SalaGeo

domingo, 15 de maio de 2011

PIB ou Produto Interno Bruto

Atenção alunos das segundas séries !!! Tire uma copia deste material e leva para aula desta semana ( 10 a 12/5)
PIB = Produto interno bruto. Corresponde a soma das riquezas produzid
as em um local (município, estado, país) durante um ano e geralmente calculadas em dólares. Essas riquezas são produzidas em diferentes atividades econômicas grupadas em três setores a saber : Primário ( produção de matéria prima) Secundário ( transformação) e Terciário (circulação de riquezas e prestação de serviços).
São exemplos de atividades do setor Primário- Agropecuária e extrativismo ; do Secundário - Indústria , construção civil e extração mineral utilizando tecnologia e do Terciário- Comércio, transporte, comunicação e serviços em geral como saúde, educação, bancos e financeiras e outros tantos mais. As atividades do setor primário estão concentradas no espaço rural enquanto as atividades dos setores secundários e terciários estão concentradas nas cidades, isto é, nos espaços urbanos.
Veja a seguir a lista dos dez maiores PIBs mundiais de 2010 comparados com suas posições em 1980 e o crescimento dos Pibs em relação aos anos de 209 e 2010
Agora analise o crescimento do PIb de alguns paises em 2010
OBS: O valor do PIb é um índice econômico que isoladamente não avalia o grau de desenvolvimento do país .

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cine SalaGeo


A boa dessa sexta é um filme com muita pipoca e refrigerante, e quem sabe uns... doces também. E aqui no Cine SalaGeo, você fica sabendo qual é a melhor pro fim de semana. Uma boa pedida nos cinemas é o filme nacional As Mães de Chico Xavier, confira a sinopse aqui em baixo.

As Mães de Chico Xavier, Na direção de Glauber Filho e Halder Gomes: O filme conta a história de três mulheres que enfrentam problemas na vida pessoal. Ruth (Via Negromonte) que tem problemas com seu filho usuário de drogas. Elisa (Vanessa Garbelli) que tenta compensar a falta do marido dando toda a atenção ao filho. Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta uma gravidez indesejada. As três mães se encontram quando cada uma decide procurar a ajuda de Chico Xavier. 12 Anos.

Filme estrangeiro filmado em solo nacional e repleto de ação também é uma boa.

Velozes e Furiosos 5, Na direção de Justin Lin: Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) firmaram uma parceria que os obrigou a fugir da polícia constantemente. Escondidos no Rio de Janeiro, eles têm mais uma missão a ser cumprida e, então, ganhar a desejada liberdade. No entando, nada disso segura a sede de sangue de um empresário corrupto, que deseja vê-los mortos. Nessa luta contra o empresário e em busca de suas liberdades, a dupla enfrenta o competente agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson), que está à caça de Dom e Brian com uma única arma: seu instinto, já que está cada vez mais difícil distinguir mocinhos e vilões. 14 Anos.

Se você é mais de terror, um filme que vai te conquistar com o suspense e os mistérios é a seqüência Pânico 4.

Pânico 4, Na direção de Wes Craven: Dez anos se passaram e Sidney Prescott é agora uma reconhecida autora de livros de auto-ajuda. Na última viagem de divulgação de seu livro, Sidney volta a Woodsboro. Lá ela retoma contato com o xerife Dewey e Gale, agora casados. O problema é que a volta da moça traz novamente Ghostface (voz original de Roger L. Jackson). 14 Anos.

Ainda no cinema:

A Garota da Capa Vermelha. 14 Anos.

Água Para Elefantes. 14 Anos.

Sexo sem compromisso. 14 Anos.

Eu Sou o Numero 4. 10 Anos.

Na locadora:

Perfume – Terror

Velozes e Furiosos 1, 2, 3 e 4 – Ação

Pânico 1, 2, 3 e 4 – Terror

Marley e Eu – Comédia

terça-feira, 10 de maio de 2011

Classificação de países segundo grau de desenvolvimento

Atenção alunos das segundas series!!!! Turmas 2001,2002,2003,2004,2005,2006 e 2007

Este resumo é parte do conteúdo conceitual do bimestre . Leia com atenção, busque o roteiro de estudo (exercícios 2ª serie) e responda as questões discursivas em seu caderno se preparando para o teste da primeira semana de junho (7, 8 ou 9/6) sobre o assunto.

São considerados Países Desenvolvidos aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja : bom nível de renda e bem-estar material; bom nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população.

São países que apresentam alto grau de industrialização e são também conhecidos como países de industrialização clássica . A Inglaterra foi o pioneiro no processo de industrialização ainda no século XVIII, seguiram-se a este, logo no início do século seguinte, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. Em meados do século XIX os E.U.A já apresentava um bom grau de industrialização e o Japão ao longo da Era Meiji ( 1868 a 1912) moderniza sua economia e também ingressa no processo de Industrialização. Como conseqüência do processo de desenvolvimento industrial a Inglaterra, impõe ao mundo uma política econômica Liberalista extinguindo de vez o pacto colonial mercantilista do século XVI e XVII.

A maioria dos países hoje considerados desenvolvidos , foram Metrópoles imperialistas entre os séculos XVI e XIX ou Colônias de Povoamento. Os países mais desenvolvidos localizam-se em geral na Europa Ocidental, nas Américas: Estados Unidos, Canadá na Ásia: Japão e na Oceania: Austrália e Nova Zelândia.

Paises Subdesenvolvidos – Ao contrário do grupo anterior, as populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e renda familiar muito baixa . Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização.Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África, principalmente a Subsaariana

Países Emergentes _ Conhecidos anteriormente como NICs, são países que cresceram economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas décadas e suas populações estão emergindo de um estágio de subdesenvolvimento em direção ao boas condições sócio-econômicas. São países, como o Brasil, chamados de países de Industrialização Tardia e podem estar localizados tanto no continente Africano como na Ásia ou na América Latina . Este grupo, também chamado de paises em desenvolvimento, é bastante heterogêneo entre si e apresenta como subgrupos de destaque os Tigres Asiáticos e os BRICS

Exercício /Desenvolvimento x Subdesenvolvimento

Para turmas de segundas séries!!!

Roteiro de estudo para o teste de Junho (6, 7 ou 8/6)

1) Que outros termos além de paises desenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises ?

2) Que outros termos além de paises Subdesenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises?

3) Exemplifique e explique o que são países de Industrialização Clássica

4) Indique exemplos e explique com suas palavras o que foram as Metrópoles Imperialistas dos Séculos XVI ao XIX

5) Explique a diferença entre colônia de Povoamento e colônia de Exploração

6) Cite exemplos de país subdesenvolvidos localizados na África, Ásia e América Latina

7) Pesquise Adam Smith e a política Liberalista do século XVIII ( monte um texto resumo, máximo 5 linhas, com as idéias principais )

8) De o significado e caracterize sócio-economicamente os países da África Subsaariana

9) Cite e caracterize os Tigres Asiáticos

10) Quem são e como surgiu o termo BRICS

11) O que são e o que significa NICs ?

12) Pesquise ( pág 145 livro adotado ou na rede ) e complete o quadro a seguir;


Primeira Revolução Industrial

Segunda Revolução Industrial

Terceira Revolução Industrial

Localize no tempo




Principal fonte de energia




Meios de transportes utilizados




Principais tipos de indústrias




País hegemônico

(domina economicamente o mundo)




Outras características




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cine SalaGeo Especial: RIO



Olá leitores!
Essa semana, além das nossas postagens normais, estamos trazendo também, um especial sobre o filme Rio. Esta postagem será um espaço reservado a um 'fórum' da turma 3001 sobre o filme. Esse 'fórum' será válido até o dia 15/5 e valerá pontos para o segundo bimestre. O objetivo aqui, é soltar a imaginação e cada aluno realizar um comentário crítico sobre o filme, dizendo também, se discorda ou concorda com o comentário anterior. No final, eu, Tiago, farei um resumo sobre tudo que os meus colegas de classe disseram, e darei minha opnião sobre o filme.
--------------> Que começem as postagens! <--------------

