SalaGeo

terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasilia 50 anos, Parabéns !

O Salageo faz uma homenagem a essa cidade que hoje completa mais um ano de existência. Não é uma cidade qualquer ou uma data qualquer .. Há exatos 50 anos, no dia 21 de Abril de 1960 , a cidade de Brasília era inaugurada com todas as honras e publicidade que convém a uma capital num período de modernidade e grande prosperidade econômica. Não é por acaso que este período ficou conhecido como "Anos Dourados" . Era a era da industrialização brasileira , do crescimento das grandes metrópoles , um Brasil de puljante economia urbana que sepultava assim para sempre a imagem de um país atrasado e rural de quase 500 anos de domínio dos senhores das terras . Brasília , um sonho antigo dos republicanos, chegou com a missão de levar o crescimento e povoamento para o interior do país . Era preciso também garantir segurança à nova capital . Que Ela estivesse bem longe dos olhos e da cobiça de forasteiros indesejáveis , bem guardada no centro do nosso gigante território . Coube a um mineiro e na época presidente , o JK ( Juscelino Kubitschek ) , concretizar o sonho republicado de fazer surgir no meio do nada , lá em meio ao descampado do Cerrado do planalto Central esta bela cidade , obra prima da arquitetura mundial assinada por dois grandes mestres brasileiros : o urbanista Lúcio Costa já falecido e do renomado arquiteto, ainda vivo aos 102 anos de idade, Oscar Niemeyer .

Fiquem a seguir , com um pouco da história urbana de Brasília ...
" No dia 7 de Setembro de 1922 é lançada a pedra fundamental de Brasília, próxima a Planaltina. Por inspiração e iniciativa do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1956, foi criada a NOVACAP - Companhia Urbanizadora na Nova Capital, empresa pública à qual foi confiada a responsabilidade e competência para planejar e executar a construção da nova capital, na região do cerrado goiano. Tudo surge a partir do sinal da cruz traçado por Lúcio Costa, o encarregado do urbanismo da cidade. Articulado com a equipe de Lúcio Costa, um grupo de arquitetos encabeçado por Oscar Niemeyer projetou, em curto espaço de tempo, todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade.
No dia 21 de Abril de 1960, a estrutura básica da cidade está edificada, muitos prédios ainda são apenas esqueletos, mas os candangos (nome dado aos primeiros habitantes da nova cidade), liderados por seu presidente, festejam ruidosamente a inauguração da cidade, fazendo o coração do Brasil pulsar forte para dar vida à nova civilização sonhada por Dom Bosco. Nasce Brasília - a Capital da Esperança."


Acima e a esquerda : planta/projeto também conhecido como Plano Piloto para construção de Brasilia

Acima e a direita :foto de satélite destacando todo traçado urbano da cidade , o plano piloto e o Lago Paranoá

Abaixo : construindo Brasilia









Atenção !!! Se você é aluno da professora Cristina e deseja ganhar até um ponto extra ainda neste primeiro bimestre .....

Deixe aí nos comentários uma informação interessante sobre a cidade de Brasilia ou sua construção. Organize um texto próprio de até 15 linhas ( não vale recortar e colar) , indique nome completo , número e turma . Postagens válidas até dia 30/4. Posteriormente háverá uma enquete( aqui mesmo no salageo) para escolher a melhor postagem e este aluno/a ganhará mais um ponto extra.
Fiquem agora com algumas imagens desta jovem senhora .....


46 comentários:

  1. A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, foi a realização de algo que parecia irrealizável, como foram todos os grandes acontecimentos fundadores de nações. Erguer uma capital modernista no meio do cerrado, a centenas de quilômetros dos grandes centros urbanos, exigiu uma visão de mundo tão ampla, corajosa e ousada quanto a que levou o homem às grandes navegações e à conquista do espaço. Meio século depois, poucos se lembram das razões, das emoções e das poderosas forças, a favor e contra, desencadeadas pela construção de Brasília. Era fácil ser contrário à aventura do presidente Juscelino Kubitschek. A empreitada quebraria os cofres do país e traria a inflação, dizia-se. Quebrou mesmo. A inflação veio. O Brasil de hoje venceu a inflação e a desordem financeira. O país tem a admiração mundial pela estabilidade política, pela busca da justiça social e pela racionalidade na política econômica, o mais acabado tripé da modernidade. Muito dessa superação foi antevista pelos traços de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Eles desenharam não apenas uma cidade, mas uma nação.

    Suênia Silva Nóbrega nº: 28 turma: 3003

    ResponderExcluir
  2. Suênia

    Sua postagem é muito boa pena que não pode valer pontos ....não vale recortar e colar
    fonte ;
    https://www.portalsof.planejamento.gov.br/portal/sof_noticias/sof_noticias/SOF_NOTICIAS_189
    Tente fazer um texto próprio após leitura e pesquisa de arquivos diversos, ok?

    ResponderExcluir
  3. a tecnologia de brasilia era mais avançada do que os estados de rio de janeiro e são paulo .. e os outros estados do brasil.a cidade projetada por lúcio Costa e Oscar niemeyer . era bem mais avançada que as outras em termos de , tecnologicos ou em arquitetura.
    A iluminação pública original da cidade era com lâmpadas fluorescentes. Na mesma época, a iluminação de cidades como Rio e São Paulo era bem mais antiga, e com lâmpadas incandescentes. No Rio e em São Paulo, trocou-se a iluminação inteira, inclusive os postes, quando se passou para a iluminação a vapor (de sódio ou de mercúrio) atual. Em Brasília, quando no final dos anos 70 substituiu-se a iluminação fluorescente pelo vapor de mercúrio, mantiveram-se os postes originais, mais baixos e mais espaçados do que o que se costumava usar nos sistemas de iluminação novos da época. Este é um dos motivos pelos quais muitas ruas e avenidas de Brasília são mais mal-iluminadas que suas similares de outras cidades brasileiras.

    Wellington de castro sousa. N°39 Turma:2004

    ResponderExcluir
  4. Brasília é vista por algumas pessoas, de certa forma, como um ninho de cobras, devido a os políticos corruptos que durante esses anos tem roubado o povo brasileiro. Mas no aniversário de 50 anos da cidade, não foram deles que o povo lembrou, e sim do símbolo que a cidade representa, pois foi graças ao plano do presidente JK, com parceria de dois grandes arquitetos, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que o Brasil deixou de ser visto como um país atrasado e rural, para um país moderno. E devo lembrar que Brasília não representa só a política, mas também o esforço do povo que trabalhou para construir a cidade, assim como dela nasceu a banda Legião Urbana e outros demais simbolos brasileiros.

    Gabriel Pinho de Almeida nº:19 Turma: 2004

    ResponderExcluir
  5. Brasília e o rock nacional

    Brasília a capital dos sonhos e da esperança de um país melhor, que inspirou poetas e compositores do rock nacional.
    Na época do começo de Brasília as novidades como teatro e cinema demoravam a chegar à capital. Com isso a juventude brasiliense da época foram forçados a busca sua própria identidade dentro da diversidade cultural que a cidade apresentava,Formando bandas que hoje muitas pessoas ouvem ou já ouviram falar como capital inicial, Raimundos, paralamas do sucesso, legião urbana e plebe rude entre outras bandas da época.
    Porém a legião urbana foi à banda que assumiu a identidade da cidade , mostrando nas suas composições de impactos das letras que escrevia sobre a vida na capital brasileira.


    Alex do nascimento Vieira T.3005 N.02

    ResponderExcluir
  6. Brasília: A arquitetura de um sonho.
    A idéia de transferir a capital do páis do Rio de Janeiro, para Brasília, começou num sonho antigo.
    Aproximadamente 200 anos da construção da cidade, o primeiro minístro do Império Portugês, Marquês de Pombal, propuserá a construção da capital do Brasil colonial. Esse sonho, só foi colocado mesmo em prática, no ano de 1956, quando JK assume seu reinado no governo, e inicia os planos da contrução da cidade, e entrega os projetos de arquitetura nas mãos de Oscar Niemeyer, e Lúcio Costa.
    A idéia foi, contruir duas 'asas', que serviriam, para organizar a cidade.
    Essas 'asas', de certo modo, seria um meio de organizaçao novo, já que a cidade partiria do zero.
    O conceito feito por eles, era que as 'asas' fossem chamadas de superquadras. Elas consistiam num conceito de arquitetura novo no Brasil. Foram projetadas para ser um espaço de convívio das pessoas, em que as pessoas pudessem circular livremente, e, para isso, os prédios foram feitos suspenso por colunas, e feito com concreto armado, o que de fato, na época era uma grande descoberta. Além dos prédios residenciais, haviam ainda, áreas verdes, e parques, lugares de lazer, para os moradores. O tamanho máximo dos predios seria 6 andares.
    A cidade foi prjetada também, com ruas e avenidas largas, e, na idéa inicial, não haveriam cruzamentos, de modo que, fossem sempre reservados, espaços pra pedestres. Naquela época o carro seria o transporte do futuro.

    Tiago O. Machado T: 2001 n° 44

    ResponderExcluir
  7. Luan Cobo Turma: 300526 de abril de 2010 às 11:19

    Brasilia é uma cidade que se peocupa muito em conserva sua flora original,pois sofre muito com desmatamento pela expansão da agricultura.
    No começo da construção de Brasilia, a arborização da cidade era feita com muitas espécies de árvores, como flamboyants, espatódias e sibipirunas, que hoje não são mais plantadas, embora ainda embelezem grande parte da cidade. Hoje em dia, só são plantadas as chamadas "espécies do cerrado".

    ResponderExcluir
  8. O traçado de Brasília nasceu de uma cruz como nasceram as grandes cidades da américa cotólica,criou forma quando se transformou um triângulo síbolo do equilíbrio e dele saiu um arco que expandiu as asas com as super quadras da nova capital projetada pelo urbanista Lúcio Costa.Foi como uma roupa sob medida para uma pessoa.Lúcio Costa desenhou Brasília para uma associação absolutamente inédita.



