Uma das obras primas de charles Chappin faz uma crítica as formas de produção industrial ( Taylorismo e fordismo) , á sociedade da época e a grande depressão dos anos 30.
Alguns trechos de críiticos que rolam pela web...
"O anti-herói tragicômico Carlitos, em sua faceta trabalhador industrial talvez tenha sido quem melhor traduziu a Grande Depressão (1929-1941) nos Estados Unidos. Charles Chaplin com seu filme Tempos Modernos (Modern Times, 1936) sintetizou como ninguém o período histórico marcado pelo desemprego em massa, queda acentuada do produto interno bruto em decorrência do declínio da produção industrial e dos preços das ações subseqüente à Quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929."
"A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Veja um pequeno trecho a seguir :
Muito interessante,porquê mostra uma das obras de Chrales Chaplin e a vida na sociedade industrial.
ResponderExcluirO video do Chaplin é uma comédia, porem é uma critica ao trabalho mal remunerado, sem direitos trabalhistas e sindicatos que causavam alienação no proletariado da 1° revolução industrial... sem deixar de dar um show do Charles, hahaha, o cara loko...
ResponderExcluiro filme critica de forma bem humorada
ResponderExcluiras dificuldades q os trabalhadores passaram até conseguirem seus direitos tbm nos mostra a idéia q nem sempre é facil se adaptar a modernidade...
o video retrata a vida de operarios,que nao tem direito a salarios,nao so isso,mas mostra A SOCIEDADE INDUSTRIAL!!!!
ResponderExcluiré um tipo de critica aos operarios assalariados,que nao tem o direito de reclamar,de nada.
é um tipo de critica a vida dos operarios de antigamente,nao so aos operarios,mas tambem aos executivos,donos das industria de antigamente.
ResponderExcluirO video de Charlie Chaplin , critica antigamente as leis trabalhistas , que praticamente não existiam , fala sobre os trabalhadores que não tinham nenhum direito , mostra também um pouca da sociedado indústrial como era antes .
ResponderExcluirNome: Gabriela turma :2006
O vídeo mostra a realidade dos trabalhadores das fábricas de antigamente, que viviam em condições precárias de trabalho sem nenhum direito, muito diferente de hoje, onde trabalhadores recebem até hoas extras, 13º e outros, ou seja, têm seus direitos.
ResponderExcluirNome: Lucas Turma: 2006
O video crítica as formas de produção industrial de uma forma muito bem humorada, é claro!!!
ResponderExcluirÉ também uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização.
O personagem de Charlie Chaplin é um líder grevista perseguido por suas idéias para obter seus direitos trabalhistas.
Gostei do video, é muito engraçado também. Achei uma maneira muito legal deles, de mostrar a vida dos operários como era antigamente, sem direito de nada, e trabalhavam quase o dia todo. Hoje em dia ja está bem melhor e mais fácil de se adaptar .
ResponderExcluirNome: Eduardo F.
Turma: 2005
N°: 46
O vídeo relata o lado bom e ruin da Revolução Industrial. Como tudo tem os seus PROS e CONS. Por um lado o fato da revolução foi muito bom pois eram coisas novas q estavam surgindo para a sociedade, porém por outro lado foi dificil para se adptar a tantas mudanças.
ResponderExcluirAssim mostra o pequeno filme de Charlie Chaplin.
Turma 2006
Jéssica das Neves de Souza
O vídeo protagonizado por Charlie Chaplin mostra a vida cotidiana dos operários durante a industrialização.Ele critica as más condições de trabalho e principalmente as longas jornadas de trabalho sem remuneração adequada e de modo especializado, onde o opeário efetua uma única tarefa durante longos períodos.
ResponderExcluirCharlie Chaplin no vídeo mostra de forma clara o período da "modernização" de acordo com o modo de produção Fodista. Critica a má condição dos operários e longas jornadas de tabalho.
ResponderExcluirMuito engraçado esse Charlie . Ele retratou uma coisa muita real entre trabalhadores novatos . E também mostrou as novas maquinas sem muita utiladade . Turma 2001
ResponderExcluir