SalaGeo

quarta-feira, 31 de março de 2010



Fala aew Pessoal, estamos de volta com a nossa coluna, onde te deixamos informados sobre o mundo do vestibular e suas principais noticias!


Uerj terá vestibular específico para curso de Turismo

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) realizará um processo seletivo específico para 40 vagas no curso de turismo, com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2010.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 20 de abril a 10 de maio. A aplicação das provas será nos dias 4 e 11 de julho. No primeiro dia os candidatos farão os exames de língua portuguesa instrumental com redação e língua estrangeira (espanhol ou inglês); no segundo dia, é a vez de geografia e história. Todas as questões serão discursivas.

O curso de graduação em turismo da Uerj funcionará na Avenida Lúcio Meira, 259 - centro - Teresópolis.


Exame de qualificação da Uerj 2011
O prazo de inscrição para o primeiro exame de qualificação do processo seletivo 2011 será de 8 a 30 de abril. A prova ocorrerá no dia 13 de junho e o resultado sai no dia 22 do mesmo mês.

Já para o segundo exame de qualificação, o prazo para se inscrever vai de 6 a 29 de julho, com avaliação marcada para o dia 12 de setembro. Os resultados estão previstos para 21 de setembro.

O candidato poderá optar pela realização do primeiro exame de qualificação, pelo segundo, ou por fazer os dois. A taxa de inscrição é de R$ 41, para cada exame.

O processo seleciona candidatos para os cursos de graduação da Uerj, da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM Pedro II/CBMerj), da Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI/PMerj) e do Uezo (Centro Universitário da Zona Oeste).

Outras informações podem ser consultadas no site da instituição.

Fonte : Uol Vestibular

Se liguem nas datas.

Grande Abraço!

segunda-feira, 29 de março de 2010

UM MAR DE DOENÇAS

Enquanto aguardamos as novas postagens da seção de Meio Ambiente das segundas-feiras edição 2010 , a Salageo repete uma postagem " tudo a ver" de nov/2009 da Cíntia Cristina , nossa menina verde
Pesquisas mostram que areias de praias cariocas estão infestadas de microrganismos nocivos à saúde.Há risco de infecções que podem afetar olhos, pele,ouvidos e intestino.
A beleza das praias do Rio de Janeiro é um dos bens mais preciosos de um vasto patrimônio natural que inspirou relatos extasiados dos primeiros europeus que navegaram ao longo de sua orla e, também, algumas das canções mais conhecidas da música popular brasileira.
Manchas de poluição no mar, favelas de onde descem lixo e esgoto, sujeira e assaltos a banhistas são alguns dos sinais da degradação da orla que se pode enxergar a olho nu. É na areia, entretanto, que reside um grave problema de saúde pública, este só visível ao microscópio: as praias cariocas transformaram-se num imenso criadouro de microrganismos causadores de doenças.Diversos fatores contribuem para a poluição das areias. Há as línguas negras,rastros de sujeira observados na areia após chuvas torrenciais que carregam lixo e esgoto para o mar; o lixo deixado pelos frequentadores, que atrai animais transmissores de doenças, como ratos e pombos; e o péssimo hábito de banhistas de levar cachorros para a praia.
Para mudar esse cenário, e continuar apreciando as nossas praias durante os dias de calor que ainda estão por vir,nós cariocas precisamos nos monitorar tomando iniciativas ecologicamente corretas para o nosso bem estar e segurança de nossa saúde,e também é uma maneira de preservar as praias para as próximas gerações!
Iniciativas:
*leve sempre uma sacola plástica para jogar o lixo,não se esquecendo de ao ir embora colocar no local correto,que é na lixeira;
*Não deixar os cachorros fazerem suas necessidades na areia,isso trás doenças e também não é nada limpo;
*Forre cangas ao sentar na areia,para se protejer de supostos microorganismos que estejam expostos ali naquele local;
*Não jogue butucas de cigarro e nem comida na areia;
Todos nós vamos nos beneficiar de nossas atitudes corretas!
O verão ta ai!

domingo, 28 de março de 2010

Mais de 50% dos negros no Brasil já pertencem a classe média

Mais uma postagem da série Brasil, Que país é este ?Desta vez , uma pesquisa da FGV mostra a ascenção socio-econômica de negoros e pardos no Brasil . Confira aí!!

