SalaGeo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tarefa extra de 1º bimestre

Atenção alunos das terceiras séries !!!
Se você está precisando de mais alguns pontos (máximo de 2) para fechar o bimestre entre nesta!!!!


Escolha um dos bairros da cidade do Rio de janeiro indicados no mapa abaixo, pesquise sobre sua origem, o porque de sua denominação e localização dentro da cidade por zona (Norte, Sul, Centro e Oeste). Acrescente ainda uma ou duas informações dentro das opções a seguir : um fato histórico de destaque ocorrido neste lugar ou um aspecto geográfico relevante ou qualquer outra informação que achar interessante . Monte um texto próprio de douze a quinze linhas aí nos comentários. Não esqueça de deixar nome completo e turma. Não serão aceitos textos de bairros repetidos , isto é , mais de um aluno falando do mesmo bairro, portanto você deverá ler as postagens anteriores( dos colegas) antes de publicar o seu.
Prazo máximo de postagem 21/5 clique na imagem para ampliá-la e escolher seu bairro de pesquisa

Bairros que não poderão ser escolhidos pois já possuem pesquisas feitas :
Urca / Vila valqueire/Madureira/Vidigal/Senador Camará//Rocha Miranda /jacarepaguá/Recreio dos Bandeirantes/Gávea/Bangu/Centro/Complexo do alemão/Marechal Hermes/Penha/Inhaúma/Bento Ribeiro/Recreio dos Bandeirantes/Rocinha /Tijuca/Jardim Botânico/Cidade de Deus/Tanque/São Conrado/Deodoro/Santa Cruz/Engenho de Dentro

Para ajudar na pesquisa do nome dos bairros sugiro entrar em:
http://diariodorio.com/nome-dos-bairros-do-rio-de-janeiro/

32 comentários:

  1. O rio começou na urca situado na zona sul, isso pra alguns historiadores eles dizem que começou na praia de Ferreira da Rosa, que indica a praia vermelha chamada tambem Porto de Martim Afonso como local de fundaçao, mais como disse o rio começou na urca e é sobre isso que vou fala. Quando os franceses comandados por Villegaignon invadiram a baía de Guanabara, levaram Portugal a enviar uma expedição para expulsá-los da terra carioca. Assim chegaram o Capitão, Estácio de Sá, e seus homens à entrada da barra do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565, o local escolido por Estácio foi a pequena faixa de terra na "várzea" ou "terra baixa e chã", entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar.
    Como não poderia deixar de ser numa cidade portuguesa e católica localizavam-se as primeiras casas e igrejas da cidade na área onde hoje funcionam a Fortaleza de São João e a Escola de Educação Física do Exército.

    NOME: ADRIANO AGUIAR
    TURMA: 3003
    Nº: 01

    ResponderExcluir
  2. Engenho de Dentro é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro de maioria classe média e média-baixa. É um dos que formam a região do Grande Méier. A sua origem remonta à época colonial, quando suas terras sediavam um engenho de açúcar que lhe deu o nome.Desenvolveu-se, na segunda metade do século XIX, a partir da implantação da antiga Estrada de Ferro Pedro II, após a proclamação da República, foi erguido um galpão de pintura de carros, atual Museu do Trem.no bairro que é cortado pela Linha Amarela, está situado o Estádio Olímpico João Havelange ,mas conhecido como Engenhão. NOME:M LILIANE TURMA:3003

    ResponderExcluir
  3. *Vila Valqueire
    O bairro de Vila Valqueire e um bairro de classe média do Rio de Janeiro,conhecido também pelas suas ruas com nomes de flores; no passado existia uma grande quantia de árvores da espécie Pau-ferro.
    Chamado antigamente de Engenho do Valqueire, teve como ocupante Francisco Teles(avô materno de Germário Dantas), os herdeiros de Francisco,em 1927, lotearam e arrumaram por intermédios de empresas imobiliárias as terras desse bairro,sendo assim chamado Vila Valqueire.
    CURIOSIDADES:
    * Mais ou menos nos meados do séc.XVIII ainda se chamava Antônio Fernandes Valqueire.
    * O bairro e cercado de verde,morros e serras,a serra do valqueire e uma parte protegida do Parque Estadual da Pedra Branca e é um dos bairros mais prazerosos da Zona Oeste e baixada de Jacarepaguá

    NOME: MATEUS SANTOS REIS
    TURMA: 3003
    C.E.VICENTE JANNUZZI

    ResponderExcluir
  4. Professora aqui esta o texto sobre a Urca com as mudanças que comentou.

    O Rio começou na Urca, que se localiza na Zona Sul do Rio de Janeiro, isso pra alguns historiadores eles dizem que começou na praia de Ferreira da Rosa, que indica a praia vermelha chamada também Porto de Martim Afonso como local de fundação, mais como disse o Rio começou na Urca e é sobre isso que vou fala. Quando os franceses comandados por Villegaignon invadiram a baía de Guanabara, levaram Portugal a enviar uma expedição para expulsá-los da terra carioca. Assim chegaram o Capitão, Estácio de Sá, e seus homens à entrada da barra do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565, o local escolhido por Estácio foi a pequena faixa de terra na "várzea" ou "terra baixa e chã", entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar.
    Como não poderia deixar de ser numa cidade portuguesa e católica localizavam-se as primeiras casas e igrejas da cidade na área onde hoje funcionam a Fortaleza de São João e a Escola de Educação Física do Exército. O nome Urca usado ate hoje foi dado porque era o nome do navio do holandês Olivier Van Noort, o LeBlond.

    NOME: ADRIANO AGUIAR
    TURMA: 3003
    Nº: 01

    ResponderExcluir
  5. Com a morte do capitão Francisco Ignácio do Canto, iniciou-se uma disputa judicial entre o arrendatário Lourenço Madureira e a viúva do proprietário, Rosa Maria dos Santos, a qual saiu perdedora. Lourenço Madureira deteve a propriedade do imóvel até falecer, em 16 de fevereiro de 1851. Do desenvolvimento da fazenda surgiu a semente do que viria a se tornar no bairro de Madureira.
    Madureira é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A população é basicamente de classe média e média baixa , inclusive com algumas comunidades carentes. Mas os destaques do bairro ficam por conta de uma imensa amplitude de linhas de ônibus que levam a diversos lugares da cidade do Rio de Janeiro e, principalmente, sua variedade de estabelecimentos comerciais, sendo o segundo pólo comercial e econômico da cidade.
    O nome do bairro vem do sobrenome do boiadeiro Lourenço Madureira, figura importante para o desenvolvimento local O bairro de Madureira consiste de grande concentração de população,grande concentração de favelizaçao,pouca vegetação e a maior parte do bairro e de característica plana.
    O bairro é famoso por ser o berço das escolas de samba Portela, e Império Serrano. O bairro faz divisa com Cascadura, Cavalcante, Vaz Lobo, Engenheiro Leal, Turiaçu, Campinho e Oswaldo Cruz, e tem cerca de 50 mil habitantes embora sua população seja facilmente maior que isso.


    Nome:Ygor Bernard Pomacena Ferreira
    Turma:3002
    Nº:55

    ResponderExcluir
  6. O nome Senador Camará tem origem por causa da estação ferroviária que tem no bairro que tem e leva o nome de Estação Senador Camará em homenagem ao Senador Otacílio de Carvalho Camará, que foi Senador da Republica em 1919 e 1920. O bairro é divido pela linha ferroviária do ramal de Santa Cruz, operado atualmente pela Supervia. No lado esquerdo da linha ferroviária, no sentido para Santa Cruz, o bairro é cortado pela Avenida Santa Cruz, onde está a favela do Sapo, esta avenida faz a ligação entre os bairros de Realengo e Campo Grande, no lado direito, o bairro é cortado pela Estrada do Taquaral, que começa em Bangu e termina no bairro de Senador Camará, onde esta localizada a Favela da Coreia. Em Senador Camará tambem tem um sub bairro Jabour .

    Nome: Leticia Vitoria
    turma:3002

    ResponderExcluir
  7. Vidigal tem esse nome porque um ex-comandante da policia militar do Rio, no século XIX, general Miguel Nunes Vidigal, que pelos seus serviços, fama e prestígio, recebeu dos monges beneditinos, em 1820, uma faixa de terreno ao pé do morro Dois Irmãos, o qual foi invadido por barracos a partir de 1940, começando dai a favela.Considerado um otimo cartão postal, e um local muito bom para à pesca, ganhou também fama de um bom lugar para se contemplar a vista para o mar, muitas pessoa afirmam que, a vista do mar apartir do Vidigal e a mas bela e romântica do Rio de Janeiro. Vidigal é um bairro-favela da cidade do Rio, que esta entre os dois bairros nobres do Leblon e São Conrado.

    ResponderExcluir
  8. professora essa postagem ai de cima e meu Rebecca Thalita turma 3002

    ResponderExcluir
  9. Rocha Miranda.

