SalaGeo

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Longevidade no Brasil /Forum Salageo

"Longevidade no Brasil

O aumento da longevidade do Brasileiro é motivo de comemoração mas também de preocupação e planejamento . Veja a seguir por que?

No Censo passado, realizado há dez anos, o número de idosos era de 14,5 milhões (8% da população total). Hoje, o Brasil tem 18 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, o que já representa quase 12% da população brasileira.

Apesar desse crescimento significativo de idosos, o dado mais relevante é que somos, pela primeira vez na história recente, uma nação com maior parcela da população adulta e em idade ativa, ou seja, um em cada cinco brasileiros tem entre 20 e 29 anos de idade, o que signifca dizer que por duas décadas o país terá as condições propícias para se desenvolver já que estará no auge da sua força produtiva, enquanto as crianças e os idosos (ambos dependentes daqueles que trabalham) representarão um porcentual menor na população. Esse fato é chamado “bônus demográfico”, pelo qual já passaram algumas nações que se tornaram ricas e desenvolvidas. A estrutura etária da população, que era uma pirâmide, passou a assumir a forma de uma gota.

Passada a euforia e aproveitadas todas as possibilidades de crescimento que o país pode alcançar nessas duas décadas seguintes por conta do “bônus demográfico”, deve-se voltar os olhos imediatamente para o rápido crescimento da população idosa, que em poucos anos irá mudar completamente esse atual quadro demográfico e, fará surtir efeitos significativos em todos os níveis da sociedade.

Mas o que tem feito o país crescer em número de idosos?

O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade, e é acompanhado por mudanças dramáticas nas estruturas e nos papéis da família, assim como nos padrões de trabalho e na migração.

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, “As projeções apontavam que em 2020 teríamos 1,8 filho por mulher. Em 2008, tivemos a informação que as mulheres brasileiras já têm, em média, 1,8 filho. Isso nos mostra que o Brasil está no meio de uma transição demográfica". “Se fizermos uma projeção para 2020, veremos que haverá perda de 30 milhões de brasileiros, ou seja, são menos pessoas trabalhando e mais pessoas idosas. Teremos que dar conta não só da aposentadoria como das políticas públicas para essas pessoas", explica Gabas.

Segundo o ministro, esse novo quadro ainda demonstra que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. "Isso é muito positivo para o país, mas traz o reflexo no número de filhos", avalia Gabas. "As pessoas estão se formando mais tarde, especializando-se mais e depois entrando no mercado de trabalho. Isso tem reflexo direto no crescimento da população".

Prevenção para evitar problemas futuros

Para ele, o mercado precisa se organizar e o Estado brasileiro tem que se preocupar com essa população que vai crescer em pouco tempo. "O comportamento da arrecadação reflete que há uma mudança e significa que temos uma Previdência equilibrada. É hora de conversar com a população para saber qual o tipo de Previdência que ela quer no futuro. Esse é um debate que precisa ser colocado e é uma questão necessária", destaca Gabas.

Para o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, em 2050 o Brasil apresentará uma estrutura etária muito semelhante à existente hoje na França: “Temos 40 anos de prazo para pensar soluções, porque o futuro sempre chega", afirmou.

Profundas mudanças em planejamento urbano

Os desafios que essas mudanças impõem são inúmeros, inclusive no planejamento urbano das cidades e na mudança do equipamento urbano para atender a uma população que envelhece rapidamente.

"Caminhamos para uma sociedade que vai parar de crescer, em que o estoque novo de brasileiros vai diminuir.

Ele destaca ainda que o Brasil: "É um país muito diferente do de 2000. Grandes cidades e estados já não crescem tanto. Longe de ser um sinal de estagnação, trata-se de um momento de maturidade."

Fonte:http://portaldoenvelhecimento.org.br

Atividade decorrente :Forum Salageo !!!!!

Como cita o presidente do IBGE no texto acima , temos 40 anos de prazo para pensar soluções pois o futuro sempre chega.

O Salageo abre este debate com dois questionamentos :

Até quando o nosso sstema previdenciário vai aguentar o peso do número de aposentados ( cada vez mais numerosos e por mais tempo no sistema), isto é vai quebrar ?Então as próximas gerações correm o risco não poderem se apopsentar? O que fazer ?

O presidente do IBGE diz ,no texto acima , temos 40 anos de prazo para pensar soluções pois o futuro sempre chega. Pense já e indique soluções realistas e de possível execução para que o aumento da longevidade no Brasil se torne um ponto positivo e motivo de comemoração.....

Regulamento básico :

outras perguntas poderão e deverão ser levantadas a qualquer momento do debate

Antes de postar um novo argumento leia o que os colegas já postaram .

vc poderá concordar ou discordar do argumento do colega mas, o respeito as propostas e argumentos dos outros participantes do forum faz parte da boa educação

Cada aluno poderá argumentar quantas vezes desejar . Não há limites para participação no forum

149 comentários:

  1. O mundo vem sofrendo gandes transformaçoes no sitema e na forma de governo, cabe os responsáveis pela gestão do paíz pensar em novalas soluçoes e é levando este histórico de trasformaçoes em consta que para mim o envelhecimento da polupação no brasil pode ser contornado com novas soluçoes.

    assinado NOBEL

    ResponderExcluir
  2. O negócio é começar a juntar dinheiro assim que ingressar no mercado de trabalho. Dessa forma, ao atingir a idade de se aposentar, teremos juntado dinheiro o suficiente para sobreviver dos rendimentos + aposentadoria...


