Tietê, Paraná, Grande, São Francisco e outros. Outro motivo são os rios de planície facilmente navegáveis (Amazonas e Paraguai), os quais encontram-se afastados dos grandes centros econômicos do Brasil.

Nos últimos anos têm sido realizadas várias obras, com o intuito de tornar os rios brasileiros navegáveis. Eclusas são construídas para superar as diferenças de nível das águas nas barragens das usinas hidrelétricas. É o caso da eclusa de Barra Bonita no rio Tietê e da eclusa de Jupiá no rio Paraná, já prontas.

Existe também um projeto de ligação da Bacia Amazônica à Bacia do Paraná. É a hidrovia de Contorno, que permitirá a ligação da região Norte do Brasil às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, caso implantado. O seu significado econômico e social é de grande importância, pois permitirá um transporte de baixo custo.

O Porto de Manaus, situado à margem esquerda do rio Negro, é o porto fluvial de maior movimento do Brasil e com melhor infra-estrutura. Outro porto fluvial relevante é o de Corumbá, no rio Paraguai, por onde é escoado o minério de manganês extraído de uma área próxima da cidade de Corumbá.

Transporte Hidroviário

O Brasil tem mais de 4 mil quilômetros de costa atlântica navegável e milhares de quilômetros de rios. Apesar de boa parte dos rios navegáveis estarem na Amazônia, o transporte nessa região não tem grande importância econômica, por não haver nessa parte do País mercados produtores e consumidores de peso.

Os trechos hidroviários mais importantes, do ponto de vista econômico, encontram-se no Sudeste e no Sul do País. O pleno aproveitamento de outras vias navegáveis dependem da construção de eclusas, pequenas obras de dragagem e, principalmente, de portos que possibilitem a integração intermodal. Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tietê-Paraná e a Hidrovia Taguari -Guaíba.


Principais hidroviasHidrovia Araguaia-Tocantins

A Bacia do Tocantins é a maior bacia localizada inteiramente no Brasil. Durante as cheias, seu principal rio, o Tocantins, é navegável numa extensão de 1.900 km, entre as cidades de Belém, no Pará, e Peixes, em Goiás, e seu potencial hidrelétrico é parcialmente aproveitado na Usina de Tucuruí, no Pará. O Araguaia cruza o Estado de Tocantins de norte a sul e é navegável num trecho de 1.100 km. A construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins visa criar um corredor de transporte intermodal na região Norte.

Hidrovia São Francisco

Entre a Serra da Canastra, onde nasce, em Minas Gerais, e sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, o "Velho Chico", como é conhecido o maior rio situado inteiramente em território brasileiro, é o grande fornecedor de água da região semi-árida do Nordeste. Seu principal trecho navegável situa-se entre as cidades de Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro, na Bahia, num trecho de 1.300 quilômetros. Nele estão instaladas as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho, na Bahia; Moxotó, em Alagoas; e Três Marias, em Minas Gerais. Os principais projetos em execução ao longo do rio visam melhorar a navegabilidade e permitir a navegação noturna.

Hidrovia da Madeira

O rio Madeira é um dos principais afluentes da margem direita do Amazonas. A hidrovia, com as novas obras realizadas para permitir a navegação noturna, está em operação desde abril de 1997. As obras ainda em andamento visam baratear o escoamento de grãos no Norte e no Centro-oeste.

Hidrovia Tietê-Paraná

Esta via possui enorme importância econômica por permitir o transporte de grãos e outras mercadorias de três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Ela possui 1.250 quilômetros navegáveis, sendo 450 no rio Tietê, em São Paulo, e 800 no rio Paraná, na divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul e na fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina. Para operacionalizar esses 1.250 quilômetros, há necessidade de conclusão de eclusa na represa de Jupiá para que os dois trechos se conectem.

Taguari-Guaíba

Com 686 quilômetros de extensão, no Rio Grande do Sul, esta é a principal hidrovia brasileira em termos de carga transportada. É operada por uma frota de 72 embarcações, que podem movimentar um total de 130 mil toneladas. Os principais produtos transportados na hidrovia são grãos e óleos. Uma de suas importantes características é ser bem servida de terminais intermodais, o que facilita o transbordo das cargas. No que diz respeito ao tráfego, outras hidrovias possuem mais importância local, principalmente no transporte de passageiros e no abastecimento de localidades ribeirinhas.

fonte:Ambientebrasil.com.br

Hidrovia Tietê- Paraná



A Hidrovia Paraná-Tietê é uma via de navegação situada entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, que permite a navegação e conseqüentemente o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos rios Paraná e Tietê. Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios. uma via muito importante para o escoamento da produção agrícola dessas regiões. Possui 12 terminais portuários, distribuídos em uma área de 76 milhões de hectares. A entrada em operação desta hidrovia impulsionou a implantação de 23 pólos industriais, 17 pólos turísticos e 12 pólos de distribuição. Gerou aproximadamente 4 mil empregos diretos.
Segundo o projeto, a hidrovia permite a navegabilidade em cerca de1600 km ao longo dos rios Tietê , Grande, Paranaíba e Paraná.

