SalaGeo

sábado, 3 de julho de 2010

Praias da cidade do Rio de janeiro / turma 3006

Atenção alunos da turma 3006 !!!
Escolha uma praia da cidade do Rio de janeiro , pesquise sobre seus aspectos geográficos ou curiosidades socio-econômicas e coloque aí nos comentários com texto próprio ( não vale recortar e colar) .Você pode também escolher uma imagem para ilustrar sua pesquisa. Indique o link ou o endereço de acesso. Fique ligado no que o colega já postou . Não serão aceitos mais de um aluno/ comentário falando da mesma praia portanto se você desejar ter maior opção de postagem corra para ser um dos primeiros. O prazo se esgota no dia 07 /7/2010 as 23:59 minutos e vale dois ponto na nota deste bimestre .
A seguir uma lista de opções para pesquisa : obs As praias destacadas em vermelho não poderão mais ser escolhidas pois já foram pesquisadas.
Restinga de Marambaia ,pedra de guaratiba , Sepetiba ,da barra de guaratiba, do inferno, praia funda, praia perigosa, Grumari, do abricó, Prainha, praia da macumba, Pontal, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca , Joatinga,praia dos amores, Vidigal,São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Praia do Diabo ,Copacabana , Leme, Urca, Praia vermelha , Botafogo, Flamengo, Caju, praia de Ramos , praia de São João
Praias que não existem mais mas que serão muito bem-vindas nesta pesquisa : Praia da lapa , Praia de Santa Luzia , São cristovão , Boqueirão, Manoel Brito , da Glória , do Russel , Saúde, Gamboa, Valongo , caju, praia do peixe , dos mineiros , da saudade

9 comentários:

  1. Tafarel Pereira turma: 3006

    A Restinga da Marambaia é uma das jóias ecológicas que a cidade do Rio possui, pois parte da sua extensão localiza-se no município do Rio de Janeiro. A mesma, está localizada na Zona Oeste do município, próxima a Barra de Guaratiba.

    A restinga é um dos poucos locais da cidade, se não o único onde a vegetação toca o mar. É uma linda faixa de areia, com quase 43 quilômetros de extensão, que tem como seu ponto culminante uma ilha montanhosa. Possui cerca de 79km², que compreendem a restinga propriamente dita e o Morro ou Ilha da Marambaia. E chega a distar 18km do bordo continental.

    Toda a extensão da Restinga da Marambaia é de propriedade da Marinha do Brasil, que a utiliza para manobras e experimentos. Devido ao acesso restrito, por ser uma área militar, esta é uma zona altamente preservada. Apesar das inúmeras manobras de tropas, a vegetação continua intacta.

    Por falar em vegetação da restinga, como o nome mesmo já diz, possui uma vegetação de restinga, formada por árvores e arbustos de pequeno porte e rasteira. Segundo especialistas, há também, uma espécie de floresta praiana, que sobrevivem em um área parcialmente alagada e de solo extremamente fofo, já que a 30 centímetros de uma grossa camada de húmus tudo que se tem é areia.

    A Restinga da Marambaia, é um santuário ecológico que apesar de preservado, sofre alguns problemas. Um deles é o lixo que chega as suas praias de águas limpas e areias brancas; trazidos pelas correntes marítimas.

    Outra preocupação é com o problema da elevação do nível dos oceanos, que caso tendam a aumenta nos próximos anos, podem acabar com a fina faixa de areia de suas praias, abrindo assim, mais um canal de acesso entre a Baia de Sepetiba e o mar.

    Há anos atrás a Marinha e os 150 moradores que habitam nas proximidades da Ilha da Marambaia, queimavam e enterravam todos os detritos produzidos por estes. Mas por sugestão de especialistas resolveu-se que todo o lixo produzido deveria ser coletado tanto entre os militares e moradores e levados ao continente, deixando assim, este paraíso ecológico ainda a salvo das intervenções do homem.



