SalaGeo

domingo, 29 de maio de 2011

Cine SalaGeo

Olá leitores! Como estão?
Mais uma vez, nós, equipe do Cine SalaGeo, estamos aqui pra mostrar-lhes as novidades que irão ao ar na telona dos cinemas.

Entra em cartaz hoje talvez um dos filmes mais esperados pelos amantes da comedia: Se Beber, Não Case! II, do diretor Todd Phillips.
Após a inesquecível festa de despedida (tema do primeiro filme), Phil, Stu Alan e Doug viajam pra Bancoc, para assim, ter de fato o casamento. Mas antes, Stu resolve fazer uma parada para um pequeno café da manhã pré-casamento. É claro, as coisas não sairam como planejado, e agora, os quatro amigos se envolvem em confusões estrondosas e inimagináveis no paraiso sexual. "O que acontece em Vegas, fica em Vegas", mas o que acontece em Bangoc não pode sequer ser imaginado.

Um filme brasileiro, que valerá a pena assistir é o "Inversão", do diretor Edu Filestoque. Baseado em fatos reais, o filme tem como inspiração o "11 de Setembro brasileiro", que ocorreu aqui de fato, no dia 12 de Maio de 2006, quando uma onda criminosa atingiu várias partes do nosso pais. O filme traz ainda uma série de violências cometidas por outros tipos de criminosos: a classe média. É nesse contexto, que uma recém-formada delagada tenta desvendar o mistério de um empresário desaparecido misteriosamente. Para aprender a lidar com a vida do crime, ela será obrigada a desacreditar em tudo que acredita, e passar a viver no mundo liderado por homens.

Já o filme "Estrada para Ythaca" aborda a história de quatro jovens que, após encher a cara para expulgar a morte do amigo, viajam para Ythaca. O filme é dirigido pelos próprios protagonistas, mostrando-os jogando conversas fora, acendendo fogueiras para aquecer a água, e claro, enchendo a cara.

Entra em cartaz também: Minhas Tardes com Marguirett (Jean Becker), O Poder e a Lei (Brad Furman) e Um Novo Despertar (Jodie Foster).

sábado, 28 de maio de 2011

Av. Marechal Floriano

Depois da seção Praias do Rio e o em breve Bairros do Rio ( tb feita por alunos) o Salageo lança a seção Ruas do Rio .

Comecemos pela Av. Marechal Floriano , conhecida pelo pessoal da velha guarda carioca como a Rua Larga ...."A abertura da via, em 1763, impressionou os moradores da cidade, recém-promovida a capital da colônia. Seus 20 metros de dimensão horizontal lhe fizeram ser batizada de Rua Larga. A extensão privilegiada veio da missão que carregava desde o nascimento. Seria aquele o caminho entre o mercado de escravos do Valongo (a atual Rua Camerino) e o Campo de Santana, onde os negros eram contratados para pequenos trabalhos. A via logo tornou-se ponto de escoamento de sal, frutas e outros produtos que aportavam no Rio.

Mesmo fundamental para a economia carioca, a rua não era bem frequentada em seus primeiros tempos. Prostitutas, ciganos e estivadores constituíam o grosso de seu público e afastavam a elite. A elite começou a descobrir a via quase um século depois, a partir de 1831. - A Lei Eusébio de Queirós proibiu o tráfico interatlântico de escravos e acabou com o mercado do Valongo e muitos empreendedores e comerciantes começam a construir casas na região. Um marco dessa nova fase é a construção do Itamaraty. ..

Foto acima : Ampliação da rua por ocasião da reforma urbana do prefeito Pereira Passos entre 1904/6

A via permaneceu importante para a sociedade carioca até a década de 1940, quando uma nova megarreforma ( a abertura da Av. Presidente vargas ) a isola do centro comercial nervoso da cidade. O isolamento, embora fatal para o comércio, teve lá suas vantagens. Longe da mira da especulação imobiliária, a via ainda tem boa parte de seu casario de pé - embora nem sempre preservado.