    Lucas de Farias H. de Lima

    ResponderExcluir
  3. Se o crescimento de natalidade aumentar durante esses 40 anos, o numero de adultos ira aumentar e assim a populaçao de idosos poderá ser sustentado pelos adultos.

    Nome: Adriana Cristine 3011

    ResponderExcluir
  4. A taxa de crescimento que vem a ser do envelhecimento no Brasil aponta uma tendência da mão de obra qualificada. Porquê?

    Vanessa Barbosa

    ResponderExcluir
  5. Correm risco sim,pois com o número de velhos aumentando, o governo vai querer que os adultos contribuam cada vez mais na renda.

    Esther Godoi

    ResponderExcluir
  6. nobel quais seriam essa novas soluções que o governo pode proporcionar a população?

    ResponderExcluir
  7. Questão não é ter 20 filhos sem estudo dos quais você vai ter que sustentar, a questão é ter filhos inteligentes o suficiente pra poderem pagar 1 asilo de classe pra você

    Ass: Gabriel P. almeida

    ResponderExcluir
  8. se em 2011 o nosso sistema pervidenciário ja não aguenta o número de aposentados daqui a alguns anos vai gerar muitos conflitos em torno desse assunto.
    Eduarda Moizeis.

    ResponderExcluir
  9. axo que mesmo que a população idosa seja maior, a parte jovem adulta seria capaz de suprir o buraco que a aposentadoria deixaria na economia..

    ResponderExcluir
  10. Temos que levar em conta também o avanço tecnológico onde o homem esta cada vez mais perdendo espaço para as maquinas, pode ser que daqui a 30, 50 anos as maquinas podem substituir toda a população humana na parte de produção

    NOBEL

    ResponderExcluir
  11. a tendencia é q haja mais idosos do q adultos e por isso o governo pode tentar aumentar o tempo para aposentadoria...
    Ângela RBS.

    ResponderExcluir
  12. ISSO É COMUM EM PAÍSES QUE ESTÃO SE DESENVOLVENDO, SÓ QUE O BRASIL ACABA DEIXANDO AS COISAS PARA A ULTIMA HORA. E NOS QUE VAMOS SOFRER COM ISSO.

    Erick F. Barboza

    ResponderExcluir
  13. não creio que os vamos ficar sem aposentadoria, o governo deve tomar alguma providência quanto a taxa de natalidade. para que os números sempre estejam em equilíbrio e não tenha sobre carga na população de aposentados !


    Nicholas Augusto Mol

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Lucas, porém como não mandamos no sistema, o governo pode aumentar a idade para aposentadoria, e isso causaria um grande problema


    rodrigo lima

    ResponderExcluir
  15. isso aí nicolas, teremos mais bolsa familia, mas a questão é se isso vai favorecer o suficiente, ou se nem todos vamos ter a chance de ter uma aposentadoria passifica..

    ResponderExcluir
  16. mas o uso das máquinas( pelo menos a idéia original desde o início de sua criação) é libertar a população da servitude que é o trabalho, dos quais somos escravos indiretamente pois todos precisamos trabalhar para obter dinheiro.

    ASS: Gabriel P. Almeida

    ResponderExcluir
  17. Citação: "Correm risco sim,pois com o número de velhos aumentando, o governo vai querer que os adultos contribuam cada vez mais na renda."

    E contribuindo cada vez mais na renda, os idosos ficarão menos preocupados com o salário que antes era baixo e cada vez mais pessoas irão se aposentar o mais cedo possível. É um círculo vicioso...


    Elyseu Rodrigues y R. Neto

    ResponderExcluir
  18. será q a mão de obra brasileira se tornará mais cara com a falta de jovens pra trabalhar ? e a miscigenação brasileira vai aumentar com a vinda de imigrantes para o brasil ?? comentaa
    Ângelaa RBS.

    ResponderExcluir
  19. mika, hoje com o avanço tecnológico o homem esta pedendo espaço para as maquinas daqui a 50 anos toda produdção pode estar em maos não humanas. O governo pode aumentar a idade de trabalho, isentivar a natalidade, as possibilidades são infinitas

    NOBEL

    ResponderExcluir
  20. A questão é atualmente investir em educação e tencologias, para futuramente o número de pessoas não influenciar, mas a qualidade e a quantidade do trabalho, e que as máquinas substituam a mão-de-obra humana.