    Afoto q escolhi professora é esta:http://farm3.static.flickr.com/2601/3871981797_06a31e4303.jpg

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora Cristina, o seu blog é nota 10. Também sou professora de Geografia em Cruz Alta/RS e tenho um blog voltado para as questões ambientais. Estive vendo o seu material (exercícios) sobre os ecossistemas brasileiros e a degradação ambiental.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Andrielle Cândido turma 3006

    A praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
    Considerada a praia mais famosa do mundo, e carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, em função da canção, a sua história é um misto de tradição, glamour e glória.
    Limitada pela avenida Atlântica, as suas areias são sede de grandiosos eventos como campeonatos mundiais de futebol de areia , campeonatos mundiais de vôlei, palco de shows, e do maior réveillon do planeta com mais de 3 milhões de pessoas.
    O desenho em curvas de seu calçadão (padrão Mar largo) é conhecido no mundo todo e foi inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia.
    Nos fins de semana, a faixa de areia fica igualmente cheia de moradores das mais diversas regiões do Rio e de turistas nacionais e estrangeiros que utilizam a boa infra-estrutura de transporte do bairro para se banharem ao sol e nas ondas. O calçadão ladeado pela ciclovia, é uma ótima opção para corredores e ciclistas.
    Na década de 1970, foi realizado pela SURSAN, através de dragas nacionais e holandesas, um grande aterro hidráulico, comandado pelo engenheiro Hildebrando de Góes Filho, presidente da CBD - Cia. Brasileira de Dragagens, que ampliou a área de areia da praia e cujos objetivos principais eram: o alargamento das pistas da avenida Atlântica, a passagem do interceptor oceânico, tubulação que transporta todo o esgoto da zona Sul até o emissário de Ipanema e, ainda, evitar que as ressacas chegassem até a avenida Nossa Senhora de Copacabana e invadissem as garagens dos edifícios da avenida Atlântica. Mais tarde, foi construída na orla uma ciclovia e alguns quiosques para atendimento ao público, os quais atualmente estão sendo remodelados em parceria com a iniciativa privada.

    Há duas hipóteses etimológicas para o nome Copacabana. A primeira alega que o termo vem da língua quechua e significa lugar luminoso ou praia azul. Outras fontes apontam o termo como originário da língua aimará e significaria "vista do lago" (kota kahuana). Na Bolívia, Copacabana é o nome dado a uma cidade situada às margens do Lago Titicaca, fundada sobre um antigo local de culto inca homônimo. Segundo a lenda, Nossa Senhora teria aparecido no local para um jovem pescador, que em sua homenagem esculpiu a imagem da santa que ficou conhecida como Nossa Senhora de Copacabana: a Virgem vestida de dourado pousada sobre uma meia-lua. Por ser patrona das águas, muitos navios espanhóis que saíam dos portos do Peru e Bolívia levavam cópias dessa imagem, e assim foi que uma delas veio parar no litoral carioca, fundando-se a antiga igreja de Nossa Senhora de Copacabana, construída por comerciantes espanhóis, na freguesia que originalmente se chamava Sacopenapã. Logo a paróquia cresceu em importância e o bairro adotou o nome quêchua(copacabana), abandonando o antigo nome tupi.

    ResponderExcluir
  4. Gisele Pains da Silva Turma:3006

    A Praia da Macumba fica entre a Praia do Recreio e a Prainha. É uma praia extensa e muito bonita, tem quiosques por toda orla e ciclovia.
    Em maré baixa, um estreito caminho na areia se forma da praia até o pontal, permitindo que se chegue nele. A subida até o alto leva cerca de uma hora. O visual lá de cima vale o esforço da subida!!!
    As suas ondas são famosas entre os cariocas, pois proporciona surf o ano inteiro.


    http://www.eujafui.com.br/3451190-rio-de-janeiro/23460-praia-da-macumba/fotos/45989/

    ResponderExcluir
  5. Caroline Barros Freitas
    3OO6,nº:O9
    Praia de Botafogo