Excluída dos projetos de revitalização do Centro, a avenida tenta estabelecer o próprio calendário de eventos. Exposições no Largo de Santa Rita e passeios pelo Morro da Conceição, ambos nas adjacências, têm levado os cariocas a redescobrirem a Marechal Floriano. A antiga Rua Larga, de tantas faces, pode virar mais uma página de sua história. "

Fonte : Trechos selecionados de oglobo.com 28/5/2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Revisão : O estudo do relevo e sua dinâmica

Atenção Turma 1015 :Roteiro de estudo e revisão de conteúdo para prova do dia 16/6 .Tire uma cópia deste modelo de exercício ou copie em seu caderno estas perguntas e leve para aula do dia 2/6

1)Vimos em classe que existem uma infinidade de formas de relevos. Cite as principais formas presentes na sua cidade.

2) Explique como se formaram as lagoas de sua cidade.

3)Que nome recebe a erosão feita: pela chuva? pelo rio? pelo gelo ou neve? Pelo Calor? Pelo Vento? Pelo mar? pelo homem?

4) Complete: Não existem formas idênticas na natureza, pois elas são o resultado da ação dos .......agindo sobre uma........... durante ........

5) Os agente internos ou forças ........estão representados pelo........, .......... e........

6) Quantas e como são as camadas da Terra?

7) O que são áreas de instabilidade tectônica?

8) Por que o Brasil não apresenta vulcanismo ativo, terremotos ( sismos) nem cordilheiras jovens ?

9) Identifique em que era ou período localizam-se os seguintes fatos:

Não existência de vida? Viveram os grandes répteis (dinossauros)? Apareceram os seres humanos? Formaram os escudos cristalinos? Formaram as cordilheiras como Alpes, Himalaia e Andes? Forma-se a planície do Pantanal? Forma-se a planície litorânea brasileira?

10) Que importantes recursos minerais podem ser emcontrados nas seguintes estruturas :

a) terrenos sedimentares de idade cenozóica terciária e de origem marinha? terrenos cristalinos pré-cambrianos ? terrenos sedimentares paleozóicos de origem terrestre ?

11) Qual a diferença entre planalto e planície ?

12) Já existiu vulcanismo no Brasil? Quando e onde?

13) Como se formou o solo de terra roxa no Brasil? Qual a sua importância?

14) Que tipos de depressões podem existir? Existem no Brasil?

15) Observando o mapa de relevo do Brasil ( presente na apresentação de slide As paisagens, o relevo e a ação dos homens) : a)Identifique localizando e nomeando as principais planícies e os dois planaltos . b) Onde estão localizadas as áreas mais elevadas do país? Que tipo(s) de relevo(s) predomina no país

16) Observando o mapa de distribuição do relevo mundial acima responda: Em que continente predominam as planícies? Em qual continente(s) predominam os planaltos? Como se distribuem no geral, o relevo nas Américas? Identifique uma importante planície na América do Norte, uma na Ásia e outra na África. Que nome recebe o planalto mais elevado da Ásia onde está localizado o Pico do Everest, o ponto culminante do mundo?

17) Como você caracterizaria o relevo de sua cidade?

18) O que são ravinas e voçorocas? Como elas se formam? O que fazer para evitá-las

Conceitue as seguintes formas de relevo:

Restinga/ costão ou falésia /vale fluvial/ baixada /chapada/cordilheira/relevos cársticos/altiplanos /planície aluvial /serra /praia/recife

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Se liga nessa!!!

Trabalho para o segundo bimestre : Forme um grupo de 4 a 6 alunos, observe a paisagem de seu lugar ( conceito geográfico) , monte um relatório com registros em fotos, apresentando exemplos e explicando a ação do homem interferindo e modificando a paisagem natural ou sendo o causador de forte impacto ambiental no lugar onde você vive.

Dicas: observe a formação de aterros, abertura de túneis, canalização de rios, remoções de terras, morros, mudanças na configuração de lagoas, desmatamentos, urbanização acelerada , impactos ambientais causados pelo homem ou tudo mais que achar conveniente.

Data de entrega : 30/6/2011

Obs: O trabalho poderá ser feito no formato relatório escrito com ilustrações, apresentação em slides, vídeos ou outra idéia criativa

Urbanização no Brasil/Censo 2010

"O acréscimo de quase 23 milhões de habitantes urbanos resultou no aumento do grau de urbanização no Brasil , que passou de 81,2% em 2000, para 84,4% em 2010. Esse incremento foi causado pelo próprio crescimento vegetativo nas áreas urbanas, além das migrações com destino urbano.

Os critérios adotados para subdividir o espaço territorial brasileiro em áreas urbanas e rurais são baseados nas legislações de cada município brasileiro. As áreas urbanas são áreas internas ao perímetro urbano de uma cidade ou vila, sendo este perímetro definido por lei municipal. As áreas rurais são as áreas externas aos perímetros urbanos, que também são definidas po lei municipal.

Dentro de um perímetro urbano definido em lei municipal, podem existir áreas urbanizadas, áreas não urbanizadas e até mesmo áreas urbanas isoladas. Estas últimas são caracterizadas por serem separadas da sede municipal, ou distrital, por uma área rural ou por outro limite legal. Da mesma forma, as áreas rurais podem ser classificadas como aglomerados rurais de extensão urbana, povoados, núcleos ou outros aglomerados, todos eles também definidos por legislação municipal.

A região Sudeste continua sendo a mais urbanizada do Brasil, apresentando um grau de urbanização de 92,9%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (88,8%) e Sul (84,9%), enquanto as regiões Norte (73,5%) e Nordeste (73,1%) têm mais de 1/4 dos seus habitantes vivendo em áreas rurais. Rio de Janeiro (96,7%), Distrito Federal (96,6%) e São Paulo (95,9%) são as Unidades da Federação com maiores graus de urbanização. Os estados que possuem os menores percentuais de população vivendo em áreas urbanas estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste, sendo que Maranhão (63,1%), Piauí (65,8%) e Pará (68,5%) apresentam os índices abaixo de 70%."

Fonte : sinópse IBGE Censo 2010

domingo, 22 de maio de 2011

Índice Gini

Atenção turmas de 2ª série !!! material de aula da semana de 24 a 26 /5
Tire sua cópia e leve para aula!

Índice Gini

O que é ? Desenvolvido pelo matemático italiano Conrado Gini, o Coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.

O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O Índice de Gini do Brasil de 2010 com base em 2009 é de 0,539 o que demonstra que nosso país tem uma alta concentração de renda.

O índice Gini é calculado comparando os rendimentos dos 20% mais ricos do país com os rendimentos dos 20% mais pobres.

O índice Gini do Brasil vem caindo lentamente ao longo das duas últimas décadas. Em 1991 era de 0,6366 ; em 2005 =0,552; em 2009 = 0,544

Evolução do índice Gini Brasil segundo IPEA ( Instituto de Pesquisas aplicadas)

1994-0,599/96-0,60/99-0,592/2000-0,59/2002-0,587/2003-0,57/2004-0,569/2005-0,566/2006-0,559

Índice de Gini de outros países:
- Argentina:0, 49 (2007)- China:0, 47 (2007)
- Alemanha:0, 27 (2006)- México:0, 47,9 (2006)
- Paraguai:0, 568 (2008)- Noruega: 0,25 (2008)
- Portugal: 0,385 (2008)- Estados Unidos: 0,45 (2007)

-França: 0,327(2008)

Agora observe o mapa abaixo de 2008. Apesar de apresentar índices já um pouco desatualizados dá para se ter uma boa idéia onde se localizam os paises de maiores e menores concentrações de renda.

Pib per capita

É a soma das riquezas produzidas no país (PIB) dividido pelo total da população. O Pib per capta é mais um índice que ajuda a avaliar o grau de desenvolvimento de um país. Ele será tão mais representativo quanto melhor for a distribuição de renda no país.

Veja e avalie aí abaixo alguns países e seu índices ( dólares por pessoa/ano)

Luxemburgo 113.000 Noroega 94.300

Catar 93.000 Austrália 46.000

Espanha 35.000

Coréia do Sul 19.000 Turquia 10.400

Brasil 11.300 Argentina 10.500

Bolívia 1.600 Nigéria 1.400

Chade 860 Haiti 790

terça-feira, 17 de maio de 2011

Genocídio indígena no Brasil

Isto é para as turmas de terceiras séries !!!
Calcula-se que na época da chegada dos primeiros portugueses no nosso país, a população indígena contava entre 3 e 5 milhões de habitantes. Hoje segundo o IBGE ela não ultrapassa 400 mil . Como você explica este fato?

Vejam o que Demétrio Magnoli fala sobre Genocídio e Etnocídio em seu livro Geografia para o ensino médio, editora Saraiva , volume 2 /1ª edição 2010

“No momento da conquista européia, milhões de indígenas habitavam as terras que viriam fazer parte da América portuguesa. Não há estatísticas sobre a população indígena original, e as estimativas variam de 1 a 10 milhões de habitantes. ...Um genocídio em câmara lenta acompanhou a colonização portuguesa e prosseguiu nos séculos XIX e XX no Brasil independente”

O extermínio atingiu primeiro os Tupis, que habitavam o litoral. No século XVII, chega aos sertões nordestinos, ao vale do São Francisco e as reduções jesuíticas do Sul e Sudeste do país. Nos séculos seguintes chegaria as terras do Brasil central. A intensificação do extermínio caminhava junto ao avanço da colonização e o desenvolvimento de atividades econômicas cada vez mais longínquas do litoral.

“Os indígenas conheceram o extermínio físico e cultural. Com exceção marcante Amazônia , a localização dos grupos indígenas atuais evidencia as migrações forçadas que a conquista territorial impôs “.Demétrio Magnoli

Dos cerca de 400 mil indígenas contados pelo IBGE, a maioria perdeu sua língua original e fala apenas o português. Nas diversas aldeias remanescentes, hábitos e costumes dos ” homens brancos” vão aos poucos sendo incorporados substituindo elementos culturais nativos. A aculturação forçada ou não, é a que mais se apresenta. A cada ano milhares de índios transferem-se para as fazendas ou cidades das proximidades de suas aldeias rompendo os laços com suas culturas e tradições.

Os direitos dos índios começa com a criação do SPI ( serviço de proteção ao índio) em 1910. Em 1967 é a criada a Funai ( Fundação Nacional do Índio ) órgão responsável pela tutela e proteção e demarcação das terras dos índios . O estatuto do índio que define os indígenas como “relativamente incapazes ainda está em vigor apesar dos avanços alcançados na constituição de 1988 em relação aos direitos permanentes das sociedades indígenas .

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tarefa extra de 1º bimestre

Atenção alunos das terceiras séries !!!
Se você está precisando de mais alguns pontos (máximo de 2) para fechar o bimestre entre nesta!!!!


Escolha um dos bairros da cidade do Rio de janeiro indicados no mapa abaixo, pesquise sobre sua origem, o porque de sua denominação e localização dentro da cidade por zona (Norte, Sul, Centro e Oeste). Acrescente ainda uma ou duas informações dentro das opções a seguir : um fato histórico de destaque ocorrido neste lugar ou um aspecto geográfico relevante ou qualquer outra informação que achar interessante . Monte um texto próprio de douze a quinze linhas aí nos comentários. Não esqueça de deixar nome completo e turma. Não serão aceitos textos de bairros repetidos , isto é , mais de um aluno falando do mesmo bairro, portanto você deverá ler as postagens anteriores( dos colegas) antes de publicar o seu.
Prazo máximo de postagem 21/5 clique na imagem para ampliá-la e escolher seu bairro de pesquisa

Bairros que não poderão ser escolhidos pois já possuem pesquisas feitas :
Urca / Vila valqueire/Madureira/Vidigal/Senador Camará//Rocha Miranda /jacarepaguá/Recreio dos Bandeirantes/Gávea/Bangu/Centro/Complexo do alemão/Marechal Hermes/Penha/Inhaúma/Bento Ribeiro/Recreio dos Bandeirantes/Rocinha /Tijuca/Jardim Botânico/Cidade de Deus/Tanque/São Conrado/Deodoro/Santa Cruz/Engenho de Dentro

Para ajudar na pesquisa do nome dos bairros sugiro entrar em:
http://diariodorio.com/nome-dos-bairros-do-rio-de-janeiro/

domingo, 15 de maio de 2011

PIB ou Produto Interno Bruto

Atenção alunos das segundas séries !!! Tire uma copia deste material e leva para aula desta semana ( 10 a 12/5)
PIB = Produto interno bruto. Corresponde a soma das riquezas produzid
as em um local (município, estado, país) durante um ano e geralmente calculadas em dólares. Essas riquezas são produzidas em diferentes atividades econômicas grupadas em três setores a saber : Primário ( produção de matéria prima) Secundário ( transformação) e Terciário (circulação de riquezas e prestação de serviços).
São exemplos de atividades do setor Primário- Agropecuária e extrativismo ; do Secundário - Indústria , construção civil e extração mineral utilizando tecnologia e do Terciário- Comércio, transporte, comunicação e serviços em geral como saúde, educação, bancos e financeiras e outros tantos mais. As atividades do setor primário estão concentradas no espaço rural enquanto as atividades dos setores secundários e terciários estão concentradas nas cidades, isto é, nos espaços urbanos.
Veja a seguir a lista dos dez maiores PIBs mundiais de 2010 comparados com suas posições em 1980 e o crescimento dos Pibs em relação aos anos de 209 e 2010
Agora analise o crescimento do PIb de alguns paises em 2010
OBS: O valor do PIb é um índice econômico que isoladamente não avalia o grau de desenvolvimento do país .

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cine SalaGeo


A boa dessa sexta é um filme com muita pipoca e refrigerante, e quem sabe uns... doces também. E aqui no Cine SalaGeo, você fica sabendo qual é a melhor pro fim de semana. Uma boa pedida nos cinemas é o filme nacional As Mães de Chico Xavier, confira a sinopse aqui em baixo.

As Mães de Chico Xavier, Na direção de Glauber Filho e Halder Gomes: O filme conta a história de três mulheres que enfrentam problemas na vida pessoal. Ruth (Via Negromonte) que tem problemas com seu filho usuário de drogas. Elisa (Vanessa Garbelli) que tenta compensar a falta do marido dando toda a atenção ao filho. Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta uma gravidez indesejada. As três mães se encontram quando cada uma decide procurar a ajuda de Chico Xavier. 12 Anos.

Filme estrangeiro filmado em solo nacional e repleto de ação também é uma boa.

Velozes e Furiosos 5, Na direção de Justin Lin: Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) firmaram uma parceria que os obrigou a fugir da polícia constantemente. Escondidos no Rio de Janeiro, eles têm mais uma missão a ser cumprida e, então, ganhar a desejada liberdade. No entando, nada disso segura a sede de sangue de um empresário corrupto, que deseja vê-los mortos. Nessa luta contra o empresário e em busca de suas liberdades, a dupla enfrenta o competente agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson), que está à caça de Dom e Brian com uma única arma: seu instinto, já que está cada vez mais difícil distinguir mocinhos e vilões. 14 Anos.

Se você é mais de terror, um filme que vai te conquistar com o suspense e os mistérios é a seqüência Pânico 4.

Pânico 4, Na direção de Wes Craven: Dez anos se passaram e Sidney Prescott é agora uma reconhecida autora de livros de auto-ajuda. Na última viagem de divulgação de seu livro, Sidney volta a Woodsboro. Lá ela retoma contato com o xerife Dewey e Gale, agora casados. O problema é que a volta da moça traz novamente Ghostface (voz original de Roger L. Jackson). 14 Anos.

Ainda no cinema:

A Garota da Capa Vermelha. 14 Anos.

Água Para Elefantes. 14 Anos.

Sexo sem compromisso. 14 Anos.

Eu Sou o Numero 4. 10 Anos.

Na locadora:

Perfume – Terror

Velozes e Furiosos 1, 2, 3 e 4 – Ação

Pânico 1, 2, 3 e 4 – Terror

Marley e Eu – Comédia

terça-feira, 10 de maio de 2011

Classificação de países segundo grau de desenvolvimento

Atenção alunos das segundas series!!!! Turmas 2001,2002,2003,2004,2005,2006 e 2007

Este resumo é parte do conteúdo conceitual do bimestre . Leia com atenção, busque o roteiro de estudo (exercícios 2ª serie) e responda as questões discursivas em seu caderno se preparando para o teste da primeira semana de junho (7, 8 ou 9/6) sobre o assunto.

