SalaGeo

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Organização política e Divisão Regional Brasil exercícios

Atenção terceiras séries !!!

Este é o exercício obrigatório e individual, válido para o segundo bimestre que deverá ser entregue ( haverá também teste sobre o assunto neste dia) na semana de 17 a 21/5 durante a aula de geografia da sua turma .

Fonte de pesquisa : slide Organisação política e Divisão regional disponivel aqui no salageo .

"Se liga ae! Não vai vacilar e dar mole"

1) Qual a situação político- administrativa do Brasil hoje ? Explique

2) Quais as regras (leis) que orientam a escolha e estabelece a gestão para o cargo de presidente no país?

3) Que outras formas de organização político-administrativo já teve o Brasil ? Localize no tempo e indique quem exercia o poder máximo

4) Quantos são e em quantas regiões estão reunidos atualmente, os estados brasileiros ?

5) Apresente uma curiosidade para a forma ou denominação de algum estado brasileiro.

6) Indique razões políticas, econômicas e geográficas para a implantação da 1ª capital em Salvador em 1549.

7) Que motivos levaram a transferência da capital da colônia para o Rio de janeiro em 1763 ?

8) Indique as principais razões da transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília em 1960 .

9) O que é o IBGE e qual a sua função?

10) Compare e diferencie as primeiras divisões regionais do IBGE ( 1941 e 1945) com a em vigor.( 1969/1988 )

11) Compare e diferencie a divisão regional do IBGE, em vigor, com a divisão em complexos regionais do geógrafo Pedro Geiger

12) Indique uma característica de ordem natural, uma de ordem humana e outra de ordem econômica para as regiões Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

13) Diferencie caracterizando, as sub-regiões nordestinas: Zona da Mata, Agreste, Meio-Norte e Sertão



terça-feira, 20 de abril de 2010

Globalização Quem ganha ? Quem perde ?

Globalização. Quem ganha? Quem perde? Entre você também neste debate . Globalização é o atual momento em que vivemos onde todo mundo (nações e pessoas ) parecem estar interligados . Produtos e serviços são trocados entre pessoas e países cada vez mais distantes. Idéias e pessoas circulam em fluxos contínuos, facilitados pelo grande desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes. As distâncias parecem menores. É como se toda a humanidade vivesse num pequeno lugar.O que acontece em diferentes partes do mundo tem enorme influencia em outros lugares , muitas vezes, extremamente distantes. O mundo é interdependente . Podemos dizer portanto, que vivemos hoje, num mundo globalizado !
E isto é bom ou é ruim ? Vejamos algumas implicações :
As empresas chamadas de transnacionais como a Nike, a Nestlé e a Fiat e que possuem sede em geral em países desenvolvidos instalam filiais em paises em desenvolvimento ou emergentes . São atraídas pelos baixos salários e impostos que irão pagar ou pelo custo barato do terreno onde vão se instalar .Países como Brasil, China, Índia ou México apresentam um atrativo a mais : uma grande população , isto é , uma grande quantidade de novos consumidores . Com isto há uma transferência da concentração industrial e dos empregos neste setor dos países desenvolvidos para os em desenvolvimento. No entanto é para o país de origem da transnacional que vai a maior parte dos lucros obtidos nas filiais . As decisões administrativas, as pesquisas desenvolvidas e o controle das ações da empresa também ficam limitadas ao país de origem.
Outra questão que se destaca é a globalização da criminalidade. As facilidades tecnológicas de comunicação e transportes faz expandir ações criminosas como tráfico de drogas , a prostituição ou a ação terrorista. A produção das drogas em geral se faz em países subdesenvolvidos, mas o maior consumo está nos países mais desenvolvidos, formando assim um fluxo de transporte e comercio ilegal que traz conseqüências desastrosas para ambos os lados e movimenta bilhões de dólares no mercado ” negro “.
Uma outra questão ainda é a intensa circulação de idéias e pessoas por todo mundo, disseminando hábitos e estilos de vida que em geral representam uma cultura dos chamados países hegemônicos. Para muitos estudiosos o mundo estaria caminhando para uma mundialização cultural , isto é , a população mundial estaria cada vez mais semelhante em usos e costumes como por exemplo quando consomem os mesmos refrigerantes, usam jeans ou comem em fast foods. Ao mesmo tempo que isto acontece, observa-se que em muitos lugares as populações ao contrário, se apegam a tradições e valores culturais ou religiosos como forma de resistência podendo levar a sérios conflitos entre nações como as ondas de terrorismo que temos vivenciado. Há também situações menos radicais em que os valores trazidos com a globalização ao serem aceitos pelas pessoas dos países onde chegam, são transformados e incorporados às formas tradicionais já existentes e consagradas de modo que acabam deixando de ser “coisa de fora”.
Por estas questões acima indicadas e por tantas outras não mencionadas é que a discussão quanto as conseqüências da globalização se torna tão calorosa. Pessoas e entidades se posicionam a favor ou contra independente de serem representantes de paises ricos ou pobres. E você , o que acha ? Reúna argumentos que defendam suas idéias .

