SalaGeo

domingo, 14 de setembro de 2008

Cuba



E você aí, tomou conhecimento da prova da UERJ deste fim de semana ? Uma das questões abordava o afastamento em 2008 de Fidel Castro da direção do governo cubano trazendo instabilidade e incertezas as relações políticas em toda América Latina. Coincidência ou não, também nesta semana nosso DJ selecionou uma banda cubana e um clipe no youtube fantástico onde se pode evidenciar toda decadência do antigo e luxuoso bairro do centro de Havana hoje transformado em cortiços e áreas de prostituição . Observe carros modelos anos 60 sucatiados nas ruas como sobreviventes de uma era de hotéis luxuosos , jogos , cassinos e shows musicais .
Para saber um pouco mais sobre este país que é hoje o único representante oficial do sistema socialista na América e se preparar para as próximas provas que virão , leia o texto abaixo

Cuba
Com a queda do muro de Berlim e o conseqüente desmantelamento do sistema comunista, o governo cubano viu-se na difícil tarefa de adaptar-se às leis internacionais de livre-mercado e ao mesmo tempo tentar preservar o programa político do país. Devido à súbita perda do apoio financeiro da União Soviética e outros países do Leste Europeu , Cuba viu-se numa crise sem precedentes: falta de alimentos, combustível, energia e medicamentos. No início dos anos 90 a imprensa internacional por muitas vezes anunciou a iminente queda de Fidel Castro, prevendo as conseqüências do efeito dominó que foi derrubando os restantes redutos socialistas. Porém, contrariando todas as previsões, Castro manteve-se no poder. No início dos anos 90, ele declara o Período especial em tempos de paz, exortando a população a reduzir de tal modo o seu consumo, como se o país se encontrasse em estado de guerra. Durante os anos 90, principalmente na primeira metade, quando a crise atinge o seu auge, o governo e a população se vêem obrigados a encontrar saída para problemas “insolúveis” e a adaptar-se à nova realidade. No caso da falta de transportes; caminhões adaptados ( camelos/ na foto ao lado em cor de rosa)passaram a ser usados como transporte coletivo, bicicletas importadas da China, cavalos e carros de bois trazidos do campo. E como única solução para a entrada de capitais, o governo teve que abrir a economia, o que se deu principalmente através da criação convênios com empresas estrangeiras e do desenvolvimento do turismo.
Adaptação de artigo de Carola Saavedra Hurtado / doutorada pela PUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário