SalaGeo

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Olho Humano

Osalageovocee[3] olho é um órgão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos. Os olhos mais simples não fazem mais do que detectar se as zonas ao seu redor estão iluminadas ou escuras. Os mais complexos servem para proporcionar o sentido da visão. O cristalino, uma lente natural, focaliza a imagem.

Os olhos compostos que se encontram nos artrópodes (insectos e animais similares) são formados por muitas facetas simples que dão uma imagempixelada (não imagens múltiplas, como normalmente se crê).

Nos seres humanos e nos outros hominídeos a retina é constituída por dois tipos de células foto-receptoras, os bastonetes, que nos dão a percepção declaro e escuro, e os cones, que nos dão a percepção das cores.

Na maioria dos vertebrados e em alguns moluscos, a função do olho é permitir que a luz se projete em um painel sensível à luz, conhecida como aretina, na parte traseira do olho, onde a luz é detectada e convertida em sinais elétricos. Estes são transmitidos então ao cérebro através do nervo ótico. Tais olhos são tipicamente esféricos, preenchido com uma substância gelatinosa transparente chamada o humor vítreo, com uma lente, o cristalino e um diafragma, a íris, que regula a intensidade da luz que entra no olho. Nos humanos e outros mamíferos, a focalização é feita alterando a forma da lente através de um sistema de músculos. Os cefalópodes, peixes, anfíbios e serpentes conseguem a focalização encurtando a lente, como uma câmera focaliza.

Olhos de libelinha

Os olhos compostos são encontrados entre os artrópodes e são formados por muitas facetas simples que dão uma imagem pixelada. Cada sensor tem sua própria lente e pilhas fotosensíveis. Alguns olhos têm até 28.000 desses sensores, que são arranjados hexagonalmente, e que podem dar um campo de visão de 360 graus.

Os olhos compostos são muito sensíveis ao movimento. Alguns artrópodes(aranhas p.ex), incluindo muitos Strepsiptera, têm o olho composto de algumas facetas cada um, com uma retina capaz de criar uma imagem, que forneça uma visão de imagem-múltipla. Como cada olho vê um ângulo diferente, uma imagem fundida de todos os olhos é produzida no cérebro, fornecendo um ângulo muito largo, uma imagem de alta resolução.

Os estomatópodes possuem o sistema mais complexo de visão de cor do mundo animal. As trilobites, artrópodes extintos tinham olhos compostos, com as lentes formadas por cristais de calcite. Neste aspecto, diferem da maioria dos artrópodes, que têm os olhos macios. O número das lentes nos olhos das trilobites variou, de qualquer modo: algumas tinham somente uma enquanto outras tinham milhares de lentes em cada olho.

Alguns dos olhos mais simples podem ser encontrados em animais como os caracóis, que não podem realmente “ver” no sentido normal. Não têm pilhasfotosensíveis, nenhuma lente e nenhum outro meio de projetar uma imagem. Podem distinguir entre claro e escuro, mas não mais. Isto permite aos caracóis manter-se fora da luz solar direta. As aranhas saltadoras têm olhos simples grandes e outros menores, que as ajudam a caçar. Algumas larvas de insetos, como as lagartas, têm um tipo diferente de único olho (stemmata) que dá uma imagem incompleta.

O olho humano tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5cc.

O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar a parte vascular. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa

Oriem: Wikipedia

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

IBGE- Os Brasileiros, o celular e a Internet

Brasil- Que país é este?
Olha o IBGE aí de novo mas, desta vez a pesquisa fala de celulares e acesso a internet .

Um estudo divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que cerca de 86 milhões ou 53,8% dos brasileiros com mais de dez anos já tem telefone celular de uso pessoal, o que significa um aumento de 54,9% em relação aos dados publicados em 2005.

Para a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira, o celular se transformou na principal porta de entrada na tecnologia de informação para os mais pobres. Ela acrescenta que o celular inclusive se transformou numa ferramente de trabalho.

- A questão da portabilidade permite ao profissional por conta própria, como um pedreiro e uma faxineira, agendar um trabalho - disse. Ela destacou ainda que o custo do celular é menor que o da internet, o que permite presença maior do telefone nos grupos com renda mais baixa.

Ainda de acordo com a pesquisa, o avanço no número de brasileiros com mais de 10 anos de idade que têm celularse deve à melhoria de renda, barateamento de serviços e celulares e avanço na escolaridade.

A pesquisa mostra ainda que o brasileiro que possui celular tem um número médio de anos de estudo superior (9,2) ao do que não dispõe do aparelho (5,2). Entretanto, segundo o estudo do IBGE, o acesso ao telefone móvel apresentou maior expansão nas faixas de renda mais baixas. Nos domicílios com renda per capita entre meio e um salário mínimo, por exemplo, o percentual de pessoas com celular passou de 32% para 47,9%. Já o percentual entre homens e mulheres que possuem celular é equilibrado com 54,0% para homens contra 53,6% para as mulheres .

A pesquisa considerou ainda o uso do celular por região e/ou estado .A região Centro-Oeste apresentava o maior percentual de pessoas com celular (64,3%), o destaque foi o Distrito Federal, onde percentual chegava a 75,6%. As regiões Norte (45,4%) e Nordeste (41,2%) continuam com os menores percentuais, entretanto, a primeira foi a que apresentou maior crescimento dessa participação.

O estudo analisa, além disso, as características do acesso à internet dos brasileiros e, neste sentido, indica que o número de pessoas com mais de dez anos que se conectaram à rede nos últimos três anos aumentou em 75,3% tendo hoje um total de 56 milhões de usuários ou seja 34,8% do total da população nesta faixa de dade.
Assim como no caso do celular , o estudo revela que as pessoas com um nível mais alto de escolaridade são as que fazem maior uso da internet, embora o acesso tenha experimentado um crescimento mais intenso entre aqueles com menos anos de estudos.
Quanto ao gênero( sexo)também parece haver um certo equilíbrio com uma pequena vantagem masculina ou seja 35,8% para os homens contra 33,9% para as mulheres .

A faixa de maior acesso a internet é a de 15 a 17 anos com 62,9%, a de usuários . A partir desse grupo, as porcentagens de usuários de internet diminuem com a idade até chegar a 11,2% de pessoas com mais de 50 anos, faixa que, no entanto, também registrou um aumento em comparação com a pesquisa de 2005. Além disso, o estudo aponta que, em 2008, 57,1% dos usuários se conectou à rede em casa, enquanto 32,5% teve acesso em cibercafés e 31% no trabalho.

Os motivos para navegar pela internet foram a comunicação com outras pessoas em 83,2% dos casos e o lazer em 68,6%, enquanto que os fins educativos caíram da primeira posição para a terceira desde 2005 e representaram 65,9% das conexões.

Durante as entrevistas da pesquisa, os três principais motivos citados para não usar a internet foram: não achar necessário ou não querer (32,8%); não saber utilizar (31,6%) e não ter acesso a um computador (30,0%).

- Esse maior acesso à internet e ao celular mostra uma maior democratização da informação no país. Melhorias na distribuição de renda contribuíram para aumentar o poder de compra das pessoas, fazendo com a população tivesse mais acesso a esses bens - acrescenta o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, Cimar Azeredo.

fonte : artigos diversos do oglobo e G1

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009




Ultimos dias de preparo antes da prova deste fim de semana!

Prova do Enem exige saber "ler" gráficos e tabelas

Os candidatos que vão fazer o Enem neste final de semana deverão estar preparados para encarar, nas 180 questões que os aguardam, interpretação de texto, além de muita leitura de gráficos e tabelas.

Esses três elementos serão a espinha dorsal da prova, afirma Matheus Prado, presidente do Instituto Henfil. "Eles aparecerão transversalmente em todas as provas", que, segundo Prado, convidarão o aluno a "resolver problemas da vida real".

É por isso que a redação é sempre sobre um tema atual e socialmente relevante, afirma a professora de língua portuguesa Célia Passoni, do Etapa.

Na prova que vazou, por exemplo, o candidato deveria escrever sobre a valorização do idoso. Para Passoni, no Enem, os alunos devem se preocupar especialmente em demonstrar posicionamentos "politicamente corretos". "Não se pode nunca desrespeitar os direitos humanos [ao escrever a dissertação, por exemplo]", alerta a professora.

Com uma prova num modelo tão diferente dos moldes tradicionais dos vestibulares, a dica para a reta final de Silvio Freire, coordenador de ensino médio do colégio Santa Maria, é refazer provas anteriores e investir em matérias de que o aluno não gosta. "Se o aluno já vai bem numa matéria, nos últimos dias ele tem pouco a crescer na sua nota nessa disciplina. Mas, se ele se dedicar às de que não gosta tanto, o proveito será maior."


O fato de as questões serem contextualizadas, lembra Prado, traz uma consequência direta à prova: os textos se tornam mais longos e, com isso, o exame fica mais cansativo.

É justamente o tamanho da prova que assusta Felipe de Oliveira Verde Selva, 19, aluno do Intergraus. "Para mim, o maior desafio é o cansaço. São dez horas de prova", reclama o estudante, referindo-se à soma dos tempos dos dois dias de prova.

Felipe faz vestibular para engenharia civil e pretende obter uma pontuação que o ajude a conseguir uma vaga na UFSCar --no vestibular da instituição, o Enem vale 50% da nota.


Tempo

A corrida contra o relógio é apontada pelos professores como uma das maiores dificuldades que o aluno terá.

No primeiro dia de prova, serão menos de três minutos por questão. No total, são 270 minutos para 90 questões, mas ainda deve ser considerado o tempo --ao menos 30 minutos-- de passar as respostas para o cartão-resposta.

Já no segundo dia, o tempo que os alunos podem gastar em cada teste depende da estratégia adotada na redação.

Se a redação foi feita, o tempo para cada questão é o mesmo do sábado. Se o candidato optar por não fazer a redação, poderá usar as cinco horas e meia só para resolver os testes.

O MEC só vai liberar as provas e o gabarito do Enem no domingo, às 19h.

Fonte : Uol Vestibular

Desejo a todos uma Boa prova e bastante atenção as questões

Grande Abraço


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Expectativa de Vida brasileiros continua crescendo...

Da série ... Brasil-Que país é este !
Nesta terça-feira, o IBGE ( órgão oficial responsável pelo levantamento de dados populacionais do país) divulgou mais algumas informações da pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade 2008, desta vez referentes a Expectativa de vida ou Espença de vida ao nascer . Vejamos os resultados :
* A
esperança de vida média do brasileiro nascido em 2008 era de 72,8 anos sendo que a expectativa de vida masculina era de 69,11 anos e a feminina de 76,71 anos. Nota-se aí uma diferença a favor das mulheres de 7,6 anos . A maior longevidade feminina não é uma característica apenas da população brasileira e sim um fato comprovado universalmente. As mulheres vivem mais que os homens ( diferença esta que pode variar para mais ou menos anos de lugar para lugar) independente do grau de desenvolvimento econômico ou diferenças culturais. As razões ou motivos desta diferença encontram-se segundo especialistas em: 1)Fatores biológicos - As mulheres possuem maior resistência a determinados tipos de doenças - será que não seria uma defesa biológica quanto aos desgastes com a maternidade e amamentação?
2) Fatores culturais : Em geral as mulheres encontram-se menos expostas aos desgastes de trabalhos físicos mais extenuantes ou as agressões e pressões do meio externo.
Veja bem , não vai aqui nenhum pré conceito quanto ao papel da mulher na sociedade. Mesmo em países altamente desenvolvidos onde a mulher já trabalha fora tanto quanto o homem, as estatísticas mostram que a maior longevidade feminina persiste. O fato é que a sobrevivência do filhote ( olhando sobre o ponto de vista biológico) depende muito mais, em qualquer sociedade, da mulher do que do homem e isto faz com que instintivamente ou não, a mulher se comporte de forma mais cautelosa em relação a sua própria saúde ou aos perigos externos.
É verdade também, que a estabilidade econômica conquistada na decada de 90 , os diversos projetos sociais que vem sendo desenvolvidos pelos setores públicos e privados e o crescimento econômico verificado nas últimas décadas tem elevado a qualidade de vida do brasileiro apesar de tantas outras adversidades . O IDH do Brasil já se encontra no nível elevado ultrapassando o 0,8 . Em 2009 foi divulgado o índice de 0,803 com base em indicadores de 2007 .
Quer dizer então , que estamos numa boa?
Bem , a história não é bem esta .... A verdade é que o país vem melhorando ( nos últimos 30 ou 40 anos) em grande parte dos indicadores sociais e já deixamos pra trás indices que caracterizam aquele grupo de países conhecidos como subdesenvolvidos mas, ainda estamos longe de alcançar índices de longevidade semelhantes a países considerados "top de top" como japão , Alemanha, E.U.A, Canadá , França ou tantos outros que já registram médias de Esperança de vida de 81 anos ao nascer e possuem IDH classificados em muito elevado, isto é, superior a 0,9 .
E você , que avaliação faz de tudo isto?
Deixe sua opinião, palpite ou simplesmente presença aí nos comentários ....

sábado, 28 de novembro de 2009

Crescimento Econômico



Mais uma edição ( ou melhor mais um post) aqui no salageo mostrando dados socio-econômicos do nosso país . Mais uma vez o órgão responsável pelo levantamento e divulgação destes índices foi o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que nesta quarta-feira (18) apresenta dados relativos ao crescimento econômico por Região e estados além da participação destas unidades na composição do PIB no período de 1995 a 2007.
Vejam alguns dados divulgados :
# Entre 1995a 2007 o crescimento econômico médio no Brasil foi de 39,8%. As regiões que tiveram maior crescimento foram : Norte ( 73,6 %), Centro-oeste ( 63,5%) , Nordeste (44%) e Sul ( 39,9%) . A única região com crescimento abaixo da média foi a Sudeste com 33%. Neste mesmo período os estados de maior expansão da economia foram Mato Grosso (111,5%) e Amazônas ( 96,1%)
#No ano de 2007 , o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve expansão de 6,1%. A região Norte teve expansão de 3,8%, enquanto o Nordeste cresceu 4,8%. As demais regiões tiveram alta acima da média, com o Centro-Oeste liderando, com uma expansão de 6,8%. No Sul, o crescimento foi de 6,5%, e no Sudeste, de 6,4%.
#A região Sudeste perdeu participação na composição do PIB nacionalem relação a 1995 . Em 1995, o SE contribuía com 59,1% da riqueza nacional e em 2007, essa participação havia caído para 56,4%. Apesar disto o estado de São Paulo segue responsável, sozinho por mais de um terço do PIB nacional, ou 33,9%.
#Por estado, as maiores participações no PIB em 2007, depois de São Paulo, eram do Rio de Janeiro (11,2%), Minas Gerais (9,1%), Rio Grande do Sul (6,6%) e Paraná (6,1%). Já os estados que menos contribuíam, proporcionalmente, com o PIB nacional, eram Roraima, Acre e Amapá, todos com participação de 0,2%.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sorrir Faz Bem!

salageovocee[3] Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica.

Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.

Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este, que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.

Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.
Fonte: Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Enem cada vez + próximo...

Enem 2009: Locais de prova já podem ser consultados na internet

Os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 já podem ser consultados na internet; confira:

no seguinte endereço - http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os cartões de confirmação da inscrição também já estão sendo entregues aos candidatos pelos Correios e devem chegar até o dia 30 de novembro. Quem não receber o documento pode consultar o local em que fará o exame pela internet ou pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161).

O cartão contém a hora, a data e o local da prova onde o candidato deverá fazer o Enem. Além disso, devem constar o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. O Enem 2009 será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro a 4,1 milhões de estudantes.

Outras informações podem ser obtidas no site do Inep.

Fonte: Uol Vestibular

sabe onde vai fazer a prova já? se nao sabe corre lá que Já esta disponivel
Grande Abraço

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Curiosidades do Pau Brasil

  • salageovocee Embora sem comprovação efetiva, prevalece entre pesquisadores a convicção de que a própria nau que levou a notícia do descobrimento a D. Manuel houvesse carregado toros de pau-brasil.
  • Na Holanda do século XVI, a população carcerária não devia querer ouvir falar em pau-brasil. Sabe por quê? Lá, as toras eram reduzidas a pequenos fragmentos e raspas pelos presos nas casas de detenção e, nesse estado, entregues às tinturarias.
  • Pau-brasil: um nome em cada porto:
    Nos países de língua francesa, ele é chamado de Bois de Brésil e de Bresillet de Pernambuco.
    Nos países de língua inglesa, ele é conhecido por Brazil-wood, Pernambuco-wood, Lima-wood, Nicarágua-wood, peach-wood, sapam-wood ou bukkum-wood.
    Na Argentina, o chamam de pinango.
    Na Índia, de sapam.
    E na Espanha, seus nomes são palo Brazil ou palo de Santa Marta.
  • A respeito de sua vasta lista de nomes, vale lembrar que o pau-brasil original mesmo, o legítimo, existe em uma única espécie no Brasil. O também famoso sapam, de origem indiana, apesar de muito parecido com o pau-brasil, é um gênero de uma família diferente da Caesalpinia. Portanto chamar um sapam de pau-brasil ou vice-versa constitui-se em uma tremenda gafe botânica!
  • O famoso naturalista Von Martius em sua "Viagem pelo Brasil" escreveu: "Numerosas como sejam essas plantas na América (as leguminosas) entretanto só raras vezes o olhar se depara com elas em conjunto, pois não são sociáveis e crescem separadas no meio de outras. Será erro crer que no Brasil se possam encontrar matas inteiras do nobre pau de tinturaria (...) Ele cresce isolado entre os mais diversos vizinhos na mata virgem".
  • Especialistas em química e em medicina da Universidade Federal de Pernambuco estão realizando experimentos com o princípio ativo extraído do pau-brasil a fim de investigarem sua ação anti-neoplásica, ou seja, sua eficiência no combate a certos tipos de tumor. Em algumas aplicações em ratos, a substância conseguiu propiciar a inibição do tumor em até 87%.
  • Pau pra toda obra:
    Além da tinta corante, o pau-brasil também foi muito utilizado na construção naval, na construção civil e em trabalhos de torno em marcenaria de luxo. Na atualidade, a madeira é basicamente utilizada para a confecção de arcos de violino.
  • MPB: Música do pau-brasil
    Segundo dados históricos, coube a um gênio projetista francês do século XVIII, François Tourte, a criação do arco de violino a partir da madeira considerada a ideal - o pau-brasil - conhecido na França também como "Fernambouc", uma corruptela de Pernambuco.
    Os dados a respeito do uso do pau-brasil na confecção de arcos de violino são bastante incompletos. Não existem números confiáveis sobre a quantidade de madeira exportada para este propósito e quanto se gasta de madeira para se fazer um arco. Negociantes de madeira relutam em divulgar estas informações, mas estima-se que anualmente negociam-se 200 metros cúbicos, embora este número possa aumentar, pois muita madeira é gasta no processo de fabricação dos arcos. (Um arco de violino típico requer o uso de 1 kg de madeira).
    O que deve ser cobrado das autoridades competentes é uma rigorosa vigilância sobre essa indústria, a fim de evitarem abusos que levem a novos desastres ecológicos. Caso contrário, cada vez que um arco de violino no mundo fizer gemer o instrumento, seremos forçados a nele reconhecer o grito lancinante de um pau-brasil caindo ao chão, indefeso!
  • Vejamos agora um exemplo de absoluta falta de consciência ecológica.
    Perguntado, certa vez, porque em um reflorestamento obrigatório por lei, plantou muito mais eucalipto do que pau-brasil, um grande negociante da madeira, do Espírito Santo, respondeu: "Eucalipto cresce rapidamente, enquanto o pau-brasil leva 100 anos para tornar-se uma árvore de corte. Por que, então, vou plantar uma coisa que nem meus filhos vão ver?" Confronte tal raciocínio com o do chefe Seattle. E aí? Quem é mesmo mais civilizado?
  • Nem tudo o que é bom pra Metrópole...
    O pau-brasil foi uma das árvores mais cobiçadas pelos europeus, após o descobrimento. Mas não eram só os europeus que o queriam: os habitantes da Capitania de Porto Seguro queriam aproveitá-la, mas Portugal não deixava - ela era monopólio da "Coroa", de acordo com um decreto de D. Manuel.
  • O pau-brasil é coisa nossa!
    Diogo de Campos Moreno, a quem se atribui o "Livro que dá razão do Estado do Brasil", defendeu o corte de pau-brasil pelos habitantes da Capitania de Porto Seguro que, para ele, seria o único "remédio" para diminuir um pouco a penúria em que a população vivia.
  • Je t’aime, pau-brasil
    Os franceses chegaram com uma expedição ao rio Doce onde os nativos tentaram convencê-los a desembarcar, com a condição de que ajudariam a cortar e carregar a madeira na nau. Os franceses não acreditaram: se aceitassem, seriam facilmente dominados e talvez comidos. Em 1558, outra nau francesa apareceu, desta vez em Itapemirim, na Capitania do Espírito Santo. Não teve tanta sorte: os tripulantes desceram, foram combatidos e vinte deles presos. Portugal chegou a fortificar Porto Seguro para rechaçar os invasores.
  • O pau-brasil e a pena de morte!
    Em 1775, a punição para quem cortasse pau-brasil ia do confisco dos bens até a pena de morte. Apesar disso, no Espírito Santo, ele era vendido a 240 réis o quintal. "Quintal" era a unidade de medida de peso vigente na época, equivalente a aproximadamente 60 quilos.
  • Em busca do tempo perdido
    Se quisesse renovar as antigas florestas, o Brasil precisaria de mais de 100 anos!
  • Coisas do arco da velha!
    No final da década de 70, um grande madeireiro capixaba afirmou: "Dos sete violinos Stradvarius que existem no mundo, conheci dois, um em Milão e outro em Paris, com arcos feitos de pau-brasil, numa época em que o país não havia sido descoberto. Há registros também de violinos europeus menos famosos, datados da Idade Média, com arcos fabricados em pau-brasil."
  • Durante excursão que realizou pela "costa do pau-brasil", em 1981, o botânico Prof. Francismar Francisco Alves Aguiar encontrou vários povoados com o nome de Pau-brasil.
  • A 100 km de Vitória (Espírito Santo) está localizado um dos povoados brasileiros com o nome de Pau-brasil. Ironicamente, lá a madeira está extinta, ficando o lugarejo localizado justamente em meio a uma espessa floresta de eucaliptos.
  • "Eu mesmo nunca vi pau-brasil, nem sei pra que serve." e "A professora nunca me falou dele." são frases recolhidas entre os habitantes de Pau-brasil (ES), no início da década de 80.
  • O viajante Saint-Hilaire, no século XIX, assim descreveu o desmatamento de que foi testemunha no mesmo local em que hoje se situa o miserável povoado de Pau-brasil : "Na época de minha viagem (1816 a 1822), já tinham vindo arrancar as raízes, depois de haver cortado todas as árvores."
  • Na opinião do professor João Vasconcelos Sobrinho, a intensa e contínua exploração do pau-brasil pelos portugueses, associada à dos franceses, holandeses, ingleses e espanhóis, no período de 1500 a 1875, possivelmente tenha sido a causa do processo de desertificação do Nordeste.
  • Apesar da quase certeza da extinção do pau-brasil, em 1928, o então estudante de agronomia João Vasconcelos Sobrinho e o professor de botânica Bento Pickel, num local chamado Engenho São Bento, hoje sede da Estação Ecológica da Tapacurá da Universidade Federal Rural de Pernambuco, verificaram a presença de uma árvore de pau-brasil, eliminando qualquer dúvida sobre a sua extinção ainda em nossas matas.
  • Não há registros da existência do pau-brasil no sul do país e nem sequer na Amazônia. Não há referência dele nessas regiões nem mesmo pelos índios que as habitavam.
  • Os naturalistas Piso e Marcgravena registraram o pau-brasil com o nome tupi de Ibirapitanga na "História Naturalis Brasiliae", em 1649. Dele também se ocuparam vários cientistas de renome como Velosso, Sprengel e Voguel.
  • Os historiadores são unânimes em afirmar que o primeiro ciclo da história econômica do Brasil foi o do pau-brasil. "Por este modo se tem feito muitos homens ricos" afirmou o historiador Brandônio. O ciclo do pau-brasil encerrou-se em 1875. Ou seja, foram ao todo 374 anos de exploração predatória.
  • Botanicamente, só existe uma espécie de pau-brasil, conhecida por Caesalpinia echinata Lam., embora outras espécies de árvores sejam erroneamente chamadas de pau-brasil, simplesmente por apresentar algumas semelhanças com a planta verdadeira. São, assim, os chamados falsos paus-brasil. Dentro da espécie Caesalpinia echinata o que pode ocorrer são variedades ou raças geográficas que apresentam pequenas diferenças morfológicas na forma e na quantidade de acúleos (espinhos) e no tamanho dos folíolos e pinas (parte das folhas). Atualmente algumas pesquisas estão sendo realizadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Ceplac (BA) e na Embrapa (DF) em vistas de esclarecer essas controvérsias.
  • Pau-brasil: poesia de exportação
    O escritor modernista Oswald de Andrade lançou, em Paris, em 1924, O Manifesto da Poesia Pau-brasil. A relação do manifesto poético com nossa árvore símbolo diz respeito ao fato de ter sido o pau-brasil nosso primeiro produto de exportação, desejando Oswald, então, criar a primeira poesia de exportação brasileira, a poesia pau-brasil.
    No manifesto, Oswald atenta a todo instante para o fato de precisarmos estar mais voltados à nossa realidade, vendo o Brasil de "dentro para fora" e não com a visão estereotipada e preconceituosa típica dos colonizadores europeus que por tanto tempo nos dominaram. Tanto quanto nossa primeira riqueza, a poesia pau-brasil pretendia se revestir de um caráter primitivista, que assumisse criticamente os contrastes históricos e culturais a que fomos submetidos