"Mais da metade dos negros brasileiros, e pouco menos da metade dos mestiços (pardos), pertencem hoje à classe média, incluindo a classe C, a nova classe média popular. Segundo recente levantamento do economista Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais (CPS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 53,5% dos negros e 47,3% dos mestiços no Brasil pertenciam às classes A, B e C em 2008. Entre negros e mestiços juntos, 48% são de classe média, e 52% estão nas classes D e E, mais características da pobreza. Os porcentuais incluem também os muito ricos, mas que são estatisticamente pouco significantes.

Esses números, tirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostram uma grande evolução nos últimos 15 anos. Em 1993, menos de um quarto dos negros (23,8%) e pouco mais de um quinto dos mestiços (21,7%) pertenciam às classes A, B e C. Tomados em conjunto, apenas 22% dos negros e mestiços estavam na classe média, com quase 80% nas classes D e E. Os números de Neri revelam que, desde 1993, a proporção de negros e mestiços nas classes A, B e C cresceu cerca de 110%, enquanto a dos brancos expandiu-se em 42%. "Há uma melhora diferenciada dos negros e pardos na classe ABC, já que a proporção deles aumentou mais do que a dos brancos", observa Neri.

André Urani, sócio do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), e diretor do Instituto Natura, tem dados que mostram que a proporção de negros e mestiços, nos últimos 15 anos, cresceu bem mais entre os mais ricos do que entre os mais pobres. Assim, houve um salto de 74%, de 1993 a 2008, na proporção de chefes de família negros e mestiços entre o 1% mais rico do Brasil, e hoje ela atinge 15%. Entre os 10% mais ricos, um em cada quatro chefes de família já é negro ou mestiço.

Para Urani, essa melhora relativa de renda de negros e mestiços se deu antes que a política de cotas pudesse fazer efeito. "Se, de fato, como parece, isso não se deve à política de cotas, então está aberto um campo gigantesco para se investigar as determinantes dessa trajetória e ter políticas públicas que a incentivem."

Mesmo com o avanço de negros e mestiços, a sociedade brasileira ainda está muito longe de ser igualitária em grupos raciais. Os chefes de família negros e mestiços ainda correspondem a mais de 70% entre os pobres e indigentes, segundo a classificação de linhas de pobreza de Urani.

Os dados de Urani e Neri mostram, porém, que, apesar de a situação ainda permanecer ruim, é inegável a tendência de redução da desigualdade de renda de base racial na última década e meia. Hoje, o País já possui uma grande classe média não branca, com 45 milhões de pessoas.

Os dados da série da Pnad revelam que também houve, independentemente da renda, um expressivo aumento na proporção de negros e mestiços no total da população brasileira de 1993 a 2008, de 45% para 50,1% do total.

As possíveis explicações para essa mudança são uma maior disposição das pessoas se identificarem como não brancas (pretos e pardos, na terminologia oficial) nos questionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e um avanço real demográfico de negros e mestiços relativamente aos brancos. Especialistas em estudos raciais, como o economista Marcelo Paixão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acreditam que a causa pode ser uma combinação desses dois fatores.

Em todas as faixas de renda houve aumento da participação de negros e mestiços, já que eles cresceram bastante na população como um todo. Porém, quando se examina as mudanças na distribuição de negros e mestiços entre as faixas de renda, de 1993 a 2008, fica claro que aquele aumento foi proporcionalmente maior nas camadas mais ricas da população do que nas mais pobres.

