SalaGeo

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Horário de Verão

Começa no próximo sábado, dia 17 de outubro , o horário de verão no Brasil e vai até a meia noite do dia 20 de fevereiro de 2011. Abrange todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Nos últimos anos, a economia de energia foi em média de 5% nos estados e regiões onde foi aplicada a medida .
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.
"A sua aplicação nos submercados Norte e Nordeste não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS", acrescenta o governo. Os fundamentos de aplicação do horário de verão, segundo o Ministério de Minas e Energia, mostram que "quanto mais próximo aos trópicos tal aproveitamento é mais intensivo e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão".

2 comentários:

  1. > Que países possuem as taxas mais elevadas? Por que?
    Um dos países que possui a taxa de mortalidade infantil mais elevada nos dias de hoje é a Angola, localizada no continente africano, chegando a 113 crianças por mil. Uma das principais razão pela qual esse índice é tão alto é pelo fato de existir um nível de pobreza super elevado. Ou seja, a criança se alimenta com menos frequência e hábitos higiênicos são raros, o que as deixa mais propícias as doenças.

    > Quais estados ou regiões brasileiros possuem taxas mais baixas? Por que?
    Rio Grande do Sul é considerado um dos estados com menor taxa de mortalidade infantil. É registrado pelo Estado um total de 12,7 óbitos por mil. A principal causa dessa baixa taxa é o investimento feito pelo o Estado, por exemplo: o Estado repassa R$500 mil para os 12 municípios mais classificados pelo número de nascidos vivos e outros R$500 mil entre as duas Coordenadorias Regionais de Saúde. Essa atitude permite que a TMI (taxa de mortalidade infantil) diminua cada vez mais.

    CEVJ
    Elyseu Rodrigues y R. Neto
    T.: 2004

    ResponderExcluir
  2. Que continente possui as taxas mais elevadas? Por que?
    O continente Africano possui taxas mais elevadas que outros continentes, isso por ter países subdesenvolvidos e de baixa renda, a maioria dos países africanos nao são desenvolvidos, são países pobres, cujo o saneamento básico é precário, países do qual há uma desigualdade social ainda muito elevada. Isso afeta muito o país, pois famílias pobres não tem como alimentar seus filhos corretamente.

    Que países possuem as taxas mais baixas ? Por que?
    Países Desnvolvidos ou Subdesenvolvidos, mas com uma destribuição de renda razoável, por exemplo o Brasil que esta entre os países subdesenvolvidos tem uma taxa moderada, o Brasil é um país subdesenvolvido, mas não é considerado um país mizeravel onde maior parte da população é de classe baixa, em que as pessoas não tem o que comer.

    Aluna: Ericka Cristina Gomes dos Santos. nº: 17 Turma: 2004

    ResponderExcluir