  • Parece que Depois do Furto das provas do Enem esse ano, a fiscalização vai realmente ser + rigida.

    Enem 2009: MEC repassa R$ 1, 264 milhão ao Ministério da Defesa para segurança

    O MEC (Ministério da Educação) vai repassar R$1.264.479,10 para cobrir as despesas do Ministério da Defesa com a segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. A informação está publicada no Diário Oficial da União desta quarta (18). Com mais esse custo, a nova versão do Enem 2009 já está em R$ 133,16 milhões.

    Segundo a portaria, a verba supre os "recursos necessários para atender às despesas do Ministério da Defesa", como escolta dos comboios dos Correios na Grande São Paulo para transporte da prova.

    A portaria estabelece ainda que "os saldos orçamentário e financeiro não utilizados" devem ser devolvidos ao Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, obrigatoriamente até o dia 31 de dezembro.

    Custos
    O gasto com a aplicação do Enem 2009 está estimado em R$ 131,9 milhões. O valor do novo contrato de aplicação do exame ficará em R$ 99,96 milhões. Já a impressão dos novos cadernos de prova sairá por R$ 31,9 milhões.

    A assessoria de comunicação do MEC informou que os R$ 131,9 milhões estão dentro da previsão de custos que a pasta tem para o Enem. O ministério calculou gastar R$ 35 por prova, o que daria um valor total aproximado de R$ 143,5 milhões (para os 4,1 milhões de candidatos).

    O Enem 2009 será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro. A prova, prevista para os dias 3 e 4 de outubro, teve de ser adiada após fraude. Na madrugada do dia 30 de setembro para o dia 1 de outubro, o MEC foi informado que dois homens tentaram vender a prova ao jornal "O Estado de S.Paulo".

    Após o cancelamento, um força-tarefa foi montada com diversas pastas do governo para a realização da nova edição do Enem. Além do novo consórcio (Cesgranrio e Cesp) contratado em regime de urgência, foram acionados também a PF (Polícia Federal), a ETC (Empresa de Correios e Telégrafos) e o Ministério da Defesa para fazer a escolta e segurança do exame.


    Fonte: Uol vestibular

    Logo, logo, poderemos ver onde vamos fazer as provas desse ano, e receber a carta em nossas residencias , Tenham todos uma otima semana e um Bom Feriado!

    Abraço

    domingo, 15 de novembro de 2009

    Desafio / Que lugar é este ?

    A vencedora do desafio" Que lugar é este? " foi a aluna Daiana da turma 2006 que foi a primeira a indicar corretamente Barra de Guaratiba e Restinga da Marambaia . Foi ,no entanto, o aluno Wilker da 3007 que descreveu com detalhes e precisão o que as duas fotos mostravam :

    "esse ai e mole profesora .. minha praia .. barra de guaratiba .. ae tem a ponte q da pra restinga de marambaia .. na foto tambem da pra ver a pedra do pontal .. prainha .. grumari ... essa maravilha que é o rio de janeiro"

    O salageo publica a seguir a terceira foto da sequência onde já se pode avistar toda região do Recreio incluindo apraia da macumba, a lagoa das Taxas, o Pontal, a praia do Recreio e toda área Urbanizada e maisacima a Lagoa de Marapendi como uma franja paralela ao Mar .

    sexta-feira, 13 de novembro de 2009



    Essa semana no nosso SALAGEOLITERÁRIA , postarei um dos poetas mais consagrados da Literatura Portuguesa : FERNANDO PESSOA


    Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

    É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo"[1].

    Por ter crescido na África do Sul, para onde se mudou aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa foi alfabetizado em Inglês. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.


    DICA DE LEITURA: AUTOPSICOGRAFIA

    O poeta é um fingidor.
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente.
    E os que lêem o que escreve,
    Na dor lida sentem bem,
    Não as duas que ele teve,
    Mas só a que eles não têm.
    E assim nas calhas de roda
    Gira, a entreter a razão,
    Esse comboio de corda
    Que se chama coração.