    Rocha Miranda é um bairro do Rio de Janeiro,que fica na Zona Norte, uma classe baixa. A vizinhança é basicamente residencial e tem como referência a praça 8 de Maio que é bastante movimentada e era conhecida como a Praça das Pérolas (Foi rebatisada depois da segunda Guerra Mundial) pois é a data da comemoraçao da vitoria e do fim da guerra (08/05/1945) .
    O nome Rocha Miranda significa uma homenagem à familia que Destacou o lugar no início do século 20.
    Sr.Joselino Cavalcante Porto, um dos fundadores do Núcleo Ecológico Pedras Preciosas (NEPP), o bairro era conhecido, nos tempos do garimpo no Rio das Pedras (rio que cruza a região)," O Bairro das Pedras Preciosas, ruas que tras como lembranças nomes das pedras como Diamantes, Topázios, Ônix, Ametistas, Turmalinas, Rubis e outras.

    Nome: Douglas Duarte
    N°: 16
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  10. A Formação do Recreio se daria a 11 de fevereiro de 1953 com o lançamento do projeto
    de urbanização do Recreio dos Bandeirantes.
    localizado na região da barra da Tijuca,Faz divisa a
    norte com Vargem Grande e Vargem Pequena,a oeste com Grumari,e a sul com o Oceano Atlântico
    com uma área territorial de 3065,56 hectares e uma população de 37.572 habitantes(dados de 200).


    Com sua vegetação nativa é composta de restingas,de muito areal e pântano bairro com vocação ambiental conta com os parques e reservas ambientais (Parque Chico Mendes,Parque Marapendi,Parque Municipal da Prainha).O bairro ainda permite grande contato e dia a dia com a fauna local tendo vizinhos (Jacarés-de-papo-amarelo,capivaras,saguis,jacutingas,ties-sanque em seus canais).
    O recreio e muito famoso entre os surfistas,hippies e ecologistas tanto pelas ondas e clima tranquilo quanto pela frora e fauna.

    Nome:Bruno Vieira Leal
    N*: 09
    Turma : 3003

    ResponderExcluir
  11. Sabemos que o Estado do Rio de Janeiro, possui vários bairros, dentre eles : Urca, Penha, Taquara, Gardênia Azul, Cidade de Deus, Praça seca, Vila Valqueire, dentre muito outros. Porém, um dos mais conhecidos é Jacarepaguá, localizado na Zona Oeste.
    Esse nome se dá, devido á língua Tupi na época, que significa “Baixa lagoa dos Jacarés”. Na época da colonização, as lagoas da baixada de Jacarepaguá eram repletas de jacarés, daí o nome. A história de Jacarepaguá começou em 1567, quando Salvador Correia de Sá se tornou o novo governador do Rio de janeiro e concedeu as terras do bairro, aos seus dois filhos, onde os mesmos iniciaram a colonização de Jacarepaguá.
    Um fato histórico, ocorrido com a colonização, foi a chegada de escravos vindo para os foros de Jacarepaguá, para trabalharem nos engenhos de açúcar e ao mesmo tempo construírem capelas e igrejas, onde hoje, uma das mais conhecidas está localizada no Bairro, a Igreja de Nossa Senhora da Pena.


    nome:Marcio Severo
    N°: 41
    turma:3003

    ResponderExcluir
  12. Gávea fica no bairro nobre da Zona Sul dessa nossa cidade maravilhosa ,localizado perto da encosta do Morro Dois Irmãos e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Sua area é de 2,57 km², e sua fundação foi no dia 23/7/1981. Em sua maioria , os moradores são classe média-alta ou alta e possui o maior IDH (0,970) do estado do Rio. A origem do seu nome surgiu através da vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora se localize em São Conrado, bairro criado depois), mas que assim foi batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios. Uma curiosidade foi saber que, nos anos 1920 e 30 o bairro era conhecido por sediar corridas de carros. Manoel de Tefé, piloto internacional, convenceu o então presidente da República Getúlio Vargas e circuitos de rua foram realizados anualmente no bairro por vinte anos. Um dos resquícios do Circuito Niemeyer - Gávea é a Gruta da Imprensa, espaço reservado à jornalistas. A gávea hoje oferece uma ampla alternativa de atividades culturais. O bairro da Gavea conta com o Planetário do Rio de Janeiro, o Teatro Maria Clara Machado, o Jardim Botânico, o Jockey Club, o Instituto Moreira Salles, além dos Teatros e Cinemas do Shopping de Gávea.

