SalaGeo

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Olho Humano

Osalageovocee[3] olho é um órgão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos. Os olhos mais simples não fazem mais do que detectar se as zonas ao seu redor estão iluminadas ou escuras. Os mais complexos servem para proporcionar o sentido da visão. O cristalino, uma lente natural, focaliza a imagem.

Os olhos compostos que se encontram nos artrópodes (insectos e animais similares) são formados por muitas facetas simples que dão uma imagempixelada (não imagens múltiplas, como normalmente se crê).

Nos seres humanos e nos outros hominídeos a retina é constituída por dois tipos de células foto-receptoras, os bastonetes, que nos dão a percepção declaro e escuro, e os cones, que nos dão a percepção das cores.

Na maioria dos vertebrados e em alguns moluscos, a função do olho é permitir que a luz se projete em um painel sensível à luz, conhecida como aretina, na parte traseira do olho, onde a luz é detectada e convertida em sinais elétricos. Estes são transmitidos então ao cérebro através do nervo ótico. Tais olhos são tipicamente esféricos, preenchido com uma substância gelatinosa transparente chamada o humor vítreo, com uma lente, o cristalino e um diafragma, a íris, que regula a intensidade da luz que entra no olho. Nos humanos e outros mamíferos, a focalização é feita alterando a forma da lente através de um sistema de músculos. Os cefalópodes, peixes, anfíbios e serpentes conseguem a focalização encurtando a lente, como uma câmera focaliza.

Olhos de libelinha

Os olhos compostos são encontrados entre os artrópodes e são formados por muitas facetas simples que dão uma imagem pixelada. Cada sensor tem sua própria lente e pilhas fotosensíveis. Alguns olhos têm até 28.000 desses sensores, que são arranjados hexagonalmente, e que podem dar um campo de visão de 360 graus.

Os olhos compostos são muito sensíveis ao movimento. Alguns artrópodes(aranhas p.ex), incluindo muitos Strepsiptera, têm o olho composto de algumas facetas cada um, com uma retina capaz de criar uma imagem, que forneça uma visão de imagem-múltipla. Como cada olho vê um ângulo diferente, uma imagem fundida de todos os olhos é produzida no cérebro, fornecendo um ângulo muito largo, uma imagem de alta resolução.

Os estomatópodes possuem o sistema mais complexo de visão de cor do mundo animal. As trilobites, artrópodes extintos tinham olhos compostos, com as lentes formadas por cristais de calcite. Neste aspecto, diferem da maioria dos artrópodes, que têm os olhos macios. O número das lentes nos olhos das trilobites variou, de qualquer modo: algumas tinham somente uma enquanto outras tinham milhares de lentes em cada olho.

Alguns dos olhos mais simples podem ser encontrados em animais como os caracóis, que não podem realmente “ver” no sentido normal. Não têm pilhasfotosensíveis, nenhuma lente e nenhum outro meio de projetar uma imagem. Podem distinguir entre claro e escuro, mas não mais. Isto permite aos caracóis manter-se fora da luz solar direta. As aranhas saltadoras têm olhos simples grandes e outros menores, que as ajudam a caçar. Algumas larvas de insetos, como as lagartas, têm um tipo diferente de único olho (stemmata) que dá uma imagem incompleta.

O olho humano tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5cc.

O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar a parte vascular. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa

Oriem: Wikipedia

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

IBGE- Os Brasileiros, o celular e a Internet

Brasil- Que país é este?
Olha o IBGE aí de novo mas, desta vez a pesquisa fala de celulares e acesso a internet .

Um estudo divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que cerca de 86 milhões ou 53,8% dos brasileiros com mais de dez anos já tem telefone celular de uso pessoal, o que significa um aumento de 54,9% em relação aos dados publicados em 2005.

Para a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira, o celular se transformou na principal porta de entrada na tecnologia de informação para os mais pobres. Ela acrescenta que o celular inclusive se transformou numa ferramente de trabalho.

- A questão da portabilidade permite ao profissional por conta própria, como um pedreiro e uma faxineira, agendar um trabalho - disse. Ela destacou ainda que o custo do celular é menor que o da internet, o que permite presença maior do telefone nos grupos com renda mais baixa.

Ainda de acordo com a pesquisa, o avanço no número de brasileiros com mais de 10 anos de idade que têm celularse deve à melhoria de renda, barateamento de serviços e celulares e avanço na escolaridade.

A pesquisa mostra ainda que o brasileiro que possui celular tem um número médio de anos de estudo superior (9,2) ao do que não dispõe do aparelho (5,2). Entretanto, segundo o estudo do IBGE, o acesso ao telefone móvel apresentou maior expansão nas faixas de renda mais baixas. Nos domicílios com renda per capita entre meio e um salário mínimo, por exemplo, o percentual de pessoas com celular passou de 32% para 47,9%. Já o percentual entre homens e mulheres que possuem celular é equilibrado com 54,0% para homens contra 53,6% para as mulheres .

A pesquisa considerou ainda o uso do celular por região e/ou estado .A região Centro-Oeste apresentava o maior percentual de pessoas com celular (64,3%), o destaque foi o Distrito Federal, onde percentual chegava a 75,6%. As regiões Norte (45,4%) e Nordeste (41,2%) continuam com os menores percentuais, entretanto, a primeira foi a que apresentou maior crescimento dessa participação.

O estudo analisa, além disso, as características do acesso à internet dos brasileiros e, neste sentido, indica que o número de pessoas com mais de dez anos que se conectaram à rede nos últimos três anos aumentou em 75,3% tendo hoje um total de 56 milhões de usuários ou seja 34,8% do total da população nesta faixa de dade.
Assim como no caso do celular , o estudo revela que as pessoas com um nível mais alto de escolaridade são as que fazem maior uso da internet, embora o acesso tenha experimentado um crescimento mais intenso entre aqueles com menos anos de estudos.
Quanto ao gênero( sexo)também parece haver um certo equilíbrio com uma pequena vantagem masculina ou seja 35,8% para os homens contra 33,9% para as mulheres .

A faixa de maior acesso a internet é a de 15 a 17 anos com 62,9%, a de usuários . A partir desse grupo, as porcentagens de usuários de internet diminuem com a idade até chegar a 11,2% de pessoas com mais de 50 anos, faixa que, no entanto, também registrou um aumento em comparação com a pesquisa de 2005. Além disso, o estudo aponta que, em 2008, 57,1% dos usuários se conectou à rede em casa, enquanto 32,5% teve acesso em cibercafés e 31% no trabalho.

Os motivos para navegar pela internet foram a comunicação com outras pessoas em 83,2% dos casos e o lazer em 68,6%, enquanto que os fins educativos caíram da primeira posição para a terceira desde 2005 e representaram 65,9% das conexões.

Durante as entrevistas da pesquisa, os três principais motivos citados para não usar a internet foram: não achar necessário ou não querer (32,8%); não saber utilizar (31,6%) e não ter acesso a um computador (30,0%).

- Esse maior acesso à internet e ao celular mostra uma maior democratização da informação no país. Melhorias na distribuição de renda contribuíram para aumentar o poder de compra das pessoas, fazendo com a população tivesse mais acesso a esses bens - acrescenta o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, Cimar Azeredo.

fonte : artigos diversos do oglobo e G1

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009




Ultimos dias de preparo antes da prova deste fim de semana!

Prova do Enem exige saber "ler" gráficos e tabelas

Os candidatos que vão fazer o Enem neste final de semana deverão estar preparados para encarar, nas 180 questões que os aguardam, interpretação de texto, além de muita leitura de gráficos e tabelas.

Esses três elementos serão a espinha dorsal da prova, afirma Matheus Prado, presidente do Instituto Henfil. "Eles aparecerão transversalmente em todas as provas", que, segundo Prado, convidarão o aluno a "resolver problemas da vida real".

É por isso que a redação é sempre sobre um tema atual e socialmente relevante, afirma a professora de língua portuguesa Célia Passoni, do Etapa.

Na prova que vazou, por exemplo, o candidato deveria escrever sobre a valorização do idoso. Para Passoni, no Enem, os alunos devem se preocupar especialmente em demonstrar posicionamentos "politicamente corretos". "Não se pode nunca desrespeitar os direitos humanos [ao escrever a dissertação, por exemplo]", alerta a professora.

Com uma prova num modelo tão diferente dos moldes tradicionais dos vestibulares, a dica para a reta final de Silvio Freire, coordenador de ensino médio do colégio Santa Maria, é refazer provas anteriores e investir em matérias de que o aluno não gosta. "Se o aluno já vai bem numa matéria, nos últimos dias ele tem pouco a crescer na sua nota nessa disciplina. Mas, se ele se dedicar às de que não gosta tanto, o proveito será maior."


