SalaGeo
terça-feira, 10 de março de 2009
Roteiro Geográfico de viagem !
Terça Poética (7)
Por Enquanto (Renato Russo)
Mudaram as estações e nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre,
sempre acaba!
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí então estamos bem
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa...
segunda-feira, 9 de março de 2009
Caracterização do espaço brasileirol -Respostas Comentadas
sexta-feira, 6 de março de 2009
Hoje é sexta-feira !
Esta semana trabalhamos o capitulo Caracterização do Espaço Brasileiro através do TICO 1 . Andamos um pouco devagar pois é inicio de ano e nem todos estão familiarizados com questões discursivas . Conseguimos comentar e corrigir algumas poucas questões , que variaram de acordo com as turmas . Na semana próxima continuaremos os comentários e concluiremos a correçao das questões restantes . Ao lado o mapa mostrando a nova divisão em fusos horários brasileiros.( questão 9)
Além disto será cobrado ( com visto no caderno valendo pontos no bimestre) o TICO 2 Brasil - Organização político-administrativa e Divisão Regional . Este é bem mais fácil e simples de fazer comparado ao primeiro . Vá aos cadernos de estudo pegue as questões propostas e depois assista a apresentação de slide no Estude Aqui para pegar as respostas . Pronto simples assim . Moleezzza !!!
Turma 2001, 2002 , 2005 e 2006
Esta semana trabalhamos o tema: Consumo/Publicidade/Crédito Utilizamos o texto do livro e o poema Etiqueta de Carlos Drumond como ponto de partida para os comentários feitos em sala . Analisamos o nascimento da onda consumista ( o American way of life) nos E.U.A , sua expansão pelo mundo e sua chegada ao Brasil após os anos 50. Observamos os fatores que determinaram esta expansão como : desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, da publicidae , do credito e das empresas Transnacionai. Ficou para ser feito no caderno ( valendo pontos no bimestre) o TICO 1 2ª série Transnacionais , exceto para os alunos da turma 2005 , que já cumpriram esta etapa e estão de folga de tarefas esta semana.
Turma 2005
Quem quer ganhar pontos extra ???? Veja o que fazer!!!
Procure dois anuncios do mesmo produto . Um dos anos 50 ou 60 e outro atual . Observe como a a tecnica publicitária modificou a maneira de atingir seu consuminor . Traga para proxima aula suas observações por escrito junto com os anuncios impressos .Nescau não vale mais pois este é o modelo aqui no Salageo.
Dica : Procure por eletrodomésticos , bebidas , bicicletas pois são os mais fáceis de serem conseguidos
Que tal montarmos um painel com o resultado do que trouxerem ????
quinta-feira, 5 de março de 2009
Reforma da Lingua Portuguesa
O futuro da língua portuguesa…
Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever , nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.
No primeiro ano, o “Ç” vai substituir o “S” e o “C” sibilantes, e o “Z” o “S” suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O “C” duro e o “QU” em que o “U” não é pronunçiado çerão trokados pelo “K”, já ke o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.
Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko “H” mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O “CH” çera çimplifikado para “X” e o “LH” pra “LI” ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como “onra” fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe.
Da mesma forma, o “G” ço çera uzado kuando o çom for komo em “gordo”, e çem o “U” porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de “G” em “tigela”, uza-çe o “J” pra façilitar ainda mais a vida da jente.
No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.
No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de eskrever xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.
No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.
Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publicitario us blogeru us adivogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti olia ço ki maravilia.
Fonte: www.nababu.org