    Nome : Pâmela Matias de Sousa
    turma : 3003

    ResponderExcluir
  13. Jardim Botânico
    Jardim botânico é um bairro do Rio de Janeiro que fica localizado na zona sul da cidade.
    A historia do Jardim Botânico começou em 13 de junho de 180, com a chegada da Família Real no Brasil.Um príncepe regente D.João VI mandou criar um jardim de aclimatação próximo de uma fabrica de pólvora que explodiu e depois mudaram de lugar, em fim o jardim era introdução de espécies vindas do estrangeiro que aqui chegaram trazidas por Luiz Abreu,essas espécies foi mostrada a D.João I que mandou plantar no Real Horto.
    Assim que D.João foi coroado a Rei do Reino Unido de Portugal,Brasil e Algarves aumento o Real Horto e mudou sua denominação para Real Jardim Botânico,anexando do Museu Real
    O apoio dado por D. João VI ao Real Jardim Botânico, cessou com seu embarque para Portugal, em 25 de abril de 1821, porém a continuação de sua obra foi realizada por D. Pedro I. Ele desvinculou o Jardim Botânico do Museu Real, subordinando ao Ministério do Interior, que depois passou a ser chamado Ministério do Império.O Real Jardim Botânico era inteiramente privado,com D. Pedro I, foi aberto ao público, mas era necessária uma autorização do seu Diretor.
    O Jardim Botânico foi aberto em 1822,o Jardim teve varios visitantes Ilustres como a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros
    E em 1909 passou a sediar o museu florestale e,em 1927,um laboratório de botânica.
    Hoje em dia o Jardim BotÂnico é um exemplo da diversidade flora brasileira e estrangeira.
    Nele pode ser observadas cerca de 6,500 eespécies (algumas até ameaçada de extinção),distribuidas por umas área de 54 hectares,ao ar livre em estufas.
    NOME:Caroline Hilario
    N°10
    Tur:3003
    Colégio Vicente Jannuzzi

    ResponderExcluir
  14. Tijuca
    O bairro da Tijuca fica na zona norte da cidade do Rio de Janeiro,o nome TIJUCA é de origem Tupi e significa pântano.
    A Tijuca possui a terceira maior floresta do mundo, a floresta da Tijuca, essa floresta foi plantada por ordem de D.Pedro II,uma das curiosidades dessa enorme floresta e que ela toda replantada. A Tijuca tambem tem duas grandes escolas de samba o SALGUEIRO e a UNINDOS DA TIJUCA.
    A regiao da Tijuca no inicio era uma regiao de chacará mais ao decorrer do tempo foi se tornando um bairro tipicamente urbano, alem de ser um grande centro comercial é tambem grande centro cultural, recebe grandes construçoes historicas, tais como a igreja sao francisco xavier, e o maracaña.
    Mas este bairro sofria muito com a criminalidade pois esta cercado de favelas tais como: o borel e o salgueiro, onde hoje estao com as unidades de policia pacificadora as " UPPS ", essa regiao tambem e muito conhecida pelas sua s Praças e avenidas: A praça Saens peña é um simbolo do bairro, e tem a rua conde de bonfim, que faz a ligaçao entre o alto da boa vista com a barra da tijuca.
    a regiao da grande Tijuca sofre bastante tambem com as enchentes que castigam o bairro, a avenida Maracaña é sempre um dos pontos mais castigados pelas enchentes

    ResponderExcluir
  15. No início do século XІX Madureira era uma das grandes propriedades rurais. Ela se localiza na zona norte do Rio de Janeiro, seu nome vem de Lourenço Madureira que passou a ser dono das terras após o falecimento do capitão Francisco Inácio do Canto e o ganho na disputa entre a viúva Rosa Maria dos Santos, até seu falecimento em 16/02/1851. O desenvolvimento de Madureira começou aparte de (1890) com a inauguração da estação ferroviária no local onde hoje e atual estação de Mercado Madureira uma das maiores redes de comercio do subúrbio. Apos o incêndio em (1914) no Mercado Madureira, ele ressurgiu mais moderno em (2000) e com o nome Mercadão de Madureira. O bairro também e muito famoso por ser o berço das escolas de samba Portela e Império Serrano La também se localiza os shoppings Tem Tudo, Polo 1,São Luiz e o moderno Madureira Shopping.

    Nome: Taiane da Silva
    №54
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  16. Bangu é um bairro de classe média da Zona Oeste da cidade, em uma área urbanizada e central, de uma vasta extensão geografica de 4.570,69ha, e possui uma população estimada de 244.518 habitantes.
    Em 1673, Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros moradores do Rio de Janeiro, fundou a Fazenda Bangu, criando uma capela e o Engenho da Serra, onde passou a fabricar cachaça, açucar e rapadura.
    Em 1878, o Bairro foi prestigiado com a chegada da estrada de ferro e em 1890, a abertura da estação de Bangu.
    Tempos depois, foi construida a Fabrica Bangu, junto dela, vilas residenciais para operadores e tecnicos. Em 1923, Guilherme da Silveira, assumui a presidência da fabrica, trazendo melhorias e urbanização para o bairro, como: a Estação Ferroviaria de Bangu, o Ramal Ferroviario de Santa Cruz e a fundação da Paróquia de São Sebastião e Santa Cecília. Além da construção de casas, ruas e vilas.

