SalaGeo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Anos 50

Olá LeitoCor do textores! Essa semana vamos falar aqui no SalageoFashion sobre os anos 50, a época da Feminilidade ou "Anos Dourados" .
Olá Leitores! Essa semana vamos fala aqui no salageofashion sobre os anos 50, a época da Feminilidade ou anos dourados .
Com o fim dos anos de guerra (1939 - 1945), ainda em 1947 Christian dior lança sua primeira coleção batizada como "New Look" mudando a maneira das mulheres se vestir.Metros e metros de tecidos eram gastos para confeccionar vestidos amplos e na altura dos tornozelos ou dos joelhos , com cintura bem marcada,usados com sapatos altos,luvas e acessórios luxuosos, como jóias e peles. Com isso as mulheres dos anos 50 se torna mais femininamente glamorosa .
Grandes empresas surgiram,com muitas novidades em produtos cosméticos, pois a beleza era um tema de grande importância, era um tempo de cuidar da aparência.Houve o lançamentos de produtos feitos a base de plantas ,que se torna uma tendênciaa parti dai.
A maquiagem estava na moda e realçava os olhos,os lábios e a palidez da pele, que devia ser perfeita.
O cinema lançou a moda do garoto rebelde, que usava blusão de couro e jeans. Marlon Brando também sugeria um visual displicente no filme "Um Bonde Chamado Desejo" (1951), transformando a camiseta branca em um símbolo da juventude.
Na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar o estilo eduardiano , mas com um componente mais agressivo, com longos jaquetões de veludo, coloridos e vistosos, além de um topete enrolado. Eram os " teddy-boys ".

terça-feira, 26 de abril de 2011

BRICS agora com África do Sul

Um novo " tijolinho"( bric) foi acrescentado "a parede" formada pelos emergentes mais importantes no mundo atual, após a terceira reunião do grupo que aconteceu na China neste último mês de abril . A África do Sul entra para fortalecer ainda mais esta muralha econômica que vem se formando principalmente após os anos 2000 e que hoje já comporta 43% do total mundial da população e soma 17% do total mundial em relação ao Pib . A estimativa é de que no prazo de dez anos a soma dos Pibs desses países chegue a 30%do total mundial . E esperar pra conferir ...

"A cúpula do Brics, encerrada dias atrás em Sanya, na província chinesa de Hainan, contou com a presença da recém-integrada África do Sul, além de Brasil, Rússia, Índia e China, os outros países do bloco. Acredita-se que a ascensão dessas cinco nações vá mudar a estrutura econômica, política e diplomática do mundo.

A crise financeira internacional deixou claro que o regime democrático e de economia livre do mundo ocidental não são invencíveis. Apesar da manutenção das vantagens aos países ocidentais, o tradicional "Consenso de Washington" não pode evitar a crise econômica nem se consolidar como o único modelo de desenvolvimento mundial.

A primeira década do século 21 registrou o crescimento robusto da China. Entre 2001 e 2010, a porcentagem do PIB da China no mundo saltou de 4,1% para 8,8%, enquanto o peso dos Estados Unidos baixou de 32,1% para 23,5%, e o do Japão, de 12,5% para 8,2%...

A população dos Brics ocupa 43% do total mundial. Já o PIB do bloco saltou de 9% em 2001 para 17% em 2010 em relação ao valor global. As estimativas são de que, daqui a dez anos, o PIB da China supere o dos Estados Unidos. Somado aos outros quatro integrantes, o PIB do Brics vai corresponder a mais de 30% do global, consolidando o bloco como a maior economia do cenário mundial....os integrantes do mecanismo têm vários pontos fracos em comum. Na comparação com às nações ricas, a distribuição de renda nos cinco países é bem desequilibrada, além da forte incidência de corrupção e injustiça social. O crescimento da China, a segunda economia no mundo, depende altamente do consumo da energia e de matérias-primas, com baixa eficiência do uso energético.

No terceiro encontro de líderes do Brics, os cinco países combinaram aprofundar as cooperações no quadro do G20 para resolver questões nas áreas de clima, recursos naturais, energia e alimentos. Os Brics, acredita-se, vão desempenhar um papel singular na redução da flutuação da economia mundial, redução da pobreza e da fome, na luta contra as mudanças climáticas e na concretização da Meta do Milênio da ONU."
Fonte: trechos selecionados de portuguese.cri.online

Atenção turma 2007 !!! Tarefa desta semana valendo pontos para o segundo bimestre !!!
Diretrizes : Leia a postagem aí acima sobre os BRICS agora com S, busque mais outras informações sobre o assunto e deixe seu comentário aí abaixo. Ele deve conter entre 7 e 10 linhas , trazer alguma nova informação tanto em relação ao texto quanto em relação aos comentários dos outros colegas da turma e o prazo máximo de postagem é o dia 2 de maio até as 23 horas.
Corra pois os primeiros levam vantagem nas novas informações ....