Assim, em 1993, os chefes de família negros e mestiços representavam 68% do total abaixo da linha de indigência definida por Urani, o que subiu para 73% em 2008. O crescimento da fatia, de 8,3%, porém, foi bem menor do que o aumento na proporção total de chefes de família negros e mestiços naquele período, que foi de 23%. Já entre os riquíssimos (1% mais rico da população), a parcela de chefes de família negros e mestiços saiu de 8,8% para 15,3%, o que significa uma expansão de 74%."

Fonte : Estadão 27/03/2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Cora Coralina -1889 - 1985

Cora Coralina, poetisa brasileira, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em Goiás.

Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

OBSERVE UM BONITO POEMA DA POETISA CORA CORALINA

DAS PEDRAS

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

CURIOSIDADE DA CIDADE DE GOIÁS
Uma curiosidade histórica a respeito desta cidade, é que durante seis anos, de 1736 a 1742 ela foi a capital do estado de São Paulo (acredito que somente em São Paulo encontra documento provando isto) Naquela época toda aquela região pertencia ao Estado de São Paulo e seu governador (a denominação na época era Capitão General) estava em viagem pelo interior em cumprimento de uma ordenação de D. João V, e adoeceu ao chegar em Goiás Velho, o então arraial de S’antana.

A carta régia de 11 de fevereiro de 1736 determinara ao governador da Capitania de São Paulo, conde de Sarzedas, D. Luiz Mascarenhas, a fundação da Vila. Entretanto, devido a sua morte, somente em 25 de julho de 1739 é que foi cumprida esta ordenação de D. João V, e ocorreu à instalação da vila, à qual se denominou de Vila Boa, em consideração a Bartolomeu Bueno, seu fundador e descobridor das minas, conservando, para perpetuar a memória dos seus primitivos habitantes, o cognome de Goiás”.


Os escritos de Cora falam de sua cidade natal, de si mesma, sobre educação e também sobre questões humanitárias. Falam-nos tanto de sua contemporaneidade quanto de épocas que antecederam a ela e sobre as quais lhe chegaram relatos.

Clima

O Estado de Goiás possui clima predominante tropical semi-úmido, suas características se apresentam em duas estações distintas, uma de seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).

A temperatura média anual do Estado pode variar em 18º e 23ºC, dessa forma, as temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de setembro e outubro e podem atingir até 39°C, e as mais baixas temperaturas se apresentam entre os meses de maio e julho, nesse as temperaturas chegam a atingir, em determinadas regiões, 4ºC.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ilhas Oceânicas brasileiras

