A Lagoinha das Taxas, parte integrante do parque municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, está com proliferação descontrolada de gigogas. O problema acontece já que o local é utilizado como vaso sanitário da região, onde tanto o valão das Taxas, como o sistema de águas pluviais, despejam esgoto sem tratamento em suas águas.
Infelizmente, a gestora da unidade de conservação, a secretaria municipal de meio ambiente, não tem tomado qualquer iniciativa para o controle da situação e a lagoa está se transformando num pasto de gigogas.
O lançamento de milhares de metros cúbicos de esgoto sem tratamento na Lagoa de Jacarepaguá produz as condições ideais para a proliferação descontroladas de cianobactérias potencialmente hepatotóxicas, que escorrem para a praia da Barra da Tijuca.
Olha aí pessoal da Barra e do Recreio !!
ResponderExcluirAs coisas acontecem do nosso lado e agente nem toma conhecimento . Tomar atitudes então..??
O que nos podemos fazer?? Pensem nisso!!!
P.S. Cíntia ,Muito boa sua matéria.
Gostei muito da materia, e saber que isso esta acontecendo na nossa frente e ninguem faz nada pra limpar e ter uma atitude melhor para que isso n ocorra novamente e triste. Temos que tomar atitudes sim, mais qual, se nem eles fazem alguma coisa?
ResponderExcluirNome: Thais Gomes n: 38 turma 2001
ai prof. essa matéria é muito show....Ela nos mostra um problema que esta acontecendo tão perto de nos e que não vemos, e ninguem faz nada para melhorar. Seria legal se nos tomasse-mos uma atitude, mas qual, se as proprias autoriadades não tomam uma?
ResponderExcluirHélio Alan- Turma:3005
Esse não é um problema de agora.Esse problema já é visto há muitos anos, e não é só na Barra e no Recreio, o Rio todo está com esse problema.Só que as pessoas fingem que não estam vendo nada.
ResponderExcluirMas quando as coisas começam a ficar precárias,começam a correr atras do prejuizo.
Por isso quanto mais cedo começarmos a corrigir os erros, menos trabalhos teremos.Não podemos esperar só pelas autoridades, temos que nós mesmo, mudar tudo isso.Por isso antes de fazer alguma coisa pense 2 vezes, pois assim poderá evitar muitas coisas.
JAQUELENE PINHEIRO- T:3005
É mesmo este problema não de hoje,mas agora que está bem grande é que estão dando destaque e mostrando uma preocupação...Eu lembro de ter estudado sobre isso quando era do 1ºgrau!rs
ResponderExcluirRaphaela Paula T:3005
Acho que falta planejamento por parte das pessoas que mexem com isso eu acho que na minha opnião todo esse esgoto tinha de ir para um lugar só para ser tratado por uma parte e jogado nas praias outra parte em lagos e causa problemas ao meio ambiente tinha de haver um ponto de tratamento de água aqui em por perto.
ResponderExcluiralpn=maggot
(andré T:3005)
isso só mostra o descaso com a população e o meio ambiente,porque se tivesse um lugar apropriado para o esgoto ser lançado não precisaria joga-lo na lagoa o que previniria a proliferação de gigogas.
ResponderExcluirEstamos dentro de um grande problema,e são poucos que sabem,imagine o grande risco que isso traz para nós e para o nosso ambiente,e pra completar eles não toma nenhuma atitude,e não acham nenhuma solução .aonde será que vamos chegar?????
ResponderExcluiraliniely 3005
Temos um grande problema e como sempre o governo parece fingir não ver e nem adianta dizer que não tem dinheiro pra fazer as coisas que é o que ele mais tem.
ResponderExcluirRealmente não é só lá no Recreio que tem esse problema e é só o governo que pode tomar iniciativa , nós podemos também ajudar de alguma forma , basta querermos .
E como sempre o governo não faz nada.."eles" só vêem as coisas quando estão em estados avançados.
ResponderExcluirE esse é só um de muitos problemas que não são resolvidos. Mas a gente não tem que ficar esperando pelas autoridades.. Vamos cuidar do nosso meio ambiente. ;)
Priscila. N°30 Turma: 3005
um assumto muito importante pois mostra as condiçoes de vida que vivemos.o governo tem que se alerta para isso.se nao como fica a nossa saude.afinal de contas frequentamos as praias do rio de janeiro. nome;jessia de souza pereira. n.8 turma;3006.
ResponderExcluirUma coisa que ajudaria muito a resolver esse e outros tipos de problemas também seria o tratamento desses esgotos.Não tendo tratamento, todos eles acabam sendo jogados diretamente nessas lagoas e até mesmo nos mares.Existem muitas reclamaçoes também para o pessoal que é responsável por esses tratamentos, já vi reportagens no jornal de pessoas que afirmam pagar uma certa taxa para esse tratamento a anos, enquanto nada acontece.Muitos condomínios privados acabam fazendo por conta própria o tratamento de seu esgoto.
ResponderExcluirRenata Marcelle- t:3006
Bem eu moro bem próximo dessa lagoa e sei que tem um posto de tratamento que só serve de fachada , pq se encontra em péssimas condições e acho que é muita irresponsabilidade da prefeitura não tomar devidas iniciativas para não deixar esse crescimento descontrolado de gigogas e a saída delas para as praias , pq temos uma praia perto dali que é uma reserva ambiental a Prainha.T:3005
ResponderExcluirE ai que a populaçao tem que tomar conhecimento desse problema que tras danos nao só a natureza como tambem a nossa propria saude.
ResponderExcluirVamos cuidar mais da natureza...
Elisielly de freitas
turma:3006 n°6
Matéria interessante...como as coisas são , eu moro no Recreio e nem sabia disso..rs..mas agora já sei e acho que quem mora por esse lugares deveria fazer alguma coisa ,tipo um abaixo assinado , para reivindicar esse problema !
ResponderExcluirturma 3007 numero 13
ResponderExcluirO poblema é cosequencia do despejo do esgoto sem tratamento tanto do valão das taxas como dos sistemas de aguas. O contato com as plantas é muito perigoso, pois pode causar doenças de pele, hepatite, entre outras.
Já passou da hora de se tomar uma providencia.
Muito boa essa matéria..
ResponderExcluirpasso por esse local todos os dias e tenho que me deparar com esse tipo de imagem ...e o pior,é que nada fazemos para tentar mudar essa história !!
Que bom saber disso não vou mais a praia da Barra da Tijuca!!!Mas deveria haver divulgação do problema para ver se alguém tome providencia.
ResponderExcluirEsta ai um problema que deveria ser resolvido assim como trechos do rio tietê e piracicaba foram recuperados com ações preventivas.
ResponderExcluirFabio Henrique da Silva T:3002
ResponderExcluirOs problemas é a falta de saneamento básico,despejo do esgoto sem tratamento tanto do valão das taxas como dos sistemas de águas. O contato com as gigogas é muito perigoso, pois pode causar doenças de pele, hepatite, entre outras demais doenças.
Uma coisa tem que ser resolver esse e outros tipos de problemas também seria o tratamento desses esgotos.Não tendo tratamento, todos eles acabam sendo jogados diretamente nessas lagoas e até mesmo nos mares.
Esse problema ja é muito conhecido, se nem a Lagoa Rodrigo de Freitas, a praia de Copacabana nossos cartões postais, que ficam na zona sul. não escaparam da poluição.O que dizer da Lagoinha das Taxas!
ResponderExcluirVamos esperar até quando? Para que isso melhore!
Franklin Nº08 T:3007