SalaGeo

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Aterro do Flamengo e outros....

A cidade do Rio de Janeiro talvez seja uma das cidades que mais sofreu transformações na topografia de seu sítio atravé de Aterros e desmontes sucessivos .
A aluna Lídia da turma 3001 fez esta pesquisa e o resultado você confere agora .
Por falta de espaço foram anexadas apenas fotos do último exemplo Aterro do Flamengo.

A idéia de aterrar parte da orla marítima do Rio tem mais de duzentos anos. Entre 1779 e 1783 foi feito o aterro na praia e na infecta lagoa do Boqueirão, com material do Morro das Mangueiras, para construção do Passeio Público.
No século XIX a própria Câmara Municipal autorizou vários aterros na orla, principalmente em Botafogo, para os moradores aumentarem os terrenos de suas casas.
Em 1890, o engenheiro Sabino E. Pessoa propôs arrasar o Morro de Santo Antonio e aterrar a orla marítima do trecho Glória-Calabouço, formando um platô com 570 metros de largura, maior que o atual aterro, para construir um luxuoso bairro residencial. No início do século XX, Pereira Passos e Paulo de Frontin aterraram o trecho da Praça Santa Luzia até Botafogo, conseguindo um leito urbanizável de largura uniforme de 40 metros, onde foram traçadas as duas pistas da Av. Beira-Mar.
Nos anos 20 arrasou-se o Morro do Castelo para aterrar da Ponta do Calabouço ao Saco da Glória (as sobras de terra deram para fazer um aterro nas bordas do Pão de Açúcar e se criar o bairro da Urca). O atual Aterro do Flamengo foi iniciado em 1948 sob a supervisão de Reidy (que, entre outras coisas, frustrou a tentativa de se erguer a nova Catedral em vez do MAM). Com o início do desmonte do Morro de Santo Antonio em 1954 as obras se aceleraram.
Finalmente, com a eleição de Lacerda e tendo à frente D. Lota de Macedo Soares, o Aterro do Flamengo se transformou no que hoje conhecemos. Foto acima: Aterro em obras

















Foto esquerda : Região da orla flamengo no início dpo seculo XX , antes do aterro .
Foto direita : O mesmo lugar hoje.

35 comentários:

  1. Poxa muito irado o blog,achei irado!Gostei muito das Charges !!

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso para fazer um bairro luxuoso, e outros lugares ficam esquecidos, se pudesse até seria apagado do mapa!Mas o Aterro do Flamengo é lindo mesmo.Igual ao time!rs(flamengo)

    ResponderExcluir
  3. Jessica alexandre da silva t:300113 de maio de 2009 às 06:30

    O aterro do flamengo é um bairro que teve varios aterros mas o principal é o interessante que a própria Câmara Municipal autorizou.Então assim temos no dia de hoje um lugar e lindo e tão importante para a ligação de outros bairros.

    ResponderExcluir
  4. Jessica alexandre da silva t:300113 de maio de 2009 às 06:30

    O aterro do flamengo é um bairro que teve varios aterros mas o principal é o interessante que a própria Câmara Municipal autorizou.Então assim temos no dia de hoje um lugar e lindo e tão importante para a ligação de outros bairros.

    ResponderExcluir
  5. Viviane t: 3006
    É muito interessante saber que o aterro do flamengo
    Já passou por várias transformações.
    E com o passar dos anos, ela foi ficando linda, é por isso que a nossa cidade merece mais elogios e atenção principalmente de nós brasileiros
    Uma idéia que tem mais de 200 anos e foi autorizada pela Câmara Municipal,tai um dos motivos por nós estarmos entre as cidades mas lindas do mundo!!

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz por saber que o homem mexeu na natureza e não causou nenhum transtorno para o meio ambiente,que por saber que o lugar ficou lindo e acrescentou com que o Rio seja a cidade charmosa que é :)Jade T:3005

    ResponderExcluir
  7. Incrível as mudanças e transformações ocorridas no nosso estado , grandes obras foram feitas e são muito reconhecidas tais como o Pão de açúcar e Cristo redentor porém as obras do Aterro do flamengo naum tem a fama semelhante a tais.

    Muito bom adiquirir cada vez mais conhecimento de assuntos considerados antes peculiares por nós!

    Miguel De Souza. turma 3004

    ResponderExcluir
  8. Aparentemente não notamos nenhum transtorno,mas será que o aterro vai permanecer sempre assim,ou o mar ao longo dos anos vai começar a voltar ao seu lugar de origem?
    será que a cidade seria melhor antes?
    até porque as reformas foram feitas para melhorar a qualidade de moradia de pessoas da elite da época.

    ResponderExcluir
  9. Moreno Andrade 300317 de maio de 2009 às 15:02

    Creio q a natureza tenha tido impactos com a construção do aterro, mas foi um mal necessário, ali foi foi realmente um lindo complexo q a população do rio utiliza para o lazer. Foi uma grande sacada do governo.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Crisólito Ricardo T: 300120 de maio de 2009 às 05:08

    O aterro que tem o nome dado como Parque Brigadeiro Eduardo Gomes foi uma grande obra projetada em 1954 a 1959 que foram iniciadas apenas em 1961 e concluídas em 1965, o parque que tem 7 quilômetros de extensão e 1.301.306 m² e uma área ampla que integra o centro a zona sul da cidade, com uma luxuosa urbanização que foi feita para valorização,lazer,escoamento do tráfego e melhor acesso as cidades.

    ResponderExcluir
  11. Esta ai a prova incontestável de que o homem não só faz merda em relação a natureza, conseguiram deixar o lugar ainda melhor favorecendo o lazer o transito e outras coisas mais.

    ResponderExcluir
  12. altair pereira t:300120 de maio de 2009 às 05:16

    realmente a paisagem melhorou, ficou mais bonita e apresentável mas, acho que com o tempo talvez não continue assim pelas erosões e demais coisas.

    ResponderExcluir
  13. Nome:Nadja Silva Souza Turma:3002
    Turno:manhã

    A principio a ideia pareci ameio maluca,porém,essas mudanças se tornaram muito importantes mais para frente.Com o aterramento desses aterros, esses lugares se tornaram pontos turisticos muito visitados e bonitos...O aterramento fez com que os lugares se espandissem e houvesse cada vez mais construções de casas e apartamentos,essas modificações em nosso querido Rio de Janeiro trouxe muitas coisas boas, é por isso que é chamado de "Cidade Maravilhosa", a cidade teve muitas modificações, porém, para o bem da cidade.Com isso também houve desvantagens nos aterros, antes havia mais paisagens mais vista para os lugares hoje em dia não há mais isso...pois com o aterramento logo depois houve as construções de predio em frente as praias.A minha conclusão é que o aterramento fez muito bem ao nosso RIO DE JANEIRO.

    Bye bye....

    ResponderExcluir
  14. Douglas F. 3002

    Bom, é interessante como foi feito toda a criação do Aterro do Flamengo , mas acho que não foi certo acabar com o Morro de Santo Antônio para criá-lo !
    Essa obra foi algo super importante para nossa cidade , e apenas isso faz com que
    o fim do Morro de Santo Antônio ter valido à pena !
    Hoje em dia o Aterro do Flamengo é um local bastante bonito mais acho que esta abandonado pela nossa cidade .
    Esse bairro é um patrimônio publico e devemos ter muito mais zelo por ele !

    ResponderExcluir
  15. Augusto cesar Turma:3002

    -Aterro do flamengo

    O aterro do flamengo é sem sombra de duvida uma grande demonstração da força que o homem tem sobre a natureza, mas não deicho de pensar na natureza que foi arrasada para aterrar esta área ,realmente ficou mais bonito, mas as consequências desses atos que me deixa preocupado.

    ResponderExcluir
  16. Edson H.Silva Turma:3002
    -aterro do flamengo

    achei muito interessante o jeito que o aterro do flamengo foi feito ,concordo com meu colega de classe Augusto,que sem sombra de duvida essa e uma grande demonstração da força do Homem sobre a natureza ,mas acho errado acabar com um eco sistema inteiro[Fauna e flora], para aterra uma área , por causa disso as consequências desses atos também me preocupam .

    ResponderExcluir
  17. O trabalho da colega ficou ótimo , interessante sabermos um pouco dos acontecimentos que ocorreram no Rio de Janeiro devido ao passar do tempo e com a ajuda do homem nas mudanças.
    O Aterro do Flamengo é o resultado de um dos mais belos e importantes projetos paisagísticos , com uma bela vista , o parque é um dos principais pontos de entretenimento da cidade com grande parte para passeios e lazer , com sua extensa área verde à beira-mar , apesar de ter suas águas poluídas pela baía de Guanabara.

    Aluno: Fábio Felicio
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  18. Aluno:Rafael Valente T:3002

    Realmente a paisagem do aterro do flamengo é bem interessante, só espero que com isso nâo prejudique a natuzera porque é ela que da a "vida" ao aterro.

    ResponderExcluir
  19. Marcelle Alves da Silva Turma:3002
    Ano Letivo:2009 nº27

    A geração do aterro em termos de melhoria e conforto beneficiou mais espaço, para os habitantes dali. Com o aterro que propocionava menos espaço e menos "luxo" A Camara Municipal resolveu aterrar pensando assim em formar um bairro residencial luxuoso. Hoje em dia Vejo o aterro como um bairro habituoso, embora tenham tirado uma parte do mar ainda continua sendo um dos mais bonitos bairros do Rio.Pra mim a ideia do aterro foi bem sucedida, bom hoje podemos ver o resultado!