    Iuri Missiaggia

    ResponderExcluir
  21. Se continuarmos com o número de idosos aumentando ao longo dos anos, daqui a algum tempo não teremos possibilidade de se aposentar, pois o nosso sistema previdenciário não irá aguentar. O jeito será aumentar o número da taxa de natalidade assim fazendo que tenha mais jovens, consequentemente aumentará o número de adultos, assim podendo nos sustentar durante nossa aposentadoria

    Nome: Jeffeson Rodrigues Ferreira

    ResponderExcluir
  22. Para podermos ter uma estabilidade economica quando estivermos aposentados, deveriamos começar a poupar uma pequena porcentagem dos nossos salarios para podermos viver com o mesmo padrao de vida que vivemos enquanto trabalhamos. Porque na epoca que nos aposentarmos, a massa da populaçao tambem se aponsentará e ficará pesado para a previdencia dar conta de todos.
    É melhor nao esperar receber uma aponsentadoria digna/suficiente da previdencia.

    ResponderExcluir
  23. O Elyseu está errado


    ASS: Gabriel P. almeida

    ResponderExcluir
  24. Se a idade requisitada para a aposentadoria aumentasse, a pressão sobre o previdenciário diminuiria. Uma vez que teríamos mais dinheiro disponível (ja que mais tempo de trabalho significa maior entrada de capital)


    Lucas de Farias H. de Lima

    ResponderExcluir
  25. Se a preocupaçao com o Brasil e que fique como está a Europa, o minimo que podemos fazer agr e assistir como eles vão sair dessa e dps fazer =

    ResponderExcluir
  26. Creio que se não estiver uma forma de equilíbrio entre jovens adultos e os aposentados, certamente facaremos sem nossas aposentadorias !

    Renales

    ResponderExcluir
  27. O governo tem visto essa massa de jovens nos dias atuais, a solução seria ele já ir se preparando para aposentadoria desses atuais jovens, planejamento é essencial.

    ResponderExcluir
  28. O nosso sistema de previdência nao irá aguentar nos proximos anos , fica claro que o brasil hoje vive um reflexo de populacionismo intenso, de acordo o ibge nas faixas etárias mas baixas , contudo ,essas pessoas que hoje trabalham e que nos anos 40 e 60 viveram e prescisaram ser sustentados , uma reforma no sistema é essencial e e deve ser planejada com antecedência e para evitar conflitos com na frança e em outro paises europeus . uma mao de obra mais bem qualificada , aumentando o padrao de vida e uma previdência mista seria de grande ajuda para contra balancear as despesas economicas de qualquer pais.



    Felipe Arthur

    ResponderExcluir
  29. Justifique sua resposta, Gabriel P.

    Elyseu R.

    ResponderExcluir
  30. A tendência é que a população tenha cada vez menos filhos,Não acho que uma politica de apoio a natalidade, como o bolsa família entre outros irá resolver o problema.Acho que o Brasil deve pensar em como administrar essa nova situação que esta por vir de forma que não cause prejuizos a soziedade.

    Brenda Abreu tavares

    ResponderExcluir
  31. A transição
    tanto para mortalidade quanto para fertilidade, permite prever
    de maneira confiável a distribuição etária da população brasileira nas próximas décadas, influênciando no envelhecimento.

    Vanessa

    ResponderExcluir
  32. *sociedade
    Brenda de Abreu tavares

    ResponderExcluir
  33. Será que precisa passar mais de 40 anos para o governo não aguentar? Sera que já não ta caindo e ngm esta percebendo?

    Adriana Cristine - 3011

    ResponderExcluir
  34. o certo concientisar população para que essas estatísticas mudem para a que geração do futuro tenha um etastica melhor mais cabe a cada um de nós para que tenha uma base jovens e adulto nofuturo o q ue nao ocorre hoje

    ResponderExcluir
  35. mas será que vai ter mão de obra qualificada para que as maquinas funcionem ?

    rodrigo

    ResponderExcluir
  36. pensando pelo lado do cresimento da tecnologia e inevitavel dizer que ha crescimento economico populacional, e capaz que daqui ha alguns anos as maquinas tomem o trabalho que hoje em dia e dominado pelo homem.

    michaele silva

    ResponderExcluir
  37. eu apoio a micaelle. mesmo pensamento que o meu

    Iuri Missiaggia

    ResponderExcluir
  38. acredito que um modo de apoiar a ideia do lucas seria diminuir a idade minima para entrar no mercado de trabalho, ou apoiar programas como joven aprendiz, permitindo que os jovens de 14 anos tenham mais chance de trabalho com carteira assinada, ajudando a juntar capital para uma boa aposentadoria..

    ResponderExcluir
  39. Brenda,será que este prejuízo já não esta acontecendo e o governo tenta ''esconder''?

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  40. a diferença esta na forma deolhar o futuro.as pessoas de classe media alta tem no maximo dois filhos,os de classe baixa costumam ter 4,5 ou mais.isso so faz a po pulaçao permanecer dividida.

    ResponderExcluir
  41. visto que os "qualificados" sempre vão para o exterior em busca de melhores salários

    rodrigo

    ResponderExcluir
  42. mika concordo com você. NOBEL

    ResponderExcluir
  43. felipe , expresse-se melhor. Como vc faria uma reforma no sistema , já que voce diz que é essencial , qual seria a solução ?

    Diego

    ResponderExcluir
  44. O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO SEMPRE VAI AGUENTA, SÓ VAI SER UM "BAKI" NO INICIO POR CAUSA DO NUMERO DE IDOSOS PERTO DOS DE ADULTOS. MAS A TENDENCIA É SE EQUILIBRAR, COMO MOSTRA O GRÁFICO DE 2050.

