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terça-feira, 2 de novembro de 2010

Taxas de Analfabetismo no Brasil

O Brasil ainda tem 14,1 milhões de analfabetos entre a população com mais de 15 anos, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este total de pessoas representa 9,7% da população, 0,3 ponto percentual a menos que a taxa de 2008, que foi de 10% (14,247 milhões de pessoas).
Desde 2004, quando o levantamento começou a ser realizado, a queda foi de 1,8 ponto percentual.
Considerada uma meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que deveria ter sido atingida até 2010, a erradicação do analfabetismo está ainda mais distante quando se observa os dados do Nordeste. Na região, embora a redução da taxa entre 2004 e 2009 tenha sido de 3,7 pontos percentuais, o índice é de 18,7%, maior que o percentual brasileiro há 18 anos, quando o IBGE calculou o dado em 17,2%. Nas regiões Sul e Sudeste, onde a taxa é mais baixa, 5,5% e 5,7% das pessoas com mais de 15 anos ainda não sabem ler ou escrever.Agora é com você aluno das segundas séries do C.E.Vicente Jannuzzi .Responda aí nos comentários :

Que estados ou regiões apresentam maiores taxas de analfabetismo? Por quê?

Que estados ou regiões apresentam menores taxas de analfabetismo? Por quê?

Analise a evolução das taxas de analfabetismo no Brasil entre 1992 e 2009.

Não esqueça de deixar o nome completo, número e turma

Taxa de Escolarização / Brasil

A Taxa de escolarização calcula o percentual de pessoas (crianças, jovens eedultos matriculados em estabelecimentos escolares). Quem calcula esse dado é o IBGE num levantamento periódico feito pela Pesquisa nacional por Amostra de Domicílios o Pnad.
Veja os resultados apresentados na última Pnad de 2008 :

"A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008 registrou um aumento de quase 0,5 pontos percentuais na taxa de escolarização da população na faixa etária de 6 a 14 anos de idade. De acordo com a pesquisa, o indicador passou de 97%, em 2007, para 97,5%, em 2008.

O IBGE informou também que as taxas de escolarização nas cinco grandes regiões observadas (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) variaram de 96,1% na região Norte para 98,1% na região Sudeste, dentro da mesma faixa etária.

Conforme o Pnad, a escola pública atendia cerca de 79,2% dos estudantes de 4 anos ou mais de idade. Para os ensinos fundamental e médio, a maioria expressiva desta população - 88,0% e 86,5%, respectivamente - estava na rede pública. Já no ensino superior, o quadro era o oposto: em torno de 76,3% dos estudantes de nível superior dependiam da rede particular. Este número aumentou 0,4% em um ano.

No entanto, segundo constatou a pesquisa, este indicador se mostrou diferenciado entre as regiões. Na Região Norte, a proporção de estudantes em escolas privadas era inferior à verificada nas demais regiões, em todos os níveis de ensino."

Um dado que deve ser resaltado é o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto explicado, segundo o IBGE pelo envelhecimento da população e diminuição nas taxas de fecundidade no país .

Também houve aumento na taxa de escolarização das crianças de 4 e 5 anos, de 70,1% em 2007 para 72,8% em 2008. Em números absolutos, mais 73 mil crianças desse grupo etário entraram na escola no período, indo de 4,124 milhões para 4, 197 milhões de estudantes. Nas demais faixas etárias, houve queda: de 30,9% (7,3 milhões) para 30,5% (7, 082 milhões) de 18 a 24 anos, e de 5,5% para 5,3% (5,83 milhões para 5,771 milhões) para 25 anos ou mais. Para técnicos do IBGE, porém, o recuo nessas faixas não é negativo: os brasileiros estariam passando a frequentar a escola nas faixas etárias “corretas”, com a redução na defasagem idade-série.O processo explicaria o crescimento da proporção de matrículas de mais jovens – que permaneceriam mais tempo no ensino – e redução na proporção de alunos mais velhos (já que menos estudantes entrariam nas faculdades depois do “tempo” correto)."

Agora é com você aluno das segundas séries do C.E.Vicente jannuzzi, responda aí nos comentários:

Analise o atual percentual de escolarização na faixa de ensino obrigatório no país ( 6 ao 14 anos)

Analise a participação da escola pública e/ou particular , por faixa de ensino no geral do Brasil

Como você explica o aumento na proporção de matriculados com queda no número absoluto ?

O forte crescimento nos percentuais de escolarização no Brasil das últimas décadas foi também acompanhado pelo crescimento da qualidade do ensino no país ?

Não esqueça de deixar nome completo, número e turma

domingo, 24 de outubro de 2010

I love cupcakes

Alô pessoal !!! Novo link!!!

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sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Globalização e sustentabilidade / Exerc 2ª série

Responda as questões propostas a seguir, com base na apresentação de slide Globalização e Sustentabilidade
1) Escolha entre os três conceitos apresentados no slide 2 aquele que para você, melhor define o momento em que estamos vivendo. Justifique sua resposta.
2) Indique os fatores que mais contribuíram para a Globalização observando o slide 3 .
3) Diferencie conceituando os tipos de desemprego citados no slide7
4) Dê a sua opinião para a pergunta do slide 8? Comente
5) Qual das opções apresentadas no slide 10 responde, na sua opinião, a pergunta feita ? Comente
6) Você é o que você consome? Comente
7) Das questões apresentadas nos slides 13, 14, 15, 16, 17 e 18 qual delas para você, provoca maior impacto ambiental? Comente
8) É possivel viver com conforto e tecnologia sem causar graves impactos ambientais ?O que fazer ? Sustentabilidade Pense Nisso!!!Apresente uma sugestão concreta e de fácil aplicação /execução no seu colégio ou na sociedade onde você vive, que contribua para minimizar os impactos ambientais causados pela ação do homem .

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Horário de Verão

Começa no próximo sábado, dia 17 de outubro , o horário de verão no Brasil e vai até a meia noite do dia 20 de fevereiro de 2011. Abrange todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Nos últimos anos, a economia de energia foi em média de 5% nos estados e regiões onde foi aplicada a medida .
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.
"A sua aplicação nos submercados Norte e Nordeste não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS", acrescenta o governo. Os fundamentos de aplicação do horário de verão, segundo o Ministério de Minas e Energia, mostram que "quanto mais próximo aos trópicos tal aproveitamento é mais intensivo e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Taxa de Fecundidade no Brasil

Atenção todos os alunos da professora cristina Ramos . Leia a notícia abaixo e depois vá até os comentários e responda as questões propostas . Argumentações corretas não repetidas ( feitas já por outros alunos) receberão pontos extras ainda neste bimestre .
A Síntese dos Indicadores Sociais, publicada nesta sexta-feira pelo IBGE, sobre os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, indica que o Rio de Janeiro é o estado com a menor taxa de fecundidade do Brasil, com 1,63 filho por cada mulher. O índice está abaixo da média nacional de 1,94 filho/mulher e muito aquém da taxa de reposição de população, ou seja, o número de filhos necessários para que a população não encolha, que é de dois filhos por mulher.

Em Minas Gerais, o índice é de 1,67 filho por mulher. Os estados do Acre (2,96) e Amapá (2,87) têm as maiores taxas.

A mudança do padrão entre gerações é refletida na redução da taxa de fecundidade da mulher brasileira ao longo dos anos. Em 2000, a taxa média nacional era de 2,39 filhos por mulher. Hoje é de 1,94. Em 30 anos, houve uma queda da fecundidade de cerca de 55%, ou seja, cada mulher tem, a menos, 2,5 filhos agora do que em relação a 1980 - afirma Ana Lúcia Saboia, coordenadora da pesquisa.Ela lembra que as diferenças regionais antes, contudo, eram maiores: em, 1980, a taxa de fecundidade do Rio era de 2,94 e a do Amapá estava em 6,97.

Argumente aí nos comentários :

Por que as taxas de fecundidade caíram tanto, no país, nas últimas três decadas?

Por que Rio de janeiro e Minas Gerais tem taxas abaixo da média nacional ?

Por que Amapá e Acre tem as taxas mais elevadas ?

Qual a tendência futura para as taxas de fecundidade da população brasileira e também para o crescimento da população no país ?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mar de Aral


Imagens mostram como estava o mar de Aral em 1973 (esq.), em 1999 (centro) e em 2009 (dir.)
Imagens feitas por satélites nos últimos 40 anos ajudam especialistas a entender as dramáticas mudanças no ambiente causadas pela ação do ser humano. Os registros mostram a seca de muitos corpos de águas ao redor do planeta, enquanto aumenta a demanda da humanidade pelos recursos hídricos. As informações são do Daily Mail.
Imagens registradas entre 1973 e 2009, por exemplo, registram o desaparecimento quase total do mar de Aral - que na verdade era um gigantesco lago de água salgada -, na Ásia Central, que tinha o tamanho da Irlanda e virou um grupo de lagos. Em abril, o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, disse que o Aral passava por "um dos maiores desastres ambientais do planeta".
O Aral, que fica entre o Uzbequistão e o Cazaquistão, já foi o quarto maior lago do planeta. Contudo, desde os anos 60, ele perdeu mais da metade de seu volume. Os rios que alimenta o mar foram sobrecarregados por irrigações nas plantações de campos de algodão, ainda na época da União Soviética.
Além da falta de água, Aral sofre com poluição, que chegou a níveis perigosos. A destruição do lago também dizimou a indústria pesqueira local, causando desemprego e problemas econômicos para os moradores da região.
"Ultimamente, os desastres vistos no mar de Aral e nos pântanos são uma combinação dos efeitos do homem e do aumento da temperatura nessas regiões. (...) Não há uma grande mudança no volume de chuva nessas áreas, mas desde os anos 70 a temperatura subiu 1°C, o que aumenta as perdas devido à evaporação. (...) A poluição na área está ficando pior porque, enquanto a água evapora, poluentes na água ficam mais concentrados e menos diluídos", diz Benjamin Lloyd-Hughes, do Instituto Walker - instituição que pesquisa o sistema climático - e da Universidade de Reading, no Reino Unido, à reportagem.
Fonte : Portal Terra