Ao longo do percurso foram construídas 6 barragens facilitando a locomoção de embarcações através das eclusas, que também geram 25 milhões de Kw de energia elétrica. Em todo seu percurso podem-se identificar 18 pólos regionais turísticos com infra-estrutura de qualidade.
As cargas do Rio Paraná são grãos(principalmento soja) transportados principalmente no sentido norte-sul, visando atender às necessidades do Estado do Paraná, além da carga geral (Mercosul) e madeira para abastecer as fábricas de papel e celulose em Mato Grosso do Sul .

sexta-feira, 25 de setembro de 2009



Casimiro José Marques de Abreu (Barra de São João, 4 de janeiro de 1839 — Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração romântica.


Filho de um abastado comerciante e fazendeiro português, e de Luísa Joaquina das Neves, uma fazendeira viúva. A localidade onde nasceu, Barra de São João, é hoje distrito do município que leva seu nome, e também chamada "Casimirana", em sua homenagem. Recebeu apenas a instrução primária no Instituto Freeze, dos onze aos treze anos,em Nova Friburgo, então cidade de maior porte da região serrana do estado do Rio de Janeiro, e para onde convergiam, à época, os adolescentes induzidos pelos pais a se aplicarem aos estudos.

Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Com ele, embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra. O seu sentimento nativista e as saudades da família escreve: "estando a minha casa à hora da refeição, pareceu-me escutar risadas infantis da minha mana pequena. As lágrimas brotavam e fiz os primeiros versos de minha vida, que teve o título de Ave Maria".

Em Lisboa, foi representado seu drama Camões e o Jau em 1856, que foi publicado logo depois.

Em 1857 retornou ao Brasil para trabalhar no armazém de seu pai. Isso, no entanto, não o afastou da vida boêmia. Escreveu para alguns jornais e fez amizade com Machado de Assis. Escolhido para a recém fundada Academia Brasileira de Letras, tornou-se patrono da cadeira número seis.

Tuberculoso, retirou-se para a fazenda de seu pai, Indaiaçu, hoje sede do município que recebeu o nome do poeta, onde inutilmente buscou uma recuperação do estado de saúde, vindo ali a falecer. Foi sepultado conforme desejo onde nasceu, estando sua lápide no cemitério da secular Capela de São João Batista, em Barra de São João, junto ao túmulo do pai. Em 1859 editou as suas poesias reunidas sob o título de Primaveras.

Espontâneo e ingênuo, de linguagem simples, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. Deixou uma obra cujos temas abordavam a casa paterna, a saudade da terra natal e o amor (mas este tratado sem a complexidade e a profundidade tão caras a outros poetas românticos).

A localidade de Barra de São João passou a se chamar "Casimiro de Abreu" em sua homenagem.



Meus Oito anos


Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida,
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor!

Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia,
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias de minha infância
Oh! meu céu de primavera!
Que doce à vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberto o peito,
- Pés descalços, braços nus -.
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
- Que amor, que sonhos, que flores -,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rio /Geográfico Musical

Como já foi falado anteriormente, a Turma 2002 está desenvolvendo um projeto de estudo da cidade do Rio de Janeiro com uso de musicas de diferentes estilos . Cada grupo trouxe uma música e estamos trabalhando com as letras destas músicas. Já analisamos Rodo Cotidiano do Rappa ,Eu vou pra Lapa da Alcione e nesta sexta-feira trabalhamos com Rio 40 graus trazido pelo grupo do Francisco . Assista o vídeo ( quem não conhece é imperdível) de Fernanda Abreu , entre no ritmo do "Funk" e veja o que a turma aprontou com a seguinte proposta : Depois de ouvir e discutir o sentido da letra, cada grupo ganhou uma imagem ( sorteada). Teriam que selecionar 4 versos em qualquer ordem retiradas da letra da música que mais combinasse com a imagem recebida.
"Rio 40 graus cidade maravilha purgatório da beleza e do caos "
" É meu este lugar lugar , sou carioca "
" Na cidade sangue quente , na cidade maravilha mutante "
"favelada suburbana de shortinho, de chinelo sem camisa "




