SalaGeo

sábado, 29 de janeiro de 2011

Rio, filme animação em 3D

Veja a seguir dois momentos (os dois minutos iniciais e outro trecho do filme)de Rio, a animação da Fox em 3D dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha com previsão de lançamento em abril .

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a href="http://www.bing.com/videos/browse?mkt=en-us&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;from=sp^sp&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;vid=d168e527-185d-49e9-9a84-2f16c85145d1&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;from=en-us&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;fg=dest" target="_new" title="&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;#39;Rio&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;#39; Trailer"&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Video: &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;#39;Rio&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;#39; Trailer&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;<br />

&amp;amp;amp;lt;a href="http://video.msn.com/?mkt=us&amp;amp;amp;amp;brand=msn%20video&amp;amp;amp;amp;from=sp&amp;amp;amp;amp;vid=390a5af2-fac2-4e20-8b6e-4cc518d71596&amp;amp;amp;amp;src=FLCP:sharebar:embed" target="_new" title="'Rio' Exclusive: Film's First Two Minutes"&amp;amp;amp;gt;Video: 'Rio' Exclusive: Film's First Two Minutes&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Paulo faz 457 anos

Hoje São Paulo, a maior cidade do Brasil, faz 457 anos e o salageo não poderia deixar de registrar este momento aqui neste espaço.

São Paulo é uma das cidades mais antigas do país, foi fundada pelos padres jesuítas em 25 de janeiro de 1554 com o nome de São Paulo de Piratininga. Hoje é a cidade mais populosa , de maior Pib e maior centro econômico do país. Segundo classificação é considerada Metrópole Nacional, Megacida e também Cidade Global , três conceitos geográficos urbanos distintos.

Como qualquer grande Metrópole, vem sofrendo com os efeitos da acelerada e caótica ocupação humana onde as áreas verdes são rapidamente substituídas por concreto e poluição como pode ser constatado no exemplo abaixo. Paraisópolis 1958Paraisópolis hoje

Entre no link aí abaixo e avalie os seus conhecimentos sobre esta cidade. Se você não é paulistano e conhece muito pouco desta cidade, entre assim mesmo e divirta-se com as perguntas e as respostas

http://quiz.terra.com.br/brasil/sp-faz-457-anos-teste-seus-conhecimentos-sobre-a-cidade

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pedra da Gávea no Rio de Janeiro


Tempo de férias , tempo de passeios e lugares bonitos e o salageo abre espaço para falar de uma velha conhecida de quem vive ou circula próximo ao nosso colégio. Velha sim, pois trata-se de uma majestosa estrutura geológica de granito e gnaiss de mais de dois bilhões de anos esculpida caprichosamente pelas ferramentas da natureza como a chuva, o calor do sol e as ondas do mar. Alguém um dia me disse " quando avisto a Pedra da Gávea sinto que estou em casa "...
Localizada entre São Conrado e a Barra da Tijuca, com 842m de altitude , a Pedra da Gávea ganhou este nome devido ao seu formato de cesto, conhecido como Gávea (cesto onde se localizava um observador nas antigas embarcações). Do alto do seu cume é possivel avistar em dias de céu claro: Barra da Tijuca, Pomar da Barra, Recreio dos Bandeirantes, parte de Jacarepaguá, Curicica, Floresta da Tijuca, São Conrado, Lagoa, Leblon e Gávea

Muitas histórias e lendas são contadas sendo que as mais conhecidas são: 1) Esta montanha teria sido esculpida pelos antigos Fenícios, que deixaram lá o rosto do seu imperador ( foto ao lado) 2) Um grande portal levaria a outras dimensões 3) Em seus olhos existem antigos textos fenícios que ainda não foram decifrados.
Olhando esta rocha em determinada posição , é possivel enxerga-lá como uma gigantesca cabeça com olhos, nariz boca e queixo( foto maior acima) por isso tambem é conhecida como pedra do gigante adormecido.
A Pedra da Gavea é hoje uma das montanha mais procuradas e visitadas no Rio de Janeiro e talvez do Brasil. Pessoas de todas as idades procuram suas trilhas e os mais corajosos praticam escaladas . Por conta disso é também a montanha que mais mata e acidenta no Brasil pois estes acidentes muitas vezes são causados por pessoas com pouca ou sem nenhuma experiência que ousam transpor suas inclinadas encostas em busca de aventuras sem equipamentos adequados e sem a companhia de um guia experiente para orientá-los.