    Nome: Cecília de Souza
    Turma: 3002 Nº: 05

    ResponderExcluir
  17. Após da derrota imposta aos franceses em 1567, foram em busca de nova locação de cidade um local protegido. Assim foi escolhida uma colina, Morro do Castelo como atual mente e conhecido com Centro. As mudanças começaram a parti do século XVІІІ com a construção do Aqueduto Carioca (arcos da lapa) daí por diante as melhorias foram desde as vias e pontes, até a mudança da capital de vice-reinado em 1763. No século XІX ainda não havia transportes coletivos isso até o meado do século, pois em 1868 foi inaugurada a primeira linha de bondes, já no século XX surgiram a Avenida Central (rio branco)e a Avenida Beira-Mar ,o Teatro Municipal ,Biblioteca Nacional ,1920 desmonte do Morro Castelo e em 1944 a inauguração da Presidente Vargas.Centro e localizado na Região Central do Rio de Janeiro , representando o coração financeiro da cidade
    Nome: Taiane da Silva
    №54
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  18. Complexo do Alemão.
    É um conjunto de 13 favelas da Zona Norte do Rj. Quando o imigrante Leonard Kaczmarkiewicz adquiriu terras na serra da Misericórdia, que era uma região rural da Zona da Leopoldina, Leonard ficou conhecido como " Alemão " e era o proprietário do Morro, então a área ficou conhecida como " Morro do Alemão ". Em 1920, a área não era muito povoada, a ocupação começou em 9 de dezembro de 1951, quando Leonard dividiu o terreno para vendê-los em lotes. O morro foi crescendo, o comércio e a indústria também, mas a ocupação desorganizada dos outros morros do conjunto se desentederam no primeiro governo de Lionel Brisola.
    O morro ja foi tomado por 3 facções criminosas, Terceiro Comando, ADA e o que durou mais tempo foi o Comando Vermelho.
    Enquanto fazia uma reportagem falando sobre o que se passa nos bailes de lá, Tim Lopes acabou sendo morto pelo grupo do traficante Elias Maluco.
    O Complexo do Alemão foi alvo de várias tentativas de melhorias, mas a que deu mais resultado foi a de 25 de novembro de 2010, começou o confronto dos traficantes com as instituições de forças armadas, finalmente, no dia 27 de novembro, ao final da tarde, cerca de 31 traficantes se renderam à polícia. O Complexo do Alemão foi controlado pela Polícia do Estado, com apoio das Forças Armadas. Prevê-se que o Exército permaneça na área por mais um ano e meio, até que seja instalada uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na região.

    Nome: Priscilla Francis
    Turma:3003

    ResponderExcluir
  19. Professora, resumi o máximo que pude, o Complexo do Alemão é um bairro com muitos acontecimentos importantes, meu rascunho em casa ficou imenso, se eu fizesse só com 15 linhas, faltaria muita coisa.

    ResponderExcluir
  20. Agora sim Taiani seu trabalho foi aceito !
    Priscilla seu trabalho ficou muito bom . Que tal vc falar um pouco mais em sala segunda-feira já q muita coisa, como vc disse, ficou de fora do resumo???
    Bem , meninos e meninas por hoje termino as avaliações. É noite de Sabado e vou dar uma saída por aí que ninguém é de ferro, né?
    Quem desejar fique a vontade para pesquisar e postar ainda hoje e amanhã eu avalio. Fui!

    ResponderExcluir
  21. Inhaúma é um bairro de classes média e baixa da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O nome Inhaúma tem origem indígena e remonta ao período que as terras do bairro eram ocupadas pelos Tamoios é derivado do nome de um pássaro preto muito comum na região quando ela ainda era uma aldeia indígena, que era chamado de Inhuma (Anhima cornuta),essa ave de cor preta tem um chifre pontiagudo sobre a cabeça e habita lugares pantanosos como mangues. A região faz limite com os bairros de Pilares, Engenho de Dentro, Engenho da Rainha, Cachambi, Del Castilho, Olaria, Bonsucesso, Ramos e Higienópolis, além de parte do Complexo do Alemão. O bairro de Inhaúma destaca-se por sua grande importancia histórica nas épocas do Brasil Colônia e Brasil Império, atualmente se destaca pelo grande crescimento de favelas e pelo almento de criminalidade.


    Nome: Rodrigo Marinho T: 3002

    ResponderExcluir
  22. Penha é um bairro de classe média e classe média-baixa da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, Faz limite com Olaria, Brás de Pina, Cordovil, Vila da Penha, Vila Kosmos, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Complexo da Maré. Tendo como maior referencia a Igreja da Penha no alto de uma pedra. O nome é em homenagem a nossa senhora da penha segundo uma lenda de um viajante francês que percorria o Brasil e estava em São Paulo. Uma noite pernoitou lá pelos lados de onde hoje é o bairro. Amarrada ao cavalo estava uma imagem de Nossa Senhora. Ele acordou no outro dia e pôs-se a caminho. Léguas mais tarde deu pela falta da santa, voltou e encontrou a imagem no mesmo lugar onde estava dormindo. Colocou-a de volta no alforje e partiu. Horas depois o viajante descobre que a Nossa Senhora não está mais com ele. Volta novamente, e lá está ela, no mesmo lugar.Aí chegou à conclusão que a santa escolhera aquele lugar para ficar. Assim o francês construiu ali uma capela.


    Nome:LETICIA DE PAULA ROGERIO Turma:3003 nº 37

    ResponderExcluir
  23. Marechal Hermes é um bairro de classe média e média-alta da Zona-Norte do Rio de Janeiro, com uma área territorial de 388,62 hectares, possuindo uma população com cerca de 49,186 habitantes. Este foi o 3º bairro planejado do Brasil. Marechal Hermes da Fonseca, preocupado com a ausência de moradias populares enfrentou a oposição do congresso e determinou sua construção, destinando para isso uma fortuna para a época de 11 mil contos. Sua construção previa ruas largas e arborizadas com 1350 edificações. Com o término do governo de Hermes, o projeto que sofrera grande oposição da sociedade e da imprensa, foi abandonado à própria sorte e dos 1350 imóveis previstos, apenas 165 foram construídos. Em 1930, o presidente da república Getúlio Vargas retorna suas obras, depois de uma dura intervenção urbana e política no projeto original. O bairro cujos sobrados chegavam a ter até 90m², ganhou blocos de apartamentos e teve os nomes das ruas antes referentes a datas significativas do movimento operário, substituídas por nomes de militares. Marechal Hermes deve seu nome ao presidente do Brasil durante a construção do bairro, o Marechal Hermes da Fonseca, e até hoje o bairro conserva suas características iniciais e muitas de obras importantes.

    Nome: Thamirys Mesquita
    Turma: 3003
    Nº: 55

    ResponderExcluir
  24. Recreio dos Bandeirantes
    O recreio,é uma área de bairro nobre,faz divisa de leste com o bairro da tijuca,a norte vargem grande e vargem pequena.Possui 3065,56 hectares e população de 37.572.tem belas praias,como prainha,pontal,grumari etc...,a formação do recreio teve inicio 11 de fevereiro de 1953.
    É um bairro que vem crescendo rapidamente,por ser um bairro de classe média,pelas belas praias,é aonde predomina o surf,é além do mais,são as melhores praias para banho,por seer limpas.
    Nome:Gustavo de Oliveira moraes
    Turma:3003
    N:27

    ResponderExcluir
  25. Revolvi falar de Bento Ribeiro , um bairro tranquilo onde morei por 13 anos da minha vida.

    é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
    onde a classe média baixa predomina ,ele pertence à XV Região Administrativa da cidade.
    Localiza-se às margens da ferrovia Central do Brasil, entre Marechal Hermes e Oswaldo Cruz.
    Seu nome é uma homenagem a Bento Manuel Ribeiro Carneiro Monteiro, prefeito da cidade à época da fundação do bairro.

    Uma das grandes referencias de lá surgiu Em 15 de abril de 1917, em uma casa no número 974 da Rua Carolina Machado, moradores católicos se reuniram com a finalidade de fundar uma capela em louvor a Santa Isabel. Na reunião, Sebastião José Ribeiro doou um terreno de 40 metros por 20 metros, na Rua João Vicente, número 1.125, esquina da Estrada Santa Isabel (hoje Paracuru). A capela ficou pronta no mesmo ano. A igreja recebeu esse nome em homenagem a Santa Isabel, rainha de Portugal; e, também, por existir em Bento Ribeiro a Estrada Santa Isabel (atualmente Rua Paracuru de um lado da linha férrea e Rua Pacheco da Rocha do outro lado - A Estrada Santa Isabel terminava no Largo do Sapê). Em 25 de abril de 1934, a capela construída no local foi elevada a categoria de matriz.

