SalaGeo

domingo, 23 de maio de 2010

O relevo da cidade do Rio de janeiro/ Geologia poética do Rio de Janeiro parte I

O salageo reedita este maravilhoso texto do geólogo Ivo Medina hoje, um dos mais conceituados estudioso na área de geologia ambiental na cidade e do país . Escrito no início dos anos 90 quando as chuvas de verão castigavam a cidade e era preciso alertar à população para os problemas de ocupação irregular das encostas , os impactos ambientais consequentes e da necessidade de ação imediata de todos . Nesta primeira parte ele descreve de forma técnica e poética todas as fisionomias do relevo carioca. Apreciem a beleza do texto....

Geologia Poética do Rio
“Passaram-se alguns bilhões de anos para sermos o que somos. Antes do homem, este recém- nascido, muita pedra rolou na superfície da terra. A paisagem carioca, com suas escarpas nuas e roliças, rochedos em forma de caninos apontados para o céu, ilhas e baía de Guanabara, é o resultado de longo e caprichoso trabalho de deformação, corte, torneamento, polimento, remoção, acumulação e outros processos. Um grandioso trabalho escultural. Alem das forças modeladoras invisíveis, as ferramentas da natureza são o vento a chuva, o calor, rios e os mares. O regime de chuvas torrenciais continua sendo um dos mais importantes fatores determinantes do nosso relevo, pelo seu poder erosivo. A água no percurso para o mar, carregando pedaços de terra, areia e lama, é o agente de destaque no desenho e escultura da terra carioca.
É claro que água mole em pedra dura funciona, mas acontecimentos anteriores que dobraram e cortaram as rochas do Rio facilitaram e fizeram um verdadeiro caminho paras águas que, fluindo, buscam e formam os vales. Os rios mais volumosos constroem leques de terra na base dos morros, dando origem aos primeiros terrenos de planície ou baixadas.
Como qualquer narrativa as vezes pede um flash back, é bom lembrar que o conjunto das montanhas cariocas foi desgarrado da serra do Mar pelo entalho da baixada do Guandu. Isso quer dizer que nossas serras pertenciam a um maciço principal ou cadeia de montanhas ligadas ao extenso planalto brasileiro que, tombando para o oceano como um basculante, permitiu que o mar invadisse os antigos vales fluviais formando baías, enseadas e mais tarde as lagoas típicas da costa do Rio. Foi assim que as encostas escarpadas e as montanhas sinuosas limitaram-se com o mar.
Se a gente reparar bem dá para perceber que as ilhas que ficam em frente a praia de Ipanema, como as Cagarras e a Ilhas Rasa (do farol)são parecidas com o topo das montanhas. Parecem montanhas afogadas. E são. O movimento do mar produz correntes, que vão lançando pontas de areia a partir de terra firme ou de ilhas próximas à costa. O avanço destes cordões as vezes liga as ilhotas entre si, ou mesmo a pontos diferentes do litoral. Um exemplo deste fenômeno é a antiga ilha formada pelo grupo dos morros da Urca e Pão de Açúcar, que se ligaram ao morro da Babilônia, no continente.
O Pão de Açúcar foi arredondado pelo vento, chuvas, calor, do sol e ondas de frio. Na verdade, foram varias as causas que esculpiram o monumento natural mais famoso do mundo. O corcovado e os vales profundos que vemos ao lado das estradas do Redentor e Paineiras, são resultado de grandes falhas geológicas, isto é de fraturas seguidas de deslocamentos de enormes massas de rochas.
A lagoa Rodrigo de Freitas, por sua vez, era uma enseada e foi virando um velho pedaço de mar enclausurado quando os cordões de areia foram se formando entre a pedra do Arpoador e o Leblon. Surgiu uma restinga com pequenas dunas onde foi construído o bairro de Ipanema. As águas da Lagoa foram aos poucos se misturando com a água doce vinda do continente. Hoje, a água é salobra e ruim: a palavra Ipanema significa água ruim em tupi-guarani.
Este é um espetáculo que só mesmo a terra pode contar. O que para o homem é símbolo de solidez, para ela é a simples expressão de sua fragilidade, do provisório.”...