    Erick F. Barboza :)

    ResponderExcluir
  45. Não adianta colocar filhos no mundo para ser sustentado pelo Govero como "beneficios" da bolsa família, bolsa filho ¬¬. Concordo com o lucas de termos uma sustentabilidade própria agora, mas temos que pelo menos produzir uns 3 filhos para que nossa geração nao perca espaço pelos imigrantes. Será que esses "benefícios como dizem ser, é realmente um benefício? E o nosso futuro?

    Ass: Alice Barbosa

    ResponderExcluir
  46. Respondendo a Adriana,realmente acho que já está caindo eles aumentaram a idade de se aposentar,pois a população está ficando mais velha ao mesmo tempo esta causando um descontentamento da população com isso,já que teram que trabalhar mais e talvez não recebem aposentadoria por muito tempo.
    Brenda de Abreu tavares

    ResponderExcluir
  47. Para Elyseu: O governo não irá deixar que 1 ciclo que não traga benefícios para a sociedade continue se agravando, e com certeza tentarão intervir, podendo ser algo inovador ou uma total desgraça.

    ass: Gabriel P. almeida

    ResponderExcluir
  48. Caros amiguinhos o envelhecimento da polulação é algo inevitavel em virtude dos avanços tecnológicos e no aumento da qualidade de vida isto é inegavel, a cultura que tem que mudar. O governo tem que aumentar o insentivo a natalidade dos jovens agora que se encontra em maioria hoje no brasil. NOBEL

    ResponderExcluir
  49. Gabriel, acho que você está vivendo no "lindo mundo da imaginação". O governo não é um "super-herói". Você sabe que não é assim que funciona o sistema.

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  50. devemos construir nosso futuro para la na frente termos uma vida instavel.

    ResponderExcluir
  51. eu acho correto incentivar as famílias a terem mais filhos a final as famílias brasileiras estão se tornando cada vez menores...
    Ângela RBS.

    ResponderExcluir
  52. Uma total desgraça Gabriel.P Almeida

    ResponderExcluir
  53. Já sim, Adriana. Fica evidente em jornais atuais o surgimento de notícias relacionadas ao sistema previdenciário do nosso país. Temos que pensar também que nós um dia ficaremos velhos, de modo que precisamos ter filhos, para que eles se tornem a massa produtiva e venham a nos sustentar quando atingirmos a fase idosa, mesmo que indiretamente.

    Esther e Tiago.

    ResponderExcluir
  54. Aumentar a taxa de aposentadoria, mas depois de 60 anos, os "idosos" poderiam trabalhar em algo mais tranquilo. além de melhorar a saúde deles, pois estarão sempre trabalhando os cerebros e juntamente contribuindo para nossa economia. Acho que pode prolongar até no mínimo 70 anos se nestas circunstâncias !

    Nicholas Augusto Mol

    ResponderExcluir
  55. Alguém tem alguma ideia de como resolver essa situação?
    Brenda de Abreu Tavares

    ResponderExcluir
  56. devemos construir nosso futuro para la na frente termos uma vida instavel.

    Mariana

    ResponderExcluir
  57. Isso que vocês estão falando de aumentar o tempo para a aposentadoria já existe na europa e nao funcionou muito. NOBEL

    ResponderExcluir
  58. Mika, mas é justamente disso que estamos falando. Estamos falando de uma parcela da população que já não é tão economicamente ativa e é sustentada por quem está trabalhando... Se estamos falando de um sistema previdenciário que ja está saturado em 2011, imagina daqui a 50 anos? É por isso que devemos nos preparar, fazer o nosso 'pé de meia', pois quando formos velhos, não haverá capital suficiente para nos sustentar... Quando se fala em previdenciário não se pensa na economia como um todo, mas sim, individualmente.. Qual o impacto que essa questão vai trazer na vida do PRÓPRIO indivíduo? É claro que há impactos econômicos, pois se há mais velhos para sustentar, há mais gastos públicos.
    Lucas de Farias H. de Lima

    ResponderExcluir
  59. Eu pretendo adotar um casal de gêmeos libaneses no futuro, mas filhos não da pra ter né? q-

    ResponderExcluir
  60. Ângela,
    como assim incentivar as famílias a terem mais filhos? Para que? Para viverem num país desigual e demasiadamente capitalista, onde as pessoas só pensam em sí próprias!

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  61. Concordo com o Tiago, porque o Brasil tem suas qualificações, porém não alcançou o EUA por exemplo .

    ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  62. A Questao é com o envelhecimento populacional , a economia irá quebrar ou se adpitar a nova circunstância ?O futuro indica indices de paises desenvolvidos mas a economia irá acompanhar ?

    Felipe Arthur

    ResponderExcluir
  63. Boa ideia Nicholas. Isso beneficiaria tanto a eles quanto a sociedade em si. Uma solução que o governo acredita ser plausível (acredito eu) é aumentar o salário que é contribuído hoje pelos trabalhadores. Porém, com isso, aumenta também os índices de trabalhadores informais, já que estes não contribuem para a previdência, ou mesmo, tentar legalizá-los.