O fato de as questões serem contextualizadas, lembra Prado, traz uma consequência direta à prova: os textos se tornam mais longos e, com isso, o exame fica mais cansativo.

É justamente o tamanho da prova que assusta Felipe de Oliveira Verde Selva, 19, aluno do Intergraus. "Para mim, o maior desafio é o cansaço. São dez horas de prova", reclama o estudante, referindo-se à soma dos tempos dos dois dias de prova.

Felipe faz vestibular para engenharia civil e pretende obter uma pontuação que o ajude a conseguir uma vaga na UFSCar --no vestibular da instituição, o Enem vale 50% da nota.


Tempo

A corrida contra o relógio é apontada pelos professores como uma das maiores dificuldades que o aluno terá.

No primeiro dia de prova, serão menos de três minutos por questão. No total, são 270 minutos para 90 questões, mas ainda deve ser considerado o tempo --ao menos 30 minutos-- de passar as respostas para o cartão-resposta.

Já no segundo dia, o tempo que os alunos podem gastar em cada teste depende da estratégia adotada na redação.

Se a redação foi feita, o tempo para cada questão é o mesmo do sábado. Se o candidato optar por não fazer a redação, poderá usar as cinco horas e meia só para resolver os testes.

O MEC só vai liberar as provas e o gabarito do Enem no domingo, às 19h.

Fonte : Uol Vestibular

Desejo a todos uma Boa prova e bastante atenção as questões

Grande Abraço


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Expectativa de Vida brasileiros continua crescendo...

Da série ... Brasil-Que país é este !
Nesta terça-feira, o IBGE ( órgão oficial responsável pelo levantamento de dados populacionais do país) divulgou mais algumas informações da pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade 2008, desta vez referentes a Expectativa de vida ou Espença de vida ao nascer . Vejamos os resultados :
* A
esperança de vida média do brasileiro nascido em 2008 era de 72,8 anos sendo que a expectativa de vida masculina era de 69,11 anos e a feminina de 76,71 anos. Nota-se aí uma diferença a favor das mulheres de 7,6 anos . A maior longevidade feminina não é uma característica apenas da população brasileira e sim um fato comprovado universalmente. As mulheres vivem mais que os homens ( diferença esta que pode variar para mais ou menos anos de lugar para lugar) independente do grau de desenvolvimento econômico ou diferenças culturais. As razões ou motivos desta diferença encontram-se segundo especialistas em: 1)Fatores biológicos - As mulheres possuem maior resistência a determinados tipos de doenças - será que não seria uma defesa biológica quanto aos desgastes com a maternidade e amamentação?
2) Fatores culturais : Em geral as mulheres encontram-se menos expostas aos desgastes de trabalhos físicos mais extenuantes ou as agressões e pressões do meio externo.
Veja bem , não vai aqui nenhum pré conceito quanto ao papel da mulher na sociedade. Mesmo em países altamente desenvolvidos onde a mulher já trabalha fora tanto quanto o homem, as estatísticas mostram que a maior longevidade feminina persiste. O fato é que a sobrevivência do filhote ( olhando sobre o ponto de vista biológico) depende muito mais, em qualquer sociedade, da mulher do que do homem e isto faz com que instintivamente ou não, a mulher se comporte de forma mais cautelosa em relação a sua própria saúde ou aos perigos externos.
É verdade também, que a estabilidade econômica conquistada na decada de 90 , os diversos projetos sociais que vem sendo desenvolvidos pelos setores públicos e privados e o crescimento econômico verificado nas últimas décadas tem elevado a qualidade de vida do brasileiro apesar de tantas outras adversidades . O IDH do Brasil já se encontra no nível elevado ultrapassando o 0,8 . Em 2009 foi divulgado o índice de 0,803 com base em indicadores de 2007 .
Quer dizer então , que estamos numa boa?
Bem , a história não é bem esta .... A verdade é que o país vem melhorando ( nos últimos 30 ou 40 anos) em grande parte dos indicadores sociais e já deixamos pra trás indices que caracterizam aquele grupo de países conhecidos como subdesenvolvidos mas, ainda estamos longe de alcançar índices de longevidade semelhantes a países considerados "top de top" como japão , Alemanha, E.U.A, Canadá , França ou tantos outros que já registram médias de Esperança de vida de 81 anos ao nascer e possuem IDH classificados em muito elevado, isto é, superior a 0,9 .
E você , que avaliação faz de tudo isto?
Deixe sua opinião, palpite ou simplesmente presença aí nos comentários ....