    Ana Carla dos Santos. N°:04. T:3003

    ResponderExcluir
  9. Bruno Pietroski da Silva. N° 8 T:300326 de abril de 2010 às 12:20

    Há 50 anos, no dia 21 de abril de 1960, depois de 40 dias de mudança, as instalações do Supremo Tribunal Federal (STF) foram definitivamente transferidas para a nova capital do país, Brasília (DF), fundada na mesma data. E, mesmo em meio ao alvoroço da inauguração, o Plenário da Corte realizou a 12ª Sessão Extraordinária para marcar o histórico momento de inauguração da nova sede do Tribunal, localizada desde então na Praça dos Três Poderes. A transferência da sede para a nova capital federal também foi ressaltada pelo ministro Nelson Hungria. “Talvez a nossa Justiça seja ainda mais caprichada em qualidade do que aquela que distribuíamos na velha Capital. Aqui estaremos no eixo geográfico do Brasil e poderemos, por isso mesmo, realizar, na frase de Rui Barbosa, o ideal de Justiça como eixo do regime democrático-liberal que nos dirige.”

    ResponderExcluir
  10. Apesar de todos os seus problemas atuais, Brasília continua sendo não só um centro político, mas também um centro turístico, artístico e histórico. Assim como os outros estados, sua beleza contrasta com seus problemas. É uma cidade tão importante que foi declarada pela Unesco "Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade", uma grande conquista que muitos ainda desconhecem.

    Aluna: Érica Alves Aleixo.
    T:3.003 Nº: 13

    ResponderExcluir
  11. Em 1823 o José Bonifácio apresentou um projeto para mudar a capital e sugeriu o nome "Brasília" para colocar na cidade, em 4/4/1955 um comício foi feito na cidade de JATAÍ o candidato á presidência da republica JK respondeu a pergunta de um eleitor e fez a promessa q se elegesse ele, ele iria transformar BRSILIA para o Planalto Central, e em 19/9/1956 o congresso aprovou o projeto por unanimidade a Lei nº2. 874 que diz sobre a transferência da capital federal e criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital, e em 5/6/1958 foi fundada TAGUATINGA, hoje em dia a mais importante Região Administrativa do Distrito Federal.
    OBS: mesmo que Taguatinga foi considerada como “a 1ª cidade-satélite”, nessa época já tinha a “CIDADE LIVRE”, que atualmente se chama NÚCLEO BANDEIRANTE.


    NOME:Leticia de Paula Rogerio Nº21 TURMA:2003

    ResponderExcluir
  12. No ano de 1823 foi quando realmente falaram em BRASILIA, uma nova capital pra o Brasil, o José Bonifácio foi o autor dessa idéia. Cinqüenta anos mais tarde, Dom Bosco, santo italiano q fez a ordem dos salesianos da igreja católica, sonhou com uma depressão larga entre os lados 15° e 20° a partir das margens de um lago. Anos depois, um homem a frente do seu tempo, falou a todos da possibilidade. Em 10/2/1955 JUSCELINO KUBITSCHEK foi escolhido candidato a presidência ele era do PSD (partido socialista democrático), até que em 15 de março de 1956 o JK tomou a decisão de construir a nova capital BRASILIA.

    NOME:Rodrigo Marinho Nº34 TURMA:2002

    ResponderExcluir
  13. Um dos Pontos Turusticos mais visitado em Brasilia é o parque nacional.
    Foi criado em 29 de novembro de 1961,uma extensa area verde,sua principa atração é as piscinas formadas por poços d'água,surgidas as margen do corrego acampamento pela extração de areia,com trilhas na area interna.
    O clima predominante é tropical de Savana ,area desse parque se situa na chapada da contagem,em toda extensão norte e oeste da unidade de conservaçao vigente.
    O parque também é chamada de 'água mineral' localizado a noroeste do Distrito federal.
    Considerado uma excelente opçao de lazer, o parque oferece duas piscinas de água mineral e corrente, espaço para piqueniques à sombra de árvores, além de passeios e trilha nas matas. A flora local é variada por causa da região de cerrado em que se encontra. São 700 espécies de plantas, entre elas canela-de-ema, embaúba e pequi.

    A mata do Parque Nacional abriga espécies ameaçadas de extinção, como lobo-guará, veado campeiro, tatu canastra e tamanduá-bandeira. Além destes, diversas espécies de macacos, emas, carcarás e outros animais. No parque fica a Barragem de Santa Maria, com uma área de cerca de 800 hectare, responsável por parte do abastecimento de água potável da capital brasileira.


    Taciana Karina/nº:36/turma:3005

    ResponderExcluir
  14. Estou gostando, continuem assim ...
    Hummmm vai ser difícil escolher os melhores !!!!

    ResponderExcluir
  15. Capital da República,Diferente em tudo,o traçado urbanístico.
    Aos olhos do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi projetado os principais predios publicos da cidade,arquitetura única no mundo faz da cidade o maior acervo a céu aberto da arquitetura moderna,misturas do verdes das flores entre monumentos,amplos jardins e milhares de arvorés.
    Na década de 60,70 e 80 a cidade apresentou uma enorme ocupação na região com a migração de Nordestinos,Mineiros,Paulistas e Paranaenses que em Brasília ficaram abrigados em busca de novas oportunidades,e também porque a possibilidades do desenvolvimento econômico .
    Uma cidade Realmente brilhante,com paisagens lindas acima do seu tempo.Melhores índices de qualidade de vida do País,também nem poderia ser diferente num lugar q abriga o Congresso Nacional .
    Brasília com seus contos ,cantos e encantos naturais !