DebateSalageo ;Racismo , cotas raciais e políticas afirmativas


Alô galera da 2008 !!!
Como combinado está aberto o primeiro DebateSalageo e o assunto é o prometido já há varias aulas atrás : Racismo, cotas raciais e políticas afirmativas no Brasil . Dê sua opinião, levante argumentos, defenda seu ponto de vista. Para começar você poderá se posicionar contra ou a favor das cotas racias e das politicas afirmativas no país e expressar também sua opinião sobre: Afinal, há ou não há racismo no país? Então o que está esperando , entre aí nos comentários e inicie o debate. Não esqueça de atualizar a página toda vez que enviar um novo texto e também poder visualizar as novas postagens . Leia com atenção cada nova postagem dos colegas para montar sua estratégia e argumentos.

sábado, 23 de abril de 2011

País vira polo de pesquisa para empresas Multinacionais /Transnacionais


Atenção alunos das segundas-series !! Leia a notícia abaixo sobre um assunto que estudamos e debatemos em classe essas duas últimas semanas . O artigo as chama de de Multinacionais mas nós já sabemos que o termo mais adequado hoje é Transnacional, né?

"O ritmo consistente do crescimento da economia brasileira está cada vez mais atraindo empresas estrangeiras, que, de olho na expansão da classe média, têm planos que vão além de novas fábricas: incluem a criação de polos para desenvolver produtos e serviços. A nova estratégia, comemorada por especialistas, envolve segmentos como os de telecomunicações, cosméticos, computadores e petróleo. Segundo dados de empresas e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foram destinados para a criação de centros e laboratórios R$ 14 bilhões em 2010, número que deverá subir para R$ 17 bilhões este ano - alta de 21%. Do valor, boa parte é de multinacionais, dizem especialistas."Tecnopolo em Campinas

As áreas de investimento estão concentradas no eix0 Rio-São Paulo e incluem principalmente os setores de óleo e gás como o Parque Tecnológico da Ilha do Fundão,que contabiliza investimentos de 170 milhões e agora vai receber mais 150 milhões com a entrada de mais quatro empresas . A francesa L'Oréal está dobrando o seu centro de pesquisa, no Rio. IBM, GE, Volvo Aero, Intel, Clariant e Beurau Veritas, a americana Dell estão em vias de acertar até junho a construção de uma unidade São Paulo (SP). A espanhola Telefónica também investe milhões de euros em SP.
As criações feitas no Brasil nestes polos de pesquisa são levadas para o mundo. Nos centros, os cientistas desenvolvem as fórmulas que depois são exportadas. Muitos centros possuem minifábricas onde são produzidos os novos produtos, que irão passar por testes antes de chegarem ao mercado. Só depois é oficializada a fórmula. É importante ressaltar que esses tecnopolos absorvem mão-de-obra nacional incentivando assim, a formação de novos cientistas nas universidades de todo país e evita também a "fuga de celebros" processo tão comum no país nas últimas décadas .

Texto adaptado de oglobo 23/4/2011

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cine SalaGeo


Boa noite leitores do blog.
Como está sendo o feriado de páscoa de vocês?! É sempre bom comer muitos chocolates (sem contar os dias que ficamos sem aulas, rs).
.
Falando em páscoa, estreia hoje nos cinemas, Hop - Rebelde Sem Páscoa, que conta a história de um coelho que seria o futuro Coelho da Páscoa, se não fosse pelo seu sonho, (que não tem a aprovação de seu pai) o de tocar em uma banda de rock e conhecer o mundo todo. Junior então, vai em busca de seu sonho em Hollywood. E em meio a tanta gente famosa, ele luta contra todos pela sua paixão, o rock, e nem mesmo seu pai poderá impedir.
Numa mistura de atores reais com animação digital, o filme se torna interessante também por tratar de um tema inovador, e mostra que independente da opinião dos outros, todos devem lutar pelos seus desejos.
.
E para os amantes de suspense e terror como eu, estréia na telona também "A Garota da Capa Vermelha" e "Sobrenatural". O filme, dirigido por Catherine Hardwicke, relata a história de um vilarejo que há muito, mantia uma relação amigável com um lobisomem, oferecendo-o sacrifícios. Porém, agora, o lobo quebra essa relação, matando um dos moradores. A vítima é a irmã mais velha de Valerie, que está prestes a fujir da cidade com seu amor, Peter, mas o tal lobo muda tudo. O segundo, retrata uma família que acaba de se mudar para uma nova casa. No entanto, o filho do casal entra em coma inexplicavelmente, e assim sucede-se uma série de eventos apavorantes. Acreditando ser a casa o motivo das assombrações, a família se muda, e se surpreende ao saber que quem realmente é assombrado, é o seu filho. O filme foi dirigido por James Wan (o mesmo de Jogos Mortais e Atividade Paranormal).
.
Dois filmes brasileiros chegam às midias: "Bróder", com direção de Jeferson De., e "Nana Caymmi em Rio Sonata". O primeiro filme mostra o reencontro de três amigos que passaram a infância juntos num bairro de São Paulo: Jaiminho, Macu e Pibe. Eles se reencontram no aniversário de Macu, no qual irão reafirmar a amizade, e brigar por suas diferenças. Porém, por mais amor e amizade que haja entre os três, o destino forçará cada um a trilhar seu próprio caminho. Já o segundo é um documentário sobre a vida de Nana Caymmi, que teve um papel cruscial na história da MPB. Dirigido por um francês (Georges Gachot), o longa destaca a sua personalidade com diversos trechos de suas entrevistas. Diferente dos cartões-postais da nossa cidade, Gachot utiliza cenas que tendem à tristeza ilustrada nas canções interpretadas por ela, mostrando um Rio de Janeiro nublado e sombrio.
.
Estréia hoje também, A Minha Versão do Amor (Richard J. Lewis).
Vejo vocês na semana que vem! Um forte abraço à todos, e não esquecam dos comentários, eles são muito importantes para sabermos as opniões e o ponto de vista de vocês. E em breve, traremos algumas novidades aqui, no CineSalaGeo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SalageoFashion /Calça Jeans