um pequeno trailer para incentivar o debate



terça-feira, 3 de maio de 2011

SalaGeo Fashion





Olá !
Hoje os leitores do SalaGeo Fashion irão ganhar uma postagem extra,já que iremos falar de um acessório em que todo armário feminino deve ter!
Uma meia calça deixa a produção com um toque todo especial,ainda com direito de escolha.São muitas opções,as lisas,finas,grossas,as de cores neutras e as que no momento chamam muito a atenção,as estampadas e as de cores vibrantes.
O detalhe principal para montar um look perfeito é o bom senso.Pois ninguém quer errar na produção,não é?
Além de todas as vantagens de usar uma boa meia calça,no inverno ela irá te deixar bem quentinha,e pode ajudar a dar um toque elegante ou despojado.E claro,o look nunca fica o mesmo com tanta variedade para você escolher.
Que tal começar agora mesmo a pensar em um look para você sair no final de semana?

Curiosidade:
No século XIV a meia calça passou a ser utilizada pelos nobres,que competiam entre si pela riqueza,aqueles que tinham mais posses usavam meias calças ricamente bordadas.Os homens do reino de Catarina da Russia utilizavam as meias calças como artefatos de sedução.

domingo, 1 de maio de 2011

Evolução da economia do Brasil / Roteiro de estudo parte I

Alô turmas de terceiras séries !!! Aí está o roteiro de estudo sobre a evolução da economia do Brasil parte I, sto é no período agro-exportador .
1)Explique com suas palavras “ A economia brasileira se inicia tendo como base o modelo mercantilista do século XVI “

2) Indique as principais características presentes e conseqüências decorrentes da exploração do pau-brasil no século XVI.

3) Avalia a escravidão indígena no Brasil e explique a preferência pelo escravo de origem africana?

4) Sobre o cultivo da cana-de-açúcar ( ciclo da cana-de-açúcar) no Brasil responda...a) o porque da escolha e da introdução deste produto em terras brasileiras B) por que a capitania de Pernambuco se destacou em relação as demais neste cultivo? C) Apresente as principais características da exploração deste produto nos XVI e XVII d) Indique as principais conseqüências sócio-econômicas

5) Quais as principais áreas de produção e características do cultivo de tabaco e algodão nos séculos XVII e XVIII

6) Indique e caracterize as principais áreas de criação de gado no Brasil colônia

7) Apresente as principais características do ciclo da mineração nos séculos XVII e XVIII e suas conseqüências sócio-econômicas.

8) Conceitue, localize e fale sobre a importância da atividade econômica “Drogas do Sertão” no séculos XVII e XVIII. .

9) O que foi e qual a importância do Tratado de Madrid para a história e economia brasileira?

10) Quais produtos de exploração da economia brasileira contribuíram de forma determinante para a expansão e consolidação do território brasileiro? Explique o porque

11) Sobre a cafeicultura no país responda....a) Quando e onde foi introduzido o cultivo do café no Brasil? b) Explique a “Marcha do café” em terras brasileiras. c) Qual a importância da cafeicultura na economia brasileira do século XIX d) por que se diz que a Industria no Brasil é filha da cafeicultura?

12) Explique como e porque o atual estado do Acre foi incorporado ao território brasileiro em 1903.

13) Que fatores surgidos a partir da segunda metade do sec. XIX mais contribuíram para a transformação da economia brasileira de agro-exportadora para urbano-industrial ?

Questões desafio: Descubra e explique...

A) Calcula-se que na época da chegada dos primeiros portugueses no nosso pais, a população indígena contava entre 3 e 5 milhões de habitantes. Hoje segundo o IBGE ela não ultrapassa a 300 mil. Como você explica este fato?

B) Avalia a importância da escravidão africana no Brasil colônia e Império e o impacto das leis abolicionistas (Euzébio de Queiroz/1850; Ventre Livre/1871 ; sexagenário/ 1885 e Lei Áurea/1888 ) na economia brasileira .

C) Qual a principal diferença entre os processos de colonização : inglesa nas Américas ( atual U.S.A) e portuguesa no Brasil? Indique conseqüências econômicas