SalaGeo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Avenida Niemeyer /Locais e histórias do Rio

O salageo apresenta uma nova seção.... Locais e Histórias do Rio. Para começar com o pé direito....

Avenida Niemeyer é uma via de ligação da cidade do Rio. Constitui-se como uma das mais importantes avenidas da zona sul , ligando o bairro do Leblon a São Conrado, beirando um costão rochoso e o Oceano Atlântico.

Inicialmente, a Avenida Niemeyer seria uma ferrovia de 193 km ligando o bairro de Botafogo ao Município de Angra dos Reis, mas acabou sendo construída como rodovia O local apresenta uma das mais belas vista da cidade com um mar batendo de encontro ao seu paredão rochoso.... Sua pista dupla corta o Morro Dois Irmãos e está ladeada pela favela do Vidigal, por residências de luxo e hotéis. É também lugar de passeios, prática de caminhadas, pescarias, de contemplação do mar. Foi inaugurada em 20 de outubro de 1916, pelo prefeito Azevedo Sodré, em solenidade marcada pela fixação de placa de bronze embutida em granito, perto do Hotel Leblon. Considerada uma obra ousada para sua época - foi iniciada ainda no século 19 -, possui 4760 metros de extensão. Em e 1915, o comendador Conrado Jacob Niemeyer, proprietário no local ofereceu-a como logradouro público para a Prefeitura.

A Avenida Niemeyer, de acordo com o geólogo Claudio Amaral, da Geo-Rio, corta a franja do Morro Dois Irmãos, cuja própria forma foi determinada por uma falha geológica. O local apresenta dois tipos de rochas: o gnaiss facoidal, que é a mesma rocha do Pão de Açúcar, e a biotita gnaiss, ambas com um bilhão de anos. “O que chama mais atenção no Maciço Dois Irmãos são as fraturas na rocha. Elas tornam o Maciço vulnerável a acidentes naturais, como rolagens de pedras e deslizamentos de solos, estes últimos tão problemáticos quanto as rochas sobre as quais se desenvolveram. Junte-se a isso uma grande inclinação do maciço. A construção da Niemeyer foi uma obra complexa, ambiciosa, com corte da rocha e dinamitações” - explica.

Entre as curiosidades deste lugar está no fato de terem sido realizadas corridas de automóveis, do Circuito da Gávea e cenário de crimes de grande repercussão na cidade, como o caso Cláudia Lessin Rodrigues

Trampolim do Diabo

Assim era conhecido o «Circuito da Gávea», perigoso trajeto de rua com pouco mais de onze quilômetros, de pisos variados (paralelepípedos, asfalto, cimento e terra), subidas e descidas com rampas acentuadas, curvas fechadas e perigosas. Utilizado para corrida de automóveis, no Rio de Janeiro da primeira metade do séc XX.A partida era na Marquês de São Vicente, passava pela Bartolomeu Mitre, seguia pela Visconde de Albuquerque, Av. Niemeyer, subia pela Estrada da Gávea (onde hoje fica a Rocinha) e descia pela Marquês de São Vicente, fechando o circuito.As corridas perduraram de 1933 a 1954, com diversas suspensões, por variadas razões, inclusive a II Guerra Mundial.

Fonte: Texto adaptado de fontes diversas na rede

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cartografia parte I

Exercícios cartografia Parte I Turma 1015 /2011

Ilustração acima: mapa do Brasil de 1550

Responda em seu caderno de geografia as s questões propostas utilizando como fonte de consulta a apresentação de slides Cartografia disponível aqui no salageo em postagem do dia 23/02/2010 Obs: Algumas perguntas necessitam pesquisas complementares em outros sites na rede ( a escolha do aluno) para serem totalmente respondidas.

1) Por que se afirma que a cartografia é ao mesmo tempo arte e ciência?

2) Por que existem três técnicas diferentes de projeções para confecção de mapas? Qual a melhor delas?

3) No slide de número 4 aparece a informação que a projeção de Mercartor foi feita com uma visão eurocentrista. Qual o significado deste termo?

4) Um grupo de geógrafos afirma que a projeção de Peters (slide 5) foi confeccionada com o objetivo de valorizar os países subdesenvolvidos. Você concorda com esta afirmativa? Apresente argumentos.

5) Observando o Slide 19 responda: a) qual a projeção utilizada nesta representação? b) Que elementos essenciais estão faltando nesta representação?

6) Quanto ao slide 20: a) Dê um título para o mapa b) Indique a projeção utilizada e justifique esta escolha.c)Que outros elementos essenciais estão faltando neste mapa? d)Observando a legenda indique( utilize norte, sudeste, noroeste,etc..) em que área ou região estão as terras de menor altitude? Faça o mesmo para localizar as maiores profundidades oceânicas.

7) Slide 21 :a) Que tipo de escala foi utilizada? Quanto vale na realidade cada centímetro representado neste mapa? b) Que título você daria para este mapa? c)Que tipo de projeção foi utilizada. comprove d)Sabendo-se que a cor marrom representa as terras mais elevadas e o verde as de menor altitude, como você descreveria o relevo das terras brasileiras comparando com o restante da América do Sul ? e) Que nome recebe a cordilheira que se localiza de norte ao sul ,visivelmente destacada na porção ocidental ( oeste) deste mapa? Em que porção ou países ela é mais larga e/ou mais elevada?

8) Slide 22 : a) Dê um título para o mapa b) Quais paralelos estão identificados neste mapa? c)Quantas e quais são as regiões brasileiras? d) Qual região possui maior numero de estados? E menor?e) Em qual região está localizado o estado que você mora? Que outros estados fazem parte dela?

9) Ainda no slide 22 : Observando os graus de latitude( na lateral direita do mapa) e longitude (na base do mapa) Tente calcular aproximadamente as coordenadas geográficas de: a) Brasília (DF) b) Ilha de Marajó c) A capital de Roraima , ( use como referência a posição um pouco abaixo da letra M de Roraima ) Identifique esta cidade.

Atenção aluno da 1015 !A segunda parte deste exercício será publicado na próxima semana e será tarefa para o mês de março

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cartografia /Noções básicas

Alô pessoal da turma 1015 !!!
Este é o novo material de estudo do assunto cartografia que estamos começando a discutir nesta semana .

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Globalização Fernando Veríssimo

Alunos da segunda série !!!! Leitura desta postagem é obrigatória !!!

Luiz Fernando Veríssimo é um dos maiores cronistas brasileiros.Tem uma coluna no jornal o Globo falando sempre de assuntos atuais mas com muito bom humor. Veja o que ele escreveu sobre o assunto Globalização ( primeiro ítem de nosso currículo deste ano)

GLOBALIZAÇÃO segundo Veríssimo .

Pergunta:
Qual é a mais correta definição de Globalização?

Resposta:
A Morte da Princesa Diana.

Pergunta:
Por quê?

Resposta:
Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates) e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos emTaiwan e um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia

Isto é *GLOBALIZAÇÃO!!!*

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Turma 2001 , não é para qualquer um ! !!

Mal o ano começou , e " olha nós" aqui reunidos com toda disposição. Disposição para que??
Para zoar, para sorrir e naturalmente para estudar muitooooo !!!

Pra começar com pé direito e tomar posse deste espaço , é hora de entrar aí nos comentários e deixar a sua marca como combinado.

Turma 2002 É aqui ó !!!!

Alô todos os alunos da turma 2002 , estamos esperando o envio da foto( já chegou!!!) para completar a postagem aqui no salageo mas o espaço já está aberto aí nos comentários para apresentação como combinado ... Não se atrasem o prazo se esgota nesta terça-feira 15/2 as 23:59.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ei, é aqui Turma 2005 !

Mais uma turma a marcar presença aqui no salageo. É a turma 2005 simpáticos, né??
Se você é desta turma , entre aí logo abaixo nos comentários e deixe sua marca. Não se esqueçam o que foi combinado em classe! O prazo se esgota neste domingo próximo

Turma 2003 Tô sem Freio

Aqui reune a turma 2003 , que se diz estar sem freio e quem piscar já era !

O que será que estão ensinuando quando dizem que estão sem freio ? Muito provavelmente que nada os empedirão de estudar muiiiiiito neste ano e de se dedicarem com afinco as tarefas escolares. E aí , é verdade quem piscar já era!

Turma 2004 Conteúdo é Tudo !

É verdade, quem não tem conteúdo é uma pessoa vazia, sem trocadilho. Parece que a turma garante que o que não falta nesta galera é conteúdo mas por enquanto, uma coisa está faltando...


já não falta mais, finalmente a foto chegou!!!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Alô galera da Turma 2008 !!!

Inicio do ano de 2011 , mais uma turma chegando e se mostrando aquí neste espaço do salageo.
Infelizmente, a turma ainda não pode se alojar na sala de aula que lhes coube pois esta, encontra-se em fase final de obras e pintura . Por enquanto , se arrumam como podem no auditório do colégio.Se você faz parte desta galera é hora de se apresentar aí nos comentários como combinado em classe. Não demore , estamos ansiosos para conhecê-los !

Ae!! a Turma 2006 se reune aqui!!!!

Olha a turma 2006 de 2011 começando a se apresentar e se reunir aqui no salageo! Hoje nosso primeiro dia de aulas a frequência ainda não estava lá essas coisas .... e esta foto também não é das melhores já que foi tirada por um celular disponível nomomento . Bem, esse é só o início de muitos encontros aqui neste espaço.
Se você faz parte desta turma , não deixe de ir aí nos comentários e se apresentar como combinado, certo?!