Olá pessoal !!
Essa semana vamos falar aqui no salageoFashion sobre calça Jeans.
Foi criado Na França por Levi Strauss no século XIX no auge da corrida do ouro ,ele recebeu uma proposta de Jacob Davis para reforça as costuras das calças usadas pelos mineiro da época,com o intuito de criar uma peça mais duravel.O dia 20 de maio de 1873 marca o inicio da historia de sucesso da calça Jeans, porem so passou a ser usado no dia-a-dia,ja no seculo XX.Em 1935 a Levi’s® criou as primeiras blue jeans para as mulheres .
O estilista Calvin klein foi o primeiro a levar a peça à passarela ja na decada de 1970.Quando o jeans conquistou o mundo e ate hoje,pessoas de todas as idades e todos os estilos usam.
Levi Strauss morre em 26 de setembro de 1902, na sua casa em São Francisco, na qual morava com a família da sua irmã Fanny, deixando para seus sobrinhos Jacob, Louis, Abraham e Sigmund Stern a Levi Strauss & Company.
Ate a próxima postagem, Joice e Paula.

Brasilia faz 51 anos com processo de Conurbação

Todos os anos , desde o seu nascimento em 2008, o salageo comemora o aniversário de Brasilia esta cidade planejada e construída para substituir ao Rio de janeiro como capital Federal. Hoje o salageo transcreve um artigo do Exame.com que fala do processo de crescimento e conurbação em Brasília.
"As áreas urbanas de Brasília vão mudar consideravelmente nos próximos anos. A tendência, de acordo com o professor de geografia da Universidade de Brasília Aldo Paviani é que, com o crescimento acelerado da população e a especulação imobiliária, as cidades acabem formando uma só região metropolitana, assim como ocorre em São paulo e Belo Horizonte.

"Brasília é uma cidade polinucleada, ou seja tem um núcleo central, que é o Plano Piloto, e outros núcleos urbanos. Ultimamente o que se nota é o que em geografia urbana se chama de conurbação, que é o emendamento de dois ou mais núcleos", afirmou. Segundo ele, cidades como Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e mais recentemente o Guará já estão passando por esse processo. "Antigamente tinha-se uma delimitação entre um espaço e outro. Com o processo de conurbação, perde-se qualidade de vida."

esquerda/ ceilândia

direita/samambaia

Para Paviani, não há nenhuma vantagem no polinucleamento e na conurbação, pois a maioria dos núcleos do Distrito Federal ainda depende economicamente do Plano Piloto. "A conurbação é resultado do extremo aquecimento do mercado imobiliário. Por isso, a cidade cresceu desse jeito."

De acordo com ele, a cada ano há uma nova cidade no Distrito Federal, com cerca de 70 mil habitantes. "A gente passa pela cidade e nota que o polinucleamento diminuiu. Vai se tornar uma São Paulo, sem espaços livres para as futuras gerações."

Atualmente, de acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Distrito Federal tem 2,6 milhões de habitantes. Além de Brasília, há ainda 30 regiões administrativas, anteriormente chamadas de cidades satélites."

