SalaGeo

sábado, 28 de novembro de 2009

Crescimento Econômico



Mais uma edição ( ou melhor mais um post) aqui no salageo mostrando dados socio-econômicos do nosso país . Mais uma vez o órgão responsável pelo levantamento e divulgação destes índices foi o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que nesta quarta-feira (18) apresenta dados relativos ao crescimento econômico por Região e estados além da participação destas unidades na composição do PIB no período de 1995 a 2007.
Vejam alguns dados divulgados :
# Entre 1995a 2007 o crescimento econômico médio no Brasil foi de 39,8%. As regiões que tiveram maior crescimento foram : Norte ( 73,6 %), Centro-oeste ( 63,5%) , Nordeste (44%) e Sul ( 39,9%) . A única região com crescimento abaixo da média foi a Sudeste com 33%. Neste mesmo período os estados de maior expansão da economia foram Mato Grosso (111,5%) e Amazônas ( 96,1%)
#No ano de 2007 , o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve expansão de 6,1%. A região Norte teve expansão de 3,8%, enquanto o Nordeste cresceu 4,8%. As demais regiões tiveram alta acima da média, com o Centro-Oeste liderando, com uma expansão de 6,8%. No Sul, o crescimento foi de 6,5%, e no Sudeste, de 6,4%.
#A região Sudeste perdeu participação na composição do PIB nacionalem relação a 1995 . Em 1995, o SE contribuía com 59,1% da riqueza nacional e em 2007, essa participação havia caído para 56,4%. Apesar disto o estado de São Paulo segue responsável, sozinho por mais de um terço do PIB nacional, ou 33,9%.
#Por estado, as maiores participações no PIB em 2007, depois de São Paulo, eram do Rio de Janeiro (11,2%), Minas Gerais (9,1%), Rio Grande do Sul (6,6%) e Paraná (6,1%). Já os estados que menos contribuíam, proporcionalmente, com o PIB nacional, eram Roraima, Acre e Amapá, todos com participação de 0,2%.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sorrir Faz Bem!

salageovocee[3] Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica.

Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.

Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este, que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.

Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.
Fonte: Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Enem cada vez + próximo...

Enem 2009: Locais de prova já podem ser consultados na internet

Os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 já podem ser consultados na internet; confira:

no seguinte endereço - http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os cartões de confirmação da inscrição também já estão sendo entregues aos candidatos pelos Correios e devem chegar até o dia 30 de novembro. Quem não receber o documento pode consultar o local em que fará o exame pela internet ou pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161).

O cartão contém a hora, a data e o local da prova onde o candidato deverá fazer o Enem. Além disso, devem constar o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. O Enem 2009 será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro a 4,1 milhões de estudantes.

Outras informações podem ser obtidas no site do Inep.

Fonte: Uol Vestibular

sabe onde vai fazer a prova já? se nao sabe corre lá que Já esta disponivel
Grande Abraço

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Curiosidades do Pau Brasil

  • salageovocee Embora sem comprovação efetiva, prevalece entre pesquisadores a convicção de que a própria nau que levou a notícia do descobrimento a D. Manuel houvesse carregado toros de pau-brasil.
  • Na Holanda do século XVI, a população carcerária não devia querer ouvir falar em pau-brasil. Sabe por quê? Lá, as toras eram reduzidas a pequenos fragmentos e raspas pelos presos nas casas de detenção e, nesse estado, entregues às tinturarias.
  • Pau-brasil: um nome em cada porto:
    Nos países de língua francesa, ele é chamado de Bois de Brésil e de Bresillet de Pernambuco.
    Nos países de língua inglesa, ele é conhecido por Brazil-wood, Pernambuco-wood, Lima-wood, Nicarágua-wood, peach-wood, sapam-wood ou bukkum-wood.
    Na Argentina, o chamam de pinango.
    Na Índia, de sapam.
    E na Espanha, seus nomes são palo Brazil ou palo de Santa Marta.
  • A respeito de sua vasta lista de nomes, vale lembrar que o pau-brasil original mesmo, o legítimo, existe em uma única espécie no Brasil. O também famoso sapam, de origem indiana, apesar de muito parecido com o pau-brasil, é um gênero de uma família diferente da Caesalpinia. Portanto chamar um sapam de pau-brasil ou vice-versa constitui-se em uma tremenda gafe botânica!
  • O famoso naturalista Von Martius em sua "Viagem pelo Brasil" escreveu: "Numerosas como sejam essas plantas na América (as leguminosas) entretanto só raras vezes o olhar se depara com elas em conjunto, pois não são sociáveis e crescem separadas no meio de outras. Será erro crer que no Brasil se possam encontrar matas inteiras do nobre pau de tinturaria (...) Ele cresce isolado entre os mais diversos vizinhos na mata virgem".
  • Especialistas em química e em medicina da Universidade Federal de Pernambuco estão realizando experimentos com o princípio ativo extraído do pau-brasil a fim de investigarem sua ação anti-neoplásica, ou seja, sua eficiência no combate a certos tipos de tumor. Em algumas aplicações em ratos, a substância conseguiu propiciar a inibição do tumor em até 87%.
  • Pau pra toda obra:
    Além da tinta corante, o pau-brasil também foi muito utilizado na construção naval, na construção civil e em trabalhos de torno em marcenaria de luxo. Na atualidade, a madeira é basicamente utilizada para a confecção de arcos de violino.
  • MPB: Música do pau-brasil
    Segundo dados históricos, coube a um gênio projetista francês do século XVIII, François Tourte, a criação do arco de violino a partir da madeira considerada a ideal - o pau-brasil - conhecido na França também como "Fernambouc", uma corruptela de Pernambuco.
    Os dados a respeito do uso do pau-brasil na confecção de arcos de violino são bastante incompletos. Não existem números confiáveis sobre a quantidade de madeira exportada para este propósito e quanto se gasta de madeira para se fazer um arco. Negociantes de madeira relutam em divulgar estas informações, mas estima-se que anualmente negociam-se 200 metros cúbicos, embora este número possa aumentar, pois muita madeira é gasta no processo de fabricação dos arcos. (Um arco de violino típico requer o uso de 1 kg de madeira).
    O que deve ser cobrado das autoridades competentes é uma rigorosa vigilância sobre essa indústria, a fim de evitarem abusos que levem a novos desastres ecológicos. Caso contrário, cada vez que um arco de violino no mundo fizer gemer o instrumento, seremos forçados a nele reconhecer o grito lancinante de um pau-brasil caindo ao chão, indefeso!
  • Vejamos agora um exemplo de absoluta falta de consciência ecológica.
    Perguntado, certa vez, porque em um reflorestamento obrigatório por lei, plantou muito mais eucalipto do que pau-brasil, um grande negociante da madeira, do Espírito Santo, respondeu: "Eucalipto cresce rapidamente, enquanto o pau-brasil leva 100 anos para tornar-se uma árvore de corte. Por que, então, vou plantar uma coisa que nem meus filhos vão ver?" Confronte tal raciocínio com o do chefe Seattle. E aí? Quem é mesmo mais civilizado?
  • Nem tudo o que é bom pra Metrópole...
    O pau-brasil foi uma das árvores mais cobiçadas pelos europeus, após o descobrimento. Mas não eram só os europeus que o queriam: os habitantes da Capitania de Porto Seguro queriam aproveitá-la, mas Portugal não deixava - ela era monopólio da "Coroa", de acordo com um decreto de D. Manuel.
  • O pau-brasil é coisa nossa!
    Diogo de Campos Moreno, a quem se atribui o "Livro que dá razão do Estado do Brasil", defendeu o corte de pau-brasil pelos habitantes da Capitania de Porto Seguro que, para ele, seria o único "remédio" para diminuir um pouco a penúria em que a população vivia.
  • Je t’aime, pau-brasil
