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sábado, 26 de setembro de 2009

Hidrovias no Brasil

Hoje, a navegação fluvial no Brasil está numa posição inferior em relação aos outros sistemas de transportes. É o sistema de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a vários fatores. Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navegação. É o caso dos rios Tietê, Paraná, Grande, São Francisco e outros. Outro motivo são os rios de planície facilmente navegáveis (Amazonas e Paraguai), os quais encontram-se afastados dos grandes centros econômicos do Brasil.

Nos últimos anos têm sido realizadas várias obras, com o intuito de tornar os rios brasileiros navegáveis. Eclusas são construídas para superar as diferenças de nível das águas nas barragens das usinas hidrelétricas. É o caso da eclusa de Barra Bonita no rio Tietê e da eclusa de Jupiá no rio Paraná, já prontas.

Existe também um projeto de ligação da Bacia Amazônica à Bacia do Paraná. É a hidrovia de Contorno, que permitirá a ligação da região Norte do Brasil às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, caso implantado. O seu significado econômico e social é de grande importância, pois permitirá um transporte de baixo custo.

O Porto de Manaus, situado à margem esquerda do rio Negro, é o porto fluvial de maior movimento do Brasil e com melhor infra-estrutura. Outro porto fluvial relevante é o de Corumbá, no rio Paraguai, por onde é escoado o minério de manganês extraído de uma área próxima da cidade de Corumbá.

Transporte Hidroviário

O Brasil tem mais de 4 mil quilômetros de costa atlântica navegável e milhares de quilômetros de rios. Apesar de boa parte dos rios navegáveis estarem na Amazônia, o transporte nessa região não tem grande importância econômica, por não haver nessa parte do País mercados produtores e consumidores de peso.

Os trechos hidroviários mais importantes, do ponto de vista econômico, encontram-se no Sudeste e no Sul do País. O pleno aproveitamento de outras vias navegáveis dependem da construção de eclusas, pequenas obras de dragagem e, principalmente, de portos que possibilitem a integração intermodal. Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tietê-Paraná e a Hidrovia Taguari -Guaíba.


Principais hidroviasHidrovia Araguaia-Tocantins

A Bacia do Tocantins é a maior bacia localizada inteiramente no Brasil. Durante as cheias, seu principal rio, o Tocantins, é navegável numa extensão de 1.900 km, entre as cidades de Belém, no Pará, e Peixes, em Goiás, e seu potencial hidrelétrico é parcialmente aproveitado na Usina de Tucuruí, no Pará. O Araguaia cruza o Estado de Tocantins de norte a sul e é navegável num trecho de 1.100 km. A construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins visa criar um corredor de transporte intermodal na região Norte.

Hidrovia São Francisco

Entre a Serra da Canastra, onde nasce, em Minas Gerais, e sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, o "Velho Chico", como é conhecido o maior rio situado inteiramente em território brasileiro, é o grande fornecedor de água da região semi-árida do Nordeste. Seu principal trecho navegável situa-se entre as cidades de Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro, na Bahia, num trecho de 1.300 quilômetros. Nele estão instaladas as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho, na Bahia; Moxotó, em Alagoas; e Três Marias, em Minas Gerais. Os principais projetos em execução ao longo do rio visam melhorar a navegabilidade e permitir a navegação noturna.

Hidrovia da Madeira

O rio Madeira é um dos principais afluentes da margem direita do Amazonas. A hidrovia, com as novas obras realizadas para permitir a navegação noturna, está em operação desde abril de 1997. As obras ainda em andamento visam baratear o escoamento de grãos no Norte e no Centro-oeste.

Hidrovia Tietê-Paraná

Esta via possui enorme importância econômica por permitir o transporte de grãos e outras mercadorias de três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Ela possui 1.250 quilômetros navegáveis, sendo 450 no rio Tietê, em São Paulo, e 800 no rio Paraná, na divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul e na fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina. Para operacionalizar esses 1.250 quilômetros, há necessidade de conclusão de eclusa na represa de Jupiá para que os dois trechos se conectem.

Taguari-Guaíba

Com 686 quilômetros de extensão, no Rio Grande do Sul, esta é a principal hidrovia brasileira em termos de carga transportada. É operada por uma frota de 72 embarcações, que podem movimentar um total de 130 mil toneladas. Os principais produtos transportados na hidrovia são grãos e óleos. Uma de suas importantes características é ser bem servida de terminais intermodais, o que facilita o transbordo das cargas. No que diz respeito ao tráfego, outras hidrovias possuem mais importância local, principalmente no transporte de passageiros e no abastecimento de localidades ribeirinhas.

fonte:Ambientebrasil.com.br

Hidrovia Tietê- Paraná



A Hidrovia Paraná-Tietê é uma via de navegação situada entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, que permite a navegação e conseqüentemente o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos rios Paraná e Tietê. Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios. uma via muito importante para o escoamento da produção agrícola dessas regiões. Possui 12 terminais portuários, distribuídos em uma área de 76 milhões de hectares. A entrada em operação desta hidrovia impulsionou a implantação de 23 pólos industriais, 17 pólos turísticos e 12 pólos de distribuição. Gerou aproximadamente 4 mil empregos diretos.
Segundo o projeto, a hidrovia permite a navegabilidade em cerca de1600 km ao longo dos rios Tietê , Grande, Paranaíba e Paraná.