    Tiago e Esther

    ResponderExcluir
  64. caros acessadores escolares vamos lutar para sermos um pais de primeirissimo mundo!

    ResponderExcluir
  65. Jesus é o caminho e a salvação! Aleluia! hahaaha! Adivinha quem éh!!!

    ResponderExcluir
  66. P/rodrigo: claro que haverá gente para manusear as máquinas, não precisa de tanta gente assim é, há programas que automaticamente comandam as máquinas. e só aperfeiçoar a tecnologia, e dar estudo e preparo

    Iuri missiaggia

    ResponderExcluir
  67. hey Lucas mas o dinheiro q os velhos recebem voltam para o governo ja q eles ainda sao consumidores ne '-'

    ResponderExcluir
  68. Como a Dilma disse estamos na Janela..
    Daqui a alguns anos estaremos aonde?

    Ass: Alice Barbosa

    ResponderExcluir
  69. LUCAS OS DADOS NAO MMOSTRAM QUE O SISTEMA ESTA SATURADO.

    ERICK F. BARBOZA :)

    ResponderExcluir
  70. concordo com o Matheus

    ResponderExcluir
  71. Lucas o governo sempre tem que dar um jeito já que envelhecer hoje esta muito mais fácil do que a 50 anos atrás. NOBEL

    ResponderExcluir
  72. O esforço no Brasil é internacional para concretizar idéias e princípios na economia.

    ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  73. pode haver uma grande evasão de jovens do brasil ao mesmo tempo haverá uma grande chegada de estrangeiros ou seja um declinio economico. Para min e eminente

    michaele silva

    ResponderExcluir
  74. Paulo, Vai tiorar do governo o dinheiro mas mesmo voltando pro governo este dinheiro, vamos estar perdendo suprimentos !

    Nicholas Augusto Mol

    ResponderExcluir
  75. Sim é justamente isso,hoje ninguém pensa em ter mais filhos pois o custo de vida está cada vez mais caro,além de ser uma sociedade com grande desigualdade social.Você pensa em ter um filho?Em um país onde a saúde e educação são precarias!!
    Brenda de Abreu tavares

    ResponderExcluir
  76. Eu acho que o governo poderiam diminuir o tempo mínimo de trabalho para se aposentar, ou seja, uma pessoa não precisaria ter quase 60 anos para ganhar do INSS um salário que ele pagou a vida toda. Diminuindo esse tempo as pessoas se aposentariam ainda adultos, podendo continuar trabalhando e por consequência, pagar sua própria aposentadoria.


    Elyseu R.

    ResponderExcluir
  77. a questão não é quem trabalha mais ganha mais ,e sim se este tempo maior de contribuição não vai provocar um desgaste físico e emocional e um grande descontentamento na população q vai torcer para a chegada de imigrantes.é claro q o governo não esta preocupado com isso
    Ângelaa RBS.

    ResponderExcluir
  78. Os dados mostram sim, Erick, uma saturação no sistema. O problema, é que o governos tenta de várias formas esconder isso, seja aumentando as taxas de juros previdenciários e afins.

    Esther e Tiago

    ResponderExcluir
  79. A questão é juntar bastante dinheiro para ter uma aposentadoria tranquila sem depender dessa população ativa. Já que sabemos dessas futuras previsões demográficas, talvez tenhamos que mudar essas leis. Que tal aposentadoria precoce.

    Ass: William do Amaral Alves

    ResponderExcluir
  80. Se as expectativas de vida continuam a aumentar com o passar dos anos e a falta de jovens trabalhadores, o que será de nós quando o governo começar a prolongar a sua aposentadoria para 70 anos de serviço ou até mais?
    Afinal a que tudo indica, tudo que importa é dinheiro e nunca a qualidade de um cidadão.

    ass: Gabriel P. almeida

    ResponderExcluir
  81. Realmente apoiar mais os jovens maiores de 14 anos, nos programas de jovem aprendiz é muito bom, pois além de estarmos preparando os jovens para o futuro ainda incentivam eles a contribuirem para a economia do nosso país, fora que os jobvens começariam a trabalhar um pouco mais cedo, em cargos não tão pesados.

    ResponderExcluir
  82. Concordo com Mikaela que com o decorrer dos anos o trabalho humano seja realmente substituido por máquinas.

    Jéssica Cristina F.da silva Turma : 3011.

    ResponderExcluir
  83. O correto a se pensar é, o futuro deve ser nao depender do governo , a crise é inevitável e o tempo de contribuiçao irá aumentar , assim como a porcentagem tendo em vista a melhor circunstância econmica que o pais vive atualmente!

    Felipe Arthur

    ResponderExcluir
  84. Iuri, estamos falando de máquinas construídas pelo homem. Uma máquina nunca substituirá um engenheiro, um químico, ou um físico ( é quem as cria) como também nunca substituirá um jornalista, professor, etc... No máximo, se chegarmos a esse ponto, aumentará a demanda por profissionais extremamente qualificados.