    Os franceses chegaram com uma expedição ao rio Doce onde os nativos tentaram convencê-los a desembarcar, com a condição de que ajudariam a cortar e carregar a madeira na nau. Os franceses não acreditaram: se aceitassem, seriam facilmente dominados e talvez comidos. Em 1558, outra nau francesa apareceu, desta vez em Itapemirim, na Capitania do Espírito Santo. Não teve tanta sorte: os tripulantes desceram, foram combatidos e vinte deles presos. Portugal chegou a fortificar Porto Seguro para rechaçar os invasores.
  • O pau-brasil e a pena de morte!
    Em 1775, a punição para quem cortasse pau-brasil ia do confisco dos bens até a pena de morte. Apesar disso, no Espírito Santo, ele era vendido a 240 réis o quintal. "Quintal" era a unidade de medida de peso vigente na época, equivalente a aproximadamente 60 quilos.
  • Em busca do tempo perdido
    Se quisesse renovar as antigas florestas, o Brasil precisaria de mais de 100 anos!
  • Coisas do arco da velha!
    No final da década de 70, um grande madeireiro capixaba afirmou: "Dos sete violinos Stradvarius que existem no mundo, conheci dois, um em Milão e outro em Paris, com arcos feitos de pau-brasil, numa época em que o país não havia sido descoberto. Há registros também de violinos europeus menos famosos, datados da Idade Média, com arcos fabricados em pau-brasil."
  • Durante excursão que realizou pela "costa do pau-brasil", em 1981, o botânico Prof. Francismar Francisco Alves Aguiar encontrou vários povoados com o nome de Pau-brasil.
  • A 100 km de Vitória (Espírito Santo) está localizado um dos povoados brasileiros com o nome de Pau-brasil. Ironicamente, lá a madeira está extinta, ficando o lugarejo localizado justamente em meio a uma espessa floresta de eucaliptos.
  • "Eu mesmo nunca vi pau-brasil, nem sei pra que serve." e "A professora nunca me falou dele." são frases recolhidas entre os habitantes de Pau-brasil (ES), no início da década de 80.
  • O viajante Saint-Hilaire, no século XIX, assim descreveu o desmatamento de que foi testemunha no mesmo local em que hoje se situa o miserável povoado de Pau-brasil : "Na época de minha viagem (1816 a 1822), já tinham vindo arrancar as raízes, depois de haver cortado todas as árvores."
  • Na opinião do professor João Vasconcelos Sobrinho, a intensa e contínua exploração do pau-brasil pelos portugueses, associada à dos franceses, holandeses, ingleses e espanhóis, no período de 1500 a 1875, possivelmente tenha sido a causa do processo de desertificação do Nordeste.
  • Apesar da quase certeza da extinção do pau-brasil, em 1928, o então estudante de agronomia João Vasconcelos Sobrinho e o professor de botânica Bento Pickel, num local chamado Engenho São Bento, hoje sede da Estação Ecológica da Tapacurá da Universidade Federal Rural de Pernambuco, verificaram a presença de uma árvore de pau-brasil, eliminando qualquer dúvida sobre a sua extinção ainda em nossas matas.
  • Não há registros da existência do pau-brasil no sul do país e nem sequer na Amazônia. Não há referência dele nessas regiões nem mesmo pelos índios que as habitavam.
  • Os naturalistas Piso e Marcgravena registraram o pau-brasil com o nome tupi de Ibirapitanga na "História Naturalis Brasiliae", em 1649. Dele também se ocuparam vários cientistas de renome como Velosso, Sprengel e Voguel.
  • Os historiadores são unânimes em afirmar que o primeiro ciclo da história econômica do Brasil foi o do pau-brasil. "Por este modo se tem feito muitos homens ricos" afirmou o historiador Brandônio. O ciclo do pau-brasil encerrou-se em 1875. Ou seja, foram ao todo 374 anos de exploração predatória.
  • Botanicamente, só existe uma espécie de pau-brasil, conhecida por Caesalpinia echinata Lam., embora outras espécies de árvores sejam erroneamente chamadas de pau-brasil, simplesmente por apresentar algumas semelhanças com a planta verdadeira. São, assim, os chamados falsos paus-brasil. Dentro da espécie Caesalpinia echinata o que pode ocorrer são variedades ou raças geográficas que apresentam pequenas diferenças morfológicas na forma e na quantidade de acúleos (espinhos) e no tamanho dos folíolos e pinas (parte das folhas). Atualmente algumas pesquisas estão sendo realizadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Ceplac (BA) e na Embrapa (DF) em vistas de esclarecer essas controvérsias.
  • Pau-brasil: poesia de exportação
    O escritor modernista Oswald de Andrade lançou, em Paris, em 1924, O Manifesto da Poesia Pau-brasil. A relação do manifesto poético com nossa árvore símbolo diz respeito ao fato de ter sido o pau-brasil nosso primeiro produto de exportação, desejando Oswald, então, criar a primeira poesia de exportação brasileira, a poesia pau-brasil.
    No manifesto, Oswald atenta a todo instante para o fato de precisarmos estar mais voltados à nossa realidade, vendo o Brasil de "dentro para fora" e não com a visão estereotipada e preconceituosa típica dos colonizadores europeus que por tanto tempo nos dominaram. Tanto quanto nossa primeira riqueza, a poesia pau-brasil pretendia se revestir de um caráter primitivista, que assumisse criticamente os contrastes históricos e culturais a que fomos submetidos






  • Parece que Depois do Furto das provas do Enem esse ano, a fiscalização vai realmente ser + rigida.

    Enem 2009: MEC repassa R$ 1, 264 milhão ao Ministério da Defesa para segurança

    O MEC (Ministério da Educação) vai repassar R$1.264.479,10 para cobrir as despesas do Ministério da Defesa com a segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. A informação está publicada no Diário Oficial da União desta quarta (18). Com mais esse custo, a nova versão do Enem 2009 já está em R$ 133,16 milhões.

    Segundo a portaria, a verba supre os "recursos necessários para atender às despesas do Ministério da Defesa", como escolta dos comboios dos Correios na Grande São Paulo para transporte da prova.

    A portaria estabelece ainda que "os saldos orçamentário e financeiro não utilizados" devem ser devolvidos ao Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, obrigatoriamente até o dia 31 de dezembro.

    Custos
    O gasto com a aplicação do Enem 2009 está estimado em R$ 131,9 milhões. O valor do novo contrato de aplicação do exame ficará em R$ 99,96 milhões. Já a impressão dos novos cadernos de prova sairá por R$ 31,9 milhões.

    A assessoria de comunicação do MEC informou que os R$ 131,9 milhões estão dentro da previsão de custos que a pasta tem para o Enem. O ministério calculou gastar R$ 35 por prova, o que daria um valor total aproximado de R$ 143,5 milhões (para os 4,1 milhões de candidatos).

    O Enem 2009 será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro. A prova, prevista para os dias 3 e 4 de outubro, teve de ser adiada após fraude. Na madrugada do dia 30 de setembro para o dia 1 de outubro, o MEC foi informado que dois homens tentaram vender a prova ao jornal "O Estado de S.Paulo".

    Após o cancelamento, um força-tarefa foi montada com diversas pastas do governo para a realização da nova edição do Enem. Além do novo consórcio (Cesgranrio e Cesp) contratado em regime de urgência, foram acionados também a PF (Polícia Federal), a ETC (Empresa de Correios e Telégrafos) e o Ministério da Defesa para fazer a escolta e segurança do exame.


    Fonte: Uol vestibular

    Logo, logo, poderemos ver onde vamos fazer as provas desse ano, e receber a carta em nossas residencias , Tenham todos uma otima semana e um Bom Feriado!

    Abraço

    domingo, 15 de novembro de 2009

    Desafio / Que lugar é este ?

    A vencedora do desafio" Que lugar é este? " foi a aluna Daiana da turma 2006 que foi a primeira a indicar corretamente Barra de Guaratiba e Restinga da Marambaia . Foi ,no entanto, o aluno Wilker da 3007 que descreveu com detalhes e precisão o que as duas fotos mostravam :

    "esse ai e mole profesora .. minha praia .. barra de guaratiba .. ae tem a ponte q da pra restinga de marambaia .. na foto tambem da pra ver a pedra do pontal .. prainha .. grumari ... essa maravilha que é o rio de janeiro"

    O salageo publica a seguir a terceira foto da sequência onde já se pode avistar toda região do Recreio incluindo apraia da macumba, a lagoa das Taxas, o Pontal, a praia do Recreio e toda área Urbanizada e maisacima a Lagoa de Marapendi como uma franja paralela ao Mar .

    sexta-feira, 13 de novembro de 2009



    Essa semana no nosso SALAGEOLITERÁRIA , postarei um dos poetas mais consagrados da Literatura Portuguesa : FERNANDO PESSOA


    Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

    É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo"[1].

    Por ter crescido na África do Sul, para onde se mudou aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa foi alfabetizado em Inglês. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.


    DICA DE LEITURA: AUTOPSICOGRAFIA

    O poeta é um fingidor.
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente.
    E os que lêem o que escreve,
    Na dor lida sentem bem,
    Não as duas que ele teve,
    Mas só a que eles não têm.
    E assim nas calhas de roda
    Gira, a entreter a razão,
    Esse comboio de corda
    Que se chama coração.

    Rio 40º

    Alô todo mundo!!!
    Aqui vai uma previa do trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo " Blaf²" da turma 2002 com participação especial da aluna Ana luiza da turma 3002. O Blaf² significa : B de Bianca , L de Luciana , A de Ana Luiza e F² de Francisco e Fabiana . O assunto? Rio 40º .
    O grupo devidamente uniformizado com camisas especialmente confeccionadas para o projeto , aborda pessoas nas ruas perguntando sobre a cidade e as musicas que são " a cara do Rio" .
    O resultado ? .....Aguardem ...em breve aqui mesmo na Salageo !
    Curtam agora o que esses meninos já aprontaram....

    quarta-feira, 11 de novembro de 2009

    Que lugar é este? /Desafio

    Atenção alunos das segundas séries ( turmas 2001, 2002, 2005 e 2006) do colegio Vicente jannuzzi !!! Chegou o desafio de final de ano!
    O que é isto? Como funciona?
    Observe com atenção as duas fotos a seguir tiradas de dentro de uma aeronave, que vinda do sul do país já se encontrava sobrevoando o estado do Rio de janeiro. As duas fotos foram tiradas em sequência ( a 1 e depois a 2) e publicadas aqui no salageo de modo que você possa ver continuidade entre elas isto é, o mesmo local que aprarece em uma foto também aparece na outra foto .
    Você seria capaz de reconhecer que lugar é este? Observe todos os detalhes principalmente o contorno da costa junto ao mar, busque um mapa do estado e tente identificar o lugar. Deixe sua resposta aí nos comentários . O primeiro que acertar o desafio , ganha um ponto a mais na média do quarto bimestre .
    Então se liga aí, pesquise se precisar, corra e responda nos comentários ....O salageo está esperando.... Foto 2
















    Foto 1

    terça-feira, 10 de novembro de 2009

    Recifes Artificiais em Itaguaré/S.P


    - A Praia de Itaguaré, em Bertioga, ganhá novos recifes artificiais a partir do ano que vem. A exemplo do que foi feito entre 1997 e 2000, o local receberá dezenas de estruturas de concreto e aço que, submersas, têm a função de recompor o ecossistema marinho da região, além de inibir a pesca predatória. Nos próximos dias, técnicos da Fundação de Estudos de Pesquisas Aquáticas (Fundespa) iniciarão estudos para definir os pontos onde serão lançadas as estruturas. O trabalho de campo deve durar cerca de seis meses.
    Com 3,5 km, a praia tem faixa larga de areia dura. Numa de suas extremidades, deságua o rio que leva o mesmo nome, onde é possível fazer passeios de barco ou canoas. Procurada por surfistas, é considerada praticamente a única praia virgem da região.
    Entre as ações a serem executadas estão a identificação das espécies presentes na praia, bem como a análise dos sedimentos e das correntes marítimas que influenciam o ecossistema da região.
    - O próximo passo será fazer o licenciamento ambiental das áreas escolhidas e, posteriormente, o lançamento das estruturas - explicou o prefeito, que acredita que até junho de 2010 este trabalho esteja concluído.
    O diretor de Operações Ambientais do Município, Bolívar Barbanti Júnior, explicou que, ao serem colonizados, os recifes artificiais imitam a natureza biológica do ecossistema marinho, agregando biomassa e biodiversidade.
    A instalação de novos recifes artificiais em Bertioga deve contribuir para o aumento da produção de pescado na cidade. Isso porque, várias espécies de peixes de importância econômica e ecológica utilizam estes hábitats como abrigos contra predadores, além de funcionaram como áreas de crescimento, reprodução e alimentação.
    Uma em cada quatro espécies marinhas vive em ambientes recifais, incluindo 65% dos peixes. Por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais, essas formações sofrem rápido processo de degradação. Justamente por esse motivo é que os recifes artificiais são usados como mecanismo de recuperação desses ecossistemas. Além disso, os recifes também podem alavancar a pesca esportiva.
    A estrutura do recife artificial é feita em concreto ou aço, em formato que facilita a formação de criadouros de peixes e outras espécies marinhas. O modelo adotado pela Prefeitura de Bertioga também inibe a parelha, método de pesca em que dois barcos navegam lado a lado com grandes redes, varrendo toda a coluna de água e o fundo.
    No período de 1997 e 2000 foram instaladas 200 estruturas de concreto e 90 de aço, em Bertioga, para recuperação do ecossistema costeiro e exclusão do arrasto de fundo.