Fonte: Exame.com 21/4/2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cine SalaGeo


Olá galerinha! Tudo bem ?
Como todos sabem, sexta-feira é dia de alegria, dia de dar xô aos estudos (os que não estudam também aos sábados, como eu) e começar a rotina do final de semana. E, sexta também é dia de estréias no cinema, ou seja, dia do Cine SalaGeo trazer tudo fresquinho pra vocês. Então, vamos parar com esse papinho chato, e vamos ao que nos interessa!
No topo da lista semanal, está uma estréia que eu não comentei na última postagem, mas está dando o que falar por aí. Trata-se do filme "Rio", de Carlos Saldanha, que em resumo, é uma aventura sobre assumir os riscos da vida. A animação mostra a saga de uma Arara Azul que tenta viajar do interior de Minnesota para o Brasil. Feito pelos mesmos criadores da trilogia "A Era do Gelo", a animação traz um panorama bem legal da nossa cidade. Além de contar com uma incrível trilha sonora, que mescla as nossas músicas brasileiras (com artístas como Ivete Sangalo), às americanas (como Will.I.Am), e ainda, um remix exclusivo da música "Mas que nada", de Sério Mendes.
Seguindo a lista de estréias, hoje entra em cartaz o filme "Amor ?", dirigido por João Jardim. Ele é uma mistura de ficçao e documentário bem interessante, e tem como tema, as relações amorosas pautadas pela violência. A trama traz verdadeiros relatos sobre quem já viveu relacionamentos em que a violência fazia parte do cotidiano. Para protejer a identidade das reais pessoas que exporam suas vidas ao diretor, o mesmo optou por gravar a película com atores fictícios.
Estréia ainda:
Homens e Deuses (por Xavier Beauvois), Pânico 4 (por Wes Craven), Bebês (por Thomas Balmès) e Eu Sou o Número Quatro (por D.J. Caruso).
Vejo vocês na semana que vem. Ah, e não se esqueça de postar um comentário!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Modasalageo/ Mini-saia

Alô todo mundo!!! O salageo inaugura hoje, mais uma nova seção. Depois do Cinesalageo das sextas-feiras ( com Tiago e Allan) agora também temos uma dupla falando de moda as quintas -feiras. São elas a Paula Glazyelle e a Joice da turma 3003. O nome da seção ainda é provisório pois as meninas estão preparando e editando um título e um ícone para esta seção muito fashion, aguardem . Por enquanto curtam a história da Mini-saia

Olá pessoal ! Vamos fala aqui sobre o mundo da moda, tendências e como tudo vem de algum lugar,vamos tentar descobrir e falar pra vocês.
Para início escolhemos um tema que toda mulher usa ou já usou, a Mini-saia, pois é a Mini-saia.
Os conhecimento mais antigos de mulheres usando essa peça é durante a Idade Media e Idade Moderna e tinha um comprimento -como dizem "que mal cubriam as nádegas ".
Em 1964 foi definido como o símbolo da moda "Swinging London" , que significava a euforia moderna em Londres,de onde os modelos brasileiro se inspiraram.
Escolhemos algumas imagens de como era a Mini - saia nos anos 60 e o que é no mundo atual ;
Segunda metade do seculo XX
O numero 1 é um modelo bem simples, a cintura é alta e o comprimento é uns 20 centímetro acima do joelho e rodada . A segunda é um modelo levemente franzido, a terceira imagem é um grupo de amigas vestindo a ultima tendência.
Atualmente os mais usados são esses modelos
A primeira Saia é um estilo " Retrô " e esta em alta nas ultimas tendencias . A segunda é um modelo bastante usado e que sempre ta na moda. O número três é um estilo bem romântico.
Bom por essa semana já acabamos, espero que todos tenham gostado e que sempre todas as quintas- feiras venha nos visitar. Paula e Joice

E aí galera vamos deixar um recadinho para as meninas aí nos comentários falando do que acharam desta nova seção ??? E vocês meninas, qual dos estilos acima preferem?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Commodities somam 69% das exportações brasileiras/2010

"A escalada de preços das matérias-primas no mercado internacional elevou a participação desses produtos nas exportações brasileiras para o maior nível em duas décadas. A fatia das commodities nas vendas externas atingiu 69,4% em 2010, ante 67,2% em 2009 e 51% em 2000, revela um estudo do banco Credit Suisse.

Apenas seis produtos - minério de ferro, petróleo, soja, açúcar, aço e celulose - responderam por 50% das exportações de US$ 201,9 bilhões em 2010. "É muito provável que o peso das commodities nas exportações brasileiras aumente neste ano, podendo chegar a 75%", prevê o economista-chefe da instituição e responsável pelo estudo, Nilson Teixeira.

Para calcular a participação das matérias-primas nas exportações, Teixeira considerou como commodities itens que passaram por algum tipo de processamento, como produtos siderúrgicos e açúcar, por exemplo, e não apenas os produtos tidos como básicos nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Teixeira prevê que as commodities continuem avançando na pauta de exportações baseado na boa maré dos preços das matérias-primas no mercado externo. Entre outubro de 2010 e fevereiro deste ano, as cotações das commodities exportadas pelo país aumentaram 17,5%, enquanto os preços das exportações em geral subiram 9,5% no mesmo período, aponta o estudo. O aumento de preços explicou 30% do crescimento da receita de exportação de produtos básicos no ano passado."