    Rio 40º

    Alô todo mundo!!!
    Aqui vai uma previa do trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo " Blaf²" da turma 2002 com participação especial da aluna Ana luiza da turma 3002. O Blaf² significa : B de Bianca , L de Luciana , A de Ana Luiza e F² de Francisco e Fabiana . O assunto? Rio 40º .
    O grupo devidamente uniformizado com camisas especialmente confeccionadas para o projeto , aborda pessoas nas ruas perguntando sobre a cidade e as musicas que são " a cara do Rio" .
    O resultado ? .....Aguardem ...em breve aqui mesmo na Salageo !
    Curtam agora o que esses meninos já aprontaram....

    quarta-feira, 11 de novembro de 2009

    Que lugar é este? /Desafio

    Atenção alunos das segundas séries ( turmas 2001, 2002, 2005 e 2006) do colegio Vicente jannuzzi !!! Chegou o desafio de final de ano!
    O que é isto? Como funciona?
    Observe com atenção as duas fotos a seguir tiradas de dentro de uma aeronave, que vinda do sul do país já se encontrava sobrevoando o estado do Rio de janeiro. As duas fotos foram tiradas em sequência ( a 1 e depois a 2) e publicadas aqui no salageo de modo que você possa ver continuidade entre elas isto é, o mesmo local que aprarece em uma foto também aparece na outra foto .
    Você seria capaz de reconhecer que lugar é este? Observe todos os detalhes principalmente o contorno da costa junto ao mar, busque um mapa do estado e tente identificar o lugar. Deixe sua resposta aí nos comentários . O primeiro que acertar o desafio , ganha um ponto a mais na média do quarto bimestre .
    Então se liga aí, pesquise se precisar, corra e responda nos comentários ....O salageo está esperando.... Foto 2
















    Foto 1

    terça-feira, 10 de novembro de 2009

    Recifes Artificiais em Itaguaré/S.P


    - A Praia de Itaguaré, em Bertioga, ganhá novos recifes artificiais a partir do ano que vem. A exemplo do que foi feito entre 1997 e 2000, o local receberá dezenas de estruturas de concreto e aço que, submersas, têm a função de recompor o ecossistema marinho da região, além de inibir a pesca predatória. Nos próximos dias, técnicos da Fundação de Estudos de Pesquisas Aquáticas (Fundespa) iniciarão estudos para definir os pontos onde serão lançadas as estruturas. O trabalho de campo deve durar cerca de seis meses.
    Com 3,5 km, a praia tem faixa larga de areia dura. Numa de suas extremidades, deságua o rio que leva o mesmo nome, onde é possível fazer passeios de barco ou canoas. Procurada por surfistas, é considerada praticamente a única praia virgem da região.
    Entre as ações a serem executadas estão a identificação das espécies presentes na praia, bem como a análise dos sedimentos e das correntes marítimas que influenciam o ecossistema da região.
    - O próximo passo será fazer o licenciamento ambiental das áreas escolhidas e, posteriormente, o lançamento das estruturas - explicou o prefeito, que acredita que até junho de 2010 este trabalho esteja concluído.
    O diretor de Operações Ambientais do Município, Bolívar Barbanti Júnior, explicou que, ao serem colonizados, os recifes artificiais imitam a natureza biológica do ecossistema marinho, agregando biomassa e biodiversidade.
    A instalação de novos recifes artificiais em Bertioga deve contribuir para o aumento da produção de pescado na cidade. Isso porque, várias espécies de peixes de importância econômica e ecológica utilizam estes hábitats como abrigos contra predadores, além de funcionaram como áreas de crescimento, reprodução e alimentação.
    Uma em cada quatro espécies marinhas vive em ambientes recifais, incluindo 65% dos peixes. Por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais, essas formações sofrem rápido processo de degradação. Justamente por esse motivo é que os recifes artificiais são usados como mecanismo de recuperação desses ecossistemas. Além disso, os recifes também podem alavancar a pesca esportiva.
    A estrutura do recife artificial é feita em concreto ou aço, em formato que facilita a formação de criadouros de peixes e outras espécies marinhas. O modelo adotado pela Prefeitura de Bertioga também inibe a parelha, método de pesca em que dois barcos navegam lado a lado com grandes redes, varrendo toda a coluna de água e o fundo.
    No período de 1997 e 2000 foram instaladas 200 estruturas de concreto e 90 de aço, em Bertioga, para recuperação do ecossistema costeiro e exclusão do arrasto de fundo.

    fonte: globo on line 3/11/09

    sexta-feira, 6 de novembro de 2009


    A PARTIR DE AGORA IREI POSTAR NO SALAGEOLITERARIA, AUTORES PORTUGUESES , COMEÇAREI ESSA SEMANA COM UM DOS MELHORES POETAS PORTUGUESES : LUIS VAZ DE CAMÕES.


    Poeta português. As informações sobre a sua biografia são relativamente escassas e pouco seguras, apoiando-se num número limitado de documentos e breves referências dos seus contemporâneos. A própria data do seu nascimento, assim como o local, é incerta, tendo sido deduzida a partir de uma Carta de Perdão real de 1553. A sua família teria ascendência galega, embora se tenha fixado em Portugal séculos antes. Pensa-se que estudou em Coimbra, mas não se conserva qualquer registo seu nos arquivos universitários.

    Na poesia lírica, constituída por redondilhas, sonetos, canções, odes, oitavas, tercetos, sextinas, elegias e éclogas, Camões conciliou a tradição renascentista (sob forte influência de Petrarca, no soneto) com alguns aspectos maneiristas. Noutras composições, aproveitou elementos da tradição lírica nacional, numa linha que vinha já dos trovadores e da poesia palaciana, como por exemplo nas redondilhas «Descalça vai para a fonte» (dedicadas a Lianor), «Perdigão perdeu a pena», ou «Aquela cativa» (que dedicou a uma sua escrava negra). É no tom pessoal que conferiu às tendências de inspiração italiana e na renovação da lírica mais tradicional que reside parte do seu génio.


    DICAS DE LEITURA:

    Amor é fogo que arde sem se ver,
    é ferida que dói, e não se sente;
    é um contentamento descontente,
    é dor que desatina sem doer.

    É um não querer mais que bem querer;
    é um andar solitário entre a gente;
    é nunca contentar-se de contente;
    é um cuidar que ganha em se perder.

    É querer estar preso por vontade;
    é servir a quem vence, o vencedor;
    é ter com quem nos mata, lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    nos corações humanos amizade,
    se tão contrário a si é o mesmo Amor?

    quinta-feira, 5 de novembro de 2009


    MEC vai enviar os cartões com os locais de prova do Enem 2009 até o dia 30



    O MEC (Ministério da Educação) pretende enviar os cartões com os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 até o dia 30 de novembro. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (3). O exame será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro.

    O cartão de confirmação das inscrições conterá a hora, a data e o local da prova onde será realizado o exame. Além disso, devem constar do documento o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados e a folha de leitura óptica para as respost
    as do questionário socioeconômico.

    Caso o estudante não receba o cartão até o dia 30 deste mês, deverá acessar a página de consulta do Inep (http://enem.inep.gov.br/consulta) ou entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161.

    Se o inscrito precisar de atendimento especial e essa informação não estiver no documento, é necessário entrar em contato imediatamente com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza a prova.

    Fonte : Uol Vestibular

    Espero que todos tenham uma ótima semana e que desde já se preparem pois está cada vez + próximo o Exame!

    Grande Abraço

    quarta-feira, 4 de novembro de 2009

    Falar ao celular e andar ao mesmo tempo faz mal à coluna.



    Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, afirmam que falar ao celular andando muda a maneira como a pessoa respira.
    Segundo o estudo, o corpo humano foi projetado para expirar quando os pés tocam o chão, pois isso ajuda a proteger a coluna de abalos repentinos. Contudo, quando uma pessoa fala e anda simultaneamente, ela está impedindo esse padrão de respiração, deixando a coluna mais suscetível a contusões.
    A pesquisa realizada na Escola de Ciências da Saúde e Reabilitação da Universidade de Queensland utilizou um grupo de voluntários que passaram por testes caminhando em esteiras. Um grupo caminhava em silêncio, enquanto o outro andava e falava.
    No estudo, os cientistas mediram a atividade nos músculos do tronco, que protegem a coluna. Eles descobriram que esses músculos funcionavam normalmente nos voluntários que caminhavam sem falar.
    Entretanto esse mal não afeta só pessoas que falam ao celular andando, segundo os cientistas, uma simples conversa em uma caminhada rotineira, também pode prejudicar a coluna.Fonte: Redação Saúde em Movimento

    terça-feira, 3 de novembro de 2009

    Rio da Belle Epoque

    Mais um vídeo que rola pelo youtube que o salageo disponibiliza aqui para quem ainda não sabe , aprender um pouco mais da história urbana de nossa cidade . E um trabalho feito para Universidade Estácio de Sá . Reune fotos da epoca do " Bota Abaixo" e tem fundo musical de modinhas da época. Ele tem uma boa marração portanto ligar o som é fundamental !

    Veneza em maré alta !

    Vezena , uma das mais famosas e turísticas cidades da Europa, amanheceu nesta última terça-feira com parte de sua urbe ( espaço urbano) invadida pelas águas do mar Adriático . Veja adiante por quê?

    A cidade foi construída sobre um arquipelago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa. As ilhas onde a cidade foi construída são ligadas por cerca de 400 pontes. No velho centro, os canais servem a função de estradas. A água doce dos rios e a água do mar travam uma eterna batalha mantendo o nível das águas nos canais . Em tempos de maré alta e ventos fortes parte da cidade fica alagada como na foto superior .
    Logo aí acima , uma vista aérea da cidade, sua baía e seus canais . A Praça de São Marcos, da foto acima, está posicionada na parte inferior direita , na junção do canal com o mar, daí ser facilmente alagada quando da maré alta .
    Se você não sabe mais estas , se liga aí !

    O carnaval de Veneza , uma festa que dura dez dias e em que os participantes costumam usar trajes típicos do seculo XVIII e máscaras , serviu de inspiração para o surgimento do carnaval carioca já no seculo XIX.

    Veneza é classificada como Patrimônio da humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos localizada na Praça de São Marcos , a ponte de Rialto sobre o Grande Canal construída em 1588 e numerosas igrejas e museus. É conhecida ainda pelo Festival de Cinema, pela Bienal de Artes , pela Regata Histórica no primeiro domingo de setembro , pelo fabrico de vidro , pelos casinos e pelos seus passeios românticos, que atrai muitos casais em suas luas-de-mel.

    domingo, 1 de novembro de 2009

    Do ouro a soja / Riquesas do Cerrado



    Alô turma da terceira série o salageo publica trechos selecionados do artigo de Rodrigo Cunha que saiu na revista eletrônica comciencia falando sobre o Cerrado , as atividades econômicas através dos tempos e os impactos ambientais decorrentes .

    ...." A migração para o interior do país, hoje mais intensa, começou a dar os seus primeiros passos com os bandeirantes paulistas, já no século XVI. Esse movimento foi estimulado pela coroa portuguesa para fixar seus limites geográficos em relação aos domínios espanhóis no continente..... Com a exploração do ouro, começam a se formar as primeiras vilas e povoados não indígenas no centro do país...o apogeu da exploração do ouro foi logo após a criação das capitanias, entre 1750 e 1754, quando foram extraídos 35 mil quilos de ouro em Goiás e Mato Grosso, cerca de 7 mil quilos por ano. Juntas, essas capitanias não conseguiam alcançar a produção já enfraquecida de Minas Gerais, de 8.789 quilos por ano, e também começaram a entrar em declínio. As economias da região começam a migrar gradativamente para a pecuária, já expressiva na porção mineira do Cerrado, entre Uberaba e Uberlândia, e para a agricultura, nas poucas regiões férteis do bioma. A abertura para navegação do rio Araguaia, no século XIX, gera novas possibilidades de ligação comercial, unindo Goiás e Mato Grosso ao Norte do país, ampliadas ainda mais a partir da ligação por estrada de ferro entre São Paulo e Campo Grande, em 1911, e Minas e Goiás, em 1913. A população e a economia no Brasil Central, no entanto, ainda cresciam lentamente. “Embora a região dos cerrados tenha sido objeto de variados esforços de ocupação ao longo da história, ela se manteve relativamente vazia, dos pontos de vista econômico e populacional, até meados do século XX”, afirma Diniz.
    Dois grandes fatores foram cruciais para acelerar esse processo, de acordo com o geógrafo. O primeiro, uma idéia antiga, de José Bonifácio, do período do Império, prevista no texto da primeira constituição republicana do país, de 1891: a transferência da capital para o Planalto Central. Concretizada no governo de Juscelino Kubitcsheck, em 1960, Brasília proporcionou a ligação do centro com o restante do país através de rodovias, além de atrair a criação de infra-estrutura em energia e em telecomunicações para a região central. O segundo fator, essencial para o agronegócio, foi o avanço da pesquisa científica e tecnológica, particularmente a partir dos anos 1970, envolvendo universidades e empresas e capitaneado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse avanço, aliado à impossibilidade de ampliação das áreas produtoras de grãos no Sul e em São Paulo, onde o preço da terra encareceu, possibilitou a expansão da produção nos cerrados.
    “A topografia da região apresenta boas possibilidades para o emprego de práticas agrícolas mecanizadas, visto que o relevo é em geral plano ou de ondulações suaves”, explica Diniz. “O principal obstáculo à agricultura nos cerrados diz respeito à baixa fertilidade natural, limitada devido à sua acidez (baixo pH) e baixo teor de cálcio. Essas características, no entanto, foram superadas com a correção do solo, superando os problemas de fertilidade mediante adição dos componentes químicos em que os cerrados eram deficientes”, completa.
    Para se ter uma idéia, de acordo com o IBGE, a área de cultivo de soja no Cerrado saltou de 571 mil hectares, em 1975, para 10.092 mil hectares, em 2003, aumentando a representação de 10% para 54% do total do país. Nesse período, a produção do grão passou de 853 mil toneladas para 27.986 mil toneladas nos cerrados. O gado bovino saltou de 33.960 mil cabeças, ou 34% do total, em 1975, para 85.057 mil cabeças ou 43% do total, em 2003. A produção de gado e soja trouxeram na esteira a indústria processadora de matéria-prima de origem animal e vegetal. De 1970 a 2004, a indústria frigorífica bovina do Centro-Oeste saltou de 25% do total de abates no país para 40%, passando de 10,7 milhões de cabeças para 25,8 milhões de cabeças. Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tinham em 2004 mais da metade dos 125 matadouros frigoríficos instalados na região do Cerrado...
    Outros dois produtos que têm se destacado recentemente na região são o algodão e a cana-de-açúcar, que também podem atrair futuramente indústrias têxteis e de processamento de álcool. A partir da queda na produção nacional de algodão, nos anos 1990, ela começa uma recuperação em Mato Grosso, graças a pesquisas da Embrapa para adaptação das sementes, e se espalha pelas porções de Cerrado de Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Em 2003, os cerrados já respondiam por 88% da produção nacional com suas 1.944 mil toneladas de algodão. As pesquisas de adaptação de cultivares também possibilitaram que o plantio de cana se expandisse nas regiões de Cerrado, particularmente na porção paulista, no triângulo mineiro e nos estados do Centro-Oeste. As 183.072 mil toneladas de cana produzidas em áreas desse bioma representavam, em 2003, 43% do total produzido no país...."

    Se você quer ler o artigo na integra e outros mais falando do cerrado entre no link a seguir ...
    http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=42

    Não se esqueça que comciencia é uma revista eletrônica editada pela USP que você pode acompanhar todas a publicações aí ao lado esquerdo ,nos sites de pesquisas

    segunda-feira, 26 de outubro de 2009

    Brasileiros no Exterior

    Para você que vai fazer vestibular ou simplesmente gosta de estar bem informado....
    Brasileiros no Exterior




    Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a comunidade de brasileiros no exterior tem de 2.059.623 a 3.735.826 pessoas espalhadas em diferentes países ....



    Entre no link a seguir e veja o número aproximado de brasileiros por região ou país nagegando com o cursor no mapa

    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1220519-5602,00-COMUNIDADE+BRASILEIRA+NO+EXTERIOR+TEM+MAIS+DE+MILHOES+DE+PESSOAS.html

    ou leia sobre histórias de brasileiros espalhados pelo mundo
    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1234120-5602,00-VEJA+MAPA+COM+AS+REPORTAGENS+SOBRE+BRASILEIROS+NO+EXTERIOR.html

    População brasileira ultrapassa os 191 milhões, diz IBGE

    Da série ....
    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (14), a estimativa da população brasileira para estados e municípios. A data de referência do levantamento é, segundo o instituto, 1º de julho de 2009. Em todo o país, a população estimada é de 191.480.630 pessoas.
    Ainda de acordo com o IBGE, São Paulo é a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes, seguida por Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Nessas três unidades da federação da Região Sudeste se concentram cerca de 40,4% da população brasileira.
    Entre os municípios, São Paulo é a cidade mais populosa, com 11 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro (6,2 milhões) e Salvador (3 milhões). Se desconsideradas as capitais, os municípios brasileiros mais populosos são Guarulhos (1,3 milhão), Campinas (1,1 milhão) e São Gonçalo (992 mil habitantes), que estão nas três primeiras posições desde 2000.
    O levantamento do IBGE aponta ainda que a cidade de Borá, em São Paulo, tem a menor população do país, estimada em 837 habitantes.
    De acordo com o instituto, para a estimativa são consideradas as taxas da natalidade, mortalidade e migração. Os dados do IBGE consideram os 26 estados do país e o Distrito Federal. São estimadas as populações de 5.565 municípios brasileiros.
    Entre no link e você encontrará um mapa do Brasil , clicando em cada estado você encontrará o número da população atualmente .
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1266903-5598,00.html


    fonte: Globo.com G1 notícias

    domingo, 25 de outubro de 2009

    Escolaridade e Rendimento

    Escolaridade e Rendimentos

    As mulheres têm mais escolaridade, mas ganham menos em todas as posições na ocupação, revela a Síntese de Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2008, na área urbana do País, a média de escolaridade das mulheres ocupadas foi de 9,2 anos de estudos, enquanto para os homens foi de 8,2 anos. Na área rural, a média de anos de estudo, "apesar de estar em patamares mais baixos", também é favorável às mulheres (de 5,2 anos de estudo, ante 4,4 anos para os homens). Porém, em todas as posições na ocupação, o rendimento médio dos homens é maior que das mulheres.

    A maior diferença de rendimento médio é na posição de empregador, onde os homens auferem, em média, R$ 3.161, enquanto as mulheres recebem apenas R$ 2.497, ou seja R$ 664 a mais para os homens, "o que corresponde a dizer que as mulheres empregadoras recebem 22% a menos que os homens", segundo o documento de divulgação da pesquisa.

    De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, os brasileiros brancos tinham, em média, em 2008, quase dois anos a mais de escolaridade que pretos e pardos. Mas a pesquisa revela também que, de 1998 a 2008, houve "significativa melhora" na distribuição da frequência por níveis de ensino entre a população de cor preta e parda

    sábado, 24 de outubro de 2009

    Que país é este?

    Qual é a cor do brasileiro?

    O número de pessoas que se declaram pardas cresceu 1,3 ponto percentual entre 2007 e 2008. No mesmo período, foram registradas reduções nos índices de pessoas que se declaram pretas (com queda de 0,7 ponto percentual) e brancas (com queda de 0,8 ponto percentual). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os termos branco, preto e pardo são utilizados no relatório oficial do IBGE. Já entre 2006 e 2007, houve um aumento de 0,5 ponto percentual entre aqueles que declararam pretos e redução de 0,3 ponto percentual de brancos. A pesquisanacional de Domicílios (Pnad) 2007e 2008 divulga indicadores socioeconômicos do pais , segundo levantamento que foram realizados em setembro de cada um dos anos .

    Em 2008, a distribuição populacional por cor ou raça contava com 48,4% de pessoas brancas, 43,8% de pardos, 6,8% de pretos e 0,9% de amarelos e indígenas. De acordo com o estudo, nas regiões Norte e Nordeste predomina a população parda. No Norte, os pardos são 71%. No Nordeste, eles são 62,2%. O maior índice de pretos do país também está no Nordeste, com 7,9% da população do estado. Já na Região Sul, 78,7% das pessoas se declararam brancas

    Entre aí ao lado nos sites de pesquisa em mapa da população por cor e veja os percentuais da população brasileira por regiões e por cor num material super dinâmico ou se preferir ....
    http://g1.globo.com/FlashShow/0,,22899,00.swf

    sexta-feira, 23 de outubro de 2009


    Essa semana postarei uma das melhores poetisas de origem Ucraniana , mas com nacionalidade BRASILEIRA: CLARICE LISPECTOR


    Clarice Lispector, nascida Haia Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.

    De origem judaica, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. A família de Clarice sofreu a perseguição aos judeus, durante a Guerra Civil Russa de 1918-1921. Seu nascimento ocorreu em Chechelnyk, enquanto percorriam várias aldeias da Ucrânia, antes da viagem de emigração ao continente americano. Chegou no Brasil quando tinha dois meses de idade.[1]

    A família chegou a Maceió em março de 1922, sendo recebida por Zaina, irmã de Mania, e seu marido e primo José Rabin. Por iniciativa de seu pai, à exceção de Tania – irmã, todos mudaram de nome: o pai passou a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia – irmã, Elisa; e Haia, Clarice. Pedro passou a trabalhar com Rabin, já um próspero comerciante.[1]

    Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade do Recife, onde passou parte da infância. Falava vários idiomas, entre eles o francês e inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno, o iídiche.

    Foi hospitalizada pouco tempo depois da publicação do romance A Hora da Estrela com câncer inoperável no ovário, diagnóstico desconhecido por ela.[carece de fontes?] Faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário. Foi inumada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro.


    LEITURA:

    Não te amo mais.
    Estarei mentindo dizendo que
    Ainda te quero como sempre quis.
    Tenho certeza que
    Nada foi em vão.
    Sinto dentro de mim que
    Você não significa nada.
    Não poderia dizer jamais que
    Alimento um grande amor.
    Sinto cada vez mais que
    Já te esqueci!
    E jamais usarei a frase
    EU TE AMO!
    Sinto, mas tenho que dizer a verdade
    É tarde demais...

    Clarice Lispector

    sexta-feira, 16 de outubro de 2009

    Envelhecimento da população brasileira

    O país continua no processo de envelhecimento constata o IBGE....

    # A estrutura etária do país manteve o processo de envelhecimento. A taxa de fecundidade no país atingiu 2,0 por mulher sendo que em 1998, a média de filhos era de 2,43 por mulher.

