SalaGeo
domingo, 15 de maio de 2011
PIB ou Produto Interno Bruto
PIB = Produto interno bruto. Corresponde a soma das riquezas produzidas em um local (município, estado, país) durante um ano e geralmente calculadas em dólares. Essas riquezas são produzidas em diferentes atividades econômicas grupadas em três setores a saber : Primário ( produção de matéria prima) Secundário ( transformação) e Terciário (circulação de riquezas e prestação de serviços).
São exemplos de atividades do setor Primário- Agropecuária e extrativismo ; do Secundário - Indústria , construção civil e extração mineral utilizando tecnologia e do Terciário- Comércio, transporte, comunicação e serviços em geral como saúde, educação, bancos e financeiras e outros tantos mais. As atividades do setor primário estão concentradas no espaço rural enquanto as atividades dos setores secundários e terciários estão concentradas nas cidades, isto é, nos espaços urbanos.
Veja a seguir a lista dos dez maiores PIBs mundiais de 2010 comparados com suas posições em 1980 e o crescimento dos Pibs em relação aos anos de 209 e 2010
Agora analise o crescimento do PIb de alguns paises em 2010
OBS: O valor do PIb é um índice econômico que isoladamente não avalia o grau de desenvolvimento do país .
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Cine SalaGeo
A boa dessa sexta é um filme com muita pipoca e refrigerante, e quem sabe uns... doces também. E aqui no Cine SalaGeo, você fica sabendo qual é a melhor pro fim de semana. Uma boa pedida nos cinemas é o filme nacional As Mães de Chico Xavier, confira a sinopse aqui em baixo.
As Mães de Chico Xavier, Na direção de Glauber Filho e Halder Gomes: O filme conta a história de três mulheres que enfrentam problemas na vida pessoal. Ruth (Via Negromonte) que tem problemas com seu filho usuário de drogas. Elisa (Vanessa Garbelli) que tenta compensar a falta do marido dando toda a atenção ao filho. Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta uma gravidez indesejada. As três mães se encontram quando cada uma decide procurar a ajuda de Chico Xavier. 12 Anos.
Filme estrangeiro filmado em solo nacional e repleto de ação também é uma boa.
Velozes e Furiosos 5, Na direção de Justin Lin: Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) firmaram uma parceria que os obrigou a fugir da polícia constantemente. Escondidos no Rio de Janeiro, eles têm mais uma missão a ser cumprida e, então, ganhar a desejada liberdade. No entando, nada disso segura a sede de sangue de um empresário corrupto, que deseja vê-los mortos. Nessa luta contra o empresário e em busca de suas liberdades, a dupla enfrenta o competente agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson), que está à caça de Dom e Brian com uma única arma: seu instinto, já que está cada vez mais difícil distinguir mocinhos e vilões. 14 Anos.
Se você é mais de terror, um filme que vai te conquistar com o suspense e os mistérios é a seqüência Pânico 4.
Pânico 4, Na direção de Wes Craven: Dez anos se passaram e Sidney Prescott é agora uma reconhecida autora de livros de auto-ajuda. Na última viagem de divulgação de seu livro, Sidney volta a Woodsboro. Lá ela retoma contato com o xerife Dewey e Gale, agora casados. O problema é que a volta da moça traz novamente Ghostface (voz original de Roger L. Jackson). 14 Anos.
Ainda no cinema:
A Garota da Capa Vermelha. 14 Anos.
Água Para Elefantes. 14 Anos.
Sexo sem compromisso. 14 Anos.
Eu Sou o Numero 4. 10 Anos.
Na locadora:
Perfume – Terror
Velozes e Furiosos 1, 2, 3 e 4 – Ação
Pânico 1, 2, 3 e 4 – Terror
Marley e Eu – Comédia
terça-feira, 10 de maio de 2011
Classificação de países segundo grau de desenvolvimento
Este resumo é parte do conteúdo conceitual do bimestre . Leia com atenção, busque o roteiro de estudo (exercícios 2ª serie) e responda as questões discursivas em seu caderno se preparando para o teste da primeira semana de junho (7, 8 ou 9/6) sobre o assunto.
São considerados Países Desenvolvidos aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja : bom nível de renda e bem-estar material; bom nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população.
São países que apresentam alto grau de industrialização e são também conhecidos como países de industrialização clássica . A Inglaterra foi o pioneiro no processo de industrialização ainda no século XVIII, seguiram-se a este, logo no início do século seguinte, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. Em meados do século XIX os E.U.A já apresentava um bom grau de industrialização e o Japão ao longo da Era Meiji ( 1868 a 1912) moderniza sua economia e também ingressa no processo de Industrialização. Como conseqüência do processo de desenvolvimento industrial a Inglaterra, impõe ao mundo uma política econômica Liberalista extinguindo de vez o pacto colonial mercantilista do século XVI e XVII.
A maioria dos países hoje considerados desenvolvidos , foram Metrópoles imperialistas entre os séculos XVI e XIX ou Colônias de Povoamento. Os países mais desenvolvidos localizam-se em geral na Europa Ocidental, nas Américas: Estados Unidos, Canadá na Ásia: Japão e na Oceania: Austrália e Nova Zelândia.
