SalaGeo

sábado, 28 de maio de 2011

Av. Marechal Floriano

Depois da seção Praias do Rio e o em breve Bairros do Rio ( tb feita por alunos) o Salageo lança a seção Ruas do Rio .

Comecemos pela Av. Marechal Floriano , conhecida pelo pessoal da velha guarda carioca como a Rua Larga ...."A abertura da via, em 1763, impressionou os moradores da cidade, recém-promovida a capital da colônia. Seus 20 metros de dimensão horizontal lhe fizeram ser batizada de Rua Larga. A extensão privilegiada veio da missão que carregava desde o nascimento. Seria aquele o caminho entre o mercado de escravos do Valongo (a atual Rua Camerino) e o Campo de Santana, onde os negros eram contratados para pequenos trabalhos. A via logo tornou-se ponto de escoamento de sal, frutas e outros produtos que aportavam no Rio.

Mesmo fundamental para a economia carioca, a rua não era bem frequentada em seus primeiros tempos. Prostitutas, ciganos e estivadores constituíam o grosso de seu público e afastavam a elite. A elite começou a descobrir a via quase um século depois, a partir de 1831. - A Lei Eusébio de Queirós proibiu o tráfico interatlântico de escravos e acabou com o mercado do Valongo e muitos empreendedores e comerciantes começam a construir casas na região. Um marco dessa nova fase é a construção do Itamaraty. ..

Foto acima : Ampliação da rua por ocasião da reforma urbana do prefeito Pereira Passos entre 1904/6

A via permaneceu importante para a sociedade carioca até a década de 1940, quando uma nova megarreforma ( a abertura da Av. Presidente vargas ) a isola do centro comercial nervoso da cidade. O isolamento, embora fatal para o comércio, teve lá suas vantagens. Longe da mira da especulação imobiliária, a via ainda tem boa parte de seu casario de pé - embora nem sempre preservado.

Excluída dos projetos de revitalização do Centro, a avenida tenta estabelecer o próprio calendário de eventos. Exposições no Largo de Santa Rita e passeios pelo Morro da Conceição, ambos nas adjacências, têm levado os cariocas a redescobrirem a Marechal Floriano. A antiga Rua Larga, de tantas faces, pode virar mais uma página de sua história. "

Fonte : Trechos selecionados de oglobo.com 28/5/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário