SalaGeo

terça-feira, 10 de maio de 2011

Classificação de países segundo grau de desenvolvimento

Atenção alunos das segundas series!!!! Turmas 2001,2002,2003,2004,2005,2006 e 2007

Este resumo é parte do conteúdo conceitual do bimestre . Leia com atenção, busque o roteiro de estudo (exercícios 2ª serie) e responda as questões discursivas em seu caderno se preparando para o teste da primeira semana de junho (7, 8 ou 9/6) sobre o assunto.

São considerados Países Desenvolvidos aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja : bom nível de renda e bem-estar material; bom nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população.

São países que apresentam alto grau de industrialização e são também conhecidos como países de industrialização clássica . A Inglaterra foi o pioneiro no processo de industrialização ainda no século XVIII, seguiram-se a este, logo no início do século seguinte, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. Em meados do século XIX os E.U.A já apresentava um bom grau de industrialização e o Japão ao longo da Era Meiji ( 1868 a 1912) moderniza sua economia e também ingressa no processo de Industrialização. Como conseqüência do processo de desenvolvimento industrial a Inglaterra, impõe ao mundo uma política econômica Liberalista extinguindo de vez o pacto colonial mercantilista do século XVI e XVII.

A maioria dos países hoje considerados desenvolvidos , foram Metrópoles imperialistas entre os séculos XVI e XIX ou Colônias de Povoamento. Os países mais desenvolvidos localizam-se em geral na Europa Ocidental, nas Américas: Estados Unidos, Canadá na Ásia: Japão e na Oceania: Austrália e Nova Zelândia.

Paises Subdesenvolvidos – Ao contrário do grupo anterior, as populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e renda familiar muito baixa . Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização.Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África, principalmente a Subsaariana

Países Emergentes _ Conhecidos anteriormente como NICs, são países que cresceram economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas décadas e suas populações estão emergindo de um estágio de subdesenvolvimento em direção ao boas condições sócio-econômicas. São países, como o Brasil, chamados de países de Industrialização Tardia e podem estar localizados tanto no continente Africano como na Ásia ou na América Latina . Este grupo, também chamado de paises em desenvolvimento, é bastante heterogêneo entre si e apresenta como subgrupos de destaque os Tigres Asiáticos e os BRICS

Nenhum comentário:

Postar um comentário