Fonte : G1oglobo.com 13/4/2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Novo Cine SalaGeo

Olá leitores do SalaGeo. Como vão?!
Estou aqui pra apresentar-lhes o novo Cine SalaGeo, agora com novos críticos e comentarístas. Nessa primeira postagem, irei apenas dizer a vocês o que é o cine SalaGeo, e deixar umas dicas de filmes bacanas para vocês verem no final de semana.
Bom galerinha, como a professora Cristina já deve ter comentado nas salas (risos), quem estará à frente desse projeto sou eu - Tiago, 3001 - e também, o Allan - 3001 -, mas fica evidente que quem quiser também pode participar: é só entrar em contado conosco.
O projeto consiste em trazer a vocês as novidades da telona. Nós pretendemos fazer postagens semanais, sempre na última hora das quintas, ou na primeira hora das sextas.
Para este final de semana, vale a pena assistir alguns filmes que não são tão novos, mas que principalmente para os vestibulandos, são interessantes:

1- A Rede Social

Direção: David Fincher

O filme é inspirado na história da criação da rede social Facebook, que hoje é uma das redes sociais mais acessadas no mundo inteiro. A ideia surge quando Mark Zuckerberg -19 anos - leva um "chute na bunda" de sua ex namorada, e resolve insultá-la em seu blog. Foi aí que ele teve a brilhante ideia de invadir sites de outras instituições de ensino para acessar fotos das estudantes e jogá-las num site que permitia classificá-las segundo uma escala de beleza. Após ter criado a rede apenas para alunos de Harvard - sua faculdade -, Mark cria sua própria rede social - o Facebook -, se tornando assim o mais jovem bilhonário do mundo, com apenas 26 anos, e sua criação estimada em 25 bilhões de dólares.

2- Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro

Direção: José Padilha

A história se passa dez anos após dos acontecimentos do primeiro filme. Após um motim em Bangu I, Nascimento (Ex comandante do BOPE -Batalhão de Operações Policiais Especiais-) alça o cargo de subsecretário de Inteligência. No combate ao tráfico, os inimigos agora são policiais e políticos corruptos -que se beneficiam do próprio tráfico- e milícias -formados por policiais, bombeiros, e militares-.

3- Cinco Vezes Favela - Agora É Por Nós Mesmos.

Direção: Cacau Amaral, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro, Rodrigo Felha, Wagner Novais e Luciano Vidigal

São cinco histórias narradas por jovens de favelas do Rio, em oficinas promovidas pelo cineasta Cacá Diegues e pela produtora Renata Almeida. Os roteiros -criados pelos jovens- transformam-se em curtas, narrando a vida na favela. Cada uma das cinco, narra situações corriqueiras vividas por eles, como um garoto que sobre um morre dominado pelo tráfico, e com isso fazem um verdadeiro retrato da comunidade por quem realmente vive lá.

Mais Dicas:

Linha de passe (Walter Salles e Daniela Thomas)

Entre os Muros da Escola (Laurent Cantet)

Obrigado por Fumar (Jason Reitman)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conceito de Lugar /Geografia

Depois do estudo dos conceitos de Paisagem Natural e Paisagem Humanizada, a turma 1015, trabalhou o conceito de Lugar . Veja o que dizem alguns estudiosos:

"Lugar constitui a dimensão da existência que se manifesta através de um cotidiano compartido entre as mais diversas pessoas, firmas, instituições–cooperação e conflito são a base da vida em comum" (Milton Santos, 1997).

"Muito além de um espaço físico, de uma paisagem repleta de elementos e de referências peculiares passíveis de descrições objetivas e racionalizadas, o lugar, na visão humanística, constitui-se como uma paisagem cultural, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive " blog conceitos e temas

"Reconheço o lugar como uma arrumação que produz o singular ...Vejo o lugar como um dos referenciais indispensáveis à vida, nas esferas do cotidiano, do trabalho, dos afetos e dos ideais " Eduardo Yázigi

Juntando todas essas idéias anteriormente expostas podemos definir Lugar geograficamente como: Lugar é a parte da paisagem onde vivemos e interagimos. É onde criamos nossa identidade, o nosso cotidiano.

