SalaGeo

domingo, 28 de setembro de 2008

Entenda a crise que atinge a economia dos EUA

A economia dos Estados Unidos --e por conseqüência o mercado global-- passa pela maior crise de crédito em 20 anos, desencadeada por uma outra crise, a dos empréstimos imobiliários "subprime", aqueles feitos a pessoas com histórico de inadimplência.

Após atingir um pico em 2006, os preços dos imóveis passaram a cair. Os juros do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA), que vinham subindo desde 2004, encareceram o crédito e afastaram compradores; com isso, a oferta começa a superar a demanda e desde então o que se viu foi uma espiral descendente no valor dos imóveis.

Como os empréstimos "subprime" embutem maior risco, eles têm juros maiores, o que os torna mais atrativos para gestores de fundos e bancos em busca de retornos melhores. Estes gestores, assim, ao comprar tais títulos das instituições que fizeram o primeiro empréstimo, permitem que um novo montante de dinheiro seja novamente emprestado, antes mesmo do primeiro empréstimo ser pago. Também interessado em lucrar, um segundo gestor pode comprar o título adquirido pelo primeiro, e assim por diante, gerando uma cadeia de venda de títulos.

Porém, se a ponta (o tomador) não consegue pagar sua dívida inicial, ele dá início a um ciclo de não-recebimento por parte dos compradores dos títulos. O resultado: todo o mercado passa a ter medo de emprestar e comprar os "subprime", o que termina por gerar uma crise de liquidez (retração de crédito).

Depois que esses devedores "subprime" começaram a não honrar suas dívidas, o temor de calotes generalizados fez o dinheiro em circulação retrair no país como um todo, desacelerando a maior economia do planeta. Com menos liquidez (dinheiro disponível), menos se compra, menos as empresas lucram e menos pessoas são contratadas.

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua explicação mas faltou dizer:A farra do crédito fácil ( maior procura dos imovéis que oferta ) fez o preço dos imóveis financiados subirem a valores irreais e agora despencou de preço . Moral : o sujeito tem uma dívida( que não consegue pagar) dez vezes maior que o valor do imovel hoje ( o preço caiu muito abaixo do valor real) e tb não consegue vender este imovel para pagar a divida pois não há credito no mercado.

    ResponderExcluir