São considerados Países Desenvolvidos aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja : bom nível de renda e bem-estar material; bom nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população.

São países que apresentam alto grau de industrialização e são também conhecidos como países de industrialização clássica . A Inglaterra foi o pioneiro no processo de industrialização ainda no século XVIII, seguiram-se a este, logo no início do século seguinte, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. Em meados do século XIX os E.U.A já apresentava um bom grau de industrialização e o Japão ao longo da Era Meiji ( 1868 a 1912) moderniza sua economia e também ingressa no processo de Industrialização. Como conseqüência do processo de desenvolvimento industrial a Inglaterra, impõe ao mundo uma política econômica Liberalista extinguindo de vez o pacto colonial mercantilista do século XVI e XVII.

A maioria dos países hoje considerados desenvolvidos , foram Metrópoles imperialistas entre os séculos XVI e XIX ou Colônias de Povoamento. Os países mais desenvolvidos localizam-se em geral na Europa Ocidental, nas Américas: Estados Unidos, Canadá na Ásia: Japão e na Oceania: Austrália e Nova Zelândia.

Paises Subdesenvolvidos – Ao contrário do grupo anterior, as populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e renda familiar muito baixa . Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização.Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África, principalmente a Subsaariana

Países Emergentes _ Conhecidos anteriormente como NICs, são países que cresceram economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas décadas e suas populações estão emergindo de um estágio de subdesenvolvimento em direção ao boas condições sócio-econômicas. São países, como o Brasil, chamados de países de Industrialização Tardia e podem estar localizados tanto no continente Africano como na Ásia ou na América Latina . Este grupo, também chamado de paises em desenvolvimento, é bastante heterogêneo entre si e apresenta como subgrupos de destaque os Tigres Asiáticos e os BRICS

Exercício /Desenvolvimento x Subdesenvolvimento

Para turmas de segundas séries!!!

Roteiro de estudo para o teste de Junho (6, 7 ou 8/6)

1) Que outros termos além de paises desenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises ?

2) Que outros termos além de paises Subdesenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises?

3) Exemplifique e explique o que são países de Industrialização Clássica

4) Indique exemplos e explique com suas palavras o que foram as Metrópoles Imperialistas dos Séculos XVI ao XIX

5) Explique a diferença entre colônia de Povoamento e colônia de Exploração

6) Cite exemplos de país subdesenvolvidos localizados na África, Ásia e América Latina

7) Pesquise Adam Smith e a política Liberalista do século XVIII ( monte um texto resumo, máximo 5 linhas, com as idéias principais )

8) De o significado e caracterize sócio-economicamente os países da África Subsaariana

9) Cite e caracterize os Tigres Asiáticos

10) Quem são e como surgiu o termo BRICS

11) O que são e o que significa NICs ?

12) Pesquise ( pág 145 livro adotado ou na rede ) e complete o quadro a seguir;


Primeira Revolução Industrial

Segunda Revolução Industrial

Terceira Revolução Industrial

Localize no tempo




Principal fonte de energia




Meios de transportes utilizados




Principais tipos de indústrias




País hegemônico

(domina economicamente o mundo)




Outras características




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cine SalaGeo Especial: RIO



Olá leitores!
Essa semana, além das nossas postagens normais, estamos trazendo também, um especial sobre o filme Rio. Esta postagem será um espaço reservado a um 'fórum' da turma 3001 sobre o filme. Esse 'fórum' será válido até o dia 15/5 e valerá pontos para o segundo bimestre. O objetivo aqui, é soltar a imaginação e cada aluno realizar um comentário crítico sobre o filme, dizendo também, se discorda ou concorda com o comentário anterior. No final, eu, Tiago, farei um resumo sobre tudo que os meus colegas de classe disseram, e darei minha opnião sobre o filme.
--------------> Que começem as postagens! <--------------

um pequeno trailer para incentivar o debate



terça-feira, 3 de maio de 2011

SalaGeo Fashion





Olá !
Hoje os leitores do SalaGeo Fashion irão ganhar uma postagem extra,já que iremos falar de um acessório em que todo armário feminino deve ter!
Uma meia calça deixa a produção com um toque todo especial,ainda com direito de escolha.São muitas opções,as lisas,finas,grossas,as de cores neutras e as que no momento chamam muito a atenção,as estampadas e as de cores vibrantes.
O detalhe principal para montar um look perfeito é o bom senso.Pois ninguém quer errar na produção,não é?
Além de todas as vantagens de usar uma boa meia calça,no inverno ela irá te deixar bem quentinha,e pode ajudar a dar um toque elegante ou despojado.E claro,o look nunca fica o mesmo com tanta variedade para você escolher.
Que tal começar agora mesmo a pensar em um look para você sair no final de semana?

Curiosidade:
No século XIV a meia calça passou a ser utilizada pelos nobres,que competiam entre si pela riqueza,aqueles que tinham mais posses usavam meias calças ricamente bordadas.Os homens do reino de Catarina da Russia utilizavam as meias calças como artefatos de sedução.

domingo, 1 de maio de 2011

Evolução da economia do Brasil / Roteiro de estudo parte I

Alô turmas de terceiras séries !!! Aí está o roteiro de estudo sobre a evolução da economia do Brasil parte I, sto é no período agro-exportador .
1)Explique com suas palavras “ A economia brasileira se inicia tendo como base o modelo mercantilista do século XVI “

2) Indique as principais características presentes e conseqüências decorrentes da exploração do pau-brasil no século XVI.

3) Avalia a escravidão indígena no Brasil e explique a preferência pelo escravo de origem africana?

4) Sobre o cultivo da cana-de-açúcar ( ciclo da cana-de-açúcar) no Brasil responda...a) o porque da escolha e da introdução deste produto em terras brasileiras B) por que a capitania de Pernambuco se destacou em relação as demais neste cultivo? C) Apresente as principais características da exploração deste produto nos XVI e XVII d) Indique as principais conseqüências sócio-econômicas

5) Quais as principais áreas de produção e características do cultivo de tabaco e algodão nos séculos XVII e XVIII

6) Indique e caracterize as principais áreas de criação de gado no Brasil colônia

7) Apresente as principais características do ciclo da mineração nos séculos XVII e XVIII e suas conseqüências sócio-econômicas.

8) Conceitue, localize e fale sobre a importância da atividade econômica “Drogas do Sertão” no séculos XVII e XVIII. .

9) O que foi e qual a importância do Tratado de Madrid para a história e economia brasileira?

10) Quais produtos de exploração da economia brasileira contribuíram de forma determinante para a expansão e consolidação do território brasileiro? Explique o porque

11) Sobre a cafeicultura no país responda....a) Quando e onde foi introduzido o cultivo do café no Brasil? b) Explique a “Marcha do café” em terras brasileiras. c) Qual a importância da cafeicultura na economia brasileira do século XIX d) por que se diz que a Industria no Brasil é filha da cafeicultura?

12) Explique como e porque o atual estado do Acre foi incorporado ao território brasileiro em 1903.

13) Que fatores surgidos a partir da segunda metade do sec. XIX mais contribuíram para a transformação da economia brasileira de agro-exportadora para urbano-industrial ?

Questões desafio: Descubra e explique...

A) Calcula-se que na época da chegada dos primeiros portugueses no nosso pais, a população indígena contava entre 3 e 5 milhões de habitantes. Hoje segundo o IBGE ela não ultrapassa a 300 mil. Como você explica este fato?

B) Avalia a importância da escravidão africana no Brasil colônia e Império e o impacto das leis abolicionistas (Euzébio de Queiroz/1850; Ventre Livre/1871 ; sexagenário/ 1885 e Lei Áurea/1888 ) na economia brasileira .

C) Qual a principal diferença entre os processos de colonização : inglesa nas Américas ( atual U.S.A) e portuguesa no Brasil? Indique conseqüências econômicas