    Aluna: Andressa Pinheiro da Silva T:3002 N°01

    ResponderExcluir
  16. A Catedral -Um dos mais belos monumentos de Niemeyer

    Haja inspiração! É com certeza o pensamento de muitos ao adentrar a um dos mais belos monumentos projetos por Oscar Niemeyer para Brasília.
    Formada por 16 colunas de concreto que pesam 90 toneladas, vitrais em tons azuis, verdes, branco e marrons pintados por Marianne Peretti em uma área de 70 metros de diâmetro, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida encanta brasilienses e turistas.
    Inaugurada em 31 de maio de 1970, possui ainda quatro esculturas em bronze com três metros de diâmetro, que representam os evangelistas Mateus,Marcos,Lucas e João. Um campanário composto por quatro sinos, doados pela Espanha, embeleza a área externa.
    O acesso é feito por meio de uma passagem subterrânea. Seu interior é composto por três esculturas de anjos, de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, suspensos por cabos de aço. Considerada Patrimônio Histórico, a Catedral fica localizada no início da Esplanada dos Ministérios e está aberta ao público.

    Natali da Silva T:3002 N:30

    ResponderExcluir
  17. Brasília é um centro economico muito importante, ela é a terceira cidade mais rica do Brasil, além de ser o centro político.
    A principal atividade econômica da Capital vem de sua função administrativa. Por ser uma cidade tombada pela Unesco, o governo de Brasília tem optado em incentivar o desenvolvimento de indústrias não prejudiciais como a de softwares, do cinema, vídeo, gemologia, e outras, com preocupação em preservar o meio ambiente e em manter o equilibrio ecológico preservando todo o patrimonio da cidade.

    CAROLINE ALVES DE ARAÚJO Nº09 TURMA:2004

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Brasília ou ...

    Brasília Além de ser reconhecida como centro político, também é forte no centro econômico.
    A cidade é a 3ª mais rica do Brasil, ela é a maior capital do Centro-Oeste e quarta maior cidade do Brasil.
    Seu turismo também está com tudo , recebe um milhão de visitantes por ano os lugares mais visitadas são o Congresso Nacional,, residência oficial da Presidência da República, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes ea Catedral.
    a maioria da beleza da cidade podemos dedicar ao Oscar Niemeyer com seus Lindos Projetos.

    "A Capital do Brasil em 1959 era o Rio de Janeiro"
    e na minha opinião podia continuar sendo ¬¬' e eu concordo com alguns artigos do J.R. Guzzo que diz assim :

    " Dentro de alguns meses, em abril de 2010, vão se completar cinquenta anos do ato de agressão mais perverso que já se cometeu, em toda a história nacional, contra uma grande cidade brasileira: a expropriação da capital do país, tomada do Rio de Janeiro e transferida para Brasília. A data vai ser motivo de festa oficial de primeira categoria, com desfile, show e missa; deveria ser um dia de luto fechado. Até abril de 1960, o Brasil tinha o que poderia haver de mais próximo, no mundo inteiro, a uma capital perfeita. A partir dali, perdeu-a para sempre. Até hoje não dá para entender por que um país abençoado pela existência de um prodígio como o Rio de Janeiro, uma das cidades que a natureza e o gênio humano colocaram entre as mais brilhantes do planeta, decidiu que ela não servia mais para ser sua capital. Nada, nem ninguém, forçou o Brasil a sofrer essa perda. Nenhuma vantagem trazida pela nova capital compensou, nem de longe, o desmanche do patrimônio incomparável que a nação havia construído no Rio – e que hoje, com o progresso geral dos últimos cinquenta anos, sabe-se lá em que alturas poderia estar.

    [...]O Rio de Janeiro continua vivo, é claro, pois cidades são coisas duras de destruir – não é fácil nem com bomba atômica, como comprovam Hiroshima e Nagasaki. Mas merece muito mais do que sobreviver.[...] "

    ResponderExcluir
  19. Brasilia, a quarta maior cidade do Brasil,no começo foi planejada para apenas 500,000 habitantes, e agora a contagem de sua população é cerca de 2,606,885 habitantes .
    Chamavam-se os trabalhadores Brasiliense,que imigravam a futura capital de candangos.
    A primeira pessoa a se referir a futura capital brasileira como Brasilia,foi José Bonifácio.
    A arquitetura é um traçado urbanistico em forma de avião,trabalho feito pelos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer.
    A cidade de Brasilia é uma cidade muito economica,é uma cidade das mais ricas do Brasil com cerca de (40,696,00 reais).

    Evandro fernando da silva n-13 turma-3004

    ResponderExcluir
  20. Candangos guerreiros de Brasília

    Uma das mais brilhante realizações do governo de JK é a construção de brasília, 21/04/1960
    foi a inauguração da nova capital do Brasil, graças aos candangos que aceitaram o desafio de ergue a capital no cerrado.
    Naquele tempo do começo de Brasília todo trabalhado era conhecido como candango .
    Operarios chegavam de todo canto do país para trabalhar nas grandes obras da cidade , eles chegavam a se revezar dia e
    noite com isso consiguiram terminar em tempo recorde em apróximadamente 4 anos.
    Os trabalhadores de brasília foram homenagiado com um monumento no meio da praça dos três poderes em brasíla , a obra de Bruno Giog a estatúa `` dois guerreiros´´ , mas que foi renomeada para
    ``dois candangos´´ , que hoje é um dois príncipais cartões postais da capital .
    Por tanto se não fosse os candangos Brasília não seria oque é hoje um patrimônio cultural da humanidade .

    Júlio cesar N°24 T.3005

    ResponderExcluir
  21. Os principais museus da cidade estão localizados no Eixo Monumental. O Panteão da Pátria Tancredo Neves, projetado por Oscar Niemeyer em forma de pomba e inaugurado em 1986 traz o Livro dos Heróis da Pátria com a história daqueles que teriam lutado pela união da nação. O Memorial JK apresenta diversos objetos pessoais (fotos, presentes, cartas) e o próprio túmulo do idealizador da cidade.

    Nome: Diogo de Andrade Braga
    Nº: 12
    Turma: 3002

    ResponderExcluir
  22. ANDREY DE OLIVEIRA T:300228 de abril de 2010 às 20:11

    Primeiramente parabéns Brasília !!!
    Brasília uma grande cidade envolvida no meio político e consagrada capital do brasil , se favoreçe nas grandes construçoes que atrai milhóes de visitantes por ano que tem como ''ponto turístico o congresso nacional e o Palacio da alvorada que sao mas visitados.Em algumas ocasiões brasília fica feia perante esses politicos medíocres que tem por lá ...mas enfim brasília é uma grande cidade que pode-se consagrar uma das mas belas do Brasil !!!

    ResponderExcluir
  23. Logo após JK encaminhar a criação da(Novacap),nesse mesmo ano foi criado o Concurso Nacional do Plano piloto da nova capital do Brasil convocando arquitetos e urbanistas a apresentarem seus projetos para a construção de Brasília.Foram 26 projetos inscritos.O vencedor foi o arquiteto e urbanista Lúcio Costa,no qual seu projeto primava pela simplicidade,concepção urbanistica e pela fantástica descrição de seu estudo que planejou uma Brasilia moderna, voltada para o futuro.Tudo isso sem deixar de mostrar a ousadia e a criatividade que hoje é visto em Brasília.

    Nome: Marcos Santos Rodrigues N°27 Turma:3005

    ResponderExcluir
  24. Brasília - Praça dos três Poderes

    A Praça dos Três Poderes,nada mais é do que um ponto fixo entre os prédios representativos dos “três poderes” que norteiam a política do Brasil: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).
    A vista que se têm é magnífica, para esses monumentos da república brasileira.O interessante desta praça é que, assim como a maioria de tudo que tem em Brasília,ela faz parte do Plano Piloto de Lúcio Costa,e que proporciona ao visitante que está em qualquer ponto dela, poder avistar os três prédios,de modo que nenhum deles se sobressaia, mostrando assim a equidade dos três poderes.


    Isabelle Rosa nº18 T:3005

    ResponderExcluir
  25. O pai de Brasília

    Apesar da Arquitetura de Brasília ter sido desenhada por Niemeyer, foi Lúcio Costa quem a projetou e quem escolheu o seu nome.
    Ele foi escolhido para projetar a cidade através de um concurso público.
    Lúcio Costa é o pai de Brasília,o nome escolhido por ele no início não foi
    bem aceito pois algumas pessoas diziam que Brasília era nome de cozinheira, mas com o passar do tempo acabram se acostumando.O que ele não gostava e o deixava aborrecido era quando ouvia dizer que Brasília tinha forma de avião,pois ele a projetou pensando em formato de borboleta e não gostava que falassem que ela parecia um avião.
    Lúcio e Niemeyer são os responsáveis por esta cidade tão bem projeita que nós temos, a nós,nos cabe apreciar esta obra e valorizá -la pois não é em qualquer lugar q encontramos
    uma cidade como Brasília!


    Aline da Rocha Soares T:3001 N°:03

    ResponderExcluir
  26. Essa homenagem que fazem a Brasília,há 50 anos desde do dia 21 de abril 1960 ,e uma coisa boa porque todos ficam sabendo da historia de Brasilia,como ela foi fundada,quem fundou,em que dia ela foi fundada e etc.E JK concretizou um sonho republicado de surgi no meio do nada um planalto central,que foi uma coisa maravilhosa pra todos ,que foi uma obra prima da arquitetura mundial assinados por dois grandessímos mestres brasileiros .
    E a cidade de brasília é vista como a cidade dos corruptos, mas graçsa a DEUS,JK e os dois maravilhosos arquitetos que consiguiram mudar a visão das pessoas.