Geologia Poética do Rio de janeiro parte II



Continuando o texto Geologia poética do Rio /Geólogo Ivo Medina

"No entanto, percebemos, durante o minuto geológico de nossas vidas, alguns sinais de um equilíbrio delicado: os solos formados pela alteração criam o manto extenso que cobre um espaço grande nos morros e montanhas. Eles costumam ser espessos nas partes altas e ausentes nos vales e riachos. Apresentam vestígios de deslizamentos, verdadeiras cicatrizes na vegetação, principalmente nos lugares onde a mata é capim. Talvez lugares não lembrados durante o replantio da Floresta da Tijuca, no tempo de Don Pedro II. Antes dos cafezais, a floresta era imensa e fazia parte da Mata Atlântica.

A ocupação da cidade tem sido desumana. Não param de surgir obras em locais de pouca estabilidade. As chuvas de verão vão continuar caindo e matando gente nos morros, onde o equilíbrio do sole e das pedras soltas é precário. A solução é a desocupação dos locais e o reflorestamento, alem de obras de contenção das encostas. Está comprovado que todo trabalho preventivo diminui as conseqüências das intensas chuvas desta época do ano. Uma fiscalização permanente dos loteamentos e construções deveria ser realizada normalmente, a fim de que a lei 5766 seja cumprida no artigo que diz: “Não será permitido o parcelamento do solo... em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação.”

O conhecimento da fragilidade do meio físico carioca torna-se então fundamental para planejar qualquer empreendimento de ocupação humana nos terrenos situados nas encostas.

Ainda há tempo de corrigir falhas decorrentes das agressões que a nossa paisagem vem sofrendo pela ação do homem. Para começar basta evitar o desmatamento, a má ocupação e os incêndios, bem como replantar florestas, a verdadeira casa do homem."



Veja abaixo imagens de 3 favelas em encostas de morro na cidade : a esquerda , Rocinha; ao centro , morro Dois Irmãos ; a direita,Vidigal





















Atenção Turmas 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006

Releia com atenção o texto Geologia poética do Rio partes I e II e responda as questões propostas de forma discursiva e indvidual no seu caderno .Valem pontos para o segundo bimestre

1) Que agentes externos atuam no modelando do relevo carioca? Qual é o mais incisivo?

2) Cite as principais formas de relevo que aparecem na cidade do Rio. Quais destas formas aparecem no entorno do colégio ?

3) Explique a formação das lagoas do Rio. Quais lagoas encontram-se nos bairros do entorno do colégio ?

4) Você concorda com o geólogo quando ele diz.... A ocupação da cidade tem sido desumana... justifique

5) Pesquise e organize um texto de no máximo dez linhas esclarecendo sobre o processo de reflorestamento da Floresta da Tijuca ( quando ocore? Por que foi feito?como foi feito o replantio? implicações gerais)

Dica: Procure aí ao lado nos marcadores em cidade do rio de janeiro, o post " Floresta da Tijuca ....a história do seu reflorestamento de 13/1/2010

6) Relacione o que diz a lei 5766 com o processo de favelização dos morros cariocas e suas conseqüências

7) Que soluções o geólogo apresenta para minimizar os problemas de impactos ambientais causados pelo homem no relevo do Rio? E você o que sugeriria?



quinta-feira, 13 de maio de 2010

Você Sabia na Copa da África


Olha aí pessoal de volta a nossa coluna das quintas-feiras o Você Sabia?. Por enquanto, as curiosidades vão focar a copa de 2010 , e para começar nada melhor do que algumas informações sobre o continente sede do evento a África .
Com a palavra o nosso colunista Eldo Lúcio ....


O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra e que é o mais quente , tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida.

Com culturas muito variadas, os habitantes vivem na sua maioria no campo, sendo cada vez mais os que vão para as cidades em busca de trabalho.
Este continente está ligado à Ásia e só um estreito o separa da Europa, o estreito de Gibraltar.

mapa-africa O Sara é o maior deserto do planeta e cobre quase um terço do continente africano onde se encontram as dunas mais altas do mundo.

Os diamantes amis valiosos provêm das minas de África do Sul, encontram-se enterrados em grande profundidade no subsolo.

O maior rio do mundo é o Nilo, com 6650 quilômetros de comprimento. Nasce simultaneamente em Uganda e na Tanzânia, atravessa Sudão e Egito e desemboca no Mar Mediterrâneo. Banha uma área total de 3 milhões 349 mil quilômetros quadrados, ou seja, uma décima parte da superfície total do continente africano.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Excursão Virtual pela Estrada Real


Mais um material interessante aí nos links de pesquisa . Desta vez o salageo propicia a seus leitores o acesso a um site da CPRM que traz uma excursão virtual à antiga estrada do ouro do Brasil colonial , a famosa Estrada Real. Entre no link e passeie pela história , visite cidades, aprecie os mapas antigos e ainda fique conhecendo os aspectos geológicos do Quadrilátero Ferrífero nas " Gerais " .