    Nome : Joyce dos Santos Rodrigues
    Turma : 3003 , nº 33

    ResponderExcluir
  26. Rocinha fica na cidade do Rio na zona sul . Sua população é em 120 em registro da Cia. Conhecida por ser uma das maiores favelas da cidade, contando com cerca de 60 mil habitantes. É tomada pelo tráfico de drogas. Encontra-se perto do shopping Center fashion Mall, e nos bairros Gávea e São Conrado , bairros com sua grande parte de classe media alta /alta. A favela chama bastante atenção por seus ‘’ servisos’’ comercial instalado, como redes de fast-food, serviços de TV a cabo e internet, Lan Houses, rádios comunitárias, uma casa de shows e empresas que levam os turistas para um "tour" por dentro da comunidade. tem muitos benefícios tais como um posto de saúde, uma agência dos correios, três agências bancárias, três escolas públicas e várias creches comunitárias. Neste bairro, os transportes tem por sorte linhas de ônibus , alem de vans e moto taxi ! A comunidade teve origem na divisão em chácaras da antiga "Fazenda Quebra-Cangalha", produtora de café. Conquistada por imigrantes portugueses e espanhóis. Em 1938, a Estrada da Gávea foi asfaltada, tornando-se no local onde ocorria o "Circuito da Baratinha". Na década de 1940 a ocupaçao de terras foi mais rápida pois pessoas que acreditavam serem terras públicas. A partir da década de 1950 houve um aumento de migração de nordestinos para o Rio de Janeiro. É interessante lembrar que a primeira luz não foi elétrica. Diz o povo que um cavaleiro atravessava a Rocinha acendendo os lampiões das pequenas casas. Depois, foram implantadas cabines de energia que faziam a distribuição para as famílias mais próximas.

    Nome : Julia ferreira de jesus.
    Turma : 3003

    ResponderExcluir
  27. Destaque de um grande filme que fez sucesso em 2002, Cidade de Deus e o bairro do qual eu vou falar!
    Situado na zona Oeste, foi construída em 1960 pelo governo do então do Estado de Guanabara, como parte da política de remoção de favelas de outras áreas da cidade, com uma população em torno de 38 mil habitantes, apresenta indicadores sociais entre os mais críticos do Rio de Janeiro, embora situado na vizinhança de bairros nobres da cidade, como Freguesia e Barra da Tijuca com a Área Territorial 120,59 em (2003) e um plano horizontal e densidade demográfica bastante alta.Como foi retratado no filme a Cidade de Deus ,sofreu muito com o poder do tráfico ,violência, mas condições do lugar não tendo asfalto, as ruas eram esburacadas, não tendo saneamento básico, não tendo segurança, as instalações elétricas e com o tempo ocorreram invasões, surgindo construções ilegais ao lado das casas planejadas, a Cidade de Deus expandiu-se desordenadamente e foi um grande abrigo pra ex-favelados , e pessoas que sofreram com as enchentes, tragédias e milhares de desabrigados.Um das curiosidades que Os logradouros do bairro têm nomes de personalidades, localidades e fatos da Bíblia Sagrada.Hoje por uma grande influência do filme, a Cidade de Deus tem projetos sócias, agremiações de samba, agremiações esportivas, grupo de teatro, revistas, cine clubes, igrejas atuantes, grupos de dança e movimento negro e No ano de 2009 a Cidade de Deus foi tomada pela UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

    nome:aline fabiana
    turma:3001

    ResponderExcluir
  28. Fundado em 23/8/1985(pelo decreto de criação) São Conrado é um bairro nobre do Rio de Janeiro.
    Localizado na zona sul, o bairro foi o resultado de uma estrada criada pelo professor Charles Armstrong em 1912, foi alargada no ano de 1919, e batizada de Avenida Niemeyer por causade de um comendador de nome, Conrado Jacob Niemeyer, que por sua vez foi doador das terras que formariam o bairro.
    O nome São Conrado, que se mantém até hoje, foi dado devido a igrejinha de São Conrado.
    Hoje em dia o bairro é um dos mais luxuosos de nossa cidade, pois é dominado por edificios e estabelecimentos de classe alta, por exemplo o shopping Fashion Mall.
    Mas infelizmente o bairro expõe a grande desigualdade q existe no país, porque é vizinho a favela da rocinha formando um grande diferença de classes sociais.
    Curiosidades sobre o bairro é que ja chegou a ter o metro quadrado mais caro do Rj, mais devido a proximidade da rocinha ja dito antes, eo trafico foi se desvalorizando com o tempo, e uma outra curiosidade que o seu cartão postal a Pedra da Gavea tem esse nome porque aquele pedaço antigamente era considerado como Gavea, mais com o passar do tempo o bairro se emancipou.
    Possui 11.155 habitantes, e tem limites com o Alto da Boa Vista, Barra da Tijuca, Gavea, Itanhanga, Joá e Rocinha.