    NOME:INGRID DORNELAS SOBRINHO
    TURMA:2002 Nº:13

    ResponderExcluir
  27. Durante o lançamento oficial da logomarca do primeiro cinquentenário da cidade, nesta quinta-feira (7), no Museu da República, o governador José Roberto Arruda anunciou a liberação de R$ 20 milhões, que deverão ser gastos sob orientação da comissão organizadora do evento.
    A expectativa é que o lançamento oficial dos festejos da data histórica seja feito em 12 de setembro, data alusiva ao nascimento do presidente Juscelino Kubitschek. Para isso, o GDF planeja uma série de inaugurações de obras e eventos culturais nas cidades do DF.

    NOME:Raylane Inacio Liberatori TURMA:3004 Nº:33

    ResponderExcluir
  28. Vanessa ferreira / T.200629 de abril de 2010 às 16:43

    Mesmo Brasilia sendo uma cidade de muitas qualidades ela também tem seus pontos negativos, como a poluição. A poluição em Brasilia vem crescendo cada vez mais, ano passado foi registrado que a poluição aumentou mais devido a seca, teve o aumento de 8 vezes .A pior época que foram registrados a poluição foi o mês de Maio e Outubro, poís durante o mês de Maio de 31 dias,o sol esteve presente durante 30 e em Outubro durante 27 dias.Fazendo com que cada vez mais a poluição no pais todo aumente cada vez mais !

    ResponderExcluir
  29. A Capital do Brasil em 1959 era o Rio de Janeiro, mas perdeu para Brasília.
    Que foi inaugurada em 21 de abril de 1960 uma espécie de “sonho” que parecia ser impossível como a grande maioria de acontecimentos sendo assim o 1º núcleo urbano construído no século XX. Uma capital modernista no cerrado, uma conquista do espaço. Brasília conhecida como a capital da política também é a 3ª maior cidade e a quarta mais rica e a 4º do Brasil. Que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela UNESCO. O turismo também é muito bom, Brasília recebe um milhão de visitantes por ano.
    Apesar de que na minha opinião o Rio de Janeiro é o melhor, sempre foi e sempre será, nunca vai deixar de ser não é por que alguns desmereceram o nosso Rio maravilhoso que ele vai deixar de ser o melhor, ORGULHO de ser CARIOCA

    ResponderExcluir
  30. Brasília é uma cidade totalmente planejada, existem regiões onde só há prédios, outras onde só há casas e ainda um setor hoteleiro. O seu mapa geográfico tem o formato de um avião onde a Asa Norte é a parte Norte da cidade, a Asa Sul é a parte Sul da cidade e entre elas fica a explanada dos ministérios que seria a cabine do avião. Uma pesquisa informou que existe um automóvel para cada dois habitantes e ainda assim o trânsito é bom, embora o transporte coletivo seja bem dificiente. Brasília é também a cidade de JK onde podemos encontrar seu memorial.

    Nicolly de Oliveira Costa T:2005

    ResponderExcluir
  31. A Educação de Brasília:

    Quando Brasília foi construída tinha como propósito na questão da educação, ser diferente do restante brasileiro. Havia o movimento Escola Nova que era comandado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.
    As escolas primárias eram divididas entre escola-classe onde as crianças passariam quatro horas diárias aprendendo conteúdos, e escola-parque onde elas passavam mais quatro horas praticando atividades como esportes e artes.
    Esse modelo se concentra significativamente no Plano Piloto.


    Marilia Taciane de Araújo -N:28- T:3005

    ResponderExcluir
  32. Um dos mais belos monumentos de Niemeyer é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que encanta não só os brasilienses como os turistas. É formada por 16 colunas de concreto que pesam 90 toneladas, vitrais em tons azuis, verdes, branco e marrons em uma área de 70 metros de diâmetro. Possui quatro esculturas em bronze com três metros de diâmetro, que representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. O batistério teve pintados em suas paredes o painel de lantejoulas. Podemos ver logo na entrada um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus. Não apresenta uma comunidade fixa por ser na Esplanada dos Ministérios, a maioria dos visitantes são fiéis que trabalham na Esplanada e turistas. É aberta ao público todos os dias.

    Natali da Silva n:30 t:3002

    ResponderExcluir
  33. voce que acha que Brasilia não tem baladas se liga na minha dica pois não podemos ficar sem diverção!!!!voce pode deixa o lugar mais agradavel. o lugar pode ser chato mas quem faz o lugra fica ótimo é cada um ,se for passa férias pensando q´só o rio tem balada boa vc esta muito emgandos
    cultura cinema boate festas e sows.
    claudia leite 16/05/10 as 17:00hs
    local:marina hall setor de club norte aqiu neste endereço tem os melhores cantores
    jessica turma:2005 n:18

    ResponderExcluir
  34. brasília podia não ser assim,é isso mesmo o projeto de lucio costa não era o único avia mas 40 apresentados por 26 concorrentes ,alguns foram classificados,logico o de lucio costa ficou em primeiro,em segundo fico o de Boruch Milman, João Henrique Rocha e Ney Fontes Gonçalves.
    Eram grandes quadrados com desenvolvimento controlado de no máximo 768.000 hab.
    também tinha o de Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar e L.R. Carvalho Franco,teriam Edifícios residenciais gigantescos, com 16.000 residentes cada com. Seis setores de 3 superblocos, com uma população total, apenas nestes 18 edifícios, de 288.000 pessoas.
    E o de M. M. M. Roberto com sete unidades urbanas em formato de circulo com 2.400 metros de diâmetro,população ideal seria de 630.000 habitantes, e a máxima de 1.260.000.

    ResponderExcluir
  35. nome: martin.s.v.monteiro n:30 turma: 2003

    ResponderExcluir
  36. Brasília é a capital do brasil, quarta maior cidade do país. Brasília possui o segunda maior pib per capita do brasil, só esta atrás de vitória. Brasília esta na região mais desenvolvida do Centro-oeste, junto com Anápolis e Goiânia (eixo Goiânia-Anápolis-Brasília).Foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do país, depois de Salvador e Rio de Janeiro. Os principais orgãos da administração federal, se encontra em brasília que são os poderes :Executivos, lesgislativos e Judiciários federais.O plano urbanístico da capital( plano piloto), foi criado pelo urbanista Lúcio Costa que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. Muitas das construções da capital federal foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.Os fatores que levarama trasferencia da capital no litoral foi : a segurança , pois estando no litoral estava mais vulnerável a ataques estrangeiros; e uma interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional. Assim, a transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica.Um fato que mostra o impacto provocado pelo modernismo da cidade recém-construída foi a frase dita pelo cosmonauta Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar para o espaço, que, ao visitar Brasília em 1961, disse: "Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra"

    nome: Iuri Missiaggia da Silva Nº: 13
    turma:2003

    ResponderExcluir
  37. Bem primeiramente , PARABÈNS Brasília =)

    no dia 21 de Abril de 1960 há exato 50 anos, a cidade de Brasília era inaugurada com todas as honras e publicidade. Brasília , um sonho antigo dos republicanos, chegou com a missão de levar o crescimento e povoamento para o interior do país. Uma cidade bem guardada no centro do nosso gigante território . O presidente na epoca mineiro JK ( Juscelino Kubitschek ) . Para comemorar o centenario da independência no ano de 1922 no dia 7 de setembro o Presidente na epoca Epitácio Pessoa lançado a Pedra Fundamental de brasília no Morro de centenario ela serve pra marca o ponto geográfico da America do Sul , Ela também tem 33 pedras , que significa os 33 primeiros anos da republica. Sessenta anos depois , houve o tombamento provisório da pedra .


    Nome: Douglas Duarte Nº: 7º Turma: 2003

    ResponderExcluir
  38. Brasília a cidade que revulucionou o pais.


    Nos anos 60 , brasília passava por uma grande deterioração institucional que decorre da renúncia do presidente Jânio Quadros por motivos de golpe contra a posse de seu vice. Brasília logo após esse acontecimentos, em 1956 começou a sua construção , e foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo Presidente Juscelino Kubitschek , endo a terceira capital do Brasil. O plano piloto de Brasília foi desenhado por Lúcio Costa, e os edíficios principais pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Planejada para uma população de 500.00 habitantes , cresceu muito além do esperado. Pessoas que nascem em Brasília, são chamadas de "candangos" ou "brasiliense". Brasília em 1987 foi registrada em como "Patrimônio da Humanidade" , e é conhecida no mundo inteiro pela modernidade de sua arquitetura e seu traçado urbanistico em forma de avião. Hoje Brasília tem cerca de 5.782 Km2 e uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes , representa um dos mais importantespólos turísticos emergentes do Brasil , e um grande mercado para implantação de empreendimentos no setor .Em virtude da capital da República deter uma das melhores Universidades do País, sendo um dos maiores centros de criação de softwares da América Latina, ela também possui um dos melhores centros de pesquisa de biotecnologia agrícola e agro industrial do mundo. Destaca-se, além de tudo, pela qualidade de vida tanto na área urbana como na rural, que nos coloca como uma das cidades de maior qualidade de vida do planeta.

    Nome: Márcio Machado Nº 24
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  39. Oscar Niemeyer foi quem projetou Brasília por decisão de JK que percebeu tamanho talento do arquiteto depois de ver suas obras estampadas em jornais e revistas do mundo. Niemeyer não tinha muito tempo para tamanhas obras, porém JK lhe entregou essa tarefa pois sabia da capacidade do arquiteto. Brasília então foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Sua arquitetura era tão elegante que logo Niemeyer foi considerado definitivamente uma "estrela". Hoje Brasília se firma no imaginário do brasileiro. Com 2.606.885 de habitantes, Brasília é a capital da República Federativa do Brasil.

    Nome: Murielle Santana
    Nº:34
    T:2003

    ResponderExcluir
  40. A capital do brasil completou meio século de vida, no dia 21/04/2010. Uma mistura de entusiasmo e esperança, Brasilia é um ícone de uma arquitetura que possibilitou ao Brasil ser reconhecido na paisagem do mundo, e que define a maneira de viver da cidade bem ou mal.Na arquitetura, brasília representou a afirmação da originalidade e da capacidade inventiva dos brasileiros. Na música, coincide com o auge da bossa Nova, um pouco de samba e jazz que virou produto de exportação.