    Lucas de Farias H. de Lima

    ResponderExcluir
  85. A população brasileira está ficando velha , diminuindo o tempo de trabalho cada vez menos pessoas iriam estar no trabalho formal . Uma vez aposentado , a maioria das pessoas não busca novos empregos .

    Mariana e Diego

    ResponderExcluir
  86. CONCORDO BRENDA!
    PARA TER FILHOS HOJE TEM QUE GANHAR UM BOM SALARIO PARA TER DESPESA COM SAUDE QUE DEVIA VIM DOS IMPOSTOS.

    ResponderExcluir
  87. Chegamos a conclusão que o problema é do governo pois nao da assistencia ao ensino dos jovens. O que adianta ter uma grande população de adultos se não é qualificado ?

    Ass: Adriana, Alice e Jeffeson Rodrigues

    ResponderExcluir
  88. As pessoas deveriam pensar antes quando fazer filhos, ao invés de sair fazendo uma ninhada por ae, se apoiando com o bolsa família. Embora isso seja de grande benefício para a população carente, acaba se tornando uma grande prejudicação tirando suas vontades de lutarem por 1 trabalho mais digno para sustentar os filhos

    Ass: Gabriel P. almeida

    ResponderExcluir
  89. Descordo com o sistema de estágios no nosso país. Pois contratam jovens, onde sim, os capacitam a fazerem as funções da empresa, entretando, tratam os jovens como "escravos". Os funcionários efetivos tem deixado todo o serviço para os jovens, recebido seus altos salários, enquanto os estagiários que trabalham recebem pouco e trabalham muito. Injustiça!

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  90. Mika, o sistema terá menos gente para investir e mais gente produzindo, já que os estrangeiros viriam parcialmente preparados para o mercado de trabalho, eu digo, já na fase adulta.Porém, como nós já levantamos aqui, será que esses imigrantes serão trabalhadores formais ?! Eis a pergunta.

    Tiago e Esther

    ResponderExcluir
  91. Isso mesmo Nicholas. A até mesmo com os idosos gastando o dinheiro eles estarão constumindo e nos prejudicando com a falta de suprimentos !

    Renales

    ResponderExcluir
  92. matheus ?
    vc acha q nos devemos deixar a população envelhecer se fazermos nd? ninguém que mais ter filhos ou apenas um o que esta diminuindo o numero de jovens no país
    Ângela RBS.

    ResponderExcluir
  93. Não vai adiantar de nada discutirmos aqui. temos que fazer uma campanha para que esses comentários cheguem ao governo pois tem muitas sugestões boas por aqui !

    ResponderExcluir
  94. Angela , vamos fazer o que ? obrigar as pessoas a terem filhos ? ou privar as pessoas de ter a quantidade de filhos que quiserem ?

    Mariana e Diego

    ResponderExcluir
  95. Nicholas deixa eu ver se entendi. Quer dizer q vc nao concorda com os velhos se alimentando pq eles podem estar comprando o cereal q vc iria comprar e issu??

    ResponderExcluir
  96. concordo com o matheus, acredito que o declinio economico ja está precario ou seja não adianta ter mais filhos, isso daria um grande caos... teria muita criança e não ia repor a economia



    michaele silva

    ResponderExcluir
  97. Concordo com Adriana, Alice e Jeffeson Rodrigues!Qaulificação dos jovens Brasileiros!!
    Brenda de Abreu tavares

    ResponderExcluir
  98. Não concordo em incentivar as famílias em ter mais filhos, pois precisamos de mais benefícios para manter uma economia e educação melhor para o Brasil.

    ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  99. Não e má ideia fazer as pessoas terem + filhos afinal de certa forma e um investimento pq seus filhos poderão te sustentar qnd vc for velho ne?

    ResponderExcluir
  100. Não necessariamente, Mariana e Diego. A população precisa ter a consciência de que se não tiverem filhos, não terão aposentadoria boa no futuro. Ou mesmo como já foi mencionado, teríamos de trabalhar mais para ganhar menos.

    Tiago e Esther

    ResponderExcluir
  101. Ângela,

    O brasileiro deve ter filhos por livre consciência do que faz. Infelizmente o que vemos no nordeste são pessoas sem educação que fazem filhos sem consciência e não tem como sustenta-los e os abandona. O que devemos incetivar é a educação, para que as pessoas venham ter entendimento do que fazer, e ter filhos sim, com consciência, tendo a certeza de que com o que recebem poderão garantir a estes uma boa educação, moradia, lazer (direitos do cidadão escritos na constituição).

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  102. como será a população dofuturo nosso país?