Ao longo do percurso foram construídas 6 barragens facilitando a locomoção de embarcações através das eclusas, que também geram 25 milhões de Kw de energia elétrica. Em todo seu percurso podem-se identificar 18 pólos regionais turísticos com infra-estrutura de qualidade.
As cargas do Rio Paraná são grãos(principalmento soja) transportados principalmente no sentido norte-sul, visando atender às necessidades do Estado do Paraná, além da carga geral (Mercosul) e madeira para abastecer as fábricas de papel e celulose em Mato Grosso do Sul .

sexta-feira, 25 de setembro de 2009



Casimiro José Marques de Abreu (Barra de São João, 4 de janeiro de 1839 — Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração romântica.


Filho de um abastado comerciante e fazendeiro português, e de Luísa Joaquina das Neves, uma fazendeira viúva. A localidade onde nasceu, Barra de São João, é hoje distrito do município que leva seu nome, e também chamada "Casimirana", em sua homenagem. Recebeu apenas a instrução primária no Instituto Freeze, dos onze aos treze anos,em Nova Friburgo, então cidade de maior porte da região serrana do estado do Rio de Janeiro, e para onde convergiam, à época, os adolescentes induzidos pelos pais a se aplicarem aos estudos.

Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Com ele, embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra. O seu sentimento nativista e as saudades da família escreve: "estando a minha casa à hora da refeição, pareceu-me escutar risadas infantis da minha mana pequena. As lágrimas brotavam e fiz os primeiros versos de minha vida, que teve o título de Ave Maria".

Em Lisboa, foi representado seu drama Camões e o Jau em 1856, que foi publicado logo depois.

Em 1857 retornou ao Brasil para trabalhar no armazém de seu pai. Isso, no entanto, não o afastou da vida boêmia. Escreveu para alguns jornais e fez amizade com Machado de Assis. Escolhido para a recém fundada Academia Brasileira de Letras, tornou-se patrono da cadeira número seis.

Tuberculoso, retirou-se para a fazenda de seu pai, Indaiaçu, hoje sede do município que recebeu o nome do poeta, onde inutilmente buscou uma recuperação do estado de saúde, vindo ali a falecer. Foi sepultado conforme desejo onde nasceu, estando sua lápide no cemitério da secular Capela de São João Batista, em Barra de São João, junto ao túmulo do pai. Em 1859 editou as suas poesias reunidas sob o título de Primaveras.

Espontâneo e ingênuo, de linguagem simples, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. Deixou uma obra cujos temas abordavam a casa paterna, a saudade da terra natal e o amor (mas este tratado sem a complexidade e a profundidade tão caras a outros poetas românticos).

A localidade de Barra de São João passou a se chamar "Casimiro de Abreu" em sua homenagem.



Meus Oito anos


Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida,
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor!

Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia,
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias de minha infância
Oh! meu céu de primavera!
Que doce à vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberto o peito,
- Pés descalços, braços nus -.
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
- Que amor, que sonhos, que flores -,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rio /Geográfico Musical

Como já foi falado anteriormente, a Turma 2002 está desenvolvendo um projeto de estudo da cidade do Rio de Janeiro com uso de musicas de diferentes estilos . Cada grupo trouxe uma música e estamos trabalhando com as letras destas músicas. Já analisamos Rodo Cotidiano do Rappa ,Eu vou pra Lapa da Alcione e nesta sexta-feira trabalhamos com Rio 40 graus trazido pelo grupo do Francisco . Assista o vídeo ( quem não conhece é imperdível) de Fernanda Abreu , entre no ritmo do "Funk" e veja o que a turma aprontou com a seguinte proposta : Depois de ouvir e discutir o sentido da letra, cada grupo ganhou uma imagem ( sorteada). Teriam que selecionar 4 versos em qualquer ordem retiradas da letra da música que mais combinasse com a imagem recebida.
"Rio 40 graus cidade maravilha purgatório da beleza e do caos "
" É meu este lugar lugar , sou carioca "
" Na cidade sangue quente , na cidade maravilha mutante "
"favelada suburbana de shortinho, de chinelo sem camisa "




"Novidade culturalda garotada"
" na cidade sangue quente na cidade maravilha mutante"
" Rio é uma cidade de cidades misturadas "
" capital do sangue quente do melhor e do pior do Brasil"

" submundo camelô"
" favelado suburbano"
"De quem é este lugar?
"É meu , sou carioca "