    ResponderExcluir
  20. Fernanda Cristina da Silva Tavares
    Turma:3002 nº15 Ano:2009

    Para ter um melhor bairro e luxo, a Camara Municipal autorizou o aterro sendo assim,ter maior comodidade e espaço,na minha opinião beneficiou muito a cidade do Rio hoje vemos que o bem vantajoso ser feito.

    ResponderExcluir
  21. Fabio Henrique da Silva T:3002

    Bom,eu achei interessante como foi construido do Aterro do Flamengo foi uma estrutura e tanto, Esse projeto foi algo super importante para a cidade do Rio,para poder valorizar o local onde antes era só morro.Que hoje tem condominios de luxo uma extensa area de lazer que a população do rio utiliza para praticar exercicíos etc...Sem falar que e um lugar muito bonito e maravilozo com isso ajuda a aumentar o alto estimo do Rio a ser "A Cidade Maravilosa"...

    ResponderExcluir
  22. jessica Dias turma:200126 de maio de 2009 às 06:52

    O aterro do Flamengo é realmente lindo, pena que para ele se tornar o que é hoje foi preciso aterrar tantas areas assim.

    ResponderExcluir
  23. karla alessandra turma:200126 de maio de 2009 às 06:59

    Por mais que muitas vezes o homem acaba mexendo na natureza e acaba afetando o meio ambiente, tem vezes também que ele mexem e acabam tornando o lugar mais lindo

    ResponderExcluir
  24. karla alessandra turma:200126 de maio de 2009 às 06:59

    Por mais que muitas vezes o homem acaba mexendo na natureza e acaba afetando o meio ambiente, tem vezes também que ele mexem e acabam tornando o lugar mais lindo

    ResponderExcluir
  25. Nathália , Turma 200126 de maio de 2009 às 07:04

    Bom achei interessante falarmos sobre o aterro do flamengo e como ele obteve suas mudanças . Acho ele muito lindo , com uma estrutura e tanto ..
    Com sua mudança trouxe bastante beneficio as pessoas que vivem lá .

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Muito dinheiro pra fazer isso tudo.. Mas valeu o pena.. esse lugar é lindo.. Só pelo nome ja da pra perceber..aterro do FLAMENGO --> Melhor time.. ^^

    Priscila. Turma:3005

    ResponderExcluir
  27. adorei o assunto sobre o aterro do flamendo.muito bom pois,mostra as dficuldades que o noso rio de janeio vivia.espero que continue havendo mudanças. nome;jessica de souza perera. turma;3006

    ResponderExcluir
  28. Essa obra ñ foi feita só para melhorar a paisagem do lugar mais sim, para o desafogamento do transito , lazer para a população e melhor deslocamento de um bairro para o outro

    ResponderExcluir
  29. Foi uma ótima iniciativa do governo em realizar essa obra que favoreceu varios setores nesse local como o trânsito e a qualidade de vida

    ResponderExcluir
  30. essa obra facilitou muitas coisas, assim melhorando o desenvolvimento do local e das areas perto do local..

    ResponderExcluir
  31. Mônica - Turma 30019 de junho de 2009 às 19:32

    Nossa...muito interessante essa matéria...pois prova que o homem não só danifica o planeta...ficou uma paisagem paradisíaca, sensacional...mas vamos ver daqui pra frente..espero que o homem continue melhorando o planeta..

    ResponderExcluir
  32. bom muito interessante essa matéria isso significa que homem cada vez mas vem se superando fazendo mas melhorias no ambiente modificando cada vez mas e melhorando a expectativa de vida da sociedade oq era apenas uma ilha hoje em dia ta se transsformando uma cidade

    ResponderExcluir
  33. Anônimo disse...
    Essa obra no Aterro do Flamengo,facilitou para o surgimento de novas obras,na quais melhorou para os habitante do local,como o trânsito...
    Ah!em relação ao homem,o grande destruidor do planeta,é uma decepção saber que o homem está destruindo sua própria vida,e sem se tocar,o que é pior!

    samara nº:22 T:3004

    ResponderExcluir
  34. lauziane Stefany N 29 Turma 300117 de junho de 2009 às 08:24

    Muito Bom essa materia me ajudou muito ,e aprendi que o lindo aterro do flamengo atual ,foi bastante modificado pelo o homem , que sempre ta mudando nosso planeta, as vezes muda pra melhor como exemplo o aterro do flamengo mais é uma pena que nem sempre é assim o homem tambem destroi o nosso planeta . O aterro do flamengo é um exemplo de turismo no Rio de janeiro mais nem sempre foi assi.

    ResponderExcluir