Veja agora a seguir como ficou interessante juntar uma ou duas frases de cada umdos alunos da turma para formar um relato bem legal da região da baixada de jacarepaguá. A proposta era escrever um relato pessoal intitulado :

Este é o meu Lugar
Acho que o termo certo seria " os meus lugares" mas enfim... Isis
De segunda a sexta eu tenho que acordar cedo pois estudo ....Diana ... no colégio Vicente jannuzzi e moro na comunidade beira-Rio Recreio... cristielle ... meu dia a dia é completamente inacretitavel...Luana
...
vamos começar por onde eu moro no Terreirão, Recreio dos banderantes. Moro perto da praia da Macumba que é dividida por uma pedra , alí na reta já é a estrada do Pontal...Mariana... Há 17 anos moro na Cidade de Deus , CDD como é bastante conhecida e durante muito tempo foi esquecida pelos nossos governantes e dominada pelo tráfego de drogas....Felipe dos Santos ..... meu lugar é o bairro jardim clarisse-Anil local plano com mistura de paisagens naturais e humanizadas e tem como referência a pedra da Panela...Laís ...moro numa favela onde faz pouco tempo que chegou o asfalto.... Nathalia ...moro na Vila Valqueire desde que nasci... eu ando 18 minutos até o ponto de onibus , dou praticamente a volta ao mundo....Raquel... moro na Pedra de Guaratiba que se localiza na zona Oeste da cidade do Rio de janeiro. camila . ...As residências do lugar onde moro são todos edifícios que fica no Rio das Pedras. Vou caminhando e vejo rios, morros e também paisagens modificadas pelo homem . Jackson .A rua onde moro chama-se Nair Sabina que o nome da minha tataravó. A minha família é uma das mais antigas lá da Vila Sapê no bairro de Curicica ... na minha rua só se ouve o barulho do vento e se vê as folhas voando...Natharaysa
...quando saio de casa o sol já raiou... Rebeca ...o dia já esta quente mesmo já tendo acabado o horário de verão , cerca de 30 graus ... Juan ...como eu tenho pego o ônibus mais cedo eu pego ele vazio e vou sentada mas quando chega na fontela lota! samara ...... no caminho vejo pessoas indo para o trabalho, os ônibus estão superlotados... Adrielly... neste trajeto passo por paisagens naturais como lagos , mares , montanhas e florestas e também humanizadas como prédios, shoppings...katharina ....vejo o comércio abrindo , vejo a construção do tunel da barra que vai passar a linha 4 do Metrô...Pâmela... o comércio aumentou , vejo supermercados, shopings e pequenas empresas... Juliana . ...passo pela lagoa da Barra e a partir daí , a paisagem fica totalmente urbanizada. Só se vêm shoppings, supermercados, prédios... carla ...

....já próximo a escola a temperatura é bem agradável por causa do vento que vem do mar e da vegetação...Nathália...bem pertinho da escola tem um grande bosque , com muito verde, lagos e pássaros , um ambiente bem legal... Teraysa ....quando passa o condomínio Novo Leblom já me levanto para descer... atravesso a rua para poder chegar a escola... Milena ..
O colégio é um lugar bom , onde pessoas bem diferentes se reunem, brancos, negros , pequenos e grandes enfim é um exelente lugar. Adriano ...O lugar onde o colégio foi construído é uma área plana em frente ao Bosque da Barra , fico satisfeita em saber que não corre o risco de desabamento por não ser área de encosta ... Daniella
...saindo da escola tenho que atravessar quatro pistas muito perigosas, com trãnsito intenso e nós alunos nos arriscamos pois temos preguiça de caminhar mais um pouco até o sinal....Iris
Ao tomar o ônibus em direção a minha casa vejo coisas que as pessoas normalmente não prestam atenção como bairros menos favorecidos ou a falta de planejamento no trânsito da Taquara, por exemplo....Robson...exemplos de desmatamentos na Barra são visíveis e os rios que de relance dá pra ver, estão bem poluídos... Gabriel Brown
Meu lugar é meu espaço , onde vivo e onde estudo ... Ursula


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ecossistemas e Impactos Ambientais/ exercícios

Olha aí pessoal das terceiras séries , o modelo do exercício que deverá ser feito de forma individual e entregue em folha separada valendo pontos ainda neste primeiro bimestre .A consulta deverá ser feita ao slide Ecossistemas brasileiros e Impactos ambientais encontrado logo aí acima na postagem do dia 7/04/2011
1) Quais os principais biomas brasileiros apresentados nos slides?
2) Na cidade do Rio de janeiro aparecem dois biomas distintos. Identifique e caracterize cada um deles.
3) A floresta Equatorial está subdividida em Igapó, várzea e Terra Firme. Diferencie cada uma delas .Qual dessa áreas você diria sofrer maior impacto ambiental ? justifique
4) Responda rapidamente Qual o bioma......
a) ...que abrange a maior extensão no país?
b) ...é o mais devastado ?
c).... que mais sofre com escassez de chuva?
d).... que sofre processo de Lixiviação por razão do desmatamento?
e) ....que mais sofre com impactos causados pela urbanização?
f).....que apresenta maior biodiversidade ( maior variedade de espécies) ?
g) ....que aparece no clima tropical típico ?
h) ...presentes nas regiões de clima subtropical ?
i) ... aparecem os solos férteis da tera roxa?
j) .... vem sofrendo forte degradação dos solos pela prática monocultura comercial de exportação da soja ?
l) .. .sofre com o ecoturismo desordenado , garimpo e pesca predatória?
m) .... apresenta como característica uma floresta aberta e homogênea ?
n) .... apresenta dois estratos de vegetação: um arbóreo/arbustivo e outro herbáceo ?
5) LIXIVIAÇÃO / Explique o processo e aponte medidas que podem ser tomadas para diminuir ou evitar este processo.
6) Por que se diz que o Pantanal é um complexo ?
7) Diferencie e localize segundo biomas, os processos de Desertificação e Arenização .
8) Que peculiaridade apresenta em sua história, a Floresta da Tijuca/ Rio de janeiro ?Construa um texto de 5 a 7 linhas explicando o acontecido incluindo causas e implicações decorrentes.
Dica: Procure aqui mesmo no salageo a postagem do dia 13 /1/2010 com o título : Floresta da Tijuca... a história do seu reflorestamento e você obterá todas as informações necessárias .
você tb poderá localizar esta postagem da seguinte maneira: vá ate os marcadores, clique em cidade do rio de janeiro , espere abrir esta nova janela e vá descendo até encntrar o dia 13/1/2010

