Observando as praias do Rio de janeiro podemos perceber diferentes tons e granulações em suas areias . Existe alguma explicação para isto? Pergunta das alunas Raiane Lira e Jaqueline Lopes 306/2009
Resposta do Geólogo Ivo Medina
"A dinâmica das ondas, das marés e das correntes marinhas é diferente ao longo dos litorais. Nas praias oceânicas como Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra de Tijuca, as ondas que se aproximam e arrebentam no litoral são fortes e produzem uma abrasão (erosão marinha) mais intensa, fazendo com que os grãos de areia sejam mais trabalhados e, portanto, menores, arredondados e selecionados. Além disso, há o trabalho do vento que seleciona ainda mais a areia. Nesse caso dominam areias mais finas e claras, predominando o claro mineral quartzo, mais resistente à erosão. Os menos resistentes como o feldspato e a mica sofreram maior desgaste e a maioria deles já se foi. Nas praias da baía de Guanabara, onde o mar é mais calmo, as granulações das areias são mais grossas e há mais mistura do quartzo com outros minerais.
As cores das areias dependem muito do material de origem – a rocha mãe dos sedimentos. As rochas gnáissicas existentes no entorno da Praia Vermelha (imagem abaixo) , por exemplo, são ricas em granada, um mineral de brilho vítreo e tons avermelhados.
Nas areias encontra-se uma quantidade expressiva desse mineral, dando tons vermelhos e o nome da praia.
Ocorrem, também, areias escuras – “areias negras” onde há concentração local de minerais pesados e opacos de cor negra como a ilmenita, magnetita e hematita.
Existem praias em outros países, como o Chile, que as areias são bem escuras – cinza escuro – porque as rochas mais próximas são vulcânicas com predominância de minerais escuros ferro-magnesianos."
A esquerda : praia de Sepetiba de areia grossa / a direita : praia de São Conrado de areias finas e claras
Eu adoro praia e essa era uma das minhas curiosidades. Lendo, comecei a imaginar outros lugares que eu conheço e me lembrei de duas praias que eu freqüento quando viajo. Praia da Ferradura em Búzios n tem onda e lá a areia e grossa e escura, já na praia de Geribá q tem onda a areia é clara e fina.
ResponderExcluirAguardando as outras perguntas e respostas!
Muito interessante mesmo pois também tinha essa duvida.Já joguei vôlei de praia,e treinava na Barra da Tijuca onde a areia é fina e fui participar de um tornei na praia do Flamengo onde a diferença de areia foi muita, areia muito grossa chegando até a machucar e agora entendi o porque dessa diferença !
ResponderExcluirMuito boa sua postagem,pode se perceber claramente a diferença de solo ,se assim posso dizer,nas praias que estão situadas em formação de baía a erosão marinha tem uma menor intensidade.
ResponderExcluirpow,praia é tudo de bom .muito interessante a pergunta e a explicacao sobre o fenomeno de deslocamento da areia das rochas até a praia,ja eu nao sabia que a areia da praia era material rochoso onde, ao bater a onda formava graos de areia.
ResponderExcluirAdooreeei essa suua postageem !
ResponderExcluirTatiana 3001
Bem legal essa postagem sobre a areia da praia , me fez ampliar minha percepção no simples fato que a onde tem areia fina propícia surfistas . como na praia da Barra -RJ onde a areia é fina Por causa da erosão marinha provocadas por forte ondas que chegam no litoral ,tranzendo boas ondas fazendo a alegria dos surfitas !
ResponderExcluirAlex N. vieira T. 3005 n°02
Muito interessante essa postagem...
ResponderExcluirResumindo, a diferença do tamanho dos grãos é dada pela energia, a "força" das ondas e das correntes, ou seja, o mar tem diferentes energias em cada local, podendo tranportar areias mais finas, ou mais grossas, conforme esta energia.
Comentei meio atrasado mais esta ai:D
Julio César da S. Lima Nº 24 T: 3005
Po a Praia da eskerda naum parece praia de sepetiba naaum Parece a Praia de Barra de Guaratiba !!!
ResponderExcluir