SalaGeo

sábado, 11 de abril de 2009

cidades globais e megacidades Exercícios

Cidades Globais e Megacidades

Este exercício consta de duas.A primeira parte deverá ser feita , com consulta as paginas 291 e 292 do livro adotado .A segunda parte é uma pesquisa complementar individual a ser apresentada no caderno e será cobrada na próxima aula .Fonte de consulta / apresentação de slide Evolução urbana da cidade do Rio de janeiro disponível aqui no Salageo ou outra fonte com credibilidade .
Primeira parte :
1) Conceitue diferenciando Cidade global de Megacidade
2) É possível uma cidade ser ao mesmo tempo Megacidade e Cidade Global ? Ser apenas uma Megacidade? Ser apenas uma Cidade Global? justifique citando exemplos

Observe com atenção o mapa da pagina 292, relacione com o que você leu na pagina anterior e responda as questões a seguir :
3)Onde está localizado a maioria das cidades globais de primeira grandeza ? Tente explicar esta localização.
4) Onde estão localizadas as outras Cidades Globais ? Tente explicar esta localização.
5) E as Megacidades , onde estão localizadas na maioria? Tente explicar esta localização
6) classifique a cidade do Rio de Janeiro segundo cidade global e/ou megacidade , justificando esta (s) classificação(ões)

Leia o trecho abaixo com os conceitos geográficos em negrito

Metrópole é o termo geográfico utilizado para designar uma cidade centro de influência das regiões e das cidades que estão a sua volta . São também cidades que desempenha muitas funções .
Função urbana É uma importante atividade desempenhada por uma cidade . Exemplo: Função administrativa / cidade de Brasília
Função industrial /Volta Redonda ( Rio de janeiro)
Função comercial / Feira de Santana ( Bahia)
Função religiosa / Aparecida do Norte ( São Paulo)
Função portuária /Santos ( São Paulo)
Função financeira /Zurique ( Suíça )
Função cultural / Roma ( Itália) , etc....

7) Pelos conceitos acima apresentados você poderia afirmar ser a cidade do Rio de Janeiro uma Metrópole? Reúna elementos que justifiquem sua resposta
8) Que funções você poderia apontar para a cidade do Rio de janeiro?
Segunda parte : Pesquise
A) Quando e por quem foi fundada a sua cidade( Rio de janeiro) ? B) Por que ela tem este nome? C) Ela já foi capital do país? Quando? Por que deixou de ser? D) apresente um fato interessante ou curioso acontecido nesta cidade ao longo de sua história.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Desafio das Metrópoles !

Atenção alunos das turmas 2001, 2002, 2005 e 2006 ,chegou o Desafio das Metrópoles !

Acerte as três metrópoles a seguir e receba 1 (um) ponto extra na média deste primeiro bimestre .
Veja as imagens , analise as dicas e pesquise se for preciso, depois corra até os comentários aí em baixo e deixe sua resposta . O primeiro aluno que acertar as três cidades/metrópoles leva o prêmio . Não esqueça de indicar o nome completo e a turma , ok?

cidade A














cidade B



cidade C




Dicas : Uma delas é apenas uma Megacidade, uma outra é apenas Cidade global ou Metrópole global e uma delas é ao mesmo tempo Megacidade e cidade global.
Uma delas encontra-se no continente asiático, uma outra localiza-se na América e uma terceira é uma cidade Africana.

Indique quem é quem na classificação( megacidade e/ou cidade global) e na localização.

Agenda da Semana

Atenção!!! importante !!!!

A agenda da semana com toda programação do que rolou e do que vai rolar em todas as turmas , agora sai postado nos cadernos de geografia todas as sextas-feiras .


Não deixe de conferir o que será cobrado na sua turma !!!

quarta-feira, 8 de abril de 2009




Continuamos ligados as noticias sobre esse novo modelo de prova do enem apresentado pelo MEC como uma proposta futura.



Estudantes não foram ouvidos sobre novo modelo de vestibular, reclama entidade


Na avaliação do presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Ismael Cardoso, a mudança nos vestibulares das universidade federais, proposta pelo MEC (Ministério da Educação), ainda é tímida.Ele afirma que os estudantes não foram ouvidos durante o processo de construção do modelo unificado de vestibular que o ministério quer implementar.


"O novo modelo avança em algumas coisas, mas é característico de uma proposta construída só por docentes. O ministério não ouviu os estudantes. Eu pergunto como um estudante do Ceará, por exemplo, que alcança uma média para estudar em universidade do Paraná, vai se sustentar em um estado que não é a realidade dele, longe da família. É uma proposta que não democratiza a universidade pública", critica Cardoso.



O MEC quer unificar os vestibulares das universidades federais. A idéia é criar um novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que funcionaria como forma de seleção para essas instituições.

A Ubes defende que o histórico escolar do estudante seja utilizado como critério de seleção para ingresso em instituições de nível superior.

Cardoso acredita que seria prematuro aprovar um novo modelo ainda em 2009, como defende o ministro da Educação, Fernando Haddad."O ministro diz que tem discutido com a sociedade, mas só conversou com os docentes. Essa mudança vai afetar diretamente a realidade do aluno e ele precisa ser ouvido. Falta debate. A pressa não resolve esse problema", defende.

Fonte:Uol Vestibular

Pelo visto muito ainda tende a ser discutido e resolvido nesse tempo.vamos aguardar e ver no que da a opinião conjunta da sociedade e do MEC

Grande Abço

e até semana q vem, com + um Dicas de vestibular!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Transgênicos


Desde o final da década de 70, pesquisadores do mundo inteiro aprenderam a transferir genes de um organismo para outro, seja ele animal ou vegetal, alterando suas características naturais. Com isso, tornaram possível criar porcos com menos gordura na carne, plantar feijão com mais proteína nos grãos ou soja resistente a veneno para plantas.Além da aplicação da tecnologia biológica pela indústria alimentícia, plantas e animais vêm sendo alterados para outras finalidades, como a produção de tecidos. Uma das mais recentes novidades desse campo, lançada em 1999 nos U.S. A, é um algodão que nasce colorido – verde vermelho ou amarelo –, conforme o interesse do produtor. Outra linha de pesquisa avançada é a da modificação de organismos para a produção de medicamentos. Na Escócia, o Instituto Roslin – o mesmo que fez a clonagem da ovelha Dolly – cria carneiros em cujo leite é gerada uma droga que estimula a coagulação do sangue. Chamada de Fator IX, ela deverá ser empregada no combate à hemofilia. Os Produtos modificados Geneticamente têm muitas vantagens, mas podem causar complicações a algumas pessoas, que possam ter reações alérgicas, também é possível causarem queda significativa da produção ou criação das espécies naturais, podendo causar sua extinção.

Parabéns Rayane Pimentel dos SantosTurma: 2006

Terça Poética (12)


[ Tá aí um poeminha doido 'pro dia nascer feliz.' ]


TECIDO NU

Escrever um poemáculo esta noite
é um objetivo ainda intacto.
Palavras descriadas e malcriadas
cercam-me por todas as quinas.

Se fujo,
encontram-me de modo breve.
Se embrevo-me,
me fujo sem modos...
e me enfio em esquinas.

Se esquino-me,
a caça me enlasca
e as lascas
me caçam em modos femininos.

Se o que faço nada comunica,
desfaço e entrego-me ao chão.
Mas não! O mundo é que não me entende...!
O mundo não me engole,
e eu não me rendo...

Ando vestindo longos vestidos
de tecido nu.
Se escrevo em latim,
que traduzam em aramaico!


VIVIANE DE SALES