Que o Brasil é conhecido lá fora pela beleza de seu litoral pontilhado de prais e ilhas tropicais isto não se discute . Mas não são destas ilhas quese deseja falar agora aqui no salageo e sim das Ilhas oceânicas brasileiras . Este era o tema da pesquisa proposta no TICO 1 da terceira série. Distantes mais de 900 km da costa brasileira encontramos os arquipélagos de Fernando de Noronha, os Penedos de São Pedro e São Paulo, a Ilha de Trindade e Martins Vaz e o Atol das Rocas . O salageo começa hoje, e durante toda esta semana vai postar sobre esses paraísos apontadoscomo ” pontos perdidos no oceano” masque pertencem ao território brasileiro .
Comecemos pelo menos conhecido....
A ilha de Trindade (9,2 milhões de m²) junto com Martins Vaz ( duas ilhas, somando 2,5 milhões de m²) formam um arquipélago de origem vulcânica localizado, a 1167 km do litoral do Espírito Santo e distante apenas 2400 km da África.
É lá queo Brasil começa e onde o sol nasce primeiro pois, constitui a porção mais oriental , isto é o pedaço do Brasil mais distante do nosso litoral.
Supervisionada atualmente pela Marinha Brasileira, lá a natureza é virgem, tartarugas marinhas são preservadas, espécies endêmicas de plantas ainda sobrevivem e pouquíssimas pessoas podem chegar.O arquipélago pertence a uma cadeia de montanhas submarinas do Atlântico e mesmo tão pequeno possue atrações naturais diversificadas: são 12 praias, a maioria formadas por solo de pedra e corais, e cada enseada possui uma característica diferente, comoum pico, uma vegetação rasteira, uma piscina natural, solo de terra vermelha, túnel e costões íngremes.O clima é oceânico tropical com temperatura média anual de 25º C .As temperaturas são estáveis, mas o tempo muda constantemente em poucos minutos. O sol escaldante, diversas vezes, é ocultado por chuvas torrenciais, conhecidascomo “pirajás”, traduzidascomo “ passam rápido”. Nestas ocasiões é possível observar a formação de arco-íris de forte coloração.Quando o tempo está limpo da ilha de Trindade, é possível ver a ilha vizinha de Martim Vaz( foto ao anoitecer com helicoptero da marinha ), formada por um rochedo íngreme a 49 quilômetros Lá a vegetação é rasteira no topo e não há presença humana, apenas caranguejos e pássaros migratórias.Trindade também serve para alimentar lendas na memória de marinheiros sobre tesouros escondidos no local. A ilha já pertenceu à Inglaterra e foi presídio político, mas hoje é um local de preservação administrado pela Marinha.Devido ao tipo de formação geológica e ao isolamento geográfico, o complexo insular possui poucas espécies vegetais, destacando-se a samambaia-gigante, queocorre nas encostas escarpadas, e herbáceas, presentes nos terrenos arenosos. Existem ainda plantas exóticas, castanheiras, bananeiras e coqueiros, introduzidas pelas expedições e pelos integrantes da Marinha do Brasil, quetem base na ilha.A fauna é constituída por crustáceos, peixes e animais marinhos. Em época de desova, as praias da Trindade recebem grandes tartarugas marinhas queali vão enterrar seus ovos. São da espécie Chelonia mydas, ou tartaruga verde. Caranguejos terrestres também freqüentam as praias, descendo das encostas da ilha para encontrar nos ovos e filhotes da Chelonia mydas parte do alimentoque necessitam.


sexta-feira, 19 de março de 2010






Durante este ano de 2010 o conteúdo do 3o. ano na disciplina GEOGRAFIA é 'BRASIL' , por isso o SALAGEOLITERARIA apresentará poemas/poesias de grandes autores que falam de nosso CLIMA , RELEVO , HIDROGRAFIA , PAISAGENS ETC.. , APRESENTAREMOS TAMBÉM SOBRE A VIDA DO AUTOR E O MOTIVO DESSE TER FEITO DETERMINADO POEMA/POESIA .
E ALGUMAS CURIOSIDADES DE NOSSO PAÍS!
ESPERO QUE GOSTEM!



Canção do exílio



Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(GONÇALVES DIAS)

SOBRE O AUTOR: Nascido em Caxias (Maranhão), era filho de uma união não oficializada entre um comerciante português com uma mestiça cafuza brasileira (o que muito o orgulhava de ter o sangue das três raças formadoras do povo brasileiro: branca, indígena e negra), e estudou inicialmente por um ano com o professor José Joaquim de Abreu, quando começou a trabalhar como caixeiro e a tratar da escrituração da loja de seu pai, que veio a falecer em 1837.

CURIOSIDADES DA CIDADE NATAL DO AUTOR GONÇALVES DIAS : SÃO LUÍS DO MARANHÃO

São Luís é um município brasileiro, capital do estado do Maranhão, fundada no dia 8 de setembro de 1612. Localiza-se na ilha Upaon-Açu (denominação dada pelos índios Tupinambás significando "Ilha Grande"), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar.É rica em manifestações culturais, como: o Bumba-Meu-Boi,Tambor de Crioula,Cacuriá,Dança Portuguesa,Quadrilhas Juninas,Reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Possui uma vasta área de praias salgadas

domingo, 7 de março de 2010

Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo

Mais um post da série: Brasil, Que país é este?