    ResponderExcluir
  103. O brasil tem condições de qualificar muitos jovens, mais o que precisa ser feito é "prender" os jovens aqui, dando sálarios dignos a tds..

    rodrigo

    ResponderExcluir
  104. poucos jovens,poucos adultos e muito IDOSOS!
    Brenda de Abreu Tavares

    ResponderExcluir
  105. Bom no japão ja há robôs professores,
    na área da engenharia civil a cada tem surgido novos métodos de construções que diminuem o tempo de construção! entre máquinas que fazem atualmente o trabalho do homem no passado , como bate estaca , que antigamente o homem fazia , então não tenho dúvidas que para o futuro sairão novas tecnologias que diminuirá trabalho humano. Em que nós só ordenaremos aonde se fará o trabalho ,Porém o trabalho será feito por máquinas.
    Para Lucas de Farias H. de Lima


    De: Iuri Missiaggia

    ResponderExcluir
  106. o problema e que a população feminina esta crescendo em relação ao mercado de trabalho e querer ter filho agora não e opção para muitas das mulheres.
    constituir familia não está no planejamento feminino.
    não no momento mais será que vai estár no futuro?

    ericka cristina

    ResponderExcluir
  107. Claro que é Paulo... quanto mais a procura maior os preços ! Eu não quero pagar 100 reais daqui a alguns anos sabendo que os velhos estão consumindo sem trabalhar! #SouRuim

    Nicholas Augusto Mol

    ResponderExcluir
  108. É má idéia sim fazer as pessoa terem mais filho, pois num país onde mal há investimento nos jovens e que o custode vida é mais caro fica bem mais dificil sustentar esse filhos. Além do que daqui alguns anos veriamos novamente a situação de hoje com muitos velhos e poucos jovens.

    Gabriel L. Marques

    ResponderExcluir
  109. Tiago e Esther, eu acho q um parte sim, tbm se todo mundo no brasil tiver um conhecimento melhor, quem vai trabalhar informal?
    Eduarda.

    ResponderExcluir
  110. O melhor que podemos fazer é importar chinesinhos que trabalham por 5 brasileiros

    ResponderExcluir
  111. Mão de obra infantil, talvez possa servi para algo, vamos botar eles para trabalhar para termos uma aposentadoria digna. Também termos que ter leis que beneficiem as crianças. Querem trabalhar? Tudo bem mas vamos ser justos tendo o dobro de benefícios dos adultos.

    Ass: William do Amaral Alves

    ResponderExcluir
  112. Realmente acho que se houver muitos bebês, o governo terá que se preocupar mais com a área farmaceutica, área de saúde, e com a educação das crianças. Criando mais escolas, contratando mais professores, e isso geraria mais um problema porque já há falta dos tais. Se preocupar dando mais cultura e conhecimento para os novatos no mundo.

    Jéssica Cristina T:3011

    ResponderExcluir
  113. Eu concordo com o Elyseu R.

    ass: Gabriel P. almeida

    ResponderExcluir
  114. Se o povo brasileiro fizer muitos filhos, ficamos com muitos idosos, e se fizerem poucos, teremos apenas idosos e poucas crianças.

    Não seria melhor incentivar a população a controlar um pouco a quantidade de filhos? Não proibir completamente, mas como determinados países fazem, pagar as suas dívidas se você tiver dois filhos e deixar as pessoa que tem mais de dois por conta própria...

    Elyseu R.

    ResponderExcluir
  115. Concordo com vocês Tiago e Esther, porém o para ter incentivo, o governo deveria ajudar a essas famílias, porque geralmente as famílias que possuem uma renda baixa são os que possuem mais filhos.

    ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  116. NÃO . eu falei incentivar e não obrigar.as pessoas estão com medo de que seus filhos não tenham um estrutura de vida legal ou ate mesmo querem se privar de ter q sustentar alguém
    Ângela RBS.

    ResponderExcluir
  117. Lembre que , com a crise mundial o Brasil será e é um pais com grande atrativo , assim haverá muitos imigrantes ate 2016 com os grandes eventos , que sao um chamarisco . Com isso mais pessoas para garantir direitos e futuramente previdência , a contra partida é o investimento extrangeiro no pais.

    Felipe Arthur

    ResponderExcluir
  118. Mas é por isso que a nova campanha da Dilma é : " Pais Rico É País Sem Miséria ". Investimentos como o bolsa família, e outros, como a educação são absurdamente precisos no nosso país.

    Tiago e Esther

    ResponderExcluir
  119. Tiago e Esther ,

    A tendência mundial , é as pessoas terem menos filhos , o governo pode até iniciar campanhas , mas haverá pouca aderência , mas mesmo assim , do que adianta colocar várias crianças no Brasil se não há condições de educação e saúde como nos países de primeiro mundo .

    ResponderExcluir
  120. será o país nãoestar preparado para ter mais filhos como será que todos que resolverem ter mais filhos vao se sustentar com todos que problemas queo país estar passando

    ResponderExcluir
  121. kkkkkkkk.Respondido!
    Eduarda Moizeis

    ResponderExcluir
  122. Matheus, os jovbens não trabalham tanto assim não, na verdade o sistema de jovem aprendiz, qualifica o jovem, eles n~]ao deixam de estudar nem nada disso ao contrários esses sistemas alertam os jovens a muitas coisas. Fora que o jovem não se qualificar agora ( jovem aprendiz é um método de se qualificar também), vai fazer oque ? ficar em casa assistindo televisão? internet? Cara cabeça vazia é oficina do diabo. asuhuhasuhashuasuhasuhuhashuas

    ResponderExcluir
  123. O Brasil está se desenvolvendo e se tornando um país de primeiro mundo. fica evidente que há a necessidade de melhorias e mudanças, mas não estamos levando em conta os índices de agora, e sim, de 40 anos a frente.