Brasilia 50 anos, Parabéns !

O Salageo faz uma homenagem a essa cidade que hoje completa mais um ano de existência. Não é uma cidade qualquer ou uma data qualquer .. Há exatos 50 anos, no dia 21 de Abril de 1960 , a cidade de Brasília era inaugurada com todas as honras e publicidade que convém a uma capital num período de modernidade e grande prosperidade econômica. Não é por acaso que este período ficou conhecido como "Anos Dourados" . Era a era da industrialização brasileira , do crescimento das grandes metrópoles , um Brasil de puljante economia urbana que sepultava assim para sempre a imagem de um país atrasado e rural de quase 500 anos de domínio dos senhores das terras . Brasília , um sonho antigo dos republicanos, chegou com a missão de levar o crescimento e povoamento para o interior do país . Era preciso também garantir segurança à nova capital . Que Ela estivesse bem longe dos olhos e da cobiça de forasteiros indesejáveis , bem guardada no centro do nosso gigante território . Coube a um mineiro e na época presidente , o JK ( Juscelino Kubitschek ) , concretizar o sonho republicado de fazer surgir no meio do nada , lá em meio ao descampado do Cerrado do planalto Central esta bela cidade , obra prima da arquitetura mundial assinada por dois grandes mestres brasileiros : o urbanista Lúcio Costa já falecido e do renomado arquiteto, ainda vivo aos 102 anos de idade, Oscar Niemeyer .

Fiquem a seguir , com um pouco da história urbana de Brasília ...
" No dia 7 de Setembro de 1922 é lançada a pedra fundamental de Brasília, próxima a Planaltina. Por inspiração e iniciativa do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1956, foi criada a NOVACAP - Companhia Urbanizadora na Nova Capital, empresa pública à qual foi confiada a responsabilidade e competência para planejar e executar a construção da nova capital, na região do cerrado goiano. Tudo surge a partir do sinal da cruz traçado por Lúcio Costa, o encarregado do urbanismo da cidade. Articulado com a equipe de Lúcio Costa, um grupo de arquitetos encabeçado por Oscar Niemeyer projetou, em curto espaço de tempo, todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade.
No dia 21 de Abril de 1960, a estrutura básica da cidade está edificada, muitos prédios ainda são apenas esqueletos, mas os candangos (nome dado aos primeiros habitantes da nova cidade), liderados por seu presidente, festejam ruidosamente a inauguração da cidade, fazendo o coração do Brasil pulsar forte para dar vida à nova civilização sonhada por Dom Bosco. Nasce Brasília - a Capital da Esperança."


Acima e a esquerda : planta/projeto também conhecido como Plano Piloto para construção de Brasilia

Acima e a direita :foto de satélite destacando todo traçado urbano da cidade , o plano piloto e o Lago Paranoá

Abaixo : construindo Brasilia









Atenção !!! Se você é aluno da professora Cristina e deseja ganhar até um ponto extra ainda neste primeiro bimestre .....