    Nome escolhido por um residente e proprietário do local, que deu nome também a enseada e o bairro que iria se formar ao longo do tempo.
    Localiza-se na enseada de Botafogo, no bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.À época da fundação da cidade do Rio de Janeiro, vastas sesmarias foram doadas fora dos limites urbanos, em torno da baía de Guanabara.O grande impulso para a ocupação da área foi dado, no início do século XIX, pela figura ilustre da Princesa Carlota Joaquina, esposa do Príncipe-Regente D. João, que apreciava passar temporadas em uma chácara localizada na atual esquina da rua Marquês de Abrantes com a praia de Botafogo.Posteriormente, nos idos de 1846, um sistema de barcas a vapor fazia a ligação entre Botafogo e o Cais Pharoux (atual Praça XV de Novembro). Em fins de 1860, o estabelecimento de linhas de bonde facilitou o acesso ao bairro, permitindo a urbanização. A partir dessa época, as imponentes chácaras passaram a conviver com sobrados de classe média e com cortiços populares.
    Dentre as maiores atrações da enseada de Botafogo está o conhecido Iate Clube do Rio de Janeiro, cujo cais e marina se fazem visíveis de quase todos os pontos do bairro.
    Hoje as areias da praia servem de palco a shows e concertos, atraindo milhares de pessoas. A orla da praia é servida por uma ciclovia.Apesar de ser considerada um dos principais cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro, e estar ao lado de um dos principais ícones do Brasil, o Morro do Pão de Açúcar, a praia está altamente poluída, assim como a maior parte da Baía de Guanabara, estando entre as praias mais poluídas do estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  6. LUIZA PESSOA SERAFIM 3006- NUMERO:21,

    Eu escolhi a praia de Grumari, pois é a que eu mais gosto de frequentar, acho ela legal por ser mais reservada do que as outras praias, o acesso para a praia de Grumari é pelo bairro recreio dos bandeirantes, e fica a 20 km do centro da barra da tijuca e ao lado da prainha, com 2,5 km de extensão. Grumari não é uma area residencial, e faz parte de uma reserva ambiental e é cercada por costões e morros com vegetação de restinga.
    Grumari é um otimo lugar para vermos o que o Rio de Janeiro já foi, pois sua paisagem não foi afetado pelo homem! Na língua indígena grumari significa uma espécie de cássia, vegetação de terra firme que floresce de janeiro a março nas serras que ladeiam o mar. A praia de Grumari é um dos últimos remanescentes ainda virgens do paraíso natural que foi o Rio de Janeiro dos Tupinambás e dos primeiros portugueses, que se perdeu quase todo sob o avanço brutal da ocupação urbana e da especulação imobiliária. A área tombada inclui o anfiteatro verde formado pelas encostas da floresta da Pedra Branca que se aproximam do Oceano Atlântico, a respectiva porção do continente onde se destacam as areias da praia e a vegetação de restinga, e o trecho de mar onde afloram as Ilhas das Peças, das Palmas e a ilhota adjacente.

    http://www.rentanapartmentinrio.com/grumari_foto2.jpg

    ResponderExcluir
  7. Vitor Hugo
    Turma:3006
    n:30
    eu escolhi a praia do Arpoador, pois ela tem uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro.
    A praia do Arpoador localiza-se entre o forte de copacabana e o inicio da praia de ipanema. É uma praia pequena, tem cerca de 500 metros de extensão. Ela é muito visitada por turistas brasileiros e de outros paises. Na região do Arpoador há também um parque chamado "Garota de Ipanema", uma homenagem à música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. É utilizado para apresentações de artistas conhecidos.
    O Arpoador é um dos lugares preferidos pelos surfistas, por se tratar de um lugar onde exitem muitas ondas grandes, otimas para a prática do esporte, por isso é conhecida também como a praia dos surfistas.
    o nome arpoador veio pelos rochedos que serviam para arpoar baleias, uma atividade importante no Rio colonial.

    http://ipt.olhares.com/data/big/52/524594.jpg

    ResponderExcluir
  8. Raphaela Oliveira da Silva Nº33 Turma : 3006

    Praia da Urca é uma pequena e estreita praia com 100 metros de extensão, localizada no sopé do morro da Urca; é também a principal praia do bairro da Urca no Rio de Janeiro, muito frequentada pelos moradores do bairro.

    Possui águas calmas totalmente sem ondas e de um tom escuros por causa da poluição, tem areias claras e finas. Por ser poluída é considerada imprópria para banho, mas de vez em quando suas águas ficam com melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  9. Mauricio Diniz N:24 T: 3006

    Praia do Diabo

    Apesar do nome, essa praia que fica no Arpoador é linda, o nome vem da furia incomparavel que tem essa praia.
    Uma das coisas que a difere é a permissão de cães na areia, alem de que ela é vip,
    precisa - se da permissão dos militares pra frequentar a areia.

    Tive pouco tempo. D:

    ResponderExcluir