"O Brasil ultrapassou o Canadá e se tornou o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo.... Hoje, apenas Estados Unidos e União Europeia vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros.
Dados da Organização Mundial de Comércio (OMC), divulgados neste ano, apontam que o Brasil exportou US$ 61,4 bilhões em produtos agropecuários em 2008.... O ritmo de crescimento da produção brasileira de alimentos já deixava claro que a virada estava prestes a ocorrer. Entre 2000 e 2008, as exportações agrícolas do Brasil cresceram 18,6%, em média, por ano, acima dos 6,3% do Canadá, 6% da Austrália, 8,4% dos Estados Unidos e 11,4% da União Europeia. Em 2000, o país ocupava o sexto lugar no ranking dos exportadores agrícolas.
Uma série de fatores garantiu o avanço da agricultura brasileira nos últimos anos: recursos naturais (solo, água e luz) abundantes, diversidade de produtos, um câmbio relativamente favorável até 2006 (depois a valorização do real prejudicou a rentabilidade), o aumento da demanda dos países asiáticos e o crescimento da produtividade das lavouras.

Para o sócio-diretor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, "o Brasil é hoje a única grande agricultura tropical do planeta". Ele ressalta que o aproveitamento da terra é melhor na zona tropical. Em algumas regiões do Brasil, é possível plantar milho depois de colher soja, o que significa duas safras no mesmo ano."

Fonte:G1 Economia e negócios /7/03/10

segunda-feira, 1 de março de 2010

Amazônia Azul

Um espaço tão grande e tão rico em recursos naturais quanto a Amazônia, só que em lugar do verde da floresta o que se destaca é o azul do mar . Esta é a razão do apelido dado a cerca de 3,5 milhões de km2 de oceano e plataforma subjacente a qual o Brasil tem direito oficialmente , conforme estabelecido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar ( CNUDM) desde 2005.

A Amazônia Azul é formada pela soma do Mar territorial, da Zona Econômica Exclusiva e da Plataforma Continental.

No Mar Territorial ( MT) que corresponde as 12 milhas iniciais a contar da linha da costa e no espaço aéreo a ele sobrejacente, o estado costeiro tem soberania plena. Já na ZEE ( +188milhas perfazendo um total de 200 milhas nauticas), isso não acontece. O estado costeiro não pode, por exemplo, negar o chamado "direito de passagem inocente" a navios de outras bandeiras, inclusive navios de guerra.

A exploração dos recursos vivos e não vivos do subsolo, do solo e das águas na ZEE são direito do estado costeiro brasileiro mas , a seu critério, poderá autorizar a outros países que o façam. No que diz respeito aos recursos vivos, a Convenção prevê que, caso o estado costeiro brasileiro não tenha capacidade de exercer aquelas atividades, é obrigado a permitir que outros estados o façam.
O Brasil é hoje o único país do mundo a ter direito a um mar de 200 milhas

O Brasil está pleiteando ainda , junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) da CNUDM, ampliar o direito de exploração de sua Plataforma Continental, até o limite de 350 milhas nauticas .
Observe o mapa acima . O azul mais claro corresponde a MT mais a ZEE e o azul mais escuro é a área de plataforma pleiteada pelo Brasil





Mas porque brigamos( na justiça junto a CNUDM) há tantos anos por esses direitos?
Para começar ,95% do comércio exterior brasileiro é realizado por via marítima. O petróleo e o gásnatural ( offshore) são outras grandes riquezas contribuindo com mais de 80% da produção nacional. Os grandes depósitos de gás descobertos na bacia de Santos e o anúncio recente de grandes reservas de petroleo na área de pré-sal viabilizam a consolidação do produto no mercado brasileiro do “combustível do século XXI”. A atividade pesqueira é outra potencialidade pois representa valiosa fonte de alimento e de geração de empregos . O desenvolvimento da ciência e a evolução tecnológica vêm possibilitando desvendar os mistérios dos oceanos, descobrir a diversidade biológica, o potencial biotecnológico e energético e os recursos minerais no fundo dos mares. A Marinha e o Estado brasileiro hoje desenvolvem vários projetos científicos como Programa de Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva e o (Proarquipelago)Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo