SalaGeo

sábado, 17 de abril de 2010

Novos estados brasileiros?

Um plebiscito popular previsto para 2011 poderá decidir pela criação de mais dois novos estados brasileiro, Carajá e Tapajós desmembrados do atual estado do Pará .

"Os projetos de decreto legislativo, já aprovados pelos senadores, podem entrar na pauta ainda em abril. Concluída a votação na Câmara, serão promulgados, sem necessidade de sanção do presidente da República. E os plebiscitos devem ocorrer em 2011.

Se o resultado da consulta popular for positivo, um projeto de lei complementar terá de ser votado para disciplinar a forma de criação dos Estados." Estadão 16/4/2010

Veja como ficarão :

2 comentários:

  1. Se o interesse fosse apenas na melhoria da gestão do território, através de uma melhor distribuição dos serviços públicos básicos seria ótimo. Mas sempre tem interesses maiores por trás. Políticos locais vêem na criação de novos municípios ou estados a oportunidade de criar um novo espaço de influência ou até mesmo aumentar a já existente.

    Mas apesar desse contratempo - afinal temos que conviver com estes senhores(as), sou a favor deste desmembramento - assim como em todos os estados onde as condições geográficas locais se comportem como um fator contrário a uma boa gestão do seu território.

    Veja também o caso do Mato Grosso e do Amazonas.

    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  2. Olá Rascunho Geo !
    Obrigada por participar comentando no nosso espaço Salageo na postagem sobre possíveis novos estados brasileiros. Concordamos plenamento com o q vc expõe nos comentários... aliás, entre outras questões, este era um dos debate que gostaríamos de levantar com a postagem .
    Parabéns e abraços
    Salageo

    ResponderExcluir