    fonte: globo on line 3/11/09

    sexta-feira, 6 de novembro de 2009


    A PARTIR DE AGORA IREI POSTAR NO SALAGEOLITERARIA, AUTORES PORTUGUESES , COMEÇAREI ESSA SEMANA COM UM DOS MELHORES POETAS PORTUGUESES : LUIS VAZ DE CAMÕES.


    Poeta português. As informações sobre a sua biografia são relativamente escassas e pouco seguras, apoiando-se num número limitado de documentos e breves referências dos seus contemporâneos. A própria data do seu nascimento, assim como o local, é incerta, tendo sido deduzida a partir de uma Carta de Perdão real de 1553. A sua família teria ascendência galega, embora se tenha fixado em Portugal séculos antes. Pensa-se que estudou em Coimbra, mas não se conserva qualquer registo seu nos arquivos universitários.

    Na poesia lírica, constituída por redondilhas, sonetos, canções, odes, oitavas, tercetos, sextinas, elegias e éclogas, Camões conciliou a tradição renascentista (sob forte influência de Petrarca, no soneto) com alguns aspectos maneiristas. Noutras composições, aproveitou elementos da tradição lírica nacional, numa linha que vinha já dos trovadores e da poesia palaciana, como por exemplo nas redondilhas «Descalça vai para a fonte» (dedicadas a Lianor), «Perdigão perdeu a pena», ou «Aquela cativa» (que dedicou a uma sua escrava negra). É no tom pessoal que conferiu às tendências de inspiração italiana e na renovação da lírica mais tradicional que reside parte do seu génio.


    DICAS DE LEITURA:

    Amor é fogo que arde sem se ver,
    é ferida que dói, e não se sente;
    é um contentamento descontente,
    é dor que desatina sem doer.

    É um não querer mais que bem querer;
    é um andar solitário entre a gente;
    é nunca contentar-se de contente;
    é um cuidar que ganha em se perder.

    É querer estar preso por vontade;
    é servir a quem vence, o vencedor;
    é ter com quem nos mata, lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    nos corações humanos amizade,
    se tão contrário a si é o mesmo Amor?

    quinta-feira, 5 de novembro de 2009


    MEC vai enviar os cartões com os locais de prova do Enem 2009 até o dia 30



    O MEC (Ministério da Educação) pretende enviar os cartões com os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 até o dia 30 de novembro. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (3). O exame será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro.

    O cartão de confirmação das inscrições conterá a hora, a data e o local da prova onde será realizado o exame. Além disso, devem constar do documento o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados e a folha de leitura óptica para as respost
    as do questionário socioeconômico.

    Caso o estudante não receba o cartão até o dia 30 deste mês, deverá acessar a página de consulta do Inep (http://enem.inep.gov.br/consulta) ou entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161.

    Se o inscrito precisar de atendimento especial e essa informação não estiver no documento, é necessário entrar em contato imediatamente com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza a prova.

    Fonte : Uol Vestibular

    Espero que todos tenham uma ótima semana e que desde já se preparem pois está cada vez + próximo o Exame!

    Grande Abraço

    quarta-feira, 4 de novembro de 2009

    Falar ao celular e andar ao mesmo tempo faz mal à coluna.



    Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, afirmam que falar ao celular andando muda a maneira como a pessoa respira.
    Segundo o estudo, o corpo humano foi projetado para expirar quando os pés tocam o chão, pois isso ajuda a proteger a coluna de abalos repentinos. Contudo, quando uma pessoa fala e anda simultaneamente, ela está impedindo esse padrão de respiração, deixando a coluna mais suscetível a contusões.
    A pesquisa realizada na Escola de Ciências da Saúde e Reabilitação da Universidade de Queensland utilizou um grupo de voluntários que passaram por testes caminhando em esteiras. Um grupo caminhava em silêncio, enquanto o outro andava e falava.
    No estudo, os cientistas mediram a atividade nos músculos do tronco, que protegem a coluna. Eles descobriram que esses músculos funcionavam normalmente nos voluntários que caminhavam sem falar.
    Entretanto esse mal não afeta só pessoas que falam ao celular andando, segundo os cientistas, uma simples conversa em uma caminhada rotineira, também pode prejudicar a coluna.Fonte: Redação Saúde em Movimento

    terça-feira, 3 de novembro de 2009

    Rio da Belle Epoque

    Mais um vídeo que rola pelo youtube que o salageo disponibiliza aqui para quem ainda não sabe , aprender um pouco mais da história urbana de nossa cidade . E um trabalho feito para Universidade Estácio de Sá . Reune fotos da epoca do " Bota Abaixo" e tem fundo musical de modinhas da época. Ele tem uma boa marração portanto ligar o som é fundamental !

    Veneza em maré alta !

    Vezena , uma das mais famosas e turísticas cidades da Europa, amanheceu nesta última terça-feira com parte de sua urbe ( espaço urbano) invadida pelas águas do mar Adriático . Veja adiante por quê?

    A cidade foi construída sobre um arquipelago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa. As ilhas onde a cidade foi construída são ligadas por cerca de 400 pontes. No velho centro, os canais servem a função de estradas. A água doce dos rios e a água do mar travam uma eterna batalha mantendo o nível das águas nos canais . Em tempos de maré alta e ventos fortes parte da cidade fica alagada como na foto superior .
    Logo aí acima , uma vista aérea da cidade, sua baía e seus canais . A Praça de São Marcos, da foto acima, está posicionada na parte inferior direita , na junção do canal com o mar, daí ser facilmente alagada quando da maré alta .
    Se você não sabe mais estas , se liga aí !

    O carnaval de Veneza , uma festa que dura dez dias e em que os participantes costumam usar trajes típicos do seculo XVIII e máscaras , serviu de inspiração para o surgimento do carnaval carioca já no seculo XIX.

    Veneza é classificada como Patrimônio da humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos localizada na Praça de São Marcos , a ponte de Rialto sobre o Grande Canal construída em 1588 e numerosas igrejas e museus. É conhecida ainda pelo Festival de Cinema, pela Bienal de Artes , pela Regata Histórica no primeiro domingo de setembro , pelo fabrico de vidro , pelos casinos e pelos seus passeios românticos, que atrai muitos casais em suas luas-de-mel.

    domingo, 1 de novembro de 2009

    Do ouro a soja / Riquesas do Cerrado



    Alô turma da terceira série o salageo publica trechos selecionados do artigo de Rodrigo Cunha que saiu na revista eletrônica comciencia falando sobre o Cerrado , as atividades econômicas através dos tempos e os impactos ambientais decorrentes .

