SalaGeo

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mortalidade Infantil

Atenção turmas 2ª série /2011

Material obrigatório para aula da semana de 16 a 18/8 /Tirar uma cópia da postagem e levar para aula !!!

Mortalidade Infantil

É um índice que mede a relação do número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida calculado a cada mil crianças nascidas
vivas.

Por exemplo , quando se diz que 23 é a taxa média, atualmente, de mortalidade infantil no Brasil, significa que de cada grupo de mil crianças nascidas vivas, 23 morrem antes de completar um ano de vida. A taxa de mortalidade infantil é ainda, um valioso índice que serve para medir o grau de qualidade vida e a saúde de uma população. Esta ligado diretamente a fatores como: saneamento basico ( água e esgoto), sistema de saúde hospitalar, vacinação, renda familiar, nutrição e nivel de educação entre tantos outros.

Veja a seguir um mapa mundi onde os paises são classificos de acordo com suas taxas de mortalidade infantil em:( clique na imagem para amplia-la)

Baixa até 10 por mil ( verde)

Moderada até 29 por mil ( amarelo)

Alta até 54 por mil ( laranja)

Altissima 55 ou mais por mil ( vermelho)

Agora , observe com atenção o mapa do Brasil abaixo. Preste atenção a legenda que indica ,pela cor, quanto é o índice em cada estado brasileiro. Observe que apesar do índice geral médio no Brasil ser de 23 por mil , essas taxas variam de acordo com as diferentes regiões ou estados ....Observe o grafico abaixo que mostra a evolução da mortalidade infantil no Brasil nos últimos 30 an0s ( clique na imagem para visualizar melhor) Agora chegou a sua vez de trabalhar. Leia novamente o texto desta postagem, observe com atenção o grafico e os mapas. Pense e registre suas respostas em seu caderno.



1)Como vc classificaria a taxa média brasileira (23 por mil)? Compare esta taxa com as taxas dos outros integrantes dos BRICS

2)Que países do mundo, possuem as taxas mais elevadas ? Por que?

3)Que países do mundo possuem as taxas mais baixas ? Por que?

4)Que continente ou região no mundo possui as taxas mais elevadas? Por que?

5)Que continentes ou região no mundo possuem as taxas mais baixas? O que isto significa?

6)Quais estados ou regiões brasileiros tem taxas mais elevadas? Por que?

7)Quais estados ou regiões brasileiros possuem taxas mais baixas ? Por que?

8)Que tipos de projetos ou programas poderão e deverão ser implantados no país para fazer declinar as taxas brasileiras ? Quais os estados mais necessitados?

9) Como vc avalia a taxa de mortalidade infantil do estado em que vc mora ? Compare com as demais taxas do Brasil e do Mundo.

10) O que vem acontecendo com as taxas de mortalidade infantil brasileira nos últimos 30 anos ? Que explicações( consequências) de ordem humana e econômica vc apontaria para o fato?



Nenhum comentário:

Postar um comentário