    Esther e Tiago

    ResponderExcluir
  124. É verdade Felipe, terá esses grandes eventos aqui no Brasil, estamos tendo grandes obras, só que receberemos turistas já em 2013. O brasil esta bem estruturado e preparado para isso ? E os trânsitos como é que fica?

    ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  125. Tiago e Esther ,

    A tendência mundial , é as pessoas terem menos filhos , o governo pode até iniciar campanhas , mas haverá pouca aderência , mas mesmo assim , do que adianta colocar várias crianças no Brasil se não há condições de educação e saúde como nos países de primeiro mundo .

    Mariana e Diego

    ResponderExcluir
  126. Cara a parada é tenham dois filhos para repor sua posteridade hahah, vc substitui vc e seu marido.

    ResponderExcluir
  127. O que tem acontecido é que com a mudança do comportamento ético, cultural e comportamental da juventude e a ausênsia de campanhas do uso de preservativos,muitas jovens tem engravidado precocemente, tal como é em países da África. Acho que já temos uma alta taxa de natalidade pela irresponsabilidade da juventude deste século! Ponto e basta, não quero ver meu país como um Angola, ou Uganda, ou sei lá outro.

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  128. Eu concordo com Elyzeu .

    ASS: William do Amaral Alves, Mellany Pessanha e Iuri Missiaggia

    ResponderExcluir
  129. Carolzinha, carolzinha, a senhorita por acaso é estagiária? Tem autoridade para falar do assunto? Eu sou, e sofro com isso! O sistema nos mostra uma coisa, mas a realidade é bem diferente!

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  130. Não esquecendo do mais importante Educação, o Brasil precisa acima de tudo ( quer dizer 1° de Jesus mais td bem) é educação, se todos os jovens do brasil forem qualificados e educados....

    ResponderExcluir
  131. Vanessa, obras como a BRS estão aí para isso. O Rio está se tornando um canteiro de obras. O nosso Brasil está procurando meios de se estruturar perante a grandes eventos. O PAC 2, ampliado agora no governo Dilma, vem com esse intuito, e o que irá nos restar, são as obras que no pós evento ficarão como benefícios.

    Tiago e Esther

    ResponderExcluir
  132. curtem o que puder,pos o mundo acabara logo,emvolvam se mais com as coisas de deus

    ResponderExcluir
  133. A relação de população no Brasil é de 100 mulheres para cada 96 homens, ou seja, possuem mais mulheres que homem, porém nasce mais homens que mulheres, o que explica esse critério ?

    ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  134. Jesus não resolve problemas se nós ficarmos parados.

    ResponderExcluir
  135. eu apenas concordei cm um comentario. não falei pra ninguém tem filho demasiadamente, so que se as pessoas continuarem com o pensamento de não ter nenhum filho a população vai envelhecer sim ,e daqui a alguns anos não vai nascer mais criaças,a população vai se tornar velha e obsoleta e nós os velhos da vez não vamos poder nos aposentar...
    ÂNGELA RBS.

    ResponderExcluir
  136. Matheus, o estágio além de qualificar mostra como é o dia-a-dia verdadeiramente dentro de onde vc trabalha, temos que estar pronto para vive-lo

    rodrigo

    ResponderExcluir
  137. Vanessa o alto indice de homens envolvidos em acidentes (com morte) e que as mulheres se cuidam muito mais do que os homens

    rodrigo lima

    ResponderExcluir
  138. É o Brasil realmente está se preparando para esses grandes eventos, mas como diz minha mamãe as obras tão fluindo e a educação que é boa nada...

    ResponderExcluir
  139. Achei muito interessante as ideias do Matheus Guedes(PASTOR), fiquei muito feliz com as ideias dele.
    Mandou ver Pastor.
    Ass: William do Amaral Alves

    ResponderExcluir
  140. Qual o problema com o Japão, Michaele?

    Elyseu R.

    ResponderExcluir
  141. Qual o problema com o Japão, Michaele?

    ResponderExcluir
  142. As mulheres se cuidam muito mais que os homens. Enquanto elas, com uma mentalidade mais avançada procuram empregos e estágios visando seu futuro, idiotas ficam fazendo escrevendo besteiras em um fórum que deveria ser de preocupação de todos. Se mostrassem os nomes, ficaria vidente que a maioria das brincadeiras aqui postadas são de origem masculina.

    Tiago e Esther

    ResponderExcluir
  143. fluindo ? só com os gastos no maracanã dava pra melhorar muitas escolas ...

    rodrigo lima

    ResponderExcluir
  144. Matheus adorei suas ideias.
    ASS: Mellany Pessanha

    ResponderExcluir
  145. Verdade Carol, falta bastante investimento na nossa educação. Deixe esse eventos de lado e olhe mais para a areá de saúde também, que está precária.
    ASS: William do Amaral Alves e Mellany Pessanha.

    ResponderExcluir
  146. Aviso :
    Todas as postagens anônimas, isto é não identificadas o autor, mais as ofencivas ou de baixo nível serão deletadas . Obrigada
    Professora moderadora

    ResponderExcluir