"Novidade culturalda garotada"
" na cidade sangue quente na cidade maravilha mutante"
" Rio é uma cidade de cidades misturadas "
" capital do sangue quente do melhor e do pior do Brasil"

" submundo camelô"
" favelado suburbano"
"De quem é este lugar?
"É meu , sou carioca "



" comando de comando, submundo bandidaço"
" favelada , suburbana , classe média marginal"
"favelada suburbana de shortinho, de chinelo, sem camisa ,carregando sub-Uzi equipadinha"
" com governos misturados , camuflados, paralelos, sorrateiros ocultando comando"




" Submundo bandidaço"
"Purgatório da beleza e do caos"
" malhação , pagode, funk"
" favelada suburbana "






" favelada suburbana"
"classe média marginal"
"submundo de madame"
"na cidade maravilha mutante "







" na cidade sangue quente, purgatório da beleza e do caos"
O Rio é uma cidade de cidads misturadas "
" É meu este lugar, Sou Carioca "

quinta-feira, 17 de setembro de 2009



Como não conseguimos postar ontem estamos aqui numa quinta feira com mais um DICAS de VESTIBULAR.
A Uerj já divulgou o gabarito do 2° Exame de Qualificação.
E aí como vocês se sairam nessa prova ? Tava muito difícil ?


Clique aqui para ver o gabarito oficial da prova


Segundo a Uerj, 59.533 candidatos se increveram para o segundo exame de qualif icação . O resultado da prova será divulgado no dia 23 de setembro. O primeiro exame, reali zado no dia 21 de junho e que já teve o resultado divulgado no site da instituição , contou com 70.9 4 2 inscritos.

Por volta de 10h15 deste domingo começaram a sair os primeiros candidatos que fizeram o segundo exame de qualificação da Uerj, no Maracanã, Zona Norte do Rio. No campus da faculdade, cerca de cinco mil alunos prestaram os exames.

Alunos consideram provas da Uerj de física e química difíceis

Alguns relataram dificuldades. Para o estudante de economia Leonardo Marques, de 23 anos, a parte de humanas foi fácil. O único obstáculo foi mesmo a prova de química. Já para Arthur Henrique, de 17 anos, as dúvidas surgiram nas questões de matemática e física. Ele considerou o segundo exame mais difícil que o primeiro.

Um dos primeiros a sair, Diego Rodrigues briga por uma vaga no curso de engenharia. Ele não considerou a prova dificil, mas ainda assim, achou a primeira fase mais fácil.

Processo seletivo

O vestibular é realizado por dois exames de qualificação por ano, em que o candidato não escolhe nem a instituição nem a carreira. O vestibulando pode fazer tanto o primeiro exame quanto o segundo, ou até ambos. Neste caso, é considerada a melhor nota. Para cada exame de qualificação é preciso fazer uma inscrição específica.

Para a segunda fase, que é composta por exame discursivo e será no dia 6 de dezembro, podem se inscrever somente os candidatos que tiverem obtido aprovação no exame de qualificação. A inscrição para o exame discursivo será entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro.

fonte; G1


Agora quem não foi bem na Uerj não desanime já que dia 3 e 4 de outubro temos a prova do ENEM que valerá como parte da nota de algumas Faculdades, por isso vamos estudar que a maratona de provas está só no começo !

Um Grande Abraço e até semana que vem !

Por Que Sentimos Sono Após um Almoço?


A Maioria das pessoas, principalmente pessoas que tem um trabalho um tanto pesado, tiram uma soneca após o almoço. Mas por que isso acontece?

Por dois motivos. O principal deles é o aumento de bicarbonato no sangue. Quando começa a digestão , o estômago captura água e gás carbônico no organismo para formar o ácido carbônico. Essse ácido reage com outro, o ácido clorídrico, e forma o suco gástrico, que digere os alimentos.

Da reação entre os ácidos, sobra uma substância chamada bicabornato, que é absorvida pelo sangue e o torna mais ácido.
Quando o sangue acidificado irriga o sistema nervoso central, provoca a diminuição da atividade das regiões responsáveis pela vígilia e pela concentração muscular.

“Não se sabe exatamente como acontece, mas há uma diminuição da capacidade de concentração e força dos músculos, provocando uma sensação passageira de sono.
além disso, durante a digestão uma quantidade maior de sangue se dirige para o estômago e os intestinos para ajudar no processo.