    ...." A migração para o interior do país, hoje mais intensa, começou a dar os seus primeiros passos com os bandeirantes paulistas, já no século XVI. Esse movimento foi estimulado pela coroa portuguesa para fixar seus limites geográficos em relação aos domínios espanhóis no continente..... Com a exploração do ouro, começam a se formar as primeiras vilas e povoados não indígenas no centro do país...o apogeu da exploração do ouro foi logo após a criação das capitanias, entre 1750 e 1754, quando foram extraídos 35 mil quilos de ouro em Goiás e Mato Grosso, cerca de 7 mil quilos por ano. Juntas, essas capitanias não conseguiam alcançar a produção já enfraquecida de Minas Gerais, de 8.789 quilos por ano, e também começaram a entrar em declínio. As economias da região começam a migrar gradativamente para a pecuária, já expressiva na porção mineira do Cerrado, entre Uberaba e Uberlândia, e para a agricultura, nas poucas regiões férteis do bioma. A abertura para navegação do rio Araguaia, no século XIX, gera novas possibilidades de ligação comercial, unindo Goiás e Mato Grosso ao Norte do país, ampliadas ainda mais a partir da ligação por estrada de ferro entre São Paulo e Campo Grande, em 1911, e Minas e Goiás, em 1913. A população e a economia no Brasil Central, no entanto, ainda cresciam lentamente. “Embora a região dos cerrados tenha sido objeto de variados esforços de ocupação ao longo da história, ela se manteve relativamente vazia, dos pontos de vista econômico e populacional, até meados do século XX”, afirma Diniz.
    Dois grandes fatores foram cruciais para acelerar esse processo, de acordo com o geógrafo. O primeiro, uma idéia antiga, de José Bonifácio, do período do Império, prevista no texto da primeira constituição republicana do país, de 1891: a transferência da capital para o Planalto Central. Concretizada no governo de Juscelino Kubitcsheck, em 1960, Brasília proporcionou a ligação do centro com o restante do país através de rodovias, além de atrair a criação de infra-estrutura em energia e em telecomunicações para a região central. O segundo fator, essencial para o agronegócio, foi o avanço da pesquisa científica e tecnológica, particularmente a partir dos anos 1970, envolvendo universidades e empresas e capitaneado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse avanço, aliado à impossibilidade de ampliação das áreas produtoras de grãos no Sul e em São Paulo, onde o preço da terra encareceu, possibilitou a expansão da produção nos cerrados.
    “A topografia da região apresenta boas possibilidades para o emprego de práticas agrícolas mecanizadas, visto que o relevo é em geral plano ou de ondulações suaves”, explica Diniz. “O principal obstáculo à agricultura nos cerrados diz respeito à baixa fertilidade natural, limitada devido à sua acidez (baixo pH) e baixo teor de cálcio. Essas características, no entanto, foram superadas com a correção do solo, superando os problemas de fertilidade mediante adição dos componentes químicos em que os cerrados eram deficientes”, completa.
    Para se ter uma idéia, de acordo com o IBGE, a área de cultivo de soja no Cerrado saltou de 571 mil hectares, em 1975, para 10.092 mil hectares, em 2003, aumentando a representação de 10% para 54% do total do país. Nesse período, a produção do grão passou de 853 mil toneladas para 27.986 mil toneladas nos cerrados. O gado bovino saltou de 33.960 mil cabeças, ou 34% do total, em 1975, para 85.057 mil cabeças ou 43% do total, em 2003. A produção de gado e soja trouxeram na esteira a indústria processadora de matéria-prima de origem animal e vegetal. De 1970 a 2004, a indústria frigorífica bovina do Centro-Oeste saltou de 25% do total de abates no país para 40%, passando de 10,7 milhões de cabeças para 25,8 milhões de cabeças. Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tinham em 2004 mais da metade dos 125 matadouros frigoríficos instalados na região do Cerrado...
    Outros dois produtos que têm se destacado recentemente na região são o algodão e a cana-de-açúcar, que também podem atrair futuramente indústrias têxteis e de processamento de álcool. A partir da queda na produção nacional de algodão, nos anos 1990, ela começa uma recuperação em Mato Grosso, graças a pesquisas da Embrapa para adaptação das sementes, e se espalha pelas porções de Cerrado de Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Em 2003, os cerrados já respondiam por 88% da produção nacional com suas 1.944 mil toneladas de algodão. As pesquisas de adaptação de cultivares também possibilitaram que o plantio de cana se expandisse nas regiões de Cerrado, particularmente na porção paulista, no triângulo mineiro e nos estados do Centro-Oeste. As 183.072 mil toneladas de cana produzidas em áreas desse bioma representavam, em 2003, 43% do total produzido no país...."

    Se você quer ler o artigo na integra e outros mais falando do cerrado entre no link a seguir ...
    http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=42

    Não se esqueça que comciencia é uma revista eletrônica editada pela USP que você pode acompanhar todas a publicações aí ao lado esquerdo ,nos sites de pesquisas