Paises Subdesenvolvidos – Ao contrário do grupo anterior, as populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e renda familiar muito baixa . Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização.Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África, principalmente a Subsaariana
Países Emergentes _ Conhecidos anteriormente como NICs, são países que cresceram economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas décadas e suas populações estão emergindo de um estágio de subdesenvolvimento em direção ao boas condições sócio-econômicas. São países, como o Brasil, chamados de países de Industrialização Tardia e podem estar localizados tanto no continente Africano como na Ásia ou na América Latina . Este grupo, também chamado de paises em desenvolvimento, é bastante heterogêneo entre si e apresenta como subgrupos de destaque os Tigres Asiáticos e os BRICS
Exercício /Desenvolvimento x Subdesenvolvimento
Para turmas de segundas séries!!!
Roteiro de estudo para o teste de Junho (6, 7 ou 8/6)
1) Que outros termos além de paises desenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises ?
2) Que outros termos além de paises Subdesenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises?
3) Exemplifique e explique o que são países de Industrialização Clássica
4) Indique exemplos e explique com suas palavras o que foram as Metrópoles Imperialistas dos Séculos XVI ao XIX
5) Explique a diferença entre colônia de Povoamento e colônia de Exploração
6) Cite exemplos de país subdesenvolvidos localizados na África, Ásia e América Latina
7) Pesquise Adam Smith e a política Liberalista do século XVIII ( monte um texto resumo, máximo 5 linhas, com as idéias principais )
8) De o significado e caracterize sócio-economicamente os países da África Subsaariana
9) Cite e caracterize os Tigres Asiáticos
10) Quem são e como surgiu o termo BRICS
11) O que são e o que significa NICs ?
12) Pesquise ( pág 145 livro adotado ou na rede ) e complete o quadro a seguir;
| Primeira Revolução Industrial | Segunda Revolução Industrial | Terceira Revolução Industrial |
Localize no tempo |
|
|
|
Principal fonte de energia |
|
|
|
Meios de transportes utilizados |
|
|
|
Principais tipos de indústrias |
|
|
|
País hegemônico (domina economicamente o mundo) |
|
|
|
Outras características |
|
|
|
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Cine SalaGeo Especial: RIO
um pequeno trailer para incentivar o debate
terça-feira, 3 de maio de 2011
SalaGeo Fashion
domingo, 1 de maio de 2011
Evolução da economia do Brasil / Roteiro de estudo parte I
1)Explique com suas palavras “ A economia brasileira se inicia tendo como base o modelo mercantilista do século XVI “
2) Indique as principais características presentes e conseqüências decorrentes da exploração do pau-brasil no século XVI.
3) Avalia a escravidão indígena no Brasil e explique a preferência pelo escravo de origem africana?
4) Sobre o cultivo da cana-de-açúcar ( ciclo da cana-de-açúcar) no Brasil responda...a) o porque da escolha e da introdução deste produto em terras brasileiras B) por que a capitania de Pernambuco se destacou em relação as demais neste cultivo? C) Apresente as principais características da exploração deste produto nos XVI e XVII d) Indique as principais conseqüências sócio-econômicas
5) Quais as principais áreas de produção e características do cultivo de tabaco e algodão nos séculos XVII e XVIII
6) Indique e caracterize as principais áreas de criação de gado no Brasil colônia
7) Apresente as principais características do ciclo da mineração nos séculos XVII e XVIII e suas conseqüências sócio-econômicas.
8) Conceitue, localize e fale sobre a importância da atividade econômica “Drogas do Sertão” no séculos XVII e XVIII. .
9) O que foi e qual a importância do Tratado de Madrid para a história e economia brasileira?
10) Quais produtos de exploração da economia brasileira contribuíram de forma determinante para a expansão e consolidação do território brasileiro? Explique o porque
11) Sobre a cafeicultura no país responda....a) Quando e onde foi introduzido o cultivo do café no Brasil? b) Explique a “Marcha do café” em terras brasileiras. c) Qual a importância da cafeicultura na economia brasileira do século XIX d) por que se diz que a Industria no Brasil é filha da cafeicultura?
12) Explique como e porque o atual estado do Acre foi incorporado ao território brasileiro em 1903.
13) Que fatores surgidos a partir da segunda metade do sec. XIX mais contribuíram para a transformação da economia brasileira de agro-exportadora para urbano-industrial ?
Questões desafio: Descubra e explique...
A) Calcula-se que na época da chegada dos primeiros portugueses no nosso pais, a população indígena contava entre 3 e 5 milhões de habitantes. Hoje segundo o IBGE ela não ultrapassa a 300 mil. Como você explica este fato?
B) Avalia a importância da escravidão africana no Brasil colônia e Império e o impacto das leis abolicionistas (Euzébio de Queiroz/1850; Ventre Livre/1871 ; sexagenário/ 1885 e Lei Áurea/1888 ) na economia brasileira .
C) Qual a principal diferença entre os processos de colonização : inglesa nas Américas ( atual U.S.A) e portuguesa no Brasil? Indique conseqüências econômicas