SalaGeo

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cine SalaGeo especial: Assalto ao Banco Central

A pedido da professora Cristina, o Cine SalaGeo preparou esse especial sobre o filme, para que os alunos da 3011 possam fazer um "fórum" valendo nota. Confiram em baixo:




Em agosto de 2005 ocorreu o maior assalto a um banco no Brasil. Um grupo de bandidos passou três meses cavando um túnel que dava diretamente no cofre do Banco Central de Fortaleza, no Ceará. A quantidade levada? R$ 164,7 milhões. Isso mesmo, esse montante todo. A história ganhou ampla repercussão na mídia e foi feita sem violência alguma. Foi algo tão bem bolado que chegou a parecer algo cinematográfico. Pois bem. Seis anos depois o que era algo que parecia cinematográfico de fato virou...






"Assalto ao Banco Central" tenta ser muito mais do que realmente é. Vaga pelo gênero de assalto, vaga pelo gênero de investigação, vaga pela tensão sexual inexistente, vaga por um ação que também não existe. A barra forçada em proferir frases de efeito aos montes, o humor que raramente engrena. Poucos momentos do filme se mostram competentes. Um filme de 100 minutos em que muita coisa poderia ser cortada e que se estende muito mais do que deveria. No final, fica-se a sensação de que o filme poderia ter acabado antes.


Confiram abaixo o trailer:

27 comentários:

  1. PELO QUE AS PESSOAS FALARAM O FILME É MUITO BOM.
    A GRANDE DUVIDA É COMO ELES CONSEGUIRAM O PROJETO DO PRÉDIO PARA SABEREM ONDE EXATAMENTE ERA O COFRE?

    ERICK F. BARBOZA

    ResponderExcluir
  2. Uma bela critica ao filme, é lamentável que grandes filmes brasileiros sejam repletos de erros. Não esta presente só nos filmes, mais também nas novelas brasileiras que apresentam erros grotescos. Está faltando profissionalismo e estudo antes de começar a gravar uma grande pordução nos estudios brasileiros. NOBEL

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ideia de um filme brasileiro que mais uma vez sai do terreno de segurança que a gente tem aqui, que é da enfase à comedia e ao drama..
    é claro que veio depois de uma franquia de ação que rendeu bastante que foi o Tropa de elite..
    é muito bom ver que cada vez mais o cinema brasileiro se estende pra se elevar ao nivel internacional!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza isso não foi somente um plano dos assaltantes,existia uma corrupçao interna dentro do banco que liberou informaçoes preciosas para que o crime fosse perfeito como foi!

    Adriana e Jeffeson rodrigues 3011

    ResponderExcluir
  5. ERICK F. BARBOZA ,

    Um dos policiais corruptos que trabalhava no banco , vendeu a planta do banco , e a localização dos cofres e onde as camêras pegavam .

    Mariana e Diego .

    ResponderExcluir
  6. NOBEL
    QUE ERROS? NAO ACHO NAO

    ERICK

    ResponderExcluir
  7. Eu curti muito esse filme, tem uns assuntos bens polêmicos.. Homosexualismo, Impunidade, etc..
    É um prato cheio pra quem gosta de cinema brasileiro.
    Lucas de Farias H. de Lima TURMA: 3011

    ResponderExcluir
  8. A história realmente é interessante, e poderia ser melhor desenvolvida, se fosse estudada mais adequadamente. Foi uma bela tentativa, mais acho que ainda tem o que melhorar. Quem sabe uma regravação no futuro...

    Elyseu R.

    ResponderExcluir
  9. Lucas, onde no filme falava de homosexualismo?

    ResponderExcluir
  10. Cinema brasileiro tem muito que aprender ainda. A história do assalto ao banco central é interessante, mas não foi bem analisada ou adaptada para ser um filme de cinema de qualidade, não passando de mais um filme brasileiro que se trata mais de história contada nos jornais, do que aproveitando o cinema para atrair a atenção da população com elementos que avaliam os outros lados da história por trás dos criminosos e além.

    ass: gabriel P. almeida

    ResponderExcluir
  11. Ainda não assisti ao filme,porém li muitas criticas sobre estar faltando algo.O filme fica vago pois até hoje não se sabe quem roubou,de que maneira planejaram isso.A ideia foi interessante por ser um tema real e atual,mas como a maioria dos flmes brasileiros esse também possui muitas falhas.
    Brenda de Abreu tavares turma:3011

    ResponderExcluir
  12. O BARÃO é o cara! É um gênio!

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  13. Bem legal este filme. Acho que se fosse aqui no Rio nada disso teria acontecido, mas o Baril é muito falho quanto a segurança! Foi um crime bem merecido por minha vista. Foi bem bolado de mais!


    Nicholas Augusto Mol

    ResponderExcluir
  14. Para pessoas que não viram o filme,como nós,a impresao que dá é que a corrupçao do Brasil é muito grande,o que acaba facilitando este tipo de crime e queimando com a imagem do Brasil.Pessoas que entram em ramos como do banco,acabam se vendendo por dinheiro.O que é relatado neste filme é que uma pessoa dentro do banco vendeu a planta do banco e as localizaçoes dos cofres,o que fez com que os assaltantes pudessem elaborar toda sua tragetoria dentro do banco.Entrando e saindo dele sem serem perseguidos,por um tunel subterraneo.

    Adriana e Jeffeson Rodrigues 3011

    ResponderExcluir
  15. O filme retrata em parte a realidade da polícia brasileira. Não tem como ser policial sem envolver-se na corrupção. Ou você é corrupto ou trona-se testemunha dela, ou é um policial morto.

    Matheus Guedes

    ResponderExcluir
  16. NOS TEMOS QUE LEMBRA QUE O CINEMA BRASILEIRO ATE UNS 10 ANOS ATRAS ERA HORRIVEL, DO NADA COMEÇOU A APARECER PRINCIPALMENTE COM O FILME TROPA DE ELITE.

    ERICK F. BARBOZA :)

    ResponderExcluir
  17. É realmente tenho que concordar com o jeferson e com a adriana , quem ão viu o filme e quem não conhece o Brasil direito, logo recrimina e tem péssimas impressões sobre nosso País, porém é muito bem feito esse filme!

    ResponderExcluir
  18. Não gostei das partes indescentes do filme. Desnecessário!

    ResponderExcluir
  19. A preparação dos assaltantes e a investigação dos policiais são de bastante interesse, só de ver o trailer, é muito interessante a história de um roubo planejado.

    ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  20. Nao ví o filme , mas , a produçao de mais um grande filme brasileiro , mostra a evoluçao , progresso e preocupaçao em produzir , quanto mais se produz mais experiência se ganha , logo q nao temos a tradiçao de hollywood.
    Felipe Arthur

    ResponderExcluir
  21. É realmente tenho que concordar com o jeferson e com a adriana , quem ão viu o filme e quem não conhece o Brasil direito, logo recrimina e tem péssimas impressões sobre nosso País, porém é muito bem feito esse filme!

    23 de agosto de 2011 10:37

    Iuri Missiaggia da Silva

    Turma: 3011

    ResponderExcluir
  22. o filme e muito interressante a proposta que o brasil atualmente tem dado em relação ao cinema brasileiro tem sido algo de deixar os brasileiros com vontade de ir ao cinema. A história do filme e bem legal mostra que os ''bandidos'' n]ao fizeram isso sozinhos, como será que eles conseguiram a planta do predio sozinhos e que não foi!

    michaele silva

    ResponderExcluir
  23. acho legal a historia de um roubo bem planejado mais o brasil tem muito a prender acho que não seria o momento certo para faar sobre esse roubo por não contão sobre os roubos em brasilia e mostrem os culpados que riem viajam com o dinheiro dopovo e ainda fasempouco dapopulação

    ResponderExcluir
  24. é um dos primeiros filmes brasileiros que saem do campo de comédia "suja"(legal) mas, como "todo" filme brasileiro é dotado de erros e palavrões,será q o cinema brasileiro não tem mais nada pra mostrar além disso?

    ÂNGELA RBS.

    ResponderExcluir
  25. Não assisti o filme, mas só pelo fato dele ser feito para as pessoas e não para ganhar algum prêmio já é um ponto positivo para querer assistir.

    ResponderExcluir
  26. Concordo com a Ângela e como Leanderson.

    A história é muito boa, só acho que não foi bem elaborada no filme. =/
    Tiveram poucos momentos emocionantes, eletrizantes e que prendesse a nossa atenção. Acho que o trailer meio que deu uma enganadinha, pois as cenas eletrizantes mostradas no mesmo estão no final do filme.

    3011

    ResponderExcluir
  27. É um bom filme , um filme que relata o roubo ao banco central, que por sinal um roubo muito bem planejado e executado, muito bem subdividido, cada um tem uma responsabilidade em parte ao roubo e por um deslize acaba indo por água abaixo todo o plano.Eu acho legal como eles conseguiram infringir a segurança do banco "CENTRAL" . É uma história interessante , mas da minha parte eu acho que o cinema brasileiro tem mais para apresentar, além de corrupção, sexo e mulheres bonitas. A imagem brasileira fica um pouco deturpada no exterior, sendo a segurança do banco como se não valesse de nada em que qualquer um consegue roubar, eu acho que é uma vergonha, eu teria vergonha de publicar um filme como esse, mas o importante é ter audiência e não conteúdo , essa é minha opinião sobre o filme "assalto ao banco central".

    Iuri Missiaggia da Silva
    Turma:3011

    ResponderExcluir