http://salacristinageo.blogspot.com/2010/01/floresta-da-tijuca-historia-do-seu.html

terça-feira, 5 de abril de 2011

Economia do Brasil


O salageo não costuma publicar textos econômicos/técnicos dado sua complexidade não adequado ao estudo e interesse de alunos de ensino médio mas, hoje vai abrir um espaço e uma exceção para este texto bastante didático e atual perfeito para aqueles que desejam entender melhor o bom momento econômico que vive o país.
Vento a favor

A América Latina vive um momento raro. Cresce puxada pela demanda asiática por matérias-primas. México, Venezuela e países caribenhos estão de fora da festa. Mesmo assim, as exportações da região não chegarão ao nível asiático em itens de alta tecnologia. A economia mundial cresce em três ritmos diferentes: asiáticos, acelerados; latinos, puxados pela Ásia; e países industrializados, devagar.

Antes da crise de 2008, 50% do aumento da demanda mundial vinham de países emergentes. Hoje, segundo o BID, o percentual subiu para 75%. Houve uma clara mudança no crescimento mundial que beneficia a América Latina. Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai estão com taxas há muito tempo não vistas, pelo aumento das exportações de commodities, tanto metálicas quanto agrícolas. A Venezuela não cresce há dois anos e tem inflação de 30% ao ano. É o fracasso do modelo de Hugo Chávez. México e países caribenhos sentem a excessiva dependência das exportações para países industrializados, especialmente os Estados Unidos.

O consumo asiático de commodities melhora a balança comercial da América Latina. Ao mesmo tempo, a alta liquidez mundial busca rentabilidade em países com juros altos e perspectiva de crescimento do PIB. Segundo o BID, nunca houve fluxo de capitais tão forte para a região quanto agora. .... A participação da área no fluxo de capitais a mercados emergentes saiu de 12%, em 2006, para 25%, em 2009.

A boa notícia também esconde riscos. O Investimento Estrangeiro Direto (IED) deixou de ser maioria, e o capital especulativo, que antes era 33% do total, já representa 55%. O dinheiro farto e barato também estimula a formação de bolhas.....

...Os países da América do Sul solucionaram seus problemas de dívida externa com a alta das commodities. A Argentina exporta muito trigo, soja, milho. O Chile exporta cobre. O Peru, cobre, zinco e níquel. A Colômbia, carvão e café. O Chile foi o primeiro país a receber grau de investimento, depois foi o Peru, e em terceiro, o Brasil — explicou.

O mundo cresce a três velocidades: os emergentes asiáticos, muito fortes; os latino-americanos, a reboque, um pouco mais lentos; e os industrializados, ainda tentando recuperar o que perderam. Os Estados Unidos estão se saindo melhor, mas o consumo está 8% abaixo do nível que estaria não fosse a crise de 2008, segundo projeções feitas pelo BID. Os investimentos estão 29% menores e as exportações, 10% mais baixas, na mesma projeção. Na Europa, o consumo privado está 5% menor, enquanto investimento e exportações estão 21% menores. O Japão é uma incerteza só.

Essa desaceleração dos países industrializados teve impacto nas exportações chinesas..... A China compensou a queda do comércio externo com investimentos públicos. Os gastos do governo estão 24% maiores. As obras de infraestrutura, demandam commodities metálicas, que em parte exportamos.

Há quem considere que o problema é que a América Latina não consegue superar a sina de exportador de matéria-prima, que carrega desde os tempos de colônia. O economista Marcelo Nonnenberg, do Ipea, comparou as exportações da região com a dos asiáticos e concluiu que em termos de intensidade tecnológica, ainda estamos muito atrás, e sem perspectiva de reverter o quadro:

— Para os próximos 10 anos, em termos de exportações de alta tecnologia, a visão é pessimista. É preciso melhorias significativas na educação, investimentos pesados em ciência e tecnologia. Elas só trazem efeitos no médio e longo prazos.....

— Há duas diferenças grandes entre as regiões, que fizeram os asiáticos se desenvolverem mais. Primeiro, a proximidade com o Japão, que por ser um país de pequena extensão territorial, naturalmente as indústrias tiveram necessidade de se espalhar por países próximos, que também possuíam fortes laços culturais. Segundo, por décadas foram feitos altos investimentos em educação, em alguns países com início nos anos 50, como a Coreia do Sul. A América Latina ficou fora desse processo, muito voltada para dentro."

Miriam Leitão / trechos selecionados oglobo 4/4/2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exercício climograma

Alô pessoal das terceiras séries!!!!

Aí vai o modelo do exercício de análise de climogramas começado em aula, para ser finalizado em casa e trazer na próxima aula ( quem ainda não entregou, é claro!)

Para cada climograma a seguir, faça uma ficha destacando as seguintes informações :

a) temperaturas (distribuição durante o ano)

b) regime pluviométrico

c) amplitude térmica/ calcular e classificar em pequena, média ou grande

d) tipo de clima correspondente

e) massas de ar que atuam /época do ano

A B

C D






E




sábado, 2 de abril de 2011

BRICs , atualmente BRICS

BRIC -Normalmente traduzido como "os BRICs", é a união em uma sigla, dos mais importantes países Emergentes da atualidade :Brasil, Rússia, Índia e china . Países estes, que partindo de situações econômicas que os colocavam no nível de subdesenvolvimento ( exceto Rússia) vem emergindo no cenário politico e econômico internacional após décadas de grande desenvolvimento socio-econômico, traduzidos em forte crescimento de PIB . O acrônimo foi criado pelo economista Jim O' Neil, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs em 2001. Os quatro países, em conjunto, representam atualmente mais de um quarto da área terrestre do planeta e abrigam mais de 40% da população mundial. Os BRICs não constituem uma organização formal mas, os líderes desses paises já se reuniram em 16 de junho de 2009 em Yekaterinburg , segundo alguns , com objetivo de formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica.
Esta influência já se fez sentir, por exemplo, na reunião da OMC em 2005 , quando os países em desenvolvimento, liderados por Brasil e Índia, juntaram-se aos países subdesenvolvidos para impor a retirada dos subsídios governamentais dados pela União Européia e Estados Unidos aos seus setores agrícola, além da redução das tarifas de importações.
Existe, no entanto, grandes diferenças entre eles : Enquanto Rússia, Índia e China são grandes potências militares, o Brasil , nunca se engajou em uma corrida armamentista .
Dois deles Rússia e China são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e os outros dois integram as Nações G4 , cujo o objetivo é ter um lugar permanente no conselho buscando apôio atualmente juntos a países aliados .
Em características gerais: o Brasil se destaca por ser um grande produtor e exportador de alimentos ( o terceiro maior do mundo), possuir o maior parque industrial da América Latina além de tecnologia de ponta em vários setores econômicos . Abriga a maior área de florestas Equatorial/ tropical e maior biodiversidade do planetae e possui um grau de urbanização que já ultrapassa os 80% .
A Rússia tem a maior extensão territorial do planeta, uma população de cerca de 142 milhões de pessoas e as maiores reservas de recursos energéticos do mundo . Passado o período de transição entre o socialismo e o capitalismo, procura retomar o caminho de grande potência econômica em moldes desta vez capitalista .
A Índia , com uma população de mais de 1 bilhão de habitantes tem o grande desafio acabar com a pobreza e vem realizando vultosos investimentos em tecnologia e qualificação da mão-de obra. Cerca de 60% da população vive na área rural e depende diretamente da agricultura . A indústria e os serviços tem se desenvolvido rapidamente e respondem por 25% e 51% respectivamente de seu PIB.
A china é o país com a maior população mundial ( 1,3 bilhões de pessoas ) , já alcançou o terceiro lugar no ranking do Pib mundial e se encontra atualmente num processo de transição do capitalismo de Estado para o capitalismo de mercado .É o segundo maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. A rápida industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% para 8% em apenas duas décadas. Entretanto, a República Popular da China está agora enfrontada uma série de outros problemas, incluindo: um rápido envelhecimento da população, devido à política do filho único , um crescente êxodo rural e forte degradação ambiental.
Em 13 de abril de 2011 o "s" foi introduzido oficialmente para formar BRICS após a admissão da África do Sul ( South Africa em inglês) no grupo já que possui estagio de desenvolvimento semelhante e grau de importância crescente entre os emergentes de destaque . É importante ressaltar ainda que esses países não apresentam uma união formal ou compromissos economicos assinados como os blocos do Nafta, Mercosul ou União européia mas apenas mantém fortes laços de interesses e negociações econômicas .