Turma 2007 Tudo junto e Misturado !!

Tudo junto e Misturado .... É assim que se comporta "esta turma muito unida e também muito oriçada" , só não sei se "brigam por qualquer razão " ou se " acabam pedindo perdão "

Se você faz parte desta turma, entre aí nos comentários e se apresente. Não esqueça que esta é a primeira tarefa do ano e também valem pontos no bimestre. Corra pois o prazo se esgota neste domingo próximo .

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Paisagem Natural e Paisagem Humanizada

Mesclando um conceito bastante tradicional com uma terminologia mais atual, podemos definir Geografia como a ciência que explica a paisagem terrestre. O termo paisagem neste contexto envolve um conceito geografico discutido e consagrado segundo a ótica da moderna Geografia crítica brasileira , representado no seu mais ilustre geógrafo:
" tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem " Miltom Santos 1988

É, portanto, o domínio do visível e pode ser percebida de modo diferenciado. A paisagem é mutável, isto é, ela se transforma ao longo do tempo, em função das diversas formas de produção do espaço pelas atividades humanas como na referência : "ela é uma combinação de objetos criados em momentos históricos distintos, porém coexistindo no momento atual " Miltom Santos 1997

Trata-se portanto de um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais , que vai determinar e diferenciar os dois tipos de paisagens
Paisagem Natural A paisagem natural é formada pelos elementos naturais: montanhas, rios , florestas, etc... É uma paisagem natural porque, não tem nenhuma modificação feita pelo homem.Paisagem Humanizada É aquela que já sofreu algum tipo de modificação pela ação humana como construções de casas e estradas, indústrias, pontes, túneis e muito mais. Sendo assim, um jardim ou um campo de plantação de trigo também é considerada paisagem humanizada pois apesar de ser constituído de elementos da natureza , esta paisagem não existiria sem a interferência humana visto a organização e disposição dos elementos neste espaço.
Alô, Alô , Atenção turma 1015 !!!
faça aqui nos comentários deste post a sua apresentação como combinadao em classe. Não esqueça que valem pontos no bimestre e que o prazo se encerra nesta segunda-feira feira , certo!!??

Também será cobrado como tarefa para próxima aula de Geo, a leitura deste post pois haverá debate sobre o assunto em classe.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Caracterização do espaço brasileiro- exercícios

Exercício 1 – 3ª Série /2011 Responda as questões a seguir de forma discursiva em seu caderno. Questões relativas: A grandeza do território brasileiro pags 348/349 do livro adotado
1)O Brasil é o quinto país mais extenso no mundo com 8,514 milhões de Km . Indique vantagens e desvantagens (sociais, políticas, econômicas, etc) para o país relativas a sua grande extensão territorial
2) Indique vantagens e desvantagens ( idem acima) para o país relativas ao seu extenso litoral de 7367 km .
3) Conceitue Amazônia Azul e explique o direito singular do Brasil ao uso de 200 milhas marítimas. Localize aí nos marcadores e pesquise Amazônia Azul
4) O Brasil encontra-se no centro do território sul-americano ( com cerca de 47 % do total) e faz fronteira com quase todos países da América do Sul. Aponte vantagens e desvantagens desta situação.
5) O que vem a ser Projeto SIVAM e Calha Norte? http://pt.wikipedia.org/wiki/SIVAM http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Calha_Norte ou ... Vá ate os sites de pesquisa aí na coluna da esquerda do salageo e clique em geografiaparatodos , procure mapas tematicos SIVAN
6) Explique porque o Brasil é considerado um país tropical.Que conseqüências isto traz ?
7) Explique a origem e comente sobre a importância das ilhas oceânicas do Brasil. Procure aí nos marcadores Ilhas oceânicas e pesquise .veja também no youtude : Atol das Rocas http://www.youtube.com/watch?v=fBqP_xgyr0Y
Abrolhos http://www.youtube.com/watch?v=MkQdBDsXQ2w
São Pedro São http://www.youtube.com/watch?v=I_H2Chtns-c

Ilha de Trindade http://www.youtube.com/watch?v=g_ebrwM0OgM

8) Indique a razão da implantação do horário de verão nos meses de dezembro a fevereiro apenas nos estados do sul e sudeste do país além de GO e MS.
9) Analise a atual distribuição do território brasileiro segundo fusos horários ? Compare o novo mapa (www.astrologie.com.br/novos_fusos.htm)com o anterior publicado no seu livro e indique o que mudou. Apresente conseqüências de ordem humana, política, econômica ou social para esta modificação.