O sistema nervoso central passa, então, a ser menos irrigado e , portanto, diminui sua atividade porque dispõe de menos oxigênio.

Fonte: Yahoo! Respostas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Perfil da população local / Turma 3001/08

Dentro do projeto do ano passado , a turma 3001 produziu um material maravilhoso. utilizando-se de uma amostragem de dados coletados em em trabalho de campo que incluiu familias dos bairros da Barra, Recreio e jacarepagua ( incluindo as comunidades da Cidade de deus, Terreirão e Rio das Pedras ) traçaram um perfil da população local com resultados surpreendentes. Montaram 5 painés plastificados com as tabelas, gráficos e conclusões que foram expostos e explicados aos visitantes da feira cultural no dia 31/10/08 . Estes painéis encontran-se ainda disponíveis a apreciação no colégio mas, para que este material não se perdesse com o tempo, foi agora transformado em ppt. O resultado você pode conferir já !!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estou mais uma vez aqui postanto sobre um grande autor nordestino : JOSÉ LINS DO REGO

José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em 1901, no Estado da Paraíba, e morreu em 1957 na cidade do Rio de Janeiro.
Viveu a maior parte de sua vida em Recife, cidade onde se formou em Direito. A partir de 1936, passou a viver na cidade do Rio de Janeiro.
O dia a dia e os costumes tanto de Pernambuco quanto do Rio de Janeiro eram evidentes em suas obras literárias.
Ele deu início ao conhecido Ciclo da Cana-de-Açúcar com a obra: Menino de Engenho. Além deste livro, este notável escritor escreveu outros livros, como: Doidinho, Banguê, O Moleque Ricardo e Usina. Este último possui narrativa descritiva do meio de vida nos engenhos e nas plantações de cana-de-açúcar do Nordeste.
Em sua segunda fase, José Lins do Rego escreveu romances que tinham como tema a vida rural. Deste período, fazem parte as seguintes obras: Pureza, Pedra Bonita, Riacho Doce e Agua Mãe.
No ano de 1943 publicou o livro Fogo Morto, considerado a sua obra-prima; posteriormente escreveu Euridice, Cangaceiros, alguns ensaios, crônicas e outras obras.
Este notável escritor foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e teve suas obras traduzidas para diferentes idiomas, entre eles, o russo. Antes de morrer, escreveu um livro de memórias chamado: Meus Verdes Anos.

Principais obras de José Lins do Rego

- Menino de engenho (1932)
"Meu avô me levava sempre em suas visitas de corregedor às terras de seu engenho. Ia ver de perto os seus moradores, dar uma visita de senhor nos seus campos. O velho José Paulino gostava de percorrer a sua propriedade, de andá-la canto por canto, entrar pelas suas matas, olhar as suas nascentes, saber das precisões de seu povo, dar os seus gritos de chefe, ouvir queixas e implantar a ordem. Andávamos muito nessas suas visitas de patriarca."

- Doidinho (1933)
- Bangüê (1934)
- O Moleque Ricardo (1935)
- Usina (1936)
- Pureza (1937)
- Pedra bonita (1938)
- Riacho doce (1939)
- Fogo morto (1943)
"Chegou a abolição e os negros do Santa Fé se foram para os outros engenhos. Ficara somente com seu Lula o boleeiro Macário, que tinha paixão pelo ofício. Até as negras da cozinha ganharam o mundo. E o Santa Fé ficou com os partidos no mato, com o negro Deodato sem gosto para o eito, para a moagem que se aproximava. Só a muito custo apareceram trabalhadores para os serviços do campo. Onde encontrar mestre de açúcar, caldeireiros, purgador? O Santa Rosa acudiu o Santa Fé nas dificuldades, e seu Lula pôde tirar a sua safra pequena. O povo cercava os negros libertos para ouvir histórias de torturas. Fazia-se romance com os sofrimentos das vítimas de Deodato. Quando o carro do capitão Lula de Holanda passava, corria gente para ver o monstro, todo bem-vestido, com a família cheia de luxo, que ia para a missa. Um jornal da Paraíba falara em crimes da escravidão e nomeava o Santa Fé, o Itapuá, como de senhores algozes.”
- Eurídice (1947)
- Cangaceiros (1953)
- Gordos e magros (1942)
- Poesia e vida (1945)
- Homens, seres e coisas (1952)
- A casa e o homem (1954)
- Meus verdes anos (1956)
- O vulcão e a fonte (1958)
- Dias idos e vividos (1981)



Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo (AL), em 1892 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1953. Fez os primeiros estudos no interior de Alagoas e tentou o jornalismo no Rio de Janeiro. Regressou a Palmeira dos Índios (AL), cidade da qual foi prefeito, em 1928, renunciando ao cargo dois anos depois e passando a dirigir a Imprensa Oficial do Estado. Em 1933, foi nomeado Diretor da Instrução Pública. Por suspeita de ligação com o comunismo, foi demitido e preso em 1936. Remetido ao Rio de Janeiro, permaneceu encarcerado na Ilha Grande, onde escreveu Memórias do cárcere. Em 1945, aderiu ao Partido Comunista Brasileiro.

OBRAS

Romance: Caetés(1933); São Bernardo(1936); Vidas secas(1938).
Conto: Insônia(1947).
Memórias: Infância(1945); Memórias do cárcere(1953); Linhas tortas(1962); Viventes das lagoas(1962). As duas últimas obras foram publicadas postumamente.
Literatura infantil: Histórias de Alexandre(1944); Histórias incompletas(1946).

DICAS DE LIVRO: VIDAS SECAS

O livro retrata a vida de pessoas que vivem no sertão brasileiro e o sacrifício delas para sobreviver. Tendo como tema a luta pela sobrevivência diante do flagelo da estiagem, o autor traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua família.



'Fabiano é uma pessoa que se ligou de maneira visceral ao meio. Ele se orgulha de sobreviver à Seca e de fazer parte de uma paisagem que só admite os mais resistentes: ora exalta-se com secreta satisfação: ”Fabiano, você é um homem”; ora, se reconhece como a um animal: “Você é um bicho, Fabiano”, e o orgulho logo passa para a dúvida - quando pensa ser uma coisa da fazenda, um traste que possui apenas as perneiras, o gibão, o guarda-peito e o sapato de couro cru que, ao ser demitido, seria do vaqueiro que o substituísse.

Vaqueiro, rude, curto das ideias, sem instrução e sem capacidade de entendimento, Fabiano não tem planos e vive a procura de trabalho. Bebe muito e perde dinheiro no jogo. Sua auto-imagem varia de acordo com a situação e seu ânimo diante da dificuldade: quando se reconhece um homem e sente orgulho, Fabiano é a afirmação do indivíduo que se sobrepõe às dificuldades. Quando se reconhece um animal, ganha relevância o ser impessoal de existência desumana. Ao avistar Baleia – num momento de comunhão, envolvido na tragédia de pertencer à mesma realidade do animal, Fabiano conclui: “Você é um bicho, Baleia”.

Fabiano tenta, mas não consegue se comunicar. Como os animais, a família de Fabiano praticamente não tinha linguagem. Contando apenas com o instinto de sobrevivência, ele – um cabra vermelho, curtido pelo sol, é vencido por um soldado raquítico que desafia-o para uma partida de baralho. Humilhado, Fabiano chega a ser preso e não consegue se defender: a fragilidade de linguagem impede a possibilidade de divulgar a injustiça que sofrera e ele lamenta viver como um bicho, sem ter frequentado a escola.

sábado, 5 de setembro de 2009

Rodo Cotidiano

A turma 2002 está desenvolvendo este bimestre o projeto Rio Geogáfico/Musical . A proposta é de montar um perfil urbano/social da cidade do Rio de janeiro e dos cariocas utilizando letras e músicas de diferentes estilos que falam da nossa cidade.
Nesta primeira etapa estão se organizando em grupos e escolhendo que músicas irão trabalhar . Vários grupos já fizeram suas escolhas : 1967 de Marcelo D2 , Rio 40º ; Garota de Ipanema ; Nosso Sonho de claudinho e Bochecha e muito mais que ainda vem por aí...
Nesta sexta-feira trabalhamos em sala uma verdadeira obra-prima , a musica do Rappa Rodo Cotidiano.
Assista o vídeo e leia o que a galera escreveu ( apenas alguns trechos selecionados) encadeados como se fosse um único texto.