    # Nas Regiões Sul e Sudeste, as taxas de fecundidade, em 2006, estavam abaixo da taxa de reposição, com 1,9 e 1,8 filho por mulher, respectivamente. No Centro-Oeste a taxa era de 2 filhos por mulher. No Norte, 2,5 e no Nordeste, 2,2. Os fatores que contribuem para isto são: o aumento do grau de instrução, o uso de anticoncepcionais e a entrada da mulher no mercado de trabalho.

    # O Rio de janeiro é o estado com maior percentual de idosos do país - 14,9% e menor taxa de fecundidade 1,54

    # Com a redução da fecundidade e aumento da esperança de vida, o número de idosos não pára de crescer. Em 2008, eram aproximadamente 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos superando os contingentes de países europeus como França, Itália e Inglaterra. A proporção desse contingente em relação a população total do Brasil passou de 8,8% para 11,1%. Cerca de 9,4 milhões de brasileiros ou 4,9% da população tinham mais de 70 anos de idade no ano passado. O percentual de pessoas com menos de 1 ano reduziu 27,8% em dez anos , passando de 1,8% em 1998 para 1,3% em 2008.

    # O Distrito Federal apresenta a maior taxa de longevidade com 75,6 anos, e Alagoas, a menor com 67,2 anos

    # Em relação à América Latina, o Brasil situa-se em um grupo intermediário, tendo como o topo da lista a Costa Rica, com 78,8 anos, e o menor valor o Haiti, com 61,2.

    #A expansão da população mais idosa se explica, por avanços na medicina, melhorias no mercado de trabalho e na renda dos trabalhadores e maior cuidado com a alimentação.


    E tem mais esta ......

    # O número de casais sem filho no país subiu de 13,3% em 1998 para 16,7% no ano passado.

    segunda-feira, 12 de outubro de 2009

    Olavo Bilac (Rio de Janeiro RJ, 1865-1918) começou os cursos de Medicina, no Rio, e Direito, em São Paulo, mas não chegou a concluir nenhuma das faculdades. Em 1884 seu soneto Nero foi publicado na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro. Em 1887 iniciou carreira de jornalista literário e, em 1888, teve publicado seu primeiro livro, Poesias. Nos anos seguintes, publicaria crônicas, conferências literárias, discursos, livros infantis e didáticos, entre outros. Republicano e nacionalista, escreveu a letra do Hino à Bandeira e fez oposição ao governo de Floriano Peixoto. Foi membro-fundador da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Em 1907, foi o primeiro a ser eleito “príncipe dos poetas brasileiros”, pela revista Fon-Fon. De 1915 a 1917, fez campanha cívica nacional pelo serviço militar obrigatório e pela instrução primária. Destaca-se em sua obra poética o livro póstumo Tarde (1919). Parte das crônicas que escreveu em mais de 20 anos de jornalismo está reunida em livros, entre os quais Vossa Insolência (1996). Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos. No entanto, para o crítico João Adolfo Hansen, "o mestre do passado, do livro de poesia escrito longe do estéril turbilhão da rua, não será o mesmo mestre do presente, do jornal, a cronicar assuntos cotidianos do Rio, prontinho para intervenções de Agache e a erradicação da plebe rude, expulsa do centro para os morros".

    A expressão "Última flor do Lácio, inculta e bela" é o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, poeta brasileiro que viveu no período de 1865 a 1918. Esse verso é usado para designar o nosso idioma: a última flor é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim. O termo inculta fica por conta de todos aqueles que a maltratam (falando e escrevendo errado), mas que continua a ser bela.


    Última flor do Lácio, inculta e bela,
    És, a um tempo, esplendor e sepultura:
    Ouro nativo, que na ganga impura
    A bruta mina entre os cascalhos vela...

    Amote assim, desconhecida e obscura,
    Tuba de alto clangor, lira singela,
    Que tens o trom e o silvo da procela
    E o arrolo da saudade e da ternura!

    Amo o teu viço agreste e o teu aroma
    De virgens selvas e de oceano largo!
    Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

    Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
    E em que Camões chorou, no exílio amargo,
    O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

    sexta-feira, 9 de outubro de 2009

    Brasil - Que país é esse?

    Aproveitando os dados que vem sendo divulgados ultimamente pelo IBGE e pelo IPEA , o Salageo cria a seção Que pais e este? reunindo dados ou indicadores socio-econômicos de nosso país . Leia e faça você mesmo o julgamento de como andamos em termos de bem estar social, melhorias ou retrocessos.

    De acordo com dados do Ipea,

    #A taxa de analfabetismo no Brasil foi de 10% em 2008. O percentual varia de 5,8% no Sudeste para 19,4% no Nordeste. Nas áreas rurais, o analfabetismo chega a 23,5% contra 4,3% nas regiões urbanas. A taxa entre os negros é de 13,6%, mais do que o dobro do percentual identificado entre a população branca. A camada da população com mais de 40 anos tem um índice de analfabetismo de 16,9%.

    # De todos os alunos que entram no ensino fundamental, 13% largam os estudos até a 4º série. No Nordeste, esse número chega a 20%. Dos alunos que conseguem concluir a 8º serie, apenas 54% conseguem concluir o ensino médio.

    De acordo com dados do IBGE

    # Quase metade das crianças e dos jovens de até 17 anos estava em situação de pobreza ou extrema pobreza no ano passado

    # 44,7% das crianças e adolescentes do país estavam na condição de pobreza ou pobreza extrema, o equivalente a cerca de 11 milhões de pessoas.

    # 18,5% dos jovens de até 17 anos residiam em uma casa com renda per capita de até um quarto do salário-mínimo e 26,2% tinham uma renda por pessoa de até meio salário-mínimo ao mês.

    Obs: Pelos critérios da pesquisa, um pobre tem um rendimento domiciliar per capita de até meio salário- mínimo por mês ao passo que o extremo pobre tem uma renda de até um quarto do mínimo. O salário- mínimo em 2008 era de R$ 415.

    # A mortalidade infantil no Brasil é hoje de 23,5 por mil. Estes dados se apresentam bastantes desfavoráveis se comparados com Cuba e Chile que possuem respectivamente 5,1 e 7,2 de cada 100 mil crianças nascidas vivas

    O IBGE detecta ainda , uma desigualdade entre as regiões quanto ao grau de pobreza

    # No Nordeste, 66,7% das pessoas com até 17 anos vivem na pobreza ou na extrema pobreza ao passo que no Sudeste o contingente era de 31,5%.

    Agora noticias mais “consoladoras”

    O IBGE detectou uma redução da pobreza na população de até 17 anos.

    #. Em 1998, 27,% das pessoas de até 17 anos viviam na condição de extrema pobreza e, em 2008, esse percentual diminuiu para 18,5%. Em relação a 1998, houve melhora nos indicadores nordestinos. Há 11 anos, esse percentual de pobreza atingia 73,1% dos jovens. Tais melhoras podem ser atribuídas ao efeito de políticas públicas de transferência de renda implementadas nos últimos anos.

    O IBGE detectou ainda melhorias na expectativa de vida do brasileiro

    # A expectativa de vida do brasileiro avançou 3,3 anos entre 1998 e 2008. Hoje está em 73 anos

    Mais melhorias...

    #. Em 1998, a mortalidade infantil no Brasil chegava a 33,5 em 2008 caiu para 23,5 por mil .Fatores que colaboraram para esse avanço: A melhoria das condições de habitação com saneamento básico e ampliação dos serviços de saúde e no grau de escolaridade da população. obs: BRICs são as iniciais de Brasil, Rússia, India e china os quatro paises emergentes mais poderosos no mundo de hoje .