SalaGeo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

São Sebastião , D. Sebastião e o Rio de Janeiro



Hoje é feriado dia de São Sebastião , o padroeiro da cidade! Cidade de São Sebastião do Rio de janeiro !Se você acha que o Rio tem este nome por causa do santo precisa ler um pouco mais sobre a origem e fundação de nossa cidade .

O Rio de Janeiro foi fundado em 1 de março de 1565 com o nome de Cidade de São Sebastião do Rio de janeiro em homenagem ao jovem príncipe (então com 13 anos) e herdeiro do trono português D. Sebastião . Sua vida foi marcada por tragédias , mistérios e heroísmo . Órfão deste muito pequeno , criado pelos avós reis de Portugal , era a única e grande esperança de continuidade do trono em mãos portuguesas . No entanto , em 1580, aos 29 anos de idade e sem deixar descendentes, ele iria desaparecer numa batalha no norte da África. Quem herdou o trono foi o seu parente mais próximo seu primo, o rei da Espanha que a partir de então passou a governar ao mesmo tempo os dois países reunidos no que ficou conhecido e estudado nos livros de história como período da União Iberica . O corpo de D. sebastião nunca foi encontrado e o povo desenvolveu a crença no Sebastianismo, isto é, a volta heróica do rei que iria salvar o reino das mãos inimigas. O mito D. Sebastião persiste ainda hoje entre o povo portugues .
Voltemos então a história do Rio de janeiro....

No dia 20 de janeiro ( dia de São Sebastião ) de 1567 , numa batalha histórica os franceses foram derrotados pelos portugueses e definitivamente expulsos da baía de Guanabara . Diz a lenda que o Santo, São Sebastião, foi visto entre os soldados portugueses combatatendo o inimigo. Lenda ou verdade , no entanto, duas coincidências merecem ser destacadas :
1) O dia da batalha final contra o inimigo é o dia do santo que tem o mesmo nome da cidade.
2) O fundador da cidade , o jovem Estacio de Sá morre em consequência de um ferimento desta batalha feito por uma flecha assim como o santo .

Há também algo de semelhante entre as figuras de D. Sebastião e Estácio de Sá . Ambos jovens, fidalgos e e solteiros, morrem defendendo a grandeza do Imperio portugues do século XVI. A diferença de idade entre ambos não chegava a 5 anos. Na época da fundação da cidade, Estácio de Sá ainda não havia completado 18 anos de vida.

Bem , chega de aula por hoje, né ? afinal estamos de férias, o dia está lindo, faz calor na cidade , o mar está uma beleza e as praias nos esperam... vamos dar um mergulho ??

E viva São Sebastião !!

Em tempo .... Apreciem esta homenagem a cidade garimpada do youtube com bela melodia meio bossanova meio sambacanção na voz de Marti'Nália com participação de Maria Bethânia