SalaGeo

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Turma 2003 Tô sem Freio

Aqui reune a turma 2003 , que se diz estar sem freio e quem piscar já era !

O que será que estão ensinuando quando dizem que estão sem freio ? Muito provavelmente que nada os empedirão de estudar muiiiiiito neste ano e de se dedicarem com afinco as tarefas escolares. E aí , é verdade quem piscar já era!

Turma 2004 Conteúdo é Tudo !

É verdade, quem não tem conteúdo é uma pessoa vazia, sem trocadilho. Parece que a turma garante que o que não falta nesta galera é conteúdo mas por enquanto, uma coisa está faltando...


já não falta mais, finalmente a foto chegou!!!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Alô galera da Turma 2008 !!!

Inicio do ano de 2011 , mais uma turma chegando e se mostrando aquí neste espaço do salageo.
Infelizmente, a turma ainda não pode se alojar na sala de aula que lhes coube pois esta, encontra-se em fase final de obras e pintura . Por enquanto , se arrumam como podem no auditório do colégio.Se você faz parte desta galera é hora de se apresentar aí nos comentários como combinado em classe. Não demore , estamos ansiosos para conhecê-los !

Ae!! a Turma 2006 se reune aqui!!!!

Olha a turma 2006 de 2011 começando a se apresentar e se reunir aqui no salageo! Hoje nosso primeiro dia de aulas a frequência ainda não estava lá essas coisas .... e esta foto também não é das melhores já que foi tirada por um celular disponível nomomento . Bem, esse é só o início de muitos encontros aqui neste espaço.
Se você faz parte desta turma , não deixe de ir aí nos comentários e se apresentar como combinado, certo?!

Turma 2007 Tudo junto e Misturado !!

Tudo junto e Misturado .... É assim que se comporta "esta turma muito unida e também muito oriçada" , só não sei se "brigam por qualquer razão " ou se " acabam pedindo perdão "

Se você faz parte desta turma, entre aí nos comentários e se apresente. Não esqueça que esta é a primeira tarefa do ano e também valem pontos no bimestre. Corra pois o prazo se esgota neste domingo próximo .

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Paisagem Natural e Paisagem Humanizada

Mesclando um conceito bastante tradicional com uma terminologia mais atual, podemos definir Geografia como a ciência que explica a paisagem terrestre. O termo paisagem neste contexto envolve um conceito geografico discutido e consagrado segundo a ótica da moderna Geografia crítica brasileira , representado no seu mais ilustre geógrafo:
" tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem " Miltom Santos 1988

É, portanto, o domínio do visível e pode ser percebida de modo diferenciado. A paisagem é mutável, isto é, ela se transforma ao longo do tempo, em função das diversas formas de produção do espaço pelas atividades humanas como na referência : "ela é uma combinação de objetos criados em momentos históricos distintos, porém coexistindo no momento atual " Miltom Santos 1997

Trata-se portanto de um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais , que vai determinar e diferenciar os dois tipos de paisagens
Paisagem Natural A paisagem natural é formada pelos elementos naturais: montanhas, rios , florestas, etc... É uma paisagem natural porque, não tem nenhuma modificação feita pelo homem.Paisagem Humanizada É aquela que já sofreu algum tipo de modificação pela ação humana como construções de casas e estradas, indústrias, pontes, túneis e muito mais. Sendo assim, um jardim ou um campo de plantação de trigo também é considerada paisagem humanizada pois apesar de ser constituído de elementos da natureza , esta paisagem não existiria sem a interferência humana visto a organização e disposição dos elementos neste espaço.
Alô, Alô , Atenção turma 1015 !!!
faça aqui nos comentários deste post a sua apresentação como combinadao em classe. Não esqueça que valem pontos no bimestre e que o prazo se encerra nesta segunda-feira feira , certo!!??

Também será cobrado como tarefa para próxima aula de Geo, a leitura deste post pois haverá debate sobre o assunto em classe.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Caracterização do espaço brasileiro- exercícios

Exercício 1 – 3ª Série /2011 Responda as questões a seguir de forma discursiva em seu caderno. Questões relativas: A grandeza do território brasileiro pags 348/349 do livro adotado
1)O Brasil é o quinto país mais extenso no mundo com 8,514 milhões de Km . Indique vantagens e desvantagens (sociais, políticas, econômicas, etc) para o país relativas a sua grande extensão territorial
2) Indique vantagens e desvantagens ( idem acima) para o país relativas ao seu extenso litoral de 7367 km .
3) Conceitue Amazônia Azul e explique o direito singular do Brasil ao uso de 200 milhas marítimas. Localize aí nos marcadores e pesquise Amazônia Azul
4) O Brasil encontra-se no centro do território sul-americano ( com cerca de 47 % do total) e faz fronteira com quase todos países da América do Sul. Aponte vantagens e desvantagens desta situação.
5) O que vem a ser Projeto SIVAM e Calha Norte? http://pt.wikipedia.org/wiki/SIVAM http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Calha_Norte ou ... Vá ate os sites de pesquisa aí na coluna da esquerda do salageo e clique em geografiaparatodos , procure mapas tematicos SIVAN
6) Explique porque o Brasil é considerado um país tropical.Que conseqüências isto traz ?
7) Explique a origem e comente sobre a importância das ilhas oceânicas do Brasil. Procure aí nos marcadores Ilhas oceânicas e pesquise .veja também no youtude : Atol das Rocas http://www.youtube.com/watch?v=fBqP_xgyr0Y
Abrolhos http://www.youtube.com/watch?v=MkQdBDsXQ2w
São Pedro São http://www.youtube.com/watch?v=I_H2Chtns-c

Ilha de Trindade http://www.youtube.com/watch?v=g_ebrwM0OgM

8) Indique a razão da implantação do horário de verão nos meses de dezembro a fevereiro apenas nos estados do sul e sudeste do país além de GO e MS.
9) Analise a atual distribuição do território brasileiro segundo fusos horários ? Compare o novo mapa (www.astrologie.com.br/novos_fusos.htm)com o anterior publicado no seu livro e indique o que mudou. Apresente conseqüências de ordem humana, política, econômica ou social para esta modificação.