SalaGeo

terça-feira, 10 de março de 2009

Roteiro Geográfico de viagem !


Já se encontra disponível aí ao lado no Estude Aqui ! o trabalho do Relatório geográfico de Viagem a Angra feito em papel , transformado em ppt . Ficou Show de bola ! Parabéns aos alunos que trabalharam neste projeto. O layout de página e o ônibus da galera foi criação do Júlio da 3004 . Sabe aquele menino talentoso que tambem criou o logo do Projeto e que é um dos autores das Dicas de vestibular Andrada's ???



O que você está esperando . vai lá ! Voce não vai se arrepender .

Terça Poética (7)

[ Ei, galera! Desculpem o sumiço. Vida corrida, carnaval, falta de inspiração e má vontade com o PC. Permitam-me hoje trazer a poesia de uma música muito conhecida entre nós (acabei de acordar querendo ouvi-la!), escrita por Renato Russo: Por Enquanto. ]

Por Enquanto (Renato Russo)

Mudaram as estações e nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre,
sempre acaba!
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí então estamos bem
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Caracterização do espaço brasileirol -Respostas Comentadas

Esta é uma nova secção que vai rolar aqui no salageo . Após a correção, em todas as turmas, de questões discursivas proposta ou pequenas pesquisas, o Salageo publica um post com a síntese do que se comentou em classe.





Brasil -É o quinto país mais extenso no mundo em área . Possui um enorme litoral de 7367n km . Está localizado no centro-leste do continente sul-americano e faz fronteiras com quase todos os demais paises deste continente.




Estas eram as informações presentes nas questões 1, 2 e 4 do primeiro exercício da terceira série . Em todas elas, era pedido que se avaliassem os prós e os contras destas características .


Veja o que surgiu....

A grandeza de nosso território, possibilita a existência e exploração de uma variedade de recursos vivos ( plantas e animais) e não vivos ( solos, minerais e minérios ) , além de ter espaço para abrigar uma grande população. O nosso extenso litoral favorece o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo e lazer, dos transportes e do ao comércio marítimo e ainda possibilita a existência de uma grande biodiversidade. Todos estes fatos reunidos podem reverter de forma positiva em desenvolvimento econômico se explorados de forma adequada respeitando o meio ambiente. O fato de fazer limites com muitos outros países do continente além dos aspectos positivos ligados ao comercio exterior , fortalece os laços políticos e o intercambio cultural entre essas nações vizinhos.


Mas nem tudo são flores ..... ao lado desta série de questões positivas surgem implicações desfavoráveis como : Necessidade de grandes investimentos em todos os setores da economia e da sociedade para que haja pleno desenvolvimento e se promova bem estar à população. Há dificuldades ainda em administrar, fiscalizar( fronteiras, impactos ambientais, contrabando, entrada ilegal de pessoas , etc...) e integrar um pais de tão grande prpoporção . Ao mesmo tempo que esse gigantismo lhe confere respeito, desperta, muitas vezes, a cobiça internacioal.


As fotos a seguir ilustram os pontos extremos norte do litoral brasileiro ( rio Oiapoc ) na divisa do Amapá com a Guiana Francesa ) e o ponto extremo sul a ponta do Arroio Chuí na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai

sexta-feira, 6 de março de 2009

Hoje é sexta-feira !



Dia da agenda escolar de Geografia !!!


Um resumo do que rolou de matéria e trabalho na semana que se encerra. O que vai rolar e ser cobrado para próxima semana . Procure a sua turma e se liga aí!!!



Turmas de terceira série 3001 a 3008 !!!


Esta semana trabalhamos o capitulo Caracterização do Espaço Brasileiro através do TICO 1 . Andamos um pouco devagar pois é inicio de ano e nem todos estão familiarizados com questões discursivas . Conseguimos comentar e corrigir algumas poucas questões , que variaram de acordo com as turmas . Na semana próxima continuaremos os comentários e concluiremos a correçao das questões restantes . Ao lado o mapa mostrando a nova divisão em fusos horários brasileiros.( questão 9)


Além disto será cobrado ( com visto no caderno valendo pontos no bimestre) o TICO 2 Brasil - Organização político-administrativa e Divisão Regional . Este é bem mais fácil e simples de fazer comparado ao primeiro . Vá aos cadernos de estudo pegue as questões propostas e depois assista a apresentação de slide no Estude Aqui para pegar as respostas . Pronto simples assim . Moleezzza !!!

Turma 2001, 2002 , 2005 e 2006

Esta semana trabalhamos o tema: Consumo/Publicidade/Crédito Utilizamos o texto do livro e o poema Etiqueta de Carlos Drumond como ponto de partida para os comentários feitos em sala . Analisamos o nascimento da onda consumista ( o American way of life) nos E.U.A , sua expansão pelo mundo e sua chegada ao Brasil após os anos 50. Observamos os fatores que determinaram esta expansão como : desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, da publicidae , do credito e das empresas Transnacionai. Ficou para ser feito no caderno ( valendo pontos no bimestre) o TICO 1 2ª série Transnacionais , exceto para os alunos da turma 2005 , que já cumpriram esta etapa e estão de folga de tarefas esta semana.


Turma 2005


Quem quer ganhar pontos extra ???? Veja o que fazer!!!


Procure dois anuncios do mesmo produto . Um dos anos 50 ou 60 e outro atual . Observe como a a tecnica publicitária modificou a maneira de atingir seu consuminor . Traga para proxima aula suas observações por escrito junto com os anuncios impressos .Nescau não vale mais pois este é o modelo aqui no Salageo.


Dica : Procure por eletrodomésticos , bebidas , bicicletas pois são os mais fáceis de serem conseguidos


Que tal montarmos um painel com o resultado do que trouxerem ????



quinta-feira, 5 de março de 2009

Reforma da Lingua Portuguesa


O futuro da língua portuguesa…

Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever , nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.

No primeiro ano, o “Ç” vai substituir o “S” e o “C” sibilantes, e o “Z” o “S” suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O “C” duro e o “QU” em que o “U” não é pronunçiado çerão trokados pelo “K”, já ke o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.

Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko “H” mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O “CH” çera çimplifikado para “X” e o “LH” pra “LI” ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como “onra” fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe.

Da mesma forma, o “G” ço çera uzado kuando o çom for komo em “gordo”, e çem o “U” porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de “G” em “tigela”, uza-çe o “J” pra façilitar ainda mais a vida da jente.

No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.

No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de eskrever xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.

No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.

Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publicitario us blogeru us adivogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti olia ço ki maravilia.

Fonte: www.nababu.org

quarta-feira, 4 de março de 2009

COMLURB 3004

Este é o trabalho dentro do Projeto do grupo Limpeza urbana da turma 3004. Veja como ficou bom!!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Alunos nota Dez


Assim é a denominação do projeto que contemplou com um notebook os alunos mais bem avaliados( num total de 1000) numa prova aplicada pela Secretaria Estadual de Educação aos alunos da 3ª série do ensino médio de todos os colégios do estado do Rio de janeiro no final de 2008. A cerimônia de entrega dos Laptops foi no maracanãzinho , no dia 17 de fevereiro com a presença do Governador Sergio Cabral e a atual Secretária de Eduçação . Do nosso colégio , três alunos conseguiram participar da lista e da festa , se destacando como Aluno nota Dez . A Thamara da 3002 e o Ramom da 3006 , além de outro aluno do turno da tarde .


Veja o depoimento da nossa aluna Thamara sobre o dia e a cerimônia de entrega dos aparelhos



"Gostei bastante, afinal não é todo dia que se ganha um laptop..rs Fomos em um ônibus ótimo, com ar e tudo, cheirozãoo !! A diretora estava um amor como sempre, tratou supeeeer bem as nossas mães !"

Mas nem tudo foi agradável, veja o que ela continua dizendo ...." O governador chegou na cerimônia com 1 hora e 15 minutos de atraso.. Depois que ele entregou os laptop's aos 5 primeiro colocados ele foi embora e ficamos lá esperando a entrega, que por sinal foi muitoo mal organizada, ficamos lá esperando até umas 15:30 por ai, pra conseguirmos em fim pegar o nosso prêmio !Acho que como foi o primeiro ano ele erraram na organização na hora da entrega.Voltamos bem como na hora da ida.Gostei muito, o Laptop é ótimoo ! Tem boa memória, é grande.. e tem como acessar a internet gratuitamente, desde que tenha sinal (tipo em Copacabana).Sei que é uma ferramenta importante para os meus estudos e sei também que agora mais do que nunca ele será muito útil em minha vida ! "

Parabéns aos nossos alunos de 2008 !! Fica aí o incentivo para a garotada que ainda está no colégio . Estudem! O governador prometeu distribuir ( através de prova de merito) mais tantos mil aparelhos neste ano de 2009 aos alunos da rede Estadual .