"Avião do Trabalhador"
" O cotidiano do povo brasileiro é quase todo igual...Ramon
" Essa musica retrata a realidade do pobre brasileiro, o cotidiano do trabalhador urbano" ... Vitor Hugo ... ..."principalmente a realidade do trabalhador do Rio de janeiro." Bianca ... "que sai cedo para trabalhar"...Camila ..." passa sufoco em transporte coletivo"....Maria Tatiane...." "lotado e garantir o pão de cada dia." Vandick ...."fala sobre a condição de um cidadão pobre e assalariado"...Andrey... que trabalha longe , ...precisa pegar um trem apertado e leva quentinha" . Igor Raphael
." o dia-adia de " um brasileiro comum que sofre suas necessidades. Sofre ao ir ao trabalho, sofre ganhando pouco, sofre com o transporte"... Kelve .. ."que muitas vezes a gente vê sorrindo mas não sabe dos problemas.".. Gisele." " coisas que se passam todos os dias e que passam despercebidas" .Luciana
"...um trabalhador que precisa enfrentar viagens em um trem da central do Brasil " Fabiana... "a minhoca de metal que é o trem, parece um curral pois o espaço é pequeno , apertado com muitas pessoas ..." Ingrid ...."...que ele é só mais um na minhoca de metal (trem)...só mais um brasileiro esquecido." Davi
"A musica... fala da realidade do nosso lugar de modo poético."..Jessica Fernandes ..." conta a história de um trabalhador que vive sempre a mesma coisa "... e que interpreta de uma forma sensível e pensativa ... Átila ...."que se sente amargurado , que não aguenta mais seu dia-a-dia "...Jessica Brito..." enfrenta essas dificuldades como se fosse um gigante e que não se deixa levar"...George .
"Gostei muito .Para falar a verdade nunca tinha escutado esta musica"...Francisco
"...a musica nos faz refletir "...Luciana"

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Web completa 20


á são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários O www completou, em 2009, 20 anos de existência. O "maluco" que inventou a rede mundial de computadores é um cientista inglês chamado Tim Berners Lee. Em duas décadas de vida, já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários. Quer saber toda a história da Internet? Então confira a matéria acima!

Agora... quer fazer uma viagem ao passado e visualizar a internet de anos atrás? No site WayBack Machine, você consegue acessar todos os sites da rede desde a sua criação. O Olhar Digital, por exemplo, já teve várias caras diferentes. Clique e confira. É, no mínimo, curioso!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009



Rio voltando a ter seu clima tipico novamente e se iniciando junto + uma postagem da nossa coluna semanal sobre tudo que você precisa saber sobre o mundo do Vestibular aqui no SALA GEO!

UFRJ oferece 14 novos cursos no vestibular 2010; inscrições começam em outubro

As inscrições para o vestibular 2010 da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) iniciam em 1º de outubro e devem ser feitas pela internet. Segundo o edital do processo seletivo, divulgado nesta terça-feira (1º), para se inscrever a uma das 8.274 vagas oferecidas é necessário fazer o Enem 2009 - o exame será a primeira etapa do vestibular da universidade.

Durante a inscrição é necessário informar o número do Enem 2009 e do CPF do candidato. A inscrição é gratuita e o prazo vai até as 18h de 23 de outubro. O manual do candidato estará disponível no site do vestibular no dia 1º de outubro.

Novos cursos

Neste vestibular, a UFRJ oferece 592 vagas a mais do que o vestibular de 2009 e 14 cursos inéditos; veja quais são as novas graduações:

  • Ciências biológicas: biotecnologia (Xerém);
  • Engenharia nuclear;
  • Nanotecnologia;
  • Nanotecnologia (Xerém);
  • Defesa e gestão estratégica internacional;
  • Gestão pública para o desenvolvimento econômico e social;
  • Conservação e restauração;
  • Licenciatura em dança;
  • Teoria da dança
  • Licenciatura Letras - português - literatura (N);
  • Bacharelado em música - bandolim;
  • Bacharelado em música - regência coral;
  • Bacharelado em música - regência de banda;
  • Bacharelado em música - regência de orquestra;

  • O curso de pedagogia ganhou nova turma no período matutino e o de comunicação social ganhou turma no período noturno.

    Primeira etapa

    A UFRJ irá utilizar a soma das notas obtidas nas quatro provas objetivas do Enem 2009 para convocar os candidatos à segunda fase. O número de candidatos chamados será igual a quatro vezes o número de vagas oferecidas para cada opção de curso.

    Na convocação para a segunda fase será considerada exclusivamente a primeira opção de curso. O comprovante de inscrição será divulgado em 3 de novembro e a convocação para a 2ª etapa está prevista para 15 de dezembro.

    Segunda etapa

    As provas da segunda serao aplicadas nos dias 9 e 10 de janeiro de 2010.

    Fonte: Uol vestibular

    Fiquem atentos as datas pra nao perder nenhuma etapa!
    Grande Abraço e até a próxima semana.