Deixe aí nos comentários uma informação interessante sobre a cidade de Brasilia ou sua construção. Organize um texto próprio de até 15 linhas ( não vale recortar e colar) , indique nome completo , número e turma . Postagens válidas até dia 30/4. Posteriormente háverá uma enquete( aqui mesmo no salageo) para escolher a melhor postagem e este aluno/a ganhará mais um ponto extra.
Fiquem agora com algumas imagens desta jovem senhora .....


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ranking da produção industrial mundial

Da série .....
Veja os dados divulgados hoje sobre o ranking da produção industrial mundial
"O Brasil perde o posto de nono maior parque industrial do mundo. Dados divulgados pela ONU apontam que a Índia superou o Brasil em 200
9 e o País caiu para a décima posição. No topo do ranking, a China supera pela primeira vez o Japão para se tornar o agora o segundo maior produtor de bens manufaturados do mundo." Estadão 19/04/2010

sábado, 17 de abril de 2010

Novos estados brasileiros?

Um plebiscito popular previsto para 2011 poderá decidir pela criação de mais dois novos estados brasileiro, Carajá e Tapajós desmembrados do atual estado do Pará .

"Os projetos de decreto legislativo, já aprovados pelos senadores, podem entrar na pauta ainda em abril. Concluída a votação na Câmara, serão promulgados, sem necessidade de sanção do presidente da República. E os plebiscitos devem ocorrer em 2011.

Se o resultado da consulta popular for positivo, um projeto de lei complementar terá de ser votado para disciplinar a forma de criação dos Estados." Estadão 16/4/2010

Veja como ficarão :

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Transnacionais -Exercícios 2ª serie

Assunto:TRANSNACIONAIS
Turma __________
Material de consulta: páginas 272 a 275 do livro de Geografia adotado e postagem do dia 15/4 no Salageo Transnacionais
Fazer as questões em folha separada e de forma individual
Entrega : _/5 haverá teste sobre o assunto

1) Explique porque, hoje em dia, se prefere utilizar o termo TRANSNACIONAL para se designar as empresas antigamente denominadas multinacionais.
2) Faça uma lista de cinco produtos e/ou serviços que você consome de transnacionais indicando-as.
3) Quando e por que ( razões) essas empresas começaram a sair de seus países de origem e começaram a estalar filiais em outros países pelo mundo?
4) Relacione mais outros fatores (motivos) que atraíram essas empresas para países subdesenvolvidos como Brasil, México, Coréia, após a 2ªGG.
5) Indique conseqüências positivas e negativas para os países que recebem essas empresas.
6) “ Nas ultimas décadas , entretanto.....foi montado ou exportado para outros países do mundo. “...( pág 273 , 2º parágrafo) Pesquise e descubra que nome especial recebem essas empresas transnacionais?
7) TERCERIZAÇÃO . O que é? Você é capaz de citar um exemplo desta prática no seu cotidiano
8) Indique causas (razão) e conseqüências (implicações) para cada estratégia utilizada pelas transnacionais a seguir:
a) Diminuição do tamanho da unidade de produção.
b) Otimização dos processos de produção
c) Aumento dos investimentos em propaganda
d) Fusões

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Onde choveu mais no Rio de janeiro?

Veja que curioso os dados de pluviosidade acumulados dos dias 5 e 6/4 divulgados no Diário do Rio de janeiro . Segundo o site, a fonte de coleta dos dados foram as estações pluviométricas localizadas nos bairros da cidade . Os dados estão em mm . Só para lembrar , a média de pluviosidade no mês de Abril na cidade gira em torno de 120 a 150mm.

Veja quanto choveu no seu bairro !!!



1

Rocinha

292.8

2

Jardim Botânico

291.8

3

Tijuca

271.8

4

Grande Méier

255.4

5

Vidigal

253.6

6

Santa Teresa

236.4

7

Grota Funda

227.6

8

Penha

222.6

9

Grajaú

221.6

10

Laranjeiras

214.6

11

Copacabana

211.6

12

São Cristovão

209.6

13

Barra/Itanhangá

204.2

14

Ilha do Governador

200.8

15

Barra/Riocento

195.0

16

Recreio dos Bandeirantes

188.6

17

Saúde

184.2

18

Piedade

182.2

19

Madureira

169.2

20

Jacarepaguá/Tanque

165.4

21

Sepetiba

165.2

22

Urca

162

23

Jacarepaguá/Cidade de Deus

161.4

24

Santa Cruz

148.2

25

Campo Grande

136.2

26

Anchieta

133

27

Bangu

130.6

28

Gericinó

130.0

29

Irajá

126.6

30

Av. Brasil/Mendanha

126.2

31

Guaratiba

107.6



terça-feira, 6 de abril de 2010

Chuva pára cidade maravilhosa !


