SalaGeo

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

GeoClipes

Nesta sexta-feira, o SalaGeo trás a música “Save a Prayer”, da banda Duran Duran, conhecida no Brasil pela música “Ordinary World”.

“Save a Prayer” foi gravada no Sri Lanka ( pronunciado no Brasil como Seri Lanca ), um pequeno pais insular no sul do subcontinente indiano, no continente Asiático. No clipe, que foi filmado em selvas, praias e templos cingaleses, dois lugares se destacam devido aos ângulos que foram filmados. São eles:

Polonnaruwa

É uma das antigas capitais do Sri Lanka, que foi lar dos reis cingaleses entre os séculos XI e XII. No vídeo, foi mostrado o reservatório Prakama Samudra, construído no séc. XII pelo rei Prarakamabahu. Também mostra a Gal Vihara Buddha, que são 3 grandes budas esculpidos em pedras. O primeiro representa a meditação, o segundo representa a iluminação e a terceira é a considerada a mais perfeita e misteriosa do país.

Fortaleza de Sigiriya

Foi construída pelo Rei Kassyapa sobre um rochedo de granido com mais de 370 metros de altura. A pedra foi originalmente construída na forma de um leão agachado, sendo que hoje só lhe restaram as patas. Do alto do rochedo, ainda pode ser visto a piscina real, o trono e restos do palácio real, com suas paisagens e jardins. A cidade é considerada patrimônio mundial pela Unesco.

O clipe foi gravado perto do inicio da Guerra Fria no Sri Lanka, que reivindicava a independência da pátria Tâmil. Após 26 anos, foram derrotados pelas Forças Armadas do Sri Lanka. Desde 1983, conta-se 70.000 mortos.

Curta o video e bom final de semana !!!

By: Rodrigo Miguel.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GeoClipes

Nessa semana, o GeoClipes falará de uma canção que retrata as favelas, de um Brasil pós-ditadura que vivia uma intensa crise sócio-econômica, mas que estava em ótima fase quando se tratava de música.

Em 1986, a banda "Os Paralamas do Sucesso" lança o álbum "Selvagem?" E trás na primeira faixa a música Alagados, que fala dos problemas das favelas de uma forma geral, mas usando 3 favelas como pano de fundo:

Alagados

Alagados, que dá nome à música, na verdade são um conjunto de favela das áreas do Uruguai, Jardim Cruzeiro e Massaranduba, bairros da periferia de Salvador. O nome saiu do fato de que os moradores dessas favelas morarem em palafitas na área da Península Itapagipana, sobre mangues e adentrando o mar da baia de Todos os Santos.

Na década de 40, a região começou a ser aterrada com entulhos trazidos da praia da Ribeira, e começou a ser urbanizadas na década de 50.

O lugar também é conhecido por ser um dos primeiros a receber os trabalhos da Irmã Dulce, onde hoje sua sobrinha comanda um complexo de saúde num bairro próximo. Muitos dos moradores tem diversos problemas de saúde e alguns chegam a se alimentar de mariscos que ficam grudados no lodo das palafitas.

Aos poucos, o lugar vai se mobilizando para resolver seus problemas, enquanto o governo promete aterra às áreas de palafitas restantes, que levaria embora o orgulho e a vergonha de Alagados.

Trenchtown

Trenchtown, apesar de ser uma favela Jamaicana, também foi citada na música dos Paralamas, mesmo seu nome na música não sendo compreendido por muitos que escutam a música sem conhecer a letra ou a história da favela em si.

A favela, localizada no sul do subúrbio da capital Kingston, é berço de artistas como Peter Tosh ( da música “Johnny B Good” ) e de Bob Marley, que também uso o nome da favela na música "No Woman, No Cry", onde Vincent Ford, que recebeu o crédito da música de Marley, promovia a “sopa dos pobres”, para os moradores da região.

Não se tem muitas noticias dessa favela atualmente, mas o pouco que se sabe dela não é muito diferente das favelas brasileiras.

Maré

Quem vem de outros lugares para o Rio de Janeiro de avião para desembarcar no Aeroporto do Galeão, avista pelas janelas a Baia de Guanabara, o Cristo Redentor e o Complexo da Maré, conjunto de favelas já denominado como bairro após ter se desmembrado do bairro de Bonsucesso em 1994.

A ocupação da favela começou em meados do século XX, quando o morro do Timbau começou a ser invadido, surgindo barracos e palafitas nos manguezais às margens da Bahia de Guanabara. O aterramento do local começou quando os moradores pediam para os caminhões de entulho despejassem sua carga no local, mas em alguns casos, por iniciativa do poder público.

A violência também é algo preocupante na Maré. Até alguns anos atrás, bandidos dominavam parte da região, comandando o tráfico de drogas e tornando o local inseguro até por quem passava de transporte público na região, já que incêndios à ônibus eram constantes quando a polícia e o tráfico se enfrentavam.

Atualmente, a região foi pacificada pela policia militar, que trouxeram aos moradores mais projetos sociais, comércio e até um teleférico, para o transporte de seus moradores e turistas, além de mais tranqüilidade e paz.

Curta o video !!!



By: Rodrigo Miguel

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GeoClipes

O GeoClipes desta sexta-feira mostrará um clipe de uma música que eu gosto bastante.

Snoop Dogg, rapper americano de sucesso, lançou seu sexto álbum, Paid tha Cost to Be da Boss em 2002, tendo em destaque a música “Beautiful”, feita em parceria com o dueto The Neptunes. O vídeo clipe da música foi em alguns lugares do Rio de Janeiro, no qual eu destaco 2 deles:

Escadaria Selarón

Jorge Selarón, pintor e ceramista chileno radicado no Brasil, decidiu enfeitar as escadarias do Convento de Santa Tereza com cerca de 2.000 pedaços de azulejo vindas de várias partes do mundo, em ocasião a Copa do mundo de 1994. A escadaria ficou famosa em todo mundo, sendo vista em muitos filmes e ensaios fotográficos. Em 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

Parque Lage

Em 1811, Rodrigo de Freitas, jovem oficial da cavalaria portuguesa, adiquire o Engenho de Açúcar Del Rey do poeta fluminense Fagundes Varela. O lugar, localizado aos pés do Morro do Corcovado, foi remodelado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, projetando o local baseando-se em parques de sua terra-natal.

Em 1920, sob posse de Henrique Lage, foi remodelada pelo arquiteto italiano Mário Vodret, que mesclou o visual do local com tendências da época junto ao estilo eclético.

O local organizava festas grandiosas para a Sociedade Carioca, mas, devido á dividas com o Banco do Brasil, Henrique Lage vendeu seus bens e o parque acabou sendo tombado como patrimônio histórico e artístico com a ajuda do governador Carlos Lacerda.

Em 1960, o local foi desapropiado e tornou-se um parque público e desde 1975, sua mansão ocupa a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Agora, vamos ao video !

by Rodrigo Miguel