Aproveitando o assunto em estudo, no momento, nas turmas de terceiras séries/ Climas do Brasil e Massas de Ar/ o Salageo coloca em evidência aqui neste espaço , a região mais sofrida e problemática do Brasil : A Região do Semi-árido Nordestino.
Neste primeiro post serão reunidas informações para responder a pergunta mais freqüente dos alunos em sala de aula: Por quê, ao contrário das demais regiões do pais de climas úmidos, o interior do Nordeste tem clima Semi-árido ?
O Sertão Nordestino, também conhecido como “Polígono das Secas “, compreende hoje uma área de 969.589,4 Km2 delimitada geograficamente pelo Ministério da Integração Nacional que utiliza como critério três variáveis: precipitação pluviométrica média anual inferior a 800 mm; índice de aridez de até 0,5 e risco de seca maior que 60%. O que caracteriza a aridez desta região não é tanto , o baixo volume de chuvas / entre 500 e 800mm/ mas a irregularidade das precipitações, sendo imprevisível a ocorrência de chuvas sucessivas, em pequenos intervalos. Mas por que isto acontece?
No geral , podemos dizer que as principais causas da seca do nordeste são naturais pois a região está localizada numa área em que recebe pouca influência das massas de ar úmidas que atuam sobre o país.Vejamos como cada uma delas se comporta sobre a região: A Massa Tropical Atlântica, que atua, sobretudo no litoral, é impedida pelo Planalto da Borborema de avançar para o interior e produzir chuvas abundantes no sertão. A Massa Equatorial Continental, originada na Amazônia não se movimenta muito mas pode alcançar ocasionalmente o semi-árido, em sua porção oeste, de novembro a janeiro. A Massa Polar Atlântica, vinda do Sul do país, durante o inverno, pode produzir chuvas abundantes no litoral Nordestino mas pouco expressivas no interior dos estados. As maiores chances de chuvas acontecem no final do verão e outono quando as massas Equatoriais úmidas do atlântico penetram pela região, reflexo direto da movimentação da Zona de Convergência Intertropical.
Segundo Ab’Sáber (2003), no semi-árido predominam temperaturas entre 25 e 29 ºC, o que faz com que o Sertão se assemelhe a semi-desertos nublados, entretanto, logo após as primeiras chuvas, árvores e arbustos de folhas miúdas e múltiplos espinhos protetores entremeados por cactáceas reverdecem. Segundo o referido autor, isso decorre da existência de água na superfície dos solos em combinação com a forte luminosidade da região, fato que restaura a funcionalidade da fotossíntese. Abaixo :duas cidades na Paraíba / Piancó a esquerda no período da seca e Monte Horeb a direita , no período das chuvas .
" o Polígono das Secas é uma das regiões semi-áridas mais povoadas entre todas as terras secas existentes nos trópicos ou entre os trópicos, visto que nessas outras áreas a população se concentra em alguns oásis e no semi-árido é distribuída ao longo de todo o território” Observação do geógrafo francês Jean Dresch, quando esteve na década de 1970 . Na verdade hoje esta região inclui 1.133 municípios e uma população em torno de 21 milhões de pessoas.
Qual seria então, o impacto da ação de tão grande população sobre um ecossistema tão frágil?
Participe deixando seu comentário crítico logo aí abaixo nos comentários e aguarde o próximo post sobre a região ainda esta semana.....
Mas que pena agora. porq , a seca ficou de lado e agora com as mudanças climáticas os temporais e as enchentes estão prejudicando muito .
ResponderExcluirSe não tivesse o planalto da boborema, a massa tropical atlântica poderia passar, sendo assim não teria tantas secas e sim mais chuvas.
ResponderExcluirO sertão nordestino é conhecido como uma região que sofre muito com a seca mas tem uma explicação para isso é por causa que o sertão nordestino está localizada uma área em que tem uma pouca influência de massas de ar
ResponderExcluirunida com isso a região fica seca.
Em uma região semi árido o nordeste sofre bastante com a seca ,devido a falta de massas de ar...assim praticamente o ano todo nao chove ..
ResponderExcluirFelipe cesar
t:3005
Para o nordeste conter um clima tão pouco chuvoso assim, creio eu, que seja pelos ventos que refrescão o sertão, não conseguindo trazer umidade que causão chuvas nessas áreas da região e por tão poucos lagos e rios, que poderiam induzir a formação de aguaceiros, sendo assim o nordeste poderia ter frequentes chuvas, pasageiras mais daria para molhar os solos do sertão.
ResponderExcluirEssa região teve um desmatamento quase que total na época da colonização.Onde o solo é pobre, pois o homem não sabendo lidar e trabalhar na terra , vindo junto com a influência da natureza a carretar os desastres ecológicos ( o homem está 'colhendo' o mal-uso que faz da terra).
ResponderExcluirNome: Paola Winter nº15 , turma:3006
com a irregularidade das precipitações ,essa região fica muito seca , pois fica imprevisível ocorrer chuvas sucessivas , a dificuldade das massas de ar úmidas chegar até o semi árido nordestino , tendo assim ausencia de chuvas.
ResponderExcluirnome:Gabriele Welber, nº26, t:3004
Muito boa a matéria,ótima explicação da profª,agora entendi porque no nordeste a chuva é escasa,várias coisas impedem que ela consiga chegar até la!
ResponderExcluirLuciane Brandão T:3005
Augusto Cesar Farias nº:4 t: 3002
ResponderExcluirGraças ao planalto de borborema o impacto da ação de tão grande população sobre um ecossistema tão frágil, não é tão grave , pois , A Massa Tropical Atlântica, que atua, sobretudo no litoral, é impedida de avançar para o interior e impedir chuvas abundantes no sertão onde a população é grande e o ecossitema é fragíl.
Achei otimo ,esse topico...
ResponderExcluirmas eu nao conseguiu responder essa pergunta...
Nossa, sinto pena da População Nordestina,a seca ninguém merece, falta de água putz morre tudo e o que é pior, a falta de chuva que é raro nesse tipo de Clima. Os Nordestinos devem ficar felizes da vida quando a chuva cai ;D.
ResponderExcluirA MTA é impedida pelo Planalto de Borborema de produzir chuvas abundantes no Sertão, a MEC não se movimenta muito mais pode alcançar o semi-árido, MPA pode produzir chuvas abundantes no litoral nordestino mas poucas em algumas regiões e as maiores chuvas acontecem por causa da Massas Equatoriais úmidas do Atlântico que penetram pela região. Por isso a grande população sofre de impacto com um ecossistema tão frágil, esse problema é a falta de massas de ar na Região Nordestina.
Luiz HenriqueTur: 3007
Nº: 14
O fato de ñ haver muitas chuvas no nordeste ocorre pela dificuldade que as massas de ar enfrentam para chegar na região.
ResponderExcluirO nordeste é uma região de MUITA sorte, quase nenhuma massa de ar chega no local para provocar uma chuva de verdade e ainda tem a merda do planalto da borborema pra atrapalhar. O nordeste é realmente um local de sorte
ResponderExcluirBom ,eu espero que o aluno Arthur esteje sendo ironico a respeito da região em dizer que é um lugar de muita sorte.
ResponderExcluirPorque sem chuva o nordeste sera prejudicado em muitas coisas como por exemplo as plantações , havera seca constante , não haveria agua para o gado ,agua potavel e etc..
Nome: Fábio Felicio
Turma: 3001
o clima no nordeste é muito seco com uma grande dificuldade de chuva quase nem tem arvores devido a falta de chuva na região
ResponderExcluirNossa como a população nordestina sofre com tudo isso,a seca e uma das principais cousas desses sofrimento,pois fica imprevisivel ocorre chuvas sucessivas.PATRICIA T:3004
ResponderExcluirRegiao muito populosa,mais sofrida com a seca,sem poder tirar aproveito da sua terra pois é semi-arida.
ResponderExcluirElisielly de freitas
N°6 TURMA:3006
O nordeste é muito mal localizada mais fazer o que né? esse é o nosso pais .
ResponderExcluirenquanto tem lugares no Brasil que chove ate demais o nordeste sofre com a seca , isso ocorre porque as massas de ar umidas do país tem muita dificuldade de chegar no setão do Brasil.
turma 3007 numero 13
ResponderExcluirA população do nordeste é uma das maiores do mundo com 36 milhões de pessoas, ele e caracteizado pela sua baixa umidade e pouca chuva.
grassas a essa seca sua agricultura sofre, pois os solos são rasos e pedegosos.
obs: o rio são francisco é uma das poucas fontes de água existentes.