    Nome: Ericka Cristina. Nº:17 Turma: 2004

    ResponderExcluir
  41. Veredas de Brásilia.

    Vou falar sobre uma curiosidade q tive , na semana passada meu pai chegou em casa com um livro,"veredas de Brasília", este livro conta toda a história desta cidade.
    Livro de um pesquisador do IBGE, meu pai trabalha lá e participou do lançameno.O escritor faz um documentário sobre os primeiros momentos de Brásilia, seu nome, Nelsou senra, coube então ao IBGE a iniciativa de realização do primeiro mapa da nova capital, conta o autor ainda que Brásilia tornou-se a capital federal em 21 de Abril de 1960, era até então um sonho de Jucelino hoje uma realidade desenhada no planalto cental,(Governo , uma vez que traz um questionamento mais profundo sobre a nação imaginada pelos Brasileiros,o que envolve vesões e propostas bastantes distintas referidas tanto ao passado como ao futuro do país).


    Nome: Gabriella Rosa
    Turma : 2003
    N° 11


    =D

    ResponderExcluir
  42. Além da Fabulosa arquitetura,do símbolo politico,do berço punk-rock brasileiro,Brasília vai além disso.
    A cidade que inspira muitos escritores,que finalmente saindo de suas cidades natais para buscar uma oportunidade melhor de vida na cidade do futuro,acham também a inspiração.
    Presente na Academia Brasiliense de letras,na academia brasileira de letras e à associação nacional de escritores,um bom exemplo de escritores a ser citado é João Carlos Taveira.
    Podemos apreciar seu talento em obras como: O Prisioneiro,na Concha das palavras Azuis,Canto só,Aceitação do Branco, A flauta em construção e Arquiterura do Homem.
    Além de sua Obra poética,ainda há Dicionários e encilopedias de sua autoria.
    Saudações a Brasília e a Academia Brasiliense de Letras!

    ResponderExcluir
  43. Comentario acima,por:
    Dayane Vallim- T: 3004 - nº10

    ResponderExcluir
  44. Brasília nos Dias de hoje
    Todos nós sabemos que Brasília é habitada pelo Presidente e sua Família. Que tem homens "maus" e homens "bons", que foi um lugar planejado por Lucio Costa e Oscar Niemayer a partir de um projeto do, na época presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, que as melhores bandas de rock nacional saíram de la.
    Mais hoje, as informações que temos de Brasília são sempre quando algum homem "mau" bota dinheiro em suas meias e cuecas e da pobreza de algumas novas cidades satélites. Mas Brasília não é só isso, nossa capital tem o sistema educacional e o sistema de saúde entre os melhores do Brasil, ar quase não poluído, grandes áreas verdes, e as bandas continuam crescendo por lá.


    Nome: Thais Gomes Sant'Anna d. Santos
    nº: 37 Turma: 3005

    ResponderExcluir
  45. Há muito tempo, profecias e visões envolvem a cidade de Brasília desde a "visão de Dom Bosco". Inúmeras são as seitas e religiões que proliferam e são praticadas na cidade.

    Brasília, de acordo com videntes, está exposta a fortes energias cósmicas. É um perfeito campo de pouso para visitantes extraterrestres, segundo os ufólogos, que organizam vigílias noturnas periódicas para contatos de qualquer grau com outras formas de vida do Cosmo.

    Coincidências cabalísticas, estruturais e históricas desta cidade com outras civilizações, levam teóricos a estudar e formular conceitos que são poderes a Brasília, atribuindo-lhe o título de capital da civilização do terceiro milênio, ou capital da civilização aquariana.

    Seja como for, o fato é que esta cidade é abençoada pela natureza e expõe, em certos finais de tarde, um céu tão maravilhosamente pincelado por tons de cores fortes que, de repente, se tem a impressão de que, a qualquer momento desta imensa harmonia cromática, de luzes, sombras e formas, surgirá algo como uma nave espacial.

    ResponderExcluir
  46. Há muito tempo, profecias e visões envolvem a cidade de Brasília desde a "visão de Dom Bosco". Inúmeras são as seitas e religiões que proliferam e são praticadas na cidade.

    Brasília, de acordo com videntes, está exposta a fortes energias cósmicas. É um perfeito campo de pouso para visitantes extraterrestres, segundo os ufólogos, que organizam vigílias noturnas periódicas para contatos de qualquer grau com outras formas de vida do Cosmo.

    Coincidências cabalísticas, estruturais e históricas desta cidade com outras civilizações, levam teóricos a estudar e formular conceitos que são poderes a Brasília, atribuindo-lhe o título de capital da civilização do terceiro milênio, ou capital da civilização aquariana.

    Seja como for, o fato é que esta cidade é abençoada pela natureza e expõe, em certos finais de tarde, um céu tão maravilhosamente pincelado por tons de cores fortes que, de repente, se tem a impressão de que, a qualquer momento desta imensa harmonia cromática, de luzes, sombras e formas, surgirá algo como uma nave espacial.

    ResponderExcluir