Em pouco menos de 24 horas , 288mm ( média do mês no lugar é de cerca de 120mm) de chuvas caíram impiedosamente sobre a mais bela e segunda maior metrópole brasileira, o Rio de janeiro. A cidade parou!
As escolas dispensaram seus alunos, o comércio fechou ou funcionou precáriamente , a maioria dos trabalhadores não conseguiu chegar ao local de trabalho hoje, muitos se quer conseguiram voltar para casa ontem ... as repartições públicas também pararam . O prefeito fez apelo na mídia para que a população não saísse de casa... Ele pensa em decretar estado de calamidade pública ainda esta noite.
Em janeiro São Paulo sofreu com os altos índices de pluviosidade deste verão , agora já no outono é a vez do Rio de janeiro.
A causadora de tanta chuva foi a entrada de uma frente fria vinda do sul do país a famosa mpa/ massa polar atlântica . Esta mesmo que ainda esta semana estudávamos em classe, não é meninos? Aquela de características fria e úmida ( FU) que de brincadeira em sala, falavamos que" fú"com o nosso final de semana. É, só que desta vez ela chegou com muita força e fez bem mais do que acabar com o nosso domingo de praia .
Segundo meteorologista do INPE /SP outros elementos contribuiram para intensificar a frente fria que se formou : as altas temperaturas dos últimos dias na cidade, as massas úmidas que sopram contantemente do oceano além da presença de uma corrente de ventos úmidos provenientes da Amazônia. O resultado de tudo isso...
Sò nos resta a aguardar, que bons ventos levem rapidamente o mau tempo e que o sol volte a brilhar trazendo de volta a nossa cidade Maravilhosa .
Em tempo : Amanhã também não haverá aulas nas escolas da cidade !
Professora Cristina Ramos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mudanças Climáticas / exercícios

Leia atentamente as páginas 80,81 e 82 do seu livro texto de Geografia e depois responda as questões propostas .
As respostas deverão ser dadas na forma discursiva e entregue em folha separada ao seu professor na data combinada para sua turma !
vamos aos questionamentos:
1) O planeta Terra apresentou, ao longo de sua de existência( aproximadamente 4,5 bilhões de anos ),uma temperatura constante? A que os especialistas atribuem essas diferenças climáticas?

2)Como os estudiosos provam que a Terra passou por períodos ora mais quentes, ora mais frios?

3)Quando aconteceu, segundo os estudiosos, a última alteração significativa de temperaturas no planeta Terra? O que aconteceu na época? Que provas ou evidências comprovam o fato?

4) Diferencie, segundo pontos de vista, os " freezers" dos "fryers"

5) A partir de tudo que você já leu sobre o assunto ( Aquecimento Global) se posicione quanto a grande questão em debate :"O ser humano está alterando o clima da Terra ?
Obs: Hoje existem duas correntes antagônicas nesta questão: Os radicais do IPCC que afirmam que o planeta está esquentando de forma significativa como consequência única da ação humana irresponsável e os chamados céticos que afirmam que o pequeno aquecimento verificado é resultado direto da própria evolução do planeta .
E você , de que lado está?Reuna elementos que justifiquem seu posicionamento .
obs: Busque aí ao lado nos marcadores e clique no titulo aquecimento global . Você poderá ler várias postagens sobre o assunto que lhes ajudará na formulação de seus argumentos.

domingo, 4 de abril de 2010

Mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas



Em fevereiro houve uma mortandade eleveda de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro. Em todo o em torno, agentes da Comlurb recolhiam milhares de peixes do tipo favelha.
Volto em breve com mais noticias sobre o meio ambiente da nossa cidade!!!