SalaGeo

sábado, 13 de agosto de 2011

População brasileira / Censo 2010



O IBGE já divulgou resultados definitivos do censo 2010 e o Salageo vai publicá-los em pequenas postagens temáticas começando por esta que mostra o total da população brasileira atualmente, faz uma comparação com todos os resultados anteriores e ainda apresenta uma análise sucinta mas precisa da situação. Se você vai fazer vestibular , se liga ae!! Se você gosta de estar bem informado , se liga também !

"A população ( população absoluta) do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do Censo Demográfico 2010 (noite de 31 de julho para 1º de agosto de 2010). A série de censos brasileiros mostra que a população experimentou sucessivos aumentos em seu contingente, tendo crescido quase vinte vezes desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872, quando tinha 9.930.478 habitantes. A década de 1940, predominavam altos níveis de taxa de fecundidade e mortalidade no País. Com a diminuição desta última em meados dos anos 1940 e a manutenção dos altos níveis de fecundidade, o ritmo do crescimento populacional brasileiro evoluiu para quase 3,0% ( período da explosão demográfica brasileira ) ao ano na década de 1950. No começo dos anos 60, os níveis de fecundidade começaram lentamente a declinar, queda que se acentuou na década seguinte. Esse fato fez com que as taxas médias geométricas de crescimento anual da população subsequentes também caíssem. Em comparação com o Censo 2000, a população do Brasil apresentou um crescimento relativo de 12,3%, o que resulta em um crescimento médio geométrico anual de 1,17%, a menor taxa observada na série em análise:

As regiões mais populosas foram a Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%). Norte (8,3%) e Centro-Oeste (7,4%) continuam aumentando a representatividade no crescimento populacional, enquanto as demais regiões mantêm a tendência histórica de declínio em sua participação nacional.

Os estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná – concentram, em conjunto, 58,7% da população total do País. São Paulo é o estado com a maior concentração municipal de população, onde os 32 maiores municípios (5,0%) concentram quase 60,0% dos moradores do estado. A menor concentração acontece no Maranhão, onde a população dos 11 maiores municípios, que também representam cerca de 5,0%, corresponde a 35,4% do total do estado."

Observe no mapa a seguir, quais as áreas mais densamente povoadas e quais as áreas de maiores vazios demográficos do país. Não houve mudanças consideráveis na distribuição da população brasileira de 2000 até hoje .

Regiões Norte e Centro-Oeste apresentam maior crescimento populacional

Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não se deu de maneira uniforme entre as Grandes Regiões e Unidades da Federação. As maiores taxas médias geométricas de crescimento anual foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%), onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuiram para o crescimento diferencial. As dez Unidades da Federação que mais aumentaram suas populações em termos relativos se encontram nessas duas regiões, com destaque para Amapá e Roraima, que apresentaram um crescimento médio anual de 3,45% e 3,34%, respectivamente. As regiões Nordeste (1,07%) e Sudeste (1,05%) apresentaram um crescimento populacional semelhante. A região Sul (0,87%), que desde o Censo de 1970 vinha apresentando crescimento anual de cerca de 1,4%, foi a que menos cresceu, influenciada pelas baixas taxas observadas no Rio Grande do Sul (0,49%) e no Paraná (0,89%).

Fonte Sinópse censo 201o IBGE

Atenção alunos das terceiras séries!!

Imprimir esta postagem e levar para aula de Geo na semana de 8 e 9/8. A tividade abaixo será feita em classe

Trabalhando com o texto acima

Conceitue os termos técnicos demográficos assinalados em vermelho

1)Explique o que aconteceu no Brasil ,em termos de crescimento populacional , entre as décadas de 40 e 60 aproximadamente. Aponte causas e consequencias se houver.

2)Como vc explica o declínio do crescimento populacional do Brasil a partir da decada de 70?

3)Que previsões, quanto ao crescimento populacional, vc faria para o Brasil nas próximas décadas ?

4)Quais as áreas de maiores densidades demográficas no país? Apresente motivos que justifiquem

5)Quais as áreas de vazios demográficos no Brasil ? Apresente motivos que justifiquem.

6)Que regiões brasileiras atualmente apresentam maior crescimento populacional percentual ? Por que?

7)Tente explicar porque as regiões mais populosas do país são também as de menor crscimento percentual atualmente

Um comentário:

  1. Dalile
    visitei o endereço indicaddo e verifiquei que apesar da fonte ser o IBGE, as projeções foram feitas em dados já ultrapassados(não na época q era 2008). Hoje com novos dados coletados o próprio IBGE já indica novas projeções mas, a ideia básica se mantém isto é, o Brasil vai parar de crescer( provavelmente bem antes de 2039)e começará a diminuir numericamente. O IPEA , órgão de pesquisa de grande credibilidade(q trabalha com dados do IBGE) acredita que a parada no crescimento aconteça, se as condições atuis se mantiverem, antes de 2030.
    vamos acompanhar e ver ....

    ResponderExcluir