Atualização 01/10/2009 23:43
O edital feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a licitação da entidade responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 prevê um sistema de segurança que envolve escolta armada e vigilância eletrônica 24 horas por dia durante o processo de produção das provas ( leia aqui o edital ).
A prova do Enem, que seria aplicada neste final de semana, foi cancelada na madrugada desta quinta-feira (1) pelo Ministério da Educação (MEC) após ocorrer vazamento do conteúdo dos exames. A Polícia Federal e o Ministério da Justiça irão apurar o caso.
Além da segurança na parte operacional, o Inep, que é responsável pela elaboração da prova, afirma que mantém apenas uma cópia digitalizada da prova antes de entregar o documento à empresa responsável pela parte operacional, diagramação, impressão, armazenamento, distribuição e fiscalização, entre outros).
Neste ano, a empresa que venceu a licitação para a operacionalização do Enem foi o Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), formado pelas empresas Consultec, Funrio e Instituto Cetro, sediadas, respectivamente em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Atualização 01/10/2009 21:11
MEC libera o Exame
Confira a prova do Enem do 1º dia que vazouConfira a prova do Enem do 2º dia que vazou
Confira o gabarito da prova do Enem
Atualização 01/10/2009 08:12
Estamos aqui nessa sexta - Feira para dar uma notícia desagradável para aqueles se prepararam para o final de semana .
MEC cancela prova do Enem
Denúncia de jornal, de que o exame teria vazado, motivou a suspensão.
Expectativa do MEC é realizar nova prova em 45 dias.
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.
Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.
"Este exemplar da prova está comprometido. A equipe técnica constatou que o material correspondia a alguns itens da prova. Será feita uma investigação para identificar em que momento da impressão da prova um exemplar foi furtado. É a primeira vez que [isso] aconteceu em uma prova do Enem”, afirmou. “Nós vamos ter que fazer junto ao consórcio [que aplica o exame] uma investigação para chegar aos responsáveis e prendê-los. Isso não pode acontecer, em virtude da vigilância severa."
Segundo o ministro, outra prova será realizada assim que se concluir a impressão das novas questões. Haddad disse que ficou “feliz” pelo fato de os estudantes não terem feito a prova. “Em primeiro lugar eu fico feliz não terem feito a prova, você imagina o que seria cancelar a prova depois de realizá-la. Seria um trauma muito grande [para os alunos]”, disse o ministro. “Quem está inscrito permanece inscrito, basta aguardar nova data. [O estudante] deve usar o tempo que ganhou com esse incidente para estudar.”
Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.
O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.
fonte: G1
Só nos resta estudar mais com esse tempo que ganhamos e aguardar a nova data da prova. Estaremos atualizando esta postagem com novas notícias sobre o cancelamento do Enem.
Muito bom meninos!! Trabalho de atualização jornalistica de profissional, Parabéns !
ResponderExcluirProf: cristina
Essa notícia realmente
ResponderExcluirpegou todos de surpresa,nossa
espera pelo Enem era grande,mas
em compensação teremos mais algum
tempo para nos dedicarmos aos estudos.Muito legal esse post!!!!!
Fernanda Felix nº:04 T:3008
Nossa que surpresa essa,aquela expectativa,nervosismo todo,foram cancelados ¬¬ Mas ainda bem que descobriram tudo antes de aplicarem a prova,pq seria muito pior fazer e depois ficar sabendo q foi tudo por água abaixo e também é uma segunda chance pra quem não tinha estudado o suficiente,mais um tempo pra se dedicar aos estudos enquanto não acontece a prova!
ResponderExcluirLorraine Vinhático n°:16 T:3005
Foi realmente um susto quando disseram q iriam cancelar o enem, mas em contravenção, recebemos mais alguns dias paara nos prepararmos. Seria muito pior se tivessemos começado a fazer a prova e depois tivessemos que parar por algum motivo!!
ResponderExcluirPelo menos foi um stress a menos, no momento né?