" comando de comando, submundo bandidaço"
" favelada , suburbana , classe média marginal"
"favelada suburbana de shortinho, de chinelo, sem camisa ,carregando sub-Uzi equipadinha"
" com governos misturados , camuflados, paralelos, sorrateiros ocultando comando"




" Submundo bandidaço"
"Purgatório da beleza e do caos"
" malhação , pagode, funk"
" favelada suburbana "






" favelada suburbana"
"classe média marginal"
"submundo de madame"
"na cidade maravilha mutante "







" na cidade sangue quente, purgatório da beleza e do caos"
O Rio é uma cidade de cidads misturadas "
" É meu este lugar, Sou Carioca "

quinta-feira, 17 de setembro de 2009



Como não conseguimos postar ontem estamos aqui numa quinta feira com mais um DICAS de VESTIBULAR.
A Uerj já divulgou o gabarito do 2° Exame de Qualificação.
E aí como vocês se sairam nessa prova ? Tava muito difícil ?


Clique aqui para ver o gabarito oficial da prova


Segundo a Uerj, 59.533 candidatos se increveram para o segundo exame de qualif icação . O resultado da prova será divulgado no dia 23 de setembro. O primeiro exame, reali zado no dia 21 de junho e que já teve o resultado divulgado no site da instituição , contou com 70.9 4 2 inscritos.

Por volta de 10h15 deste domingo começaram a sair os primeiros candidatos que fizeram o segundo exame de qualificação da Uerj, no Maracanã, Zona Norte do Rio. No campus da faculdade, cerca de cinco mil alunos prestaram os exames.

Alunos consideram provas da Uerj de física e química difíceis

Alguns relataram dificuldades. Para o estudante de economia Leonardo Marques, de 23 anos, a parte de humanas foi fácil. O único obstáculo foi mesmo a prova de química. Já para Arthur Henrique, de 17 anos, as dúvidas surgiram nas questões de matemática e física. Ele considerou o segundo exame mais difícil que o primeiro.

Um dos primeiros a sair, Diego Rodrigues briga por uma vaga no curso de engenharia. Ele não considerou a prova dificil, mas ainda assim, achou a primeira fase mais fácil.

Processo seletivo

O vestibular é realizado por dois exames de qualificação por ano, em que o candidato não escolhe nem a instituição nem a carreira. O vestibulando pode fazer tanto o primeiro exame quanto o segundo, ou até ambos. Neste caso, é considerada a melhor nota. Para cada exame de qualificação é preciso fazer uma inscrição específica.

Para a segunda fase, que é composta por exame discursivo e será no dia 6 de dezembro, podem se inscrever somente os candidatos que tiverem obtido aprovação no exame de qualificação. A inscrição para o exame discursivo será entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro.

fonte; G1


Agora quem não foi bem na Uerj não desanime já que dia 3 e 4 de outubro temos a prova do ENEM que valerá como parte da nota de algumas Faculdades, por isso vamos estudar que a maratona de provas está só no começo !

Um Grande Abraço e até semana que vem !

Por Que Sentimos Sono Após um Almoço?


A Maioria das pessoas, principalmente pessoas que tem um trabalho um tanto pesado, tiram uma soneca após o almoço. Mas por que isso acontece?

Por dois motivos. O principal deles é o aumento de bicarbonato no sangue. Quando começa a digestão , o estômago captura água e gás carbônico no organismo para formar o ácido carbônico. Essse ácido reage com outro, o ácido clorídrico, e forma o suco gástrico, que digere os alimentos.

Da reação entre os ácidos, sobra uma substância chamada bicabornato, que é absorvida pelo sangue e o torna mais ácido.
Quando o sangue acidificado irriga o sistema nervoso central, provoca a diminuição da atividade das regiões responsáveis pela vígilia e pela concentração muscular.

“Não se sabe exatamente como acontece, mas há uma diminuição da capacidade de concentração e força dos músculos, provocando uma sensação passageira de sono.
além disso, durante a digestão uma quantidade maior de sangue se dirige para o estômago e os intestinos para ajudar no processo.

O sistema nervoso central passa, então, a ser menos irrigado e , portanto, diminui sua atividade porque dispõe de menos oxigênio.

Fonte: Yahoo! Respostas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Perfil da população local / Turma 3001/08

Dentro do projeto do ano passado , a turma 3001 produziu um material maravilhoso. utilizando-se de uma amostragem de dados coletados em em trabalho de campo que incluiu familias dos bairros da Barra, Recreio e jacarepagua ( incluindo as comunidades da Cidade de deus, Terreirão e Rio das Pedras ) traçaram um perfil da população local com resultados surpreendentes. Montaram 5 painés plastificados com as tabelas, gráficos e conclusões que foram expostos e explicados aos visitantes da feira cultural no dia 31/10/08 . Estes painéis encontran-se ainda disponíveis a apreciação no colégio mas, para que este material não se perdesse com o tempo, foi agora transformado em ppt. O resultado você pode conferir já !!