Se você quer saber sobre trilhas e escaladas clique


Foto tirada da Pedra da Gávea com vista para a Barra da Tijuca


E você , já subiu a Pedra da Gávea? Tem vontade de fazê-lo ?
Então , deixe aí nos comentários sua contribuição ! Ha!Tem fotos suas neste lugar?? Mande logo para o seguinte endereço que o salageo publica ! cristinaramos01@yahoo.com.br
Estou esperando....

domingo, 9 de janeiro de 2011

O Sudão se divide?

"Os centros de votação do sul do Sudão começaram neste domingo a abrir suas portas às 8h (horário local, 3h de Brasília) no início de um plebiscito de separação que se prolongará por sete dias. Foram convocados um total de 3,9 milhões de sudaneses originais do sul do país e que tenham chegado à região desde 1956. O voto será exercido não só no sul do Sudão, mas no resto do país e em outras oito nações, para os emigrantes.

As cédulas têm apenas duas opções: a unidade, representada por duas mãos entrelaçadas, e a separação, representada pela palma de uma mão em sinal de parada.[...]

Esta votação é o resultado do acordo de paz assinado em 2005 entre o norte e o sul do Sudão, que pôs fim a duas décadas de uma guerra que causou cerca de dois milhões de mortos.Em caso que de aprovada a separação, a opção favorita nas pesquisas, no final de julho vencerá o período transitório fixado nos acordos de paz de 2005 e se dará início ao surgimento de uma nova nação, a primeira deste século.[...] "

Fonte http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/sul+do+sudao+vai+as+urnas+pela+independencia/n1237933421027.html

Sudão , um pais dividido


As grandes diferenças que dividem o país são visíveis até no espaço como mostra essa imagem de satélite da Nasa. O Norte é composto por estados localizados em áreas deserticas exceto o fertil vale do rio Nilo . O sul do Sudão é caracterizado por áreas verdes , pantanosas e florestas tropicais .O Sudão exporta bilhões de dólares em petróleo por ano. Os Estados do sul produzem mais de 80% do total, mas recebem apenas 50% das divisas, o que exacerba as tensões com o norte. A região fronteiriça de Abyei, rica em petróleo, realizará um referendo sobre se deve juntar-se ao norte ou ao sul.
Fonte: http://ligadonageografia.blogspot.com

sábado, 8 de janeiro de 2011

Transcarioca

O Rio de janeiro se prepara para sediar importantes eventos como a copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A Transcarioca é uma via expressa que ligará a Barra da Tijuca a Ilha do Governador , passando por dezenas de bairros tanto da zona Oeste quanto da Zona Norte. O Transcarioca é um projeto de BRT (Bus Rapid Transit) , com ônibus articulados em vias exclusivas e deverá estar totalmente concluido em final de 2013 .

Para maiores esclarecimentos sobre este projeto, que vai passar alí do ladinho de nosso colégio, veja o vídeo abaixo


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Logo das Olimpíadas 2016 , plágio??




Mal foi apresentado o logo dos Jogos Olímpicos de 2016, nesta sexta-feira em Copacabana, e ele já virou polêmica. Seria ou não plágio do símbolo da Telluride Foundation, uma organização filantrópica do estado norte-americano do Colorado.
Existe sim uma semelhança de idéias mas não sei se juridicamente pode ser considerado plágio. Mesmo porque o símbola da empresa americana já usa como inspiração o quadro a dança de Matisse. É aceitavel e comum releituras de obras de arte consagradas. A agência publicou, em seu site, um vídeo sobre as etapas da criação e algumas imagens que mostram a inspiração no Pão de Açúcar. A marca foi escolhida no dia 1° de setembro, por unanimidade, pelos 12 membros do corpo de jurados. Depois de passar por pequenos ajustes, foi enviada ao Comitê Olímpico Internacional no dia 8 de outubro e aprovada pela entidade em 17 de novembro. Estima-se que cerca de 400 pessoas, dentro e fora do país, tiveram algum tipo de contato com a logomarca durante o processo.

A concepção do escritório de design vencedor do concurso considerou, inclusive, a evolução das tevês com tecnologia 3D e, por isso, optou por uma logomarca tridimensional. Segundo Fred Gelli, um dos sócios da agência carioca Tátil, este é o principal diferencial da marca da Rio 2016 – e, para ele, uma prova irrefutável de que não há plágio ou mesmo inspiração na marca da entidade filantrópica norte-americana.