SalaGeo

segunda-feira, 29 de março de 2010

UM MAR DE DOENÇAS

Enquanto aguardamos as novas postagens da seção de Meio Ambiente das segundas-feiras edição 2010 , a Salageo repete uma postagem " tudo a ver" de nov/2009 da Cíntia Cristina , nossa menina verde
Pesquisas mostram que areias de praias cariocas estão infestadas de microrganismos nocivos à saúde.Há risco de infecções que podem afetar olhos, pele,ouvidos e intestino.
A beleza das praias do Rio de Janeiro é um dos bens mais preciosos de um vasto patrimônio natural que inspirou relatos extasiados dos primeiros europeus que navegaram ao longo de sua orla e, também, algumas das canções mais conhecidas da música popular brasileira.
Manchas de poluição no mar, favelas de onde descem lixo e esgoto, sujeira e assaltos a banhistas são alguns dos sinais da degradação da orla que se pode enxergar a olho nu. É na areia, entretanto, que reside um grave problema de saúde pública, este só visível ao microscópio: as praias cariocas transformaram-se num imenso criadouro de microrganismos causadores de doenças.Diversos fatores contribuem para a poluição das areias. Há as línguas negras,rastros de sujeira observados na areia após chuvas torrenciais que carregam lixo e esgoto para o mar; o lixo deixado pelos frequentadores, que atrai animais transmissores de doenças, como ratos e pombos; e o péssimo hábito de banhistas de levar cachorros para a praia.
Para mudar esse cenário, e continuar apreciando as nossas praias durante os dias de calor que ainda estão por vir,nós cariocas precisamos nos monitorar tomando iniciativas ecologicamente corretas para o nosso bem estar e segurança de nossa saúde,e também é uma maneira de preservar as praias para as próximas gerações!
Iniciativas:
*leve sempre uma sacola plástica para jogar o lixo,não se esquecendo de ao ir embora colocar no local correto,que é na lixeira;
*Não deixar os cachorros fazerem suas necessidades na areia,isso trás doenças e também não é nada limpo;
*Forre cangas ao sentar na areia,para se protejer de supostos microorganismos que estejam expostos ali naquele local;
*Não jogue butucas de cigarro e nem comida na areia;
Todos nós vamos nos beneficiar de nossas atitudes corretas!
O verão ta ai!

2 comentários:

  1. Como sempre nossa "menina verde" com postagens muito interessantes e pertinentes . Vamos cuidar de nossas praias.. nossa cidade...nossa saúde ...parabéns mais uma vez pelo acerto Cíntia

    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Por acaso a menina verde tem cachorro ?! é um hábito super bacana levar cachorros a praia... eu acho, desde que n façam mesmo as necessidades na areia! A partir do momento que respeitem os banhistas, eu apoio o passeio com cães sim!

    Bruna

    ResponderExcluir