Se você é daqueles que achava que estrada real era apenas uma variedade de carro doblô da Fiat , está na hora de rever seus conceitos!!!!








Então , o que você está esperando ?
Clique aí ao lado nos sites de pesquisa o título Excursão Virtual Estrada Real e curta !

terça-feira, 4 de maio de 2010

Nova fonte de pesquisa escolar

O salageo incluiu aí nos sites de pesquisa um link que a Revista Veja Digital disponibiliza on line . É só clicar em Veja Digital e seguir as instruções que você terá acesso a todas as revistas já publicadas desde a primeira nos anos 70. Escolha e folheie a vontade .

sábado, 1 de maio de 2010

Mais Brasilia

Alô pessoal! Seria impossivel colocar aqui na integra os melhores comentários no post de Brasília , então o salageo resolveu reunir os fatos mais interessantes num único texto retalho ...acho que ficou interessante , parece até que foi escrito por uma única pessoa. Está um pouquinho grande mas vale a pena ser lido ....



Brasília: ...um sonho.

....A idéia de transferir a capital do país do Rio de Janeiro, para Brasília, começou num sonho antigo....o primeiro ministro do Império Português, Marquês de Pombal, propusera a construção da capital do Brasil colonial. (Tiago machado 2001)....50 anos mais tarde, Dom Bosco, santo italiano ...da igreja católica, sonhou com uma depressão larga entre os lados 15° e 20° a partir das margens de um lago.... até que em 15 de março de 1956 o JK tomou a decisão de construir a nova capital BRASILIA..(Rodrigo Marinho:2002) ....

Projeto e construção ...

...Apesar da Arquitetura de Brasília ter sido desenhada por Niemeyer, foi Lúcio Costa (escolhido ...através de um concurso público.) quem a projetou e quem escolheu seu nome.Lúcio Costa é o pai de Brasília,o nome escolhido por ele no início não foi

bem aceito pois, algumas pessoas diziam que Brasília era nome de cozinheira, mas com o passar do tempo acabaram se acostumando.O que ele não gostava e o deixava aborrecido era quando ouvia dizer que Brasília tinha forma de avião,pois ele a projetou pensando em formato de borboleta ...(Aline da Rocha:3001 )....A idéia foi, construir duas 'asas', que serviriam, para organizar a cidade.... já que a cidade partiria do zero. O conceito feito por eles, era que as 'asas' fossem chamadas de superquadras. ...projetadas para ser um espaço de convívio ... em que as pessoas pudessem circular livremente, ...os prédios foram feitos suspenso por colunas, e com concreto armado... Além dos prédios residenciais, haviam ainda, áreas verdes, e parques, lugares de lazer, para os moradores...A cidade foi projetada também, com ruas e avenidas largas, e, na idéia inicial, não haveriam cruzamentos, (Tiago O. Machado 2001 ) ....como era chamado Plano Piloto, tinha e tem a planta de um avião apontado para o Rio de Janeiro, para muitos sem fé ...era motivo de chacota : " Brasília é uma população pedindo socorro ... que já estão no avião em direção ao Rio de Janeiro, só faltando a decolagem." (Diego Soares 3005)...Naquele tempo do começo de Brasília todo trabalhador era conhecido como candango. Operários chegavam de todo canto do país para trabalhar nas grandes obras da cidade, eles chegavam a se revezar dia e noite com isso conseguiram terminar em tempo recorde em aproximadamente 4 anos.Os trabalhadores foram homenageados com um monumento no meio da praça dos três poderes... a obra de Bruno Giog a estátua `` dois guerreiros´´ , mas que foi renomeada para ``dois candangos´´ hoje é um dois principais cartões postais da capital. (Júlio cesar.3005)

A cidade real ..