    Victor Hugo
    Nº:60
    Turma:3001

    ResponderExcluir
  29. TANQUE

    Esta localizada na zona oeste da cidade. Nele esta localizada a escola Renascer de Jacarepaguá, a maior da região. O bairro Tanque faz fronteira com os bairros Pechincha, Praça Seca, Taquara e Jardim Sulacap. O nome Tanque tem por motivo que no final do século XIX havia um grande fluxop de bondes puxados por animais. Por causa disso em 1875 foi construído um grande reservatório de água para animais, como cavalos e burros, era utilizado para matar a sede dos animas (historia que meu pai contava). Desde então, passou a ser chamado de Largo do Tanque. Um bairro de classe media com baixo índice de criminalidade, comparado aos outros em volta. Ele possui ligação direta com a Freguesia e a Taquara.

    Erick F. Barboza T.:3011

    ResponderExcluir
  30. Santa Cruz é um bairro do Rio de Janeiro com mais de 440 anos de história e nele estão preservados
    importantes monumentos do passado colonial,imperial e republicano da cidade.Apesar de pouco valorizados pela população,são como um atrativo a mais para quem busca fugir comum roteiro turístico histórico e cultural da cidade.Santa Cruz está localizada na Zona Oeste da cidade e se limita com os bairros de Sepetiba, Paciência, Cosmos, Guaratiba, além dos municípios de Itaguaí e Seropédica.Tem uma população total de 191.836 habitantes divididos entre a classe média, média-baixa e baixa.O nome Santa Cruz vem do cruzeiro,ou seja quando os jesuitas colocaram uma
    grande cruz de madeira,pintada de preto,encaixada em uma base de pedra sustentada por um pilar de granito.curiosidades:possui uma economia bastante diversificada, com áreas rurais, uma zona industrial importante para a cidade e um comércio que tem experimentado crescimento significativo nos últimos anos e ainda possui uma antena transmissora de televisão para o canal 26 UHF, no momento não utilizada por nenhuma emissora.


    Clelvis Farias
    Nº:15
    Turma:3001

    ResponderExcluir
  31. ENGENHO DE DENTRO
    engenho de dento é um bairro que é localizido da zona norte do rio de janeiro,a maioria das pessoas que mora lá é de classe média,e classe média baixa,a sua origem é da época colonial quando suas terras tinha muita cana de açucar,e seu nome ficou engenho de açucar, foi desenvolvido na metade do seculo XIX,apartir implantação da estrada de ferro PEDRO II
    o engenho de dentro é um dos que forma a região do GRANDE MÉIER,no engeho de dentro existe um estadio olimpico muito conhecido com o engenhão que é cortado pela linha amarela o engenho de dentro também é conhecido pela sua estações de ferrovia q foi feita em 1873.
    MARIA LILIANE
    TURMA.3003

    ResponderExcluir
  32. Barra de Guaratiba
    É um bairro litorâneo da zona Oeste, banhado pelo oceano e pelos canais da Baía de Sepetiba. É um sub-bairro da região chamada Guaratiba, cujo nome vem do Guarani (Guará que é uma ave rosa semelhante a garça, que era muito encontrada na região). Apresenta grandes manguezais com muito canais navegáveis, um dele sendo ponto de acesso à Restinga da Marambaia que ocupa três municípios; Rio de janeiro, Itaguaí e Mangaratiba, é ocupada pelo CAEx ( Campo de Avaliação do Exército) onde fazem os teste de balística, e também preserva grande parte da restinga intacta e virgem, tornando possível o estudo de espécies de fauna e flora somente encontrados na região. Entre as décadas de 60 e 70, o lugar de passado essencialmente rural, se tornou refugio de cariocas ilustres que preferiam a tranqüilidade das chácaras aos lugares de praias mais badalados, tais como Roberto Bulermax, cujo sítio hoje é ocupado pela IPHAN, que preserva uma coleção botânica inestimável feita por Bulermax desde seus 6 anos mais suas obras artísticas e Antonio Jorge Menezes um empresário industrial que possuía muitas propriedades na região.

    nome: Geovana A. A. e Silva
    turma:3011

    ResponderExcluir