SalaGeo

sábado, 29 de agosto de 2009

Projeto Jovens Turistas

Aconteceu no jannuzzi....

A Secretaria Estadual de Educação promove junto aos alunos da rede, o projeto Jovens Turistas. O nosso colégio inaugura o projeto recebendo neste fim de semana cerca de 12o alberguista da região de Japeri. Além do alojamento, refeições, camisetas, bonés, mochilas contendo kits de higiene, os alunos farão passeios como previstos ao Corcovado e Museu nacional. O salageo não pode deixar de apoiar este projeto que leva " a cara da geografia" , uma oportunidade para muitos de conhecer o espaço que vai além daquele ligado ao seu cotidiano.
O Governador e a Secretaria de Educação do Estado , entre outras autoridades estiveram presentes à cerimônia de abertura que aconteceu na quadra de esportes do nosso colégio .
Olha lá nossos alunos....Luiza, Duarte, Dayani, Lívia, Gonzales .....

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fordismo, Taylorismo e Produção flexivel

Em 1911, Taylor publicou Os princípios da administração científica, onde pregava a implantação de um sistema de trabalho industrial que consistia em controlar o tempo e o movimento dos trabalhadores nas fábricas com objetivo de aumentara a produtividade e conseqüentemente aumentar o lucro industrial. Propunha também uma intensificação da divisão de trabalho de forma que o operário desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas . Aos dirigentes e funcionários de alto nível reservava o trabalho intelectual e aos operários cabia o trabalho manual nas linhas de montagem. Esta organização de trabalho foi aplicada inicialmente nas indústrias de Bens de Produção e ficou conhecido como Método Taylorista .Henry Ford inovou o método anterior, ao por em prática em sua empresa de automóveis, no Michigam em 1913 ,esteiras rolantes nas linhas de montagem . As peças chegavam aos operários que parados executavam sempre a mesma tarefa referente a cada parte do carro. As mercadorias eram produzidas em escala isto é, eram feitas em grande quantidade e sem grande variedade de modelos e cores. Ford reconhecia que a produção em massa exigia consumo em massa , que por sua vez pressupunha produtos mais baratos e salários mais altos .Estavam assim criada as condições de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e o surgimento de uma enorme sociedade de consumo . Este método ficou conhecido como Método Fordista .O processo de globalização que se intensifica após a segunda metade do século XX mais as crises econômicas que aí vão se apresentar , geram novas mercadorias e relações de trabalho . A palavra de ordem passa ser competitividade e as empresas buscam racionalizar a produção, cortando custos e implantando novos métodos . Isto ficou conhecido como Produção FlexívelVeja a seguir algumas características deste processo:Economia em Escopo: suas mercadorias apresentam grande variedade de cores e modelosProdução descentralizada em escala nacional e mundialTerceirização : Outras empresas dão suporte como : limpeza, manutenção, segurança ...Toyotismo - Substitui a linha de produção tradicional por células de produção Cada equipe é encarregada de todo processo produtivo . Isto tende a reduzir os defeitos de fabricação pois o controle de qualidade é feita pela própria equipe que produz .Robotização da produção . O trabalho passa a ser feito basicamente por maquinas cada vez mais sofisticadas e robôs que vão substituir gradativamente os operários nas fábricas .Just in time “ no momento certo” A organização supõe um abastecimento permanente dos insumos ( peças, componentes e matérias –prima) necessárias a fabricação de determinado produto reduzindo assim a necessidade de estoques. Este controle do fluxo de estoque necessário a cada equipe é feito com uso de computadores

Tempos Modernos

Uma das obras primas de charles Chappin faz uma crítica as formas de produção industrial ( Taylorismo e fordismo) , á sociedade da época e a grande depressão dos anos 30.

Alguns trechos de críiticos que rolam pela web...

"O anti-herói tragicômico Carlitos, em sua faceta trabalhador industrial talvez tenha sido quem melhor traduziu a Grande Depressão (1929-1941) nos Estados Unidos. Charles Chaplin com seu filme Tempos Modernos (Modern Times, 1936) sintetizou como ninguém o período histórico marcado pelo desemprego em massa, queda acentuada do produto interno bruto em decorrência do declínio da produção industrial e dos preços das ações subseqüente à Quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929."

"A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".

Veja um pequeno trecho a seguir :

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Consumismo

Enquanto aguardamos o início das aulas curtam este trabalho dos meninos da turma 2005 . Este vídeo foi produzido dentro do Projeto Consciênciana Arte de Consumir desenvolvido este ano no nosso colégio. Então, liguem o som e curtam...

Parabéns Patrick, Liniker e Roberto !

Dicas Para Combater a Gripe


O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu
funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, certamente os vírus nem chegarão perto de você!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Dia de DICAS de VESTIBULAR e hoje estamos aqui para informá-los que a Uerj já divulgou o cartão de confirmação do 2º Exame de Qualificação de 2010.


Os candidatos devem imprimir o CCI (Cartão de Confirmação de Inscrição) para apresentá-lo no dia do exame, que será aplicado em 13 de setembro. O cartão contém local e horário da prova, bem como número de inscrição, dados pessoais e opção de língua estrangeira.

Caso haja alguma irregularidade no cartão é necessário pedir correção de dados no período de 27 a 31 de agosto, no Laboratório de informática da Uerj (Pavilhão João Lyra Filho, térreo) ou na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), das 10h às 17h.

Vestibular 2010

A prova do 2º exame de qualificação será aplicada em 13 de setembro. Os vestibulandos devem apresentar-se nos locais de prova às 8h, munidos com o cartão de inscrição e o orginal de um documento oficial de identificação com foto. Segundo o edital de convocação, o início da prova está previsto para às 9h. A duração será de quatro horas.

Serão aplicadas questões objetivas versando sobre os conteúdos do ensino médio, de acordo com as seguintes divisões:
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • ciências da natureza, matemática e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias.

  • A prova e o gabarito oficial devem ser divulgados no mesmo dia. Os resultados sairão em 23 de setembro.

    O estudante que obtiver conceitos A, B, C ou D em um dos dois exames de qualificação estará apto para se inscrever no exame discursivo. As inscrições para a última etapa do vestibular ocorrerão entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro.

    fonte; Uol



    Então galera não esqueçam de imprimir o CCI e fiquem ligados nas datas das provas!


    Abração e até semana que vem !

    sábado, 22 de agosto de 2009

    Desenvolver sem agredir o meio ambiente.


    Desenvolvimento sustentavél é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar ou impedir o desenvolvimento no futuro.

    O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:
    Atender as necessidades fisiológicas da população;
    Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
    Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
    Preservar os recursos naturais;
    Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;
    Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.
    O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.
    Existem três colunas imprescindíveis para a aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem ser dependentes um do outro para que caminhem lado a lado de forma homogênea.