....Projetada para conter os principais poderes do Brasil (Legislativo, Executivo e Judiciário)...a transferência de poderes ocorre durante a ditadura militar.Brasília cidade projetada para 600 mil habitantes, hoje conta com total de 2,6 milhões de habitantes, esse crescimento desordenado nada mais gera que um alto índice de criminalidade como já apontam estudos de sociólogos....(Cláudio Leal.3002 )... Planejada ... cresceu muito além do esperado. Pessoas que nascem em Brasília, são chamadas de "candangos" ou "brasiliense".... deter uma das melhores Universidades do País... um dos maiores centros de criação de softwares da América Latina... um dos melhores centros de pesquisa de biotecnologia agrícola e agro industrial do mundo. Destaca-se, além de tudo, pela qualidade de vida tanto na área urbana como na rural, ... uma das cidades de maior qualidade de vida do planeta.(Márcio Machado 2003)....do começo de Brasília as novidades como teatro e cinema demoravam a chegar .... Com isso a juventude brasiliense .. busca sua própria identidade dentro da diversidade cultural...Formando bandas ...como Capital Inicial, Raimundos, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana e Plebe Rude... Legião Urbana foi à banda que assumiu a identidade da cidade , mostrando nas suas composições de impactos ...a vida na capital brasileira. (Alex Vieira .3005 )...Na década de 60,70 e 80 a cidade apresentou uma enorme ocupação na região com a migração de Nordestinos,Mineiros,Paulistas e Paranaenses que em Brasília ficaram abrigados em busca de novas oportunidades,e também porque a possibilidades do desenvolvimento econômico .( Andressa Pinheiro 3002 )...A Praça dos Três Poderes, nada mais é do que um ponto fixo entre os prédios representativos dos “três poderes” que norteiam a política do Brasil: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).... que proporciona ao visitante que está em qualquer ponto dela( cidade), poder avistar os três prédios,de modo que nenhum deles se sobressaia, mostrando assim a equidade dos três poderes.(Isabelle Rosa 3005)....Uma pesquisa informou que existe um automóvel para cada dois habitantes e ainda assim o trânsito é bom, embora o transporte coletivo seja bem deficiente. (Nicolly de Oliveira 2005 )Quando Brasília foi construída tinha como propósito na questão da educação... Havia o movimento Escola Nova que era comandado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.As escolas primárias eram divididas entre escola-classe onde as crianças passariam quatro horas diárias aprendendo conteúdos, e escola-parque onde elas passavam mais quatro horas praticando atividades como esportes e artes.Esse modelo se concentra significativamente no Plano Piloto.(Marilia Araújo :3005)Um dos mais belos monumentos de Niemeyer é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida... É formada por 16 colunas de concreto que pesam 90 toneladas, vitrais em tons azuis, verdes, branco e marrons em uma área de 70 metros de diâmetro.... a maioria dos visitantes são fiéis que trabalham na Esplanada e turistas. É aberta ao público todos os dias. (Natali 3002 )O ....uma extensa area verde.... duas piscinas de água mineral e corrente...,com trilhas na área interna.O clima predominante é tropical de Savana ...se situa na chapada da contagem... uma unidade de conservação vigente..... A flora local é variada por causa da região de cerrado .... São 700 espécies de plantas, entre elas canela-de-ema, embaúba e pequi. A mata do Parque Nacional abriga espécies ameaçadas de extinção, como lobo-guará, veado campeiro, tatu canastra e tamanduá-bandeira....parque fica a Barragem de Santa Maria, com uma área de cerca de 800 hectare, responsável por parte do abastecimento de água potável da capital brasileira.(Taciana Karina 3005 )Mesmo ...uma cidade de muitas qualidades ela também tem seus pontos negativos... a poluição aumentou mais devido a seca ( Vanessa Ferreira 2006)Brasília é vista por algumas pessoas, de certa forma, como um ninho de cobras, devido a os políticos corruptos ... Mas no aniversário de 50 anos da cidade, não foram deles que o povo lembrou, e sim do símbolo que a cidade representa...o esforço do povo que trabalhou para construir a cidade (Gabriel Pinho 2004)....Brasília é a capital do Brasil, quarta maior cidade do país, possui o segunda maior PIB per capita ... é a terceira capital do país, depois de Salvador e Rio de Janeiro. ....O plano urbanístico da capital( plano piloto), foi criado...aproveitando o relevo da região, e adequou ao projeto do lago Paranoá.. "(Iuri Missiaggia 2003 )....Apesar de todos os seus problemas atuais, Brasília continua sendo não só um centro político, mas também um centro turístico, artístico e histórico.... foi declarada pela Unesco "Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade", uma grande conquista que muitos ainda desconhecem. ( Érica Alves :3.003 ) ....Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar para o espaço ao visitar Brasília em 1961, disse: "Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra"(Iuri Missiaggia 2003 )

Leia os comentários na integra na postagem Brasilia 50 anos Parabéns! e escolha oaluno campeão , entre os selecionados pelo Salageo, na enquete ai em cima