SalaGeo

quarta-feira, 14 de maio de 2008

La Ninha


Pesquisa elaborada por Yuri Oliveira da turma 3005 conforme proposta do estudo dirigido Clima do Brasil: "Os fenômenos El Ninho e La Ninha acontecem com certa freqüência e influenciam diretamente na dinâmica das massas de ar que atuam no país. Nesta virada de ano 2007/2008 o fenômemo La ninha vem se apresentando e trazendo conseqüências em todo território brasileiro. conceitue o fenômeno e indique consequências no país "



O fenômeno La Ninha, que é o oposto ao El Ninho, corresponde ao resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental formando uma “piscina de águas frias” nesse oceano. Trata-se de um fenômeno natural que produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alterando o comportamento climático. Nele, os ventos mostram-se mais intensos que o habitual, faz com que o verão seja mais ameno com baixas temperaturas e as águas mais frias, que caracterizam o fenômeno. Observa-se, ainda, uma intensificação da pressão atmosférica no Pacífico Central e Oriental em relação à pressão no Pacífico Ocidental.
Os principais efeitos de episódios do La Niña observados sobre o Brasil são: Passagens rápidas de frentes frias sobre a Região Sul; Temperaturas próximas da média climatológica ou ligeiramente abaixo da média sobre a Região Sudeste, durante o inverno; Chegada das frentes frias até a Região Nordeste, principalmente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas; Tendência às chuvas abundantes no norte e leste da Amazônia; Possibilidade de chuvas acima da média sobre a região semi-árida do Nordeste do Brasil; Chuvas muito acima da média no leste dos estados da Região Sul, estiagem no Oeste destes estados e no Paraguai.
Em geral, um episódio La Niña começa a desenvolver-se em um certo ano, atinge sua intensidade máxima no final daquele ano, vindo a dissipar-se em meados do ano seguinte. Ele pode, no entanto, durar até dois anos. Sua intensidade é tão forte que os episódios La Niña permitem, algumas vezes, a chegada de frentes frias até à Região Nordeste notadamente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Parabéns Yuri pela tarefa bem feita !



Em tempo : Já estou recebendo trabalhos relativos ao Desafio virtual . Já estão sendo avaliados e o resultado sairá logo após o fim do prazo de recebimento dos trabalhos . Ainda há tempo de você participar ! Não sabe para onde mandar?? cristinaramos01@